Estudo de Salmos 75:8 – Comentado e Explicado

Há na mão do Senhor uma taça de vinho espumante e aromático. Dela dá de beber. E até as fezes hão de esgotá-la; hão de sorvê-la os ímpios todos da terra.
Salmos 75:8

Comentário de Albert Barnes

Pois na mão do Senhor … – A idéia geral deste versículo é que Deus segura na mão um copo para as pessoas beberem; um copo cujo conteúdo tenderá a prolongar a vida ou a causar morte. Veja a idéia nesta passagem totalmente explicada em Jó 21:20 , nota; Salmo 60: 3 , nota; Isaías 51:17 , note; Apocalipse 14:10 , note.

E o vinho é tinto – a palavra usada aqui – ch? châmar – pode significar ferver ou ser tinto – a partir da idéia de ferver ou aquecer. A Septuaginta e a Vulgata a traduzem: “E ele derrama disto para aquilo;” isto é, ele tira, como é feito com o vinho. A verdadeira idéia na expressão é provavelmente que ela fermenta; e o significado pode ser que a ira de Deus pareça ferver como uma bebida fermentada.

Está cheio de mistura – Misturado com especiarias, a fim de aumentar sua força; ou, como deveríamos dizer, drogado. Isso foi feito com freqüência para aumentar a qualidade intoxicante do vinho. A idéia é que a ira de Deus era como o vinho cuja força nativa, ou poder de produzir intoxicação, era aumentada por drogas. E ele derrama do mesmo. Ele derrama para que seus inimigos possam beber; em outras palavras, eles cambaleiam e cambaleiam sob as expressões de sua ira, como os homens cambaleiam e cambaleiam sob a influência de vinho temperado ou drogado.

Mas os resíduos – as borras – os assentamentos – o que resta depois que o vinho é retirado. Veja as notas em Isaías 25: 6 . Isso conteria a parte mais forte da mistura; e a idéia é que eles bebam a ira de Deus ao máximo.

Todos os ímpios da terra – pessoas más em todo lugar. A expressão da ira de Deus não estaria confinada a uma nação ou a um povo; mas onde quer que pessoas más sejam encontradas, ele as castigará. Ele estará apenas em suas relações com todas as pessoas.

Deve torcer-los – o vinho foi mantido em peles; e a idéia aqui é que eles torceriam essas peles para tirar “tudo” que havia nelas e não deixariam nada restante. A ira de Deus se esgotaria no castigo de pessoas más, como se tudo fosse torcido.

E beba-os – não apenas o vinho; mas os resíduos; tudo o que havia. Os iníquos sofrerão tudo o que há na justiça de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 75: 8 . Pois na mão do Senhor há um cálice, e o vinho é tinto e o vinho está em fermentação. Hiller, 328. Não é misturado: Verde; quem profere a cláusula seguinte, enche-a até a borda e derrama da mesma. Não é improvável que o vinho aqui mencionado alude ao licor estupor e intoxicante que foi dado aos criminosos antes de serem executados, para acelerar a morte ou diminuir o sentimento das dores que deveriam sofrer; pois era uma mistura de ervas venenosas e estupidantes infundidas em vinho. Veja Mateus 27:34 .; Salmos 60: 3 . Se supusermos que algum vinho intoxicante tenha sido usado no momento em que este salmo foi escrito, será responsável pela mistura aqui mencionada; uma circunstância difícil de explicar.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 75: 8 . Para, & c. – Este versículo é acrescentado, 1º, como razão ou confirmação da asserção, Salmos 75: 7 , e para mostrar que Deus, ao remover um rei para dar lugar a outro, não procedeu em um caminho de absoluta soberania, mas de uma maneira de justiça e equidade. Ou, 2d, como outro argumento para reforçar seu conselho, dado nos Salmos 75: 4-5 , que ele já havia pressionado por um argumento, Salmos 75: 6-7 . Na mão do Senhor há um copo – Deus está aqui comparado ao mestre de um banquete, que, naquela época, costumava distribuir porções de carnes ou bebidas aos vários convidados, como ele julgava adequado. Um copo, nas Escrituras, às vezes é tomado em bom senso pelas bênçãos de Deus, como Salmos 16: 5 ; Salmos 23: 5 e, às vezes, e mais frequentemente, em um sentido ruim, por sua vingança e julgamentos, Salmos 11: 6 ; Isaías 51:22 ; Jeremias 49:12 ; Mateus 20:23 ; e assim é entendido aqui, como mostram as seguintes palavras. E o vinho é tinto –

O melhor vinho da Judéia era ( Deuteronômio 32:14 ; Provérbios 23:31 ) e, portanto, forte e intoxicante. Ou, é perturbado, como ??? , chamar, significa mais apropriadamente, e é traduzido por mergulhadores instruídos. Assim, ele expressa o poder e a ferocidade da ira e dos julgamentos de Deus. Está cheio de mistura – O vinho é misturado, não com água, mas com ingredientes fortalecedores e intoxicantes. “Calamidade e tristeza, medo e tremor, paixão e desespero, os males da vida presente e daquilo que está por vir são os ingredientes amargos desta xícara de mistura.” E ele derrama do mesmo – Como está inteiramente nas mãos e na disposição de Deus, assim, através de todas as épocas, ele tem derramado e administrado seu conteúdo, mais ou menos, na proporção dos pecados dos homens; mas seus resíduos – A pior e mais terrível parte dessas tribulações; todos os ímpios da terra os torcerão; serão obrigados a espremer toda gota de ira e miséria que eles contêm; e beba-os – Porque a maldição entrará em suas entranhas como água, e como óleo em seus ossos. Eles serão compelidos a suportar os maiores efeitos da vingança divina sobre seus pecados, em parte nesta vida, mas mais plenamente na vida futura, quando o cálice da indignação do Senhor lhes será de maneira especial um cálice de tremor. de tremor eterno; quando queimar carvão, fogo e enxofre, e uma tempestade eterna horrível será a parte do seu copo, Salmos 11: 6 . E serão assim atormentados na presença dos santos anjos e na presença do Cordeiro, e não terão descanso dia nem noite, e a fumaça de seu tormento subirá para todo o sempre, Apocalipse 14: 10- 11)

Comentário de E.W. Bullinger

mão. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6.

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

um copo. , &c. Jeremiah 25:27 ; Jeremiah 48:26 ; Jeremiah 49:12 . O símbolo do julgamento de Deus. Isaías 51: 17-23 (Compare Salmos 19:14 ). Habacuque 2:15 , Habacuque 2:16 . Ezequiel 23:31 , Ezequiel 23:34 , & c. Jeremias 25:27 ; Jeremias 48:26 ; Jeremias 49:12 .

vermelho = espuma.

mistura = tempero. Compare Apocalipse 14:10 .

Comentário de Adam Clarke

Está cheio de misturas – Aludindo àquela poção misturada de estupefacientes drogas dadas aos criminosos para beber antes de sua execução. Veja uma passagem paralela a isso, Jeremias 25: 15-26 .

Comentário de John Calvin

8. Porque na mão de Jeová há um copo. (261) O salmista aqui se aplica mais diretamente ao uso dos piedosos, cujo julgamento ele acabou de falar. Ele afirma que o objetivo pelo qual Deus reina é que nenhuma iniquidade possa permanecer impune; mas quando os homens iníquos romperem todas as restrições e se abandonarem à iniquidade, ele poderá arrastá-los para o castigo merecido. A partir disso, aprendemos novamente que estimativa devemos formar da providência de Deus – que devemos considerá-la como exercendo seu controle por uma energia sempre presente sobre todas as partes de nossa vida. Portanto, afirma-se que Deus tem na mão um copo com o qual embebedar os ímpios. A palavra , ? , chamar, significa cheia de resíduos e também vermelha. Como o vinho tinto entre os judeus era o mais forte e o mais afiado, podemos supor que é aqui referido; e a similitude é muito apropriada, o que representa Deus como tendo em suas mãos um vinho de caráter altamente intoxicante, com o qual tornar os ímpios bêbados até a morte. Está implícito que a rapidez da vingança divina é incrível, semelhante à rapidez e poder com que o vinho forte penetra no cérebro e produz loucura ou acende uma febre. É por isso que se diz que o vinho no copo de Deus é de cor vermelha; como é dito em Provérbios 23:31 ,

“Não olhe para o vinho quando estiver vermelho no copo.”

Também não há objeção a isso que seja descrito pouco depois como cheio de mistura. Essas duas coisas não concordam mal uma com a outra; primeiro, que os iníquos de repente se embebedam com a vingança de Deus; e, segundo, que eles bebam até os restos, até que pereçam. Alguns dão uma explicação diferente do termo mistura, considerando, mas sem base justa, a alusão ao costume que prevalece em climas quentes de diluir o vinho com água. Essa expressão, cheia de misturas, foi acrescentada para dar força adicional à declaração do profeta; seu objetivo era comparar a veemência e a fúria da ira de Deus com o vinho temperado. (262) Nessas figuras, ele sugere que será impossível aos ímpios escaparem de beber o cálice que Deus colocará em suas mãos e que serão compelidos a drená-lo até a última gota.

Comentário de John Wesley

Porque na mão do SENHOR há um copo, e o vinho é tinto; está cheio de mistura; e derramará do mesmo; mas os seus resíduos, todos os ímpios da terra os arrancarão e os beberão.

Pois – Deus está aqui comparado ao mestre de um banquete, que depois distribuía porções de carne e bebida aos vários convidados.

Um copo – de vingança.

Tinto – Como o melhor vinho da Judéia foi.

Mistura – O vinho é misturado não com água, mas com ingredientes fortalecedores e intoxicantes.

Resíduos – A parte pior e mais terrível dessas tribulações.

Deve torcer – Este terrível rascunho foi trazido sobre eles por sua própria escolha e maldade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *