Estudo de Isaías 65:13 – Comentado e Explicado

Portanto, eis o que diz o Senhor Deus: meus servos comerão e vós tereis fome, meus servos beberão e vós tereis sede, meus servos se rejubilarão e vós ficareis envergonhados,
Isaías 65:13

Comentário de Albert Barnes

Therefore, thus saith the Lord God – The design of this verse is to show what would be the difference between those who kept and those who forsook his commandments. The one would be objects of his favor, and have abundance; the other would be objects of his displeasure, and be subjected to the evils of poverty, grief, and want.

My servants shall eat – Shall have abundance. They shall be objects of my favor.

But ye – Ye who revolt from me, and who worship idols.

Shall be hungry – Shall be subjected to the evils of want. The idea is, that the one should partake of his favor; the other should be punished.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 65: 13-15 . Eis que meus servos comerão, mas você terá fome, etc. – Farei uma grande diferença entre meus servos fiéis e os incrédulos que você é. Essa promessa o Senhor cumpriu de maneira notável antes da destruição de Jerusalém pelos romanos. Em conseqüência da orientação dada por Cristo a seus discípulos, ( Mateus 26:15 ), quando observaram os exércitos romanos se aproximando de Jerusalém, deixaram a cidade devotada e fugiram para as montanhas, uma oportunidade de fazer o que lhes foi dado pela providência especial de Deus. Pois depois que os romanos, sob Cestius Gallus, fizeram seu primeiro avanço em direção a Jerusalém, de repente se retiraram novamente da maneira mais inesperada e, de fato, impolítica; em que Josefo testemunha sua surpresa, uma vez que a cidade poderia ter sido facilmente tomada. Dessa maneira, eles deram, por assim dizer, um sinal para os cristãos se aposentarem; que, em consideração à advertência de seu Senhor, fizeram alguns a Pella e outros ao monte Libanus, e assim não apenas preservaram suas vidas, mas obtiveram um suprimento de todos os seus desejos; enquanto, nesse meio tempo, os judeus incrédulos e desobedientes, que rejeitaram e crucificaram seu Messias, buscando pertinentemente se defender na cidade, foram sobrecarregados com as maiores calamidades que já chegaram sobre qualquer pessoa e pereceram com fome e sede, a espada de seus inimigos e matanças mútuas, nas maiores angústias e desesperos, chorando, como é dito aqui, pela tristeza do coração e uivando pela irritação do espírito. E deixareis o vosso nome em maldição para os meus escolhidos – isto é, para os cristãos. Eles usarão o seu nome como exemplos da eminente ira de Deus sobre os pecadores; ou, como Vitringa lê, deixareis seu nome em juramento aos meus escolhidos; explicando o significado de ser: “Que o castigo e a calamidade desses apóstatas sejam tão notáveis ??que, nas formas de juramento, os homens devem dar o exemplo da severidade do julgamento divino infligido a eles e de seu estado miserável; dizendo: ‘Se conscientemente e intencionalmente engano, podem acontecer comigo grandes calamidades, como aconteceu com os judeus ímpios e apóstatas.’ ”Ver Jeremias 29:22 . Pois o Senhor te matará – Pois você não perecerá por uma mão comum, mas pela mão do Senhor Deus. Sua destruição será extraordinária. O profeta pode aludir nessa expressão à total abolição da economia judaica ou ao massacre prodigioso feito daquele povo por um terrível massacre após outro, especialmente durante o cerco de Jerusalém; e chamará seus servos por outro nome – o próprio Deus considerará seu próprio nome como infame e amaldiçoado, e não permitirá que seu povo seja chamado por ele. Eles não serão chamados judeus ou israelitas, mas cristãos. Veja nota em Isaías 62: 2 .

Comentário de Adam Clarke

Meus servos comerão, mas vocês terão fome – o rabino Joachan ben Zachai disse em uma parábola: Houve um rei que convidou seus servos, mas não lhes deu tempo para ir à festa. Os prudentes e cautelosos que estavam entre eles se enfeitavam; e, parado na porta da casa do rei, disse: Falta alguma coisa na casa do rei? ou seja, existe algum trabalho a ser feito nele? Mas os tolos que estavam entre eles foram, e zombando, disseram: Quando será a festa em que não há trabalho? De repente, o rei procurou seus servos: os adornados entraram, e os que ainda estavam poluídos entraram também. O rei ficou satisfeito quando encontrou os prudentes, mas ficou zangado quando encontrou os tolos. Por isso, ele disse: Sentem-se e comam; mas deixe-os de pé e observe.

Essa parábola é muito parecida com a das virgens sábias e tolas, Mateus 25, e a do casamento do filho do rei, Mateus 22.

Comentário de John Calvin

13. e 14. Eis que meus servos comerão. Aqui também o Profeta mais discerne entre hipócritas, que ocupavam um lugar na Igreja, e os filhos verdadeiros e legais; pois, embora todos sem distinção fossem chamados filhos, ele ainda assim afirma que muitos serão repudiados por não pertencerem à família, e que aqueles que orgulhosamente e altivamente se exaltaram, sob o nome do povo de Deus, ficarão desapontados com sua esperança. , que é vaidoso e falso. Devemos observar cuidadosamente o contraste altamente enfático entre “os servos de Deus” e aqueles que falsamente fingem seu nome; pois ele mostra que os títulos vazios e a falsa vanglória ou a vã confiança não lhes valerão nada.

Comerá, beberá. Por essas palavras, ele denota felicidade e uma condição próspera de vida; como se ele tivesse dito, que ele cuidará para que os crentes não precisem de nada. Mas o Senhor promete a seus servos algo diferente do que ele realmente concede; pois muitas vezes “têm fome e sede” ( 1 Coríntios 4:11 ), enquanto os iníquos abundam em prazeres de todo tipo, e os abusam por luxo e intemperança. Mas deve-se observar que o reino de Cristo é aqui descrito em figuras; pois, caso contrário, não poderíamos entender. Consequentemente, o Profeta faz comparações de reinos terrestres, nos quais, quando as pessoas abundam em riquezas e desfrutam de todo tipo de conforto, há uma demonstração visível da bênção de Deus, da qual podemos julgar seu amor paternal.

Mas, como não é apropriado que os homens bons tenham suas mentes absorvidas pelas vantagens terrenas, basta que alguns gostos dessas vantagens sustentem sua fé. E se, às vezes, são oprimidos pela fome, ainda assim, satisfeitos com uma porção moderada do bem, eles reconhecem que Deus é seu Pai, e que ele é gentil com eles, e em sua pobreza têm maiores riquezas do que reis e nobres. Por outro lado, os iníquos, qualquer que seja a abundância de coisas boas, não podem apreciá-las com uma boa consciência e, portanto, são os mais miseráveis ??de todos os homens. O Profeta, portanto, tem em seus olhos o uso correto dos dons de Deus; pois aqueles que servem a Deus da maneira correta recebem, como filhos das mãos de um pai, tudo o que é necessário para esta vida, enquanto outros, como ladrões e pessoas profanas, tomam posse violenta dela. Os homens maus nunca estão satisfeitos com qualquer quantidade de riqueza, por maior que seja; eles têm medo e tremor contínuos, e sua consciência nunca pode ficar à vontade.

O Senhor, portanto, não promete aqui o que ele realmente não concede; e essa felicidade não deve ser estimada pela condição externa das coisas. Isso é ainda mais evidente no que se segue, onde ele fala de alegria e ação de graças. O Profeta, sem dúvida, pretende afirmar em poucas palavras, que o contentamento não reside na abundância de prazeres terrenos, mas na calma paz de espírito e alegria espiritual; pois os incrédulos não gostam de tais coisas, mas para os crentes a persuasão do amor paternal de Deus é mais agradável do que todos os prazeres terrenos. No entanto, vamos observar que devemos buscar toda a prosperidade somente de Deus, que não permitirá que seu povo esteja querendo algo que pertença a uma vida feliz.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *