Estudo de João 5:34 – Comentado e Explicado

Não invoco, porém, o testemunho de homem algum. Digo-vos essas coisas, a fim de que sejais salvos.
João 5:34

Comentário de Albert Barnes

Não recebo testemunho de homens – não dependo da prova de meu Messias no testemunho de homens, nem me orgulho das comendas ou elogios dos homens.

Mas estas coisas … – “Este testemunho de João eu aduto que você pode estar convencido. Era uma evidência de sua própria busca. Estava claro, completo e explicito que você enviou para fazer perguntas, e ele lhe deu uma resposta sincera e satisfatória. Se você acreditasse nisso, teria acreditado no Messias e sido salvo. ” Os homens muitas vezes estão insatisfeitos com a própria evidência da verdade da religião que procuravam e na qual professavam estar dispostos a confiar.

Comentário de E.W. Bullinger

de . Grego. pára. App-104.

Comentário de John Calvin

34. Não recebo testemunho de homens. No entanto, não foi em vão que Deus escolheu Cristo para ser testemunha dele, e o próprio Cristo declara, em outra ocasião, que os discípulos

serão suas testemunhas. Sereis testemunhas para mim, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia, e em Samaria, e até os confins da terra
(
Atos 1: 8 ).

Eu respondo: Cristo se vale do testemunho de João, não porque ele precise, mas na medida em que é vantajoso receber dele alguma confirmação. Os homens emprestam testemunho uns dos outros, porque não podem dispensar essa assistência. O caso é diferente com Deus e Cristo. Pois se os filósofos afirmam que a virtude não precisa de ajuda estrangeira, o que o homem tem em si mesmo para apoiar a verdade de Deus? E Cristo acrescenta imediatamente que ele produz o testemunho de João por conta deles: estas coisas eu digo para que você seja salvo. Com essa afirmação, ele quer dizer que não é tanto por um respeito a si mesmo, mas por um desejo de promover a vantagem dos homens, que ele suscita os arautos de seu evangelho por quem nos testemunha a respeito de sua vontade. Nisto, vemos também uma prova impressionante de sua maravilhosa bondade, pela qual ele regula todas as coisas para nossa salvação. Por conseguinte, é nosso dever, por outro lado, esforçar-nos para que o grande cuidado que ele concede em salvar- nos não seja infrutífero.

Comentário de Adam Clarke

Mas não recebo testemunho do homem [apenas] – não preciso do testemunho de João: as obras que realizo testemunho suficiente para mim, João 5:36 .

Mas estas coisas eu digo, etc. – Você acreditou que João era um profeta – um profeta não pode mentir: ele prestou testemunho de que eu sou o Cordeiro de Deus, que afasta o pecado do mundo, João 1:29 ; portanto, para que sejais salvos crendo em mim como tal, apelei para o testemunho de João.

Comentário de Thomas Coke

João 5:34 . Mas não recebo testemunho do homem: “Não necessito do testemunho de João ou de qualquer outro homem; nem procuro esse tipo de evidência com ansiedade. Mas digo estas coisas a você, no seu princípios próprios, por uma preocupação terna e apaixonada por sua convicção, para que você que agora conspiram contra a minha vida possa ser salvo da destruição que ele predisse, como a parte daqueles que deveriam me rejeitar e qual o maior deles não poderá escapar. ” Veja Mateus 3:10 .

Comentário de Scofield

salvou

(Veja Scofield “ Romanos 1:16 “) .

Comentário de John Wesley

Mas não recebo testemunho do homem; mas digo isto para que sejais salvos.

Mas não preciso receber, etc.

Mas essas coisas – a respeito de João, a quem vós reverenciamos, digo, para que sejais salvos -, tão real e seriamente ele desejou a salvação deles. No entanto, eles não foram salvos. A maioria, se não todos, morreu em seus pecados.

Referências Cruzadas

Lucas 13:34 – “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedrejas os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram!

Lucas 19:10 – Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.

Lucas 19:41 – Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela

Lucas 24:47 – e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

João 5:41 – “Eu não aceito glória dos homens,

João 8:54 – Respondeu Jesus: “Se glorifico a mim mesmo, a minha glória nada significa. Meu Pai, que vocês dizem ser o Deus de vocês, é quem me glorifica.

João 20:31 – Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.

Romanos 3:3 – Que importa se alguns deles foram infiéis? A sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus?

Romanos 10:1 – Irmãos, o desejo do meu coração e a minha oração a Deus pelos israelitas é que eles sejam salvos.

Romanos 10:21 – Mas a respeito de Israel, ele diz: “O tempo todo estendi as mãos a um povo desobediente e rebelde”.

Romanos 12:21 – Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.

1 Coríntios 9:22 – Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns.

1 Timóteo 2:3 – Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador,

1 Timóteo 4:16 – Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *