Estudo de Jeremias 25:15 – Comentado e Explicado

Eis o que me disse o Senhor, Deus de Israel: Toma de minhas mãos esta taça cheia do vinho de minha ira, e faze com que dele bebam todos os povos, aos quais te enviarei.
Jeremias 25:15

Comentário de Albert Barnes

Saith – Ou, disse. Essa profecia – colocada pela Septuaginta depois daqueles contra as nações – forma uma declaração impressionante da maneira pela qual o novo reino da Babilônia deveria executar a ira de Yahweh sobre as nações de longe e de perto.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 25:15 . Pegue a taça de vinho, etc. – Pegue a taça do vinho desta ira. Não há dúvida de que o que aqui está relacionado passou em visão, e que Jeremias relaciona simplesmente o que foi representado à sua visão; que, escrevendo, ele enviou às várias nações onde Deus ordenou que ele a publicasse. Veja a nota no cap. Jeremias 13: 4 . As circunstâncias que constituem o bem e o mal da vida humana são frequentemente representadas nas Escrituras como os ingredientes de um copo, que Deus, como mestre de um banquete, mistura e distribui aos vários convidados, conforme ele julgar conveniente. Por isso, quando nosso Salvador pergunta a seus discípulos Tiago e João, se eles foram capazes de beber o cálice de que ele deveria beber, ele quis dizer, se eles tinham resolução e paciência para sofrer os mesmos sofrimentos e aflições que seu Pai lhe havia designado. . Mateus 20:22 . E no mesmo sentido que ele ora, Mateus 26:39 , ó meu Pai, se for possível, deixe este cálice passar de mim. De acordo com essa imagem do “cálice do vinho da ira de Deus”, devemos entender aqueles julgamentos terríveis e aflitivos, que um Deus irritado estava prestes a infligir nos objetos de seu descontentamento. E Jeremias, o profeta, que os anunciou, é considerado como desempenhando o papel de copeiro, carregando o copo em volta daqueles que foram designados para beber dele; cujos efeitos apareceriam na intoxicação, isto é, o terror e espanto, a confusão e a desolação, que deveriam prevalecer entre eles. Veja a nota do Bispo Lowth sobre Isaías 51:21 e compare Apocalipse 14:10 ; Apocalipse 16:19 .

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 25: 15-16 . Assim diz o Senhor: Tome a taça de vinho dessa fúria, etc. – “As circunstâncias que constituem o bem e o mal da vida humana são frequentemente representadas nas Escrituras como os ingredientes de um copo, que Deus, como mestre de um banquete, mistura e distribui aos vários convidados conforme ele achar conveniente. Portanto, quando nosso Salvador pergunta a James e John, se eles foram capazes de beber o cálice de que ele deveria beber, ele quis dizer, se eles tinham resolução e paciência para sofrer os mesmos sofrimentos que o Pai lhe havia designado. E, no mesmo sentido, ele reza: Se for possível, deixe este cálice passar de mim. Consequentemente, por essa imagem do cálice da ira de Deus, devemos entender os terríveis julgamentos que um Deus furioso estava prestes a infligir nos objetos de seu descontentamento. E Jeremias, o profeta, que os anunciou, é considerado como desempenhando o papel de porta-copos, carregando o copo para os que foram designados a beber dele; cujos efeitos apareceriam na intoxicação, isto é, o terror e espanto, a confusão e a desolação que deveriam prevalecer entre eles. ” Blaney. Veja notas nos Salmos 11: 6 ; Salmos 75: 8 ; Isaías 51:21 .

Comentário de John Calvin

Jeremias agora explica mais amplamente o que, por sua brevidade, pode parecer obscuro. Ele falou de todas as nações, mas seu discurso foi abrupto; pois ele ainda não havia nos dito abertamente que fora enviado por Deus como arauto para convocar todos os reis e nações perante seu tribunal e declarar o que deveria ser. Como, então, o Profeta não se referira a nada desse tipo, seu discurso era ambíguo. Mas agora ele declara que lhe foi entregue um copo da mão de Deus, que ele deveria dar a todas as nações para beber. Vemos, portanto, que aqui não há nada de novo, mas que o Profeta é, por assim dizer, o intérprete de sua profecia anterior, que foi brevemente declarada.

Além disso, para que o que ele disse possa ter mais peso, ele relata uma visão, Assim me disse o Senhor Deus de Israel: Tira da minha mão o cálice do vinho desta fúria (135) Já dissemos em outros lugares que o cumprimento a verdade profética não era sem razão, e os servos de Deus estavam tão armados, como se a execução de tudo o que eles alegavam estivesse pronta. Dizia-se que eles demoliam cidades e derrubavam reinos mesmo por esse motivo, porque essa era a torpidez dos homens, que eles não davam crédito a Deus, exceto que eram levados a ver o evento como era diante de seus olhos. Mas, como esse assunto foi tratado de maneira mais abrangente em outro lugar, apenas o tocarei aqui. Ele então diz que um copo lhe foi entregue pela mão de Deus; pelas palavras que ele sugere, que ele não saiu por vontade própria para aterrorizar os judeus e outras nações, mas que ele proclamou fielmente o que havia sido cometido com ele; e ele também sugere que Deus não falou nada agora, a não ser o que ele pretendia executar em breve; e é isso que deve ser entendido pela palavra copo.

Ele chama isso de copo do vinho da fúria ou da ira. Essa metáfora ocorre frequentemente nos profetas, mas em um sentido diferente. Diz-se que Deus às vezes embriaga os homens quando os estupefaz e os leva à loucura de uma só vez; em outra ocasião, priva-os de bom senso e entendimento, para que se tornem bestas; mas é dito que ele também os embriaga, quando, por calamidades externas, os enche de espanto. Então agora o Profeta chama de calamidade o cálice da ira, mesmo aquela calamidade, que como fogo deveria inflamar a mente de todos aqueles que não receberam nenhum benefício dos castigos. Loucura, na verdade, não significa outra coisa senão o desespero daqueles que percebem a mão de Deus estendida contra eles, e, portanto, raiva e clamor, e amaldiçoam o céu e a terra, eles mesmos e Deus. Isto é o que devemos entender pela ira. Ele compara essa ira ao vinho, porque aqueles que são feridos pela mão de Deus são levados para além de si mesmos e não se arrependem, nem pensam em seus pecados com tranqüilidade, mas abandonam -se a uma raiva furiosa. Agora entendemos por que o Profeta diz que o cálice do vinho da ira havia sido dado a ele.

Então ele acrescenta: An, faça com que todas as nações a quem eu te envio (136) bebam. Aqui, novamente, ele confirma o que eu ultimamente me referi, que seu escritório era mais extenso do que ensinar no meio da Igreja, mas que ele também foi escolhido para proclamar como um arauto os julgamentos de Deus em todas as nações. Ele foi, de fato, enviado aos judeus de outra forma que não a nações pagãs, pois foi posto sobre eles como professor e isso para a salvação deles, desde que não fossem irreclaveis; mas ele foi enviado aos pagãos expressamente para ameaçá-los com o que estava próximo. Ele foi, no entanto, enviado aos judeus e a todas as outras nações, pois daqui em diante ele irá mostrar mais distintamente na devida ordem.

Agora vemos o design e o objeto do que é dito aqui; – acrescentar autoridade à sua última profecia, Jeremias, em primeiro lugar, expõe a visão que lhe fora apresentada; e então ele testemunha que não trouxe nada de sua autoria, mas apenas obedeceu a Deus e cumpriu fielmente seus mandamentos; e terceiro, ele sugere que não apenas foi nomeado professor na Igreja de Deus, mas também foi testemunha de sua vingança em todas as nações. Segue-se, –

Pegue o copo do vinho da fúria, mesmo isso, da minha mão.

Gataker e Venema também traduzem a frase, referindo “isso” ao copo e não à “fúria”. A palavra para “fúria” é calor; significa ira quente, fervente ou ardente, – tornada “fúria” pelos Vulg. e Syr., – “maldição” do Targ. e “não misturado” (o cálice deste vinho não misturado) no set.

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor Deus de Israel. Veja nota em Jeremias 11: 3 .

vinho. Hebraico. yayin. App-27.

Comentário de John Wesley

Porque assim me diz o Senhor Deus de Israel; Pegue o copo de vinho desta fúria na minha mão e faça com que todas as nações, a quem eu te envio, o bebam.

O cálice – Deus fez Jeremias para ver a aparência de um cálice em uma visão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *