Estudo de Mateus 6:33 – Comentado e Explicado

Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.
Mateus 6:33

Comentário de Joseph Benson

Mateus 6:33 . Mas – Vocês, meus discípulos, têm negócios mais importantes com os quais se preocupar e têm maiores esperanças de encorajá-lo. Portanto, busque primeiro – isto é, em primeiro lugar, e com a maior seriedade e preocupação, como sendo as principais coisas, o reino de Deus – como descrito Romanos 14:17 , a saber, que Deus, reinando em seu coração, pode encha-o com a santidade acima descrita, e a felicidade daí resultante; e, para isso, a justiça dele – Não a sua própria justiça, que é da lei, mas a que é pela fé em Cristo, a justiça de Deus pela fé. Compare Romanos 10: 3 ; Filipenses 3: 9 . Pois parece mais natural interpretar a expressão dessa maneira de nos tornarmos justos, que o evangelho propõe, e somente pelos quais podemos ser colocados em posse do reino de Deus na terra ou no céu. E todas essas coisas serão adicionadas a você – pois se você buscar, como agora dirigido, o reino de Deus, primeiro e principalmente, todas as coisas referentes a esta vida, no curso da providência divina, serão concedidas a você o mais longe possível. pois eles podem contribuir para o seu verdadeiro bem-estar, e mais você não desejaria.

Comentário de E.W. Bullinger

o reino de deus. Veja App-114. Ocorre cinco vezes: Mateus 6:33 ; Mateus 12:28 ; Mateus 19:24 ; Mateus 21:31 , Mateus 21:43 .

Dele: ou seja, Deus. LT [A] WH R omite e leia “Sua justiça e reino” .

deve ser adicionado. Hebraísmo = venha depois, como em Atos 3:12 , Atos 3: 3 . Lucas 20:11 . Septuaginta para o hebraico. yasaph.

Comentário de Adam Clarke

Mas busque primeiro o reino de Deus – veja em Mateus 3: 7 ; (Nota).

Sua justiça – Aquela santidade de coração e pureza de vida que Deus exige daqueles que professam ser súditos daquele reino espiritual mencionado acima. Veja em Mateus 5:20 ; (Nota).

A sétima razão contra esses cuidados e medos mundanos é – porque o negócio de nossa salvação deve nos absorver inteiramente: aqui todos os nossos desejos, preocupações e inquéritos devem tender. A graça é o caminho da glória – a santidade, o caminho da felicidade. Se os homens não são justos, não há céu a ser tido; se forem, também terão o céu e a terra; pois a piedade tem a promessa de ambas as vidas. 1 Timóteo 6: 3 .

Todas essas coisas serão acrescentadas a você – A nota muito contundente do velho Sr. Trapp, nesta passagem, merece uma atenção séria. Todas as coisas serão adicionadas. “Eles serão lançados como um excedente, ou como pequenas vantagens para a pechincha principal; como papel e linha de embalagem são dados onde compramos especiarias e frutas, ou uma polegada de medida em um pedaço de tecido”. Esse era um ditado muito comum entre os judeus: “Procure isso, ao qual outras coisas estão necessariamente conectadas”. “Um rei disse a seu amigo em particular: ‘Pergunte o que quiser, e eu darei a você.’ Ele pensou dentro de si mesmo: “Se eu pedir para ser generalizado, eu o obterei prontamente. Perguntarei algo a que todas essas coisas serão acrescentadas:” ele disse, então: ‘Dê-me sua filha como esposa.’ Ele fez isso sabendo que todas as dignidades do reino deveriam ser acrescentadas a esse presente. ” Veja em Schoettgen.

A este versículo, provavelmente, pertencem as seguintes palavras, citadas com freqüência por Clemente, Orígenes e Eusébio, como as palavras de Cristo: “Peça grandes coisas, e pequenas coisas serão acrescentadas a você; pergunte coisas celestiais, e coisas terrenas serão acrescentadas a você.”

Comentário de Thomas Coke

Mateus 6:33 . Mas busque primeiro o reino de Deus, etc. – isto é, a verdadeira religião; as vantagens do reino de Deus; justiça, paz e alegria no Espírito Santo, Romanos 14:17, os tesouros mencionados em Mateus 6:20 . Compare 1 Reis 3: 11-12 . E a sua justiça, isto é, a imagem de Deus e todos os seus frutos, brotam do inférito de Cristo, a fonte da justiça, ilustrada pelo Senhor Jesus Cristo, e não como entendida pelos fariseus. Veja cap. Mateus 5: 6 . Dr. Sykes, aqui, por justiça entende o Messias; o ramo justo, que devia governar em justiça, e em cujos dias os justos floresceriam. Veja Sykes sobre o cristianismo, p. 35. Mas a interpretação anterior parece mais agradável ao contexto. O significado da palavra original p??ste??seta? é, deve ser adicionado acima e acima; do que expressão nada poderia ter sido mais apropriado; pois essas bênçãos temporais não são de modo algum essenciais às estipulações da aliança da graça, mas devem ser inteiramente referenciadas ao divino bom prazer, acrescentar ou reter como Deus achar conveniente. Os bens deste mundo não devem ser encarados pelos cristãos como verdadeiras e vantagens essenciais. Devem fazer bom uso deles, se Deus julgar apropriado abençoá-los com isso, 1 Timóteo 4: 8, mas, se não, o dever deles é ser satisfeito com a própria porção, seja ela qual for, possuindo bens espirituais, e esperando por aqueles que são eternos. Hebreus 11:10 ; Hebreus 11:13 ; Hebreus 11: 16-17 .

Comentário de John Wesley

Mas buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça; e todas estas coisas serão adicionadas a você.

Busque o reino de Deus e sua justiça – Simplesmente almeje isso, para que Deus, reinando em seu coração, possa preenchê-lo com a justiça acima descrita. E, de fato, quem quer que busque isso primeiro, em breve procurará apenas isso.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *