Estudo de Salmos 52:6 – Comentado e Explicado

Vendo isto, tomados de medo, os justos zombarão de ti, dizendo:
Salmos 52:6

Comentário de Albert Barnes

Os justos também verão – Veja as notas no Salmo 37:34 .

E medo – O efeito de tal julgamento será produzir reverência nas mentes das pessoas boas – um senso solene da justiça de Deus; fazê-los tremer diante de tão terríveis julgamentos; e temer que violem a lei e julguem a si mesmos.

E rirá dele – Compare as anotações no Salmo 2: 4 . Veja também Salmo 58:10 ; Salmo 64: 9-10 ; Provérbios 1:26 . A idéia aqui não é a exultação nos “sofrimentos” dos outros, nem a alegria que a “calamidade” lhes atingiu, nem a gratificação do sentimento egoísta e vingativo de que um inimigo é merecidamente punido; é a aprovação de que o castigo caiu sobre aqueles que o merecem, e a alegria que a maldade não pode triunfar. Não é errado termos um sentimento de aprovação e alegria de que as leis sejam mantidas e que a justiça seja feita, mesmo que isso envolva sofrimento, pois sabemos que os culpados merecem, e é melhor que sofram. do que o justo deve sussurrar através deles. Tudo isso pode estar totalmente livre de qualquer sentimento maligno ou vingativo. Pode até estar relacionado com a mais profunda pena e com a mais pura benevolência em relação aos próprios sofredores.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 52: 6 . Os justos também verão e temerão Os julgamentos peculiares de Deus executados sobre criminosos exemplares, que foram culpados de traição, estupro e assassinato, os homens bons observam cuidadosamente e observam com prazer e gratidão terríveis: não para que se regozijem em veja os castigos e misérias da humanidade, por si mesmos considerados; nenhuma pessoa da humanidade se deleita com a execução do pior dos criminosos, como tal. Mas, como a administração da justiça é sempre um direito, e até agora uma coisa agradável; como exemplos da vingança de Deus às vezes são necessários para manter os homens em ordem tolerável; e como eliminar esse tipo de infratores incorrigíveis os impede de fazer mais travessuras, e é até agora uma bênção pública e comum à humanidade; era impossível que qualquer homem bom que tivesse visto os crimes desse edomita traiçoeiro e sangrento, retaliado pela divina Providência, pudesse fazer algo diferente de aprovar uma retribuição tão justa; e, quando o observou, abandone em triunfo dizer, como no versículo seguinte;

Comentário de Joseph Benson

Salmos 52: 6-7 . Os justos também verão – Nomeadamente, sua notável queda e, conseqüentemente, sobreviverá a você, apesar de toda a sua malícia e violência contra eles; e medo – reverenciará o justo julgamento de Deus sobre você e terá medo de provocá-lo. E rirá dele – Não tendo prazer em sua ruína, considerada em si mesma, mas apenas na glória da justiça de Deus justificada por isso ( Apocalipse 18:20 ), e ridicularizando sua vaidosa e carnal confiança em seus maus caminhos. “Os julgamentos peculiares de Deus, executados contra criminosos exemplares, que foram culpados de traição, estupro e assassinato, os homens bons observarão cuidadosamente; e observe, embora com reverência, mas gratidão; não que eles se regozijem em ver os castigos e misérias da humanidade, considerados separadamente; nenhuma pessoa da humanidade que tenha prazer na execução de criminosos enquanto tal; mas como a administração da justiça é sempre uma coisa certa e, até agora, agradável; como exemplos da vingança de Deus às vezes são necessários para manter os homens em ordem tolerável; e como eliminar esse tipo de ofensores incorrigíveis os impede de fazer mais travessuras, e até agora é uma bênção pública e comum à humanidade. Era, portanto, impossível que qualquer homem bom, que tivesse visto os crimes deste edomita traiçoeiro e sangrento retaliado pela Divina Providência, fizesse algo diferente de aprovar uma retribuição tão justa, e quando a observasse, deixasse de dizer, como nos Salmos 52: 7 , Eis que este é o homem, etc. – O grande e famoso homem, que não fez de Deus sua força – Aquilo confiava e temia mais a Saul do que a Deus, e estava disposto a comprar o favor de Saul com o desagrado de Deus; mas confiava na abundância de suas riquezas – pensava-se seguro em sua grande e crescente riqueza sem a proteção ou bênção de Deus. “Observe o destino deste caluniador e assassino arrogante! Onde estão agora todas as suas riquezas e prosperidade? Ele e eles estão separados para sempre! Veja Dodd e Chandler.

Comentário de E.W. Bullinger

justos = justos (plural)

Comentário de Adam Clarke

Os justos também verão, e temerão – A coisa será feita aos olhos dos santos; verão os juízos de Deus sobre os que praticam a iniqüidade; e eles temerão um Deus tão santo e justo, e sentirão a necessidade de estar duplamente em guarda, para que não caiam na mesma condenação. Mas, em vez de ?????? veyirau “, e eles temerão”, três dos MSS de Kennicott e De Rossi., Com o siríaco, têm ?????? veyismachu “, e se alegrarão;” e, pelas seguintes palavras, “e rirá dele”, essa parece ser a verdadeira leitura, pois rir pode ser a consequência ou o acompanhamento da alegria.

Comentário de John Calvin

6 Os justos também verão e temerão. (280) Ele aqui aduz, como outra razão pela qual se espera a ruína de Doeg, que um fim importante seria obtido por ela, na medida em que promoveria a religião nos corações de povo do Senhor, e dê a eles uma exibição refrescante da justiça Divina. Se ocorresse, seria testemunhado pelos ímpios e também pelos justos; mas há duas razões pelas quais o salmista o representa como sendo visto especialmente por este último. Os ímpios são incapazes de lucrar com os julgamentos de Deus, sendo cegos para as manifestações mais claras que ele fez de si mesmo em suas obras, e eram apenas os justos que podiam vê-lo. Além disso, o grande fim que Deus tem em vista, quando prostrar o orgulho dos ímpios, é o conforto de seu próprio povo, para que lhes mostre o cuidado com que zela pela segurança deles. São eles, portanto, quem Davi representa como testemunha desse espetáculo da justiça Divina. E quando ele diz que eles temeriam, isso não significa que eles tremessem ou experimentassem qualquer apreensão servil, mas que o respeito reverencial deles por Deus seria aumentado por essa prova de seu cuidado com os interesses deles. Quando deixados expostos ao tratamento prejudicial de seus inimigos, eles tendem a ficar angustiados com dúvidas quanto à preocupação que ele toma no governo do mundo. Mas essas ilustrações, ao contrário, têm o efeito de acelerar seu zelo desanimado e promover esse medo que não é de modo algum inconsistente com a alegria mencionada no final do versículo. Eles são levados a reverenciá-lo mais quando vêem que ele é o vingador da crueldade e da injustiça: por outro lado, quando percebem que ele aparece em defesa de sua causa e se une a uma batalha comum com eles contra seus adversários, eles são naturalmente cheio da alegria mais triunfante. O belo jogo das palavras ver e medo, no hebraico, não pode ser transferido para a nossa língua; a forma da expressão sugere que eles veriam e veriam efetivamente.

Comentário de John Wesley

Os justos também verão, e temerão, e rirão dele;

Medo – reverência O justo julgamento de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *