Estudo de Apocalipse 14:10 – Comentado e Explicado

há de beber também o vinho da cólera divina, o vinho puro deitado no cálice da sua ira. Será atormentado pelo fogo e pelo enxofre diante dos seus santos anjos e do Cordeiro.
Apocalipse 14:10

Comentário de Albert Barnes

O mesmo beberá do vinho da ira de Deus – Ver notas em Apocalipse 14: 8 . O “vinho da ira de Deus” é o cálice na mão do Senhor, que, quando bêbado, os faz cambalear e cair. A imagem parece ter sido tirada do ato de estender um copo de veneno a um homem condenado que ele poderia beber e morrer. Veja o sentimento aqui expresso ilustrado nas notas em Isaías 51:17 .

Que é derramado sem mistura – sem ser diluído com água – ou seja, em sua força total. Em outras palavras, não haveria mitigação da punição.

No copo de sua indignação – O copo segurava em sua mão, e lhes dava para beber. Isso é expressivo de sua indignação, pois os faz cambalear e cair. O sentimento aqui é substancialmente o mesmo, embora de outra forma, como o que é expresso em 2 Tessalonicenses 2:12 . Veja as notas nesse versículo.

E ele será atormentado – Será punido de uma maneira que seria bem representada por ser queimado com fogo e enxofre. Sobre o significado desta palavra, veja as notas em Apocalipse 9: 5 ; Apocalipse 11:10 . Compare também Apocalipse 18: 7 , Apocalipse 18:10 , Apocalipse 18:15 ; Apocalipse 20:10 ; Mateus 8:29 ; Marcos 5: 7 ; Lucas 8:28 . A palavra geralmente denota “tortura severa”.

Com fogo e enxofre – Como se estivesse queimando enxofre. Veja as notas em Lucas 17: 28-30 . Compare o Salmo 11: 6 ; Jó 18:15 ; Isaías 30:33 ; Ezequiel 38:22 . As imagens são tiradas da destruição de Sodoma e Gomorra, Gênesis 19:24 . A representação comum do castigo dos ímpios é que será da maneira aqui representada, Mateus 5:22 ; Mateus 13:42 ; Mateus 18: 9 ; Mateus 25:41 ; Marcos 9: 44-48 ; 2 Pedro 3: 7 ; Judas 1: 7 ; Apocalipse 20:14 . Compare a nota de Mateus 5:22 ; Marcos 9:44 nota.

Na presença dos santos anjos – Isso pode significar:

(a) que os anjos estarão presentes em sua condenação Mateus 25:31 , ou.

(b) que o castigo será realmente testemunhado pelos anjos, como é mais provável que seja. Compare Isaías 66:24 ; Lucas 16: 23-26 .

E na presença do Cordeiro – O Cordeiro de Deus – o Juiz final. Isso também pode significar que a condenação ocorrerá em sua presença ou que o castigo estará sob seus olhos. Ambas as coisas serão verdadeiras em relação a ele; e não haverá um pequeno agravamento do castigo dos ímpios, que ocorrerá na própria presença de seu desprezado e rejeitado Salvador.

Comentário de E.W. Bullinger

O mesmo, etc. = Ele também (emph.) Deve beber.

a . . . Deus = fúria de Deus (App-98.)

sem mistura = não diluído.

para dentro. Grego. en. App-104.

atormentado. Ver Apocalipse 9: 5 .

enxofre. Gr, Theion. Ver Apocalipse 9:17 .

piedosos. Grego. hagios. Ver Atos 9:13 .

Comentário de Adam Clarke

O vinho da ira de Deus – Ao beberem o vinho inebriante da idolatria ou da fornicação espiritual, agora beberão o vinho da ira de Deus, que é derramado no copo da sua indignação. Isso é uma alusão ao copo envenenado, que certos criminosos eram obrigados a beber, no qual se seguiu a morte rápida. Veja em Hebreus 2: 9 ; (Nota).

Serão atormentados com fogo e enxofre – Uma alusão ao castigo de Sodoma e Gomorrha por seus crimes não naturais.

Presença dos santos anjos e – do Cordeiro – Estes são os instrumentos empregados em sua destruição; o Cordeiro – o Senhor Jesus Cristo, agindo como juiz.

Comentário de Scofield

anjos

(Veja Scofield “ Hebreus 1: 4 “) .

Comentário de John Wesley

O mesmo beberá do vinho da ira de Deus, que é derramado sem mistura no copo da sua indignação; e ele será atormentado com fogo e enxofre na presença dos santos anjos e na presença do Cordeiro.

Ele beberá – Com Babilônia, Apocalipse 16:19 .

E será atormentado – Com a besta, Apocalipse 20:10 . Em todas as escrituras não há outra ameaça tão terrível como essa. E Deus por esse medo maior arma seus servos contra o medo da besta.

A ira de Deus, que é derramada sem mistura – Sem qualquer mistura de misericórdia; sem esperança.

No copo de sua indignação – E não há raiva verdadeira implícita nisso tudo? Oh, o que nem mesmo os sábios afirmam, para servir uma hipótese!

Referências Cruzadas

Gênesis 19:24 – Então o Senhor, o próprio Senhor, fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra.

Deuteronômio 29:23 – A terra inteira será um deserto abrasador de sal e enxofre, no qual nada que for plantado brotará, onde nenhuma vegetação crescerá. Será como a destruição de Sodoma e Gomorra, de Admá e Zeboim, que o Senhor destruiu com ira e furor.

Jó 18:15 – O fogo mora na tenda dele; espalham enxofre ardente sobre a sua habitação.

Jó 21:20 – Que os seus próprios olhos vejam a sua ruína; que ele mesmo beba da ira do Todo-poderoso!

Salmos 11:6 – Sobre os ímpios ele fará chover brasas ardentes e enxofre incandescente; vento ressecante é o que terão.

Salmos 37:34 – Espere no Senhor e siga a sua vontade. Ele o exaltará, dando-lhe a terra por herança; quando os ímpios forem eliminados, você o verá.

Salmos 52:6 – Os justos verão isso e temerão; rirão dele, dizendo:

Salmos 60:3 – Fizeste passar o teu povo por tempos difíceis; deste-nos um vinho estonteante.

Salmos 73:10 – Por isso o seu povo se volta para eles e bebem suas palavras até saciar-se.

Salmos 75:8 – Na mão do Senhor está um cálice cheio de vinho espumante e misturado; ele o derrama, e todos os ímpios da terra o bebem até a última gota.

Salmos 91:8 – Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios.

Isaías 29:9 – Pasmem e fiquem atônitos! Ceguem-se a si mesmos e continuem cegos! Estão bêbados, não porém de vinho, cambaleiam, mas não pela bebida fermentada.

Isaías 30:33 – Tofete está pronta já faz tempo; foi preparada para o rei. Sua fogueira é funda e larga, com muita lenha e muito fogo; o sopro do Senhor, como uma torrente de enxofre ardente, a incendeia.

Isaías 34:9 – Os riachos de Edom se transformarão em piche, em enxofre, o seu pó; sua terra se tornará betume ardente!

Isaías 51:17 – Desperte, desperte! Levante-se, ó Jerusalém, você que bebeu da mão do Senhor o cálice da ira dele, você que engoliu até a última gota, a taça que faz os homens cambalearem.

Isaías 51:21 – Portanto, ouça isto, você, aflita, embriagada, mas não com vinho.

Jeremias 25:15 – Assim me disse o Senhor, o Deus de Israel: “Pegue de minha mão este cálice com o vinho da minha ira e faça com que bebam dele todas as nações a quem eu o envio.

Jeremias 25:27 – “A seguir diga-lhes: ‘Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Bebam, embriaguem-se, vomitem, caiam e não mais se levantem, por causa da espada que envio no meio de vocês’.

Jeremias 49:12 – Assim diz o Senhor: “Se aqueles para quem o cálice não era reservado tiveram que bebê-lo, por que você deveria ficar impune? Você não ficará sem castigo, mas irá bebê-lo.

Jeremias 51:57 – Embebedarei os seus líderes e os seus sábios; os seus governadores, os seus oficiais e os seus guerreiros. Eles dormirão para sempre e jamais acordarão”, declara o Rei, cujo nome é Senhor dos Exércitos.

Lamentações 4:21 – Alegre-se e exulte, ó terra de Edom, você que vive na terra de Uz. Mas a você também será servido o cálice: você será embriagada e as suas roupas serão arrancadas.

Ezequiel 20:48 – Todos verão que eu o Senhor a acendi; não será apagada’ “.

Habacuque 2:16 – Beba bastante vergonha, em vez de glória! Sim! Beba você também e se exponha! A taça da mão direita do Senhor lhe é dada. Muita vergonha cobrirá a sua glória.

Mateus 13:41 – O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz tropeçar e todos os que praticam o mal.

Mateus 13:49 – Assim acontecerá no fim desta era. Os anjos virão, separarão os perversos dos justos

Mateus 20:22 – Disse-lhes Jesus: “Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu vou beber? ” “Podemos”, responderam eles.

Mateus 25:41 – “Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.

Mateus 26:39 – Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”.

2 Tessalonicenses 1:8 – Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

Judas 1:7 – De modo semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e a relações sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo.

Apocalipse 9:17 – Os cavalos e os cavaleiros que vi em minha visão tinham este aspecto: as suas couraças eram vermelhas como o fogo, azul-escuras, e amarelas como o enxofre. A cabeça dos cavalos parecia a cabeça de um leão, e da boca lançavam fogo, fumaça e enxofre.

Apocalipse 16:19 – A grande cidade foi fracionada em três partes, e as cidades das nações se desmoronaram. Deus lembrou-se da grande Babilônia e lhe deu o cálice do vinho do furor da sua ira.

Apocalipse 18:3 – pois todas as nações beberam do vinho da fúria da sua prostituição. Os reis da terra se prostituíram com ela; à custa do seu luxo excessivo os negociantes da terra se enriqueceram”.

Apocalipse 18:6 – Retribuam-lhe na mesma moeda; paguem-lhe em dobro pelo que fez; misturem para ela uma porção dupla no seu próprio cálice.

Apocalipse 19:20 – Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais miraculosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.

Apocalipse 20:10 – O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.

Apocalipse 21:8 – Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *