Estudo de Romanos 2:8 – Comentado e Explicado

mas ira e indignação aos contumazes, rebeldes à verdade e seguidores do mal.
Romanos 2:8

Comentário de Albert Barnes

Quem é contencioso – Essa expressão geralmente indica aqueles que têm uma disposição briguenta ou litigiosa; e geralmente tem referência a controvérsias entre as pessoas. Mas aqui, evidentemente, denota uma disposição para com Deus e tem o mesmo significado que Deus rebelde ou oposto a Deus. Os que disputam com o Todo-Poderoso; que resistem às suas reivindicações, que se rebelam contra suas leis e se recusam a se submeter às suas exigências, por mais que sejam conhecidas. A Septuaginta usa o verbo para traduzir a palavra hebraica ??? maarahin Deuteronômio 21:20 . Uma característica marcante do pecador é que ele luta com Deus, isto é, que ele se opõe e resiste a suas reivindicações. Este é o caso de todos os pecadores; e foi particularmente assim com os judeus e, portanto, o apóstolo usou a expressão aqui para caracterizá-los particularmente. Seu argumento ele pretendia aplicar aos judeus e, portanto, ele usou uma expressão que os descrevesse exatamente. Esse caráter de ser um povo rebelde era frequentemente acusado pela nação judaica, Deuteronômio 9: 7 , Deuteronômio 9:24 ; Deuteronômio 31:27 ; Isaías 1: 2 ; Isaías 30: 9 ; Isaías 65: 2 ; Jeremias 5:23 ; Ezequiel 2: 8 , Ezequiel 2: 5 .

Não obedeça a verdade – Compare Romanos 1:18 . A verdade aqui denota a vontade divina, que é apenas a luz da verdade (Calvino). Significa verdadeira doutrina em oposição a falsas opiniões; e recusar-se a obedecê-lo é considerá-lo falso e resistir à sua influência. A verdade aqui significa todas as representações corretas que foram feitas de Deus, e suas perfeições, leis e reivindicações, seja pela luz da natureza ou pela revelação. A descrição incluía, assim, gentios e judeus, mas particularmente os últimos, pois haviam sido mais favorecidos à luz da verdade. Tinha sido uma característica eminente dos judeus que eles se recusassem a obedecer aos mandamentos do verdadeiro Deus, Josué 5: 6 ; Juízes 2: 2 ; Juízes 6:10 ; 2 Reis 18:12 ; Jeremias 3:13 , Jeremias 3:25 ; Jeremias 42:21 ; Jeremias 43: 4 , Jeremias 43: 7 ; Jeremias 9:13 .

Mas obedeça a injustiça – A expressão significa que eles se renderam à iniqüidade, e assim se tornaram servos do pecado, Romanos 6:13 , Romanos 6: 16-17 , Romanos 6:19 . Pode-se dizer que a iniqüidade reinará sobre as pessoas, à medida que seguem os ditames do mal, não fazem resistência a ele e obedecem implicitamente a todos os seus rígidos requisitos.

Indignação e ira – isto é, estas devem ser prestadas a quem é contencioso, etc. A diferença entre indignação e ira, diz Ammonius, é que a primeira é de curta duração, mas a segunda é uma lembrança longa e contínua do mal. Um é temporário, o outro denota expressões contínuas de ódio ao mal. Eustáquio diz que a palavra “indignação” denota a emoção interna, mas ira a manifestação externa de indignação. (Tholuck.) Ambas as palavras se referem à oposição que Deus estimará e expressará contra o pecado no mundo da punição.

Comentário de E.W. Bullinger

contencioso = de (grego. ek. App-104.) contenção. Grego. eritheia. Aqui, 2 Coríntios 12:20 . Gálatas 1: 5 , Gálatas 1:20 . Filipenses 1: 1 , Filipenses 1:16 ; Filipenses 2: 3 . Tiago 3:14 , Tiago 3:16 .

não obedeça . Grego. apeitheo . Ver Atos 14: 2 .

obedecer . Grego. peitho . App-150.

injustiça . Grego. adikia. App-128.

Comentário de John Calvin

8. Mas para aqueles que são contenciosos, etc. Há alguma irregularidade na passagem; primeiro, devido à interrupção de seu teor, pelo fio do discurso necessário, que a segunda cláusula do contraste seja assim conectada: – “O Senhor lhes prestará os que, por perseverança em boas obras, buscam a glória, e honra e imortalidade, vida eterna; mas à morte eterna, contenciosa e desobediente. ” Em seguida, pode-se concluir a conclusão: “Que, para os primeiros, haja glória preparada, e honra e incorrupção; e que, para os últimos, haja ira e miséria ”. Há outra coisa: – Essas palavras, indignação, ira, tribulação e angústia, estão unidas a duas cláusulas no contexto. No entanto, o significado da passagem não é de forma alguma obscuro; e com isso devemos estar satisfeitos nos escritos apostólicos. De outros escritos, a eloqüência deve ser aprendida: aqui a sabedoria espiritual deve ser buscada, transmitida em um estilo claro e simples. (67)

A disputa é mencionada aqui para rebelião e teimosia; pois Paulo estava lutando com hipócritas que, por sua auto-indulgência grosseira e supina, brincavam com Deus. Com a palavra verdade, entende-se simplesmente a vontade revelada de Deus, que por si só é a luz da verdade: pois é o que pertence a todos os ímpios, que eles sempre preferem estar presos à iniqüidade, em vez de receber o jugo de Deus; e qualquer que seja a obediência que eles pretendam, eles nunca cessam perversamente de clamar e lutar contra a palavra de Deus. Pois, como os que são abertamente maus, zombam da verdade, os hipócritas temem não estabelecer em oposição a ela seus modos artificiais de adoração. O apóstolo acrescenta ainda que essas pessoas desobedientes obedecem ou servem à iniqüidade; pois não há caminho intermediário que aqueles que não estão dispostos a sujeitar-se à lei do Senhor possam seguir, a fim de evitar que caiam imediatamente no serviço do pecado. E é a justa recompensa da licenciosidade ultrajante que esses se tornam escravos do pecado que não podem suportar o serviço de Deus. Indignação e ira, então o caráter das palavras me induz a traduzi-las; pois ??µ??, em grego, significa o que os latinos chamam excandescentia – indignação, como Cícero nos ensina (Tusc. 4,) até uma súbita queima de raiva. Quanto às outras palavras, sigo [Erasmus]. Mas observe que, dentre os quatro mencionados, os dois últimos são, por assim dizer, os efeitos dos dois primeiros; pois aqueles que percebem que Deus está descontente e zangado com eles são imediatamente preenchidos com confusão.

Podemos acrescentar que, embora ele possa ter descrito brevemente, mesmo em duas palavras, a bem-aventurança dos piedosos e também a miséria dos réprobos, ele ainda amplia os dois assuntos e, para esse fim – para que ele possa efetivamente atingir os homens com mais eficácia. o medo da ira de Deus, e aguçam seu desejo de obter graça por meio de Cristo: pois nunca tememos o julgamento de Deus como deveríamos, exceto que seja definido como se fosse por uma descrição viva diante de nossos olhos; nem queimamos de desejo pela vida futura, exceto quando despertados por fortes incentivos ( multis flabellis incitati – incentivado por muitos fãs).

6. Quem renderá a cada um segundo as suas obras,

7. Àqueles de fato, que, pela perseverança no bem, buscam glória, honra e imortalidade, – Vida eterna

8. Mas haverá para aqueles que são contenciosos E não obedecem à verdade, mas obedecem à iniqüidade – Indignação e ira:

Siga as mesmas coisas, a ordem sendo revertida –

9. Angústia e angústia estarão sobre toda alma do homem que pratica o mal: – primeiro no judeu e depois no grego;

10. Mas glória, honra e paz, a todo aquele que pratica o bem: primeiro ao judeu e depois ao grego;

11. Pois não há respeito pelas pessoas com Deus.

A ideia na última e na primeira linha é essencialmente a mesma. Essa repetição é para produzir uma impressão. O caráter dos justos, na primeira parte, é que, perseverando em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade, e sua recompensa é a vida eterna: o caráter dos iníquos é o de serem contenciosos, desobedientes a a verdade e obediente à injustiça, e a recompensa deles é ser indignação e ira. O caráter da primeira, na segunda parte, é que eles funcionam bem; e do outro, que praticam o mal; e a recompensa do primeiro é glória, honra e paz, e o prêmio do outro, angústia e angústia; quais são os efeitos da indignação e da ira, como honra da glória e paz são os frutos ou as partes constituintes da vida eterna. Deve-se observar que a prioridade na felicidade, assim como a prioridade na miséria, são atribuídas ao judeu. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Mas para eles, etc. –

2. Ele manifestará sua indignação e infligirá ira – punição a todos os contenciosos – que disputam obstinadamente a verdade e obedecem à injustiça – que agem sob a influência do princípio do pecado, e não sob a influência do Espírito. de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 2: 8 . Não obedeça à verdade Embora pela verdade o Evangelho esteja aqui significando, ainda assim, Paulo parece ter usado claramente o termo verdade de olho nos judeus; pois, embora alguns deles tenham recebido o Evangelho, ainda assim grande parte deles se uniu ao restante de sua nação na oposição a essa grande verdade do Evangelho; – que, sob o Messias, os gentios eram o povo de Deus. como os judeus; e, como tal, deveriam ser recebidos por eles. Nas últimas palavras deste versículo, parece haver uma referência aos Salmos 78:49 quando, falando dos egípcios, diz-se: Ele lançou sobre eles a ferocidade de sua ira, ira, indignação e angústia: e pode ser íntimo. com grande delicadeza, que os judeus no dia da vingança fossem mais severamente punidos do que seus inimigos egípcios, quando Deus fez suas pragas tão maravilhosas. Deve haver um ponto final na ira. Tribulação e angústia no próximo versículo começam uma nova frase, que afirma que é uma regra geral do trato de Deus com a humanidade em geral no julgamento, que nos dois versículos anteriores ele parece se referir apenas aos cristãos chamados e judeus. A palavra ste??????a, angustiada, significa retidão; e é usado por Xenophon para indicar um caminho estreito, que não pode ser ultrapassado. Veja Locke, Doddridge, Raphelius e Elsner.

Comentário de John Wesley

Mas para aqueles que são contenciosos, e não obedecem à verdade, mas obedecem à injustiça, indignação e ira,

Mas para aqueles que são contenciosos – Como você, ó judeu, que assim luta contra Deus. O caráter de um judeu falso é desobediência, teimosia, impaciência.

Indignação e ira, tribulação e angústia – Aludindo ao Salmo 78:49 : “Ele lançou sobre eles”, os egípcios. “a ferocidade de sua ira, ira, indignação e angústia;” e finamente insinuando que os judeus no dia da vingança seriam mais severamente punidos do que os egípcios quando Deus fez as pragas serem tão maravilhosas.

Referências Cruzadas

Jó 24:13 – “Há os que se revoltam contra a luz, não conhecem os caminhos dela e não permanecem em suas veredas.

Salmos 90:11 – Quem conhece o poder da tua ira? Pois o teu furor é tão grande como o temor que te é devido.

Provérbios 13:10 – O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho.

Isaías 50:10 – Quem entre vocês teme o Senhor e obedece à palavra de seu servo? Que aquele que anda no escuro, que não tem luz alguma, confie no nome do Senhor e dependa de seu Deus.

Naum 1:6 – Quem pode resistir à sua indignação? Quem pode suportar o despertar de sua ira? O seu furor se derrama como fogo, e as rochas se despedaçam diante dele.

João 3:18 – Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.

Romanos 1:18 – Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,

Romanos 6:17 – Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.

Romanos 9:22 – E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para destruição?

Romanos 10:16 – No entanto, nem todos os israelitas aceitaram as boas novas. Pois Isaías diz: “Senhor, quem creu em nossa mensagem? “

Romanos 15:18 – Não me atrevo a falar de nada, exceto daquilo que Cristo realizou por meu intermédio em palavra e em ação, a fim de levar os gentios a obedecerem a Deus:

1 Coríntios 11:16 – Mas se alguém quiser fazer polêmica a esse respeito, nós não temos esse costume, nem as igrejas de Deus.

2 Tessalonicenses 1:8 – Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

2 Tessalonicenses 2:10 – Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.

1 Timóteo 6:3 – Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade,

Tito 3:9 – Evite, porém, controvérsias tolas, genealogias, discussões e contendas a respeito da lei, porque essas coisas são inúteis e sem valor.

Hebreus 3:12 – Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.

Hebreus 5:9 – e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,

Hebreus 10:27 – mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus.

Hebreus 11:8 – Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.

1 Pedro 3:1 – Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher,

1 Pedro 4:17 – Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?

Apocalipse 14:10 – também beberá do vinho do furor de Deus que foi derramado sem mistura no cálice da sua ira. Será ainda atormentado com enxofre ardente na presença dos santos anjos e do Cordeiro,

Apocalipse 16:19 – A grande cidade foi fracionada em três partes, e as cidades das nações se desmoronaram. Deus lembrou-se da grande Babilônia e lhe deu o cálice do vinho do furor da sua ira.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *