Estudo de João 6:39 – Comentado e Explicado

Ora, esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no último dia.
João 6:39

Comentário de Albert Barnes

Vontade do pai – Seu propósito; desejo; intenção. Como esta é a vontade do Pai, e Jesus veio para executar sua vontade, temos a mais alta segurança de que isso será feito. A vontade de Deus está sempre certa, e ele tem poder para executá-la. Jesus sempre foi fiel, e todo o poder foi dado a ele no céu e na terra e, portanto, ele certamente realizará a vontade de Deus.

De todos os que – Ou seja, de todos que crêem nele, ou de todos que se tornam cristãos. Ver João 6:37 .

Não devo perder nada – literalmente, “não devo destruir”. Ele afirma aqui que manterá a vida eterna; isso, pensou que o cristão morreria e seu corpo retornasse à corrupção, mas ele não será destruído. O Redentor o vigiará, embora em seu túmulo, e o manterá na ressurreição dos justos. Isto é afirmado por todos os que lhe são dados pelo Pai; ou, como no próximo versículo, “Todo aquele que nele crer terá a vida eterna”.

No último dia – No dia do julgamento. Os judeus supunham que os justos seriam ressuscitados no surgimento do Messias. Veja Lightfoot. Jesus os direciona para uma ressurreição futura e declara que eles serão ressuscitados no último dia – o dia do julgamento. Também é suposto e afirmado por alguns escritores judeus que eles não acreditavam que os ímpios seriam ressuscitados. Portanto, falar em ser ressuscitado no último dia era o mesmo que dizer que alguém era justo, ou era mencionado como privilégio especial dos justos. De acordo com isso, Paulo diz: “Se por algum meio eu alcançar a ressurreição dos mortos”, Filemom 3:11 .

Comentário de E.W. Bullinger

de tudo = seja qual for, como em João 6:37 . Compare João 6:44 e João 12:32 .

perder nada = não (App-105) perder nada (grego. ek. App-104).

aumentar . App-178.

no ultimo dia Uma expressão encontrada apenas em João (cinco vezes): aqui; versículos: João 6:44 , João 6:54 , João 11:24 ; João 12:48 . Compare 1 João 2:18 . Refere-se à vinda do Messias, e foi usada linguisticamente para “a era por vir” , no final dessa dispensação (ver Lightfoot, vol. Xii, p. 294. Pitman ed.). Israel havia se arrependido.Veja Atos 3: 19-21 .

at = in. grego. en. App-104.

Comentário de John Calvin

39. E esta é a vontade do Pai. Ele agora testifica que esse é o desígnio do Pai, para que os crentes possam encontrar a salvação garantida em Cristo; Daí, novamente, segue-se que todos os que não lucram com a doutrina do Evangelho são réprobos. Portanto, se vemos que isso se transforma em ruínas para muitos, não temos motivos para desanimar, porque esses homens voluntariamente lançam sobre si mesmos o mal. Vamos ficar satisfeitos com isso, que o Evangelho sempre terá poder para reunir os eleitos para a salvação.

Que eu não deveria perder nada disso. Isto é, “para que eu não permita que seja tirado de mim ou que pereça;” pelo que ele quer dizer que ele não é o guardião de nossa salvação por um único dia, ou por alguns dias, mas que ele cuidará disso até o fim, para que ele nos conduza, por assim dizer, desde o início. início ao término de nosso curso; e, portanto, ele menciona a última ressurreição. Essa promessa é altamente necessária para nós, que gememos miseravelmente sob tão grande fraqueza da carne, da qual todos nós temos consciência suficiente; e a todo momento, de fato, a salvação de todo o mundo poderia ser arruinada, se os crentes, apoiados pela mão de Cristo, avançassem ousadamente para o dia da ressurreição. Que isto, portanto, esteja fixo em nossas mentes, que Cristo estendeu sua mão para nós, para que ele não nos abandone no meio do curso, mas que, confiando em sua bondade, possamos ousadamente erguer nossos olhos para o céu. último dia.

Há também outra razão pela qual ele menciona a ressurreição. É porque, enquanto nossa vida está oculta ( Colossenses 3: 3 ), somos como homens mortos. Pois em que sentido os crentes diferem dos homens maus, mas que, sobrecarregados de aflições e como ovelhas destinadas ao matadouro ( Romanos 8:36 ), têm sempre um pé na sepultura e, de fato, não estão longe de sendo continuamente engolido pela morte? Portanto, não resta outro apoio à nossa fé e paciência, exceto isso, que mantemos fora da vista a condição da vida atual, aplicamos nossa mente e nossos sentidos ao último dia e passamos pelas obstruções do mundo, até que os frutos de nossa fé finalmente aparecem.

Comentário de Adam Clarke

Não devo perder nada – é a vontade de Deus que toda alma que crer continue na fé e tenha uma ressurreição para a vida eterna. Mas ele deseja essa continuação na salvação, sem a intenção de forçar as pessoas a continuar. Deus pode querer ser uma coisa, sem querer que seja. Judas foi dado a Cristo pelo Pai, João 17:12 . O Pai desejou que esse Judas continuasse na fé e ressuscitasse para a vida eterna; mas Judas pecou e pereceu. Agora é evidente que Deus desejou que Judas fosse salvo, sem desejar que ele fosse salvo infalivelmente e incondicionalmente. Quando um homem trabalha junto com a graça de Deus, ele é salvo; quando ele recebe essa graça de Deus em vão, ele está perdido – não por falta de vontade ou misericórdia em Deus, mas por falta de sua cooperação com a graça divina. Deus não salva nenhum homem como um estoque ou uma pedra, mas como um ser razoável e um agente livre. “O que ouviste, poderás manter-te firme e perseverar se quiseres”, diz Santo Agostinho. In the quod audieras, et tenueras, perseverares, si velles . De Correct. & Grat. c. 7. Veja Calmet.

Levante-o novamente no último dia – Os judeus acreditavam que os ímpios não deveriam ter ressurreição; e que o princípio que levou à ressurreição do corpo, nos justos, foi o Espírito de Deus que habita em nós. Isto é afirmado positivamente no Shir Hashirim Rabba. Veja Schoettgen.

Comentário de John Wesley

E esta é a vontade do Pai que me enviou; de tudo o que ele me deu, não devo perder nada, mas ressuscitá-la novamente no último dia.

De tudo o que ele já me deu – Veja João 17: 6,12 . Se eles perseverarem até o fim. Mas Judas não.

Referências Cruzadas

1 Samuel 25:29 – Mesmo que alguém te persiga para tirar-te a vida, a vida de meu senhor estará firmemente segura como a dos que são protegidos pelo Senhor teu Deus. Mas a vida de teus inimigos será atirada para longe como por uma atiradeira.

Mateus 18:14 – Da mesma forma, o Pai de vocês, que está nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca”.

Lucas 12:32 – “Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-lhes o Reino.

João 5:28 – “Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz

João 6:37 – Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.

João 6:40 – Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

João 6:44 – Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.

João 6:54 – Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

João 10:27 – As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

João 11:24 – Marta respondeu: “Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia”.

João 12:48 – Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia.

João 17:12 – Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei pelo nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura.

João 18:9 – Isso aconteceu para que se cumprissem as palavras que ele dissera: “Não perdi nenhum dos que me deste”.

Romanos 8:11 – E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Filipenses 3:20 – A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

Colossenses 3:3 – Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

2 Timóteo 2:19 – Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: “O Senhor conhece quem lhe pertence” e “afaste-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do Senhor”.

1 Pedro 1:5 – que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.

Judas 1:1 – Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *