Estudo de João 18:9 – Comentado e Explicado

Assim se cumpriu a palavra que disse: Dos que me deste não perdi nenhum {Jo 17,12}.
João 18:9

Comentário de Albert Barnes

Eu oro por eles – Em vista de seus perigos e provações, ele buscou a proteção e a bênção de Deus sobre eles. Sua oração sempre foi respondida.

Não para o mundo – O termo mundo aqui, como em outros lugares, refere-se a homens perversos, rebeldes e cruéis. O significado dessa expressão aqui parece ser o seguinte: Jesus está orando por seus discípulos. Como razão pela qual Deus deveria abençoá-los, ele diz que eles não eram do mundo; que eles foram tirados do mundo; que eles pertenciam a Deus. A petição não foi oferecida a homens perversos, perversos e rebeldes, mas a quem era amigo de Deus e estava disposto a receber seus favores. Esta passagem, então, não resolve nada sobre a questão de se Cristo orou pelos pecadores. Ele então orou por seus discípulos, que não eram aqueles que o odiavam e desconsideravam seus favores. Depois, ele estendeu a oração a todos os que deveriam se tornar cristãos, João 17:20 . Quando na cruz, ele orou por seus crucificadores e assassinos, Lucas 23:34 .

Pois eles são teus – Isto é sugerido como uma razão pela qual Deus deve protegê-los e guiá-los. Sua honra estava preocupada em mantê-los; e sempre podemos “encher a boca” de tais “argumentos” quando formos diante de Deus e suplicar que sua honra seja promovida nos impedindo do mal e nos concedendo toda a graça necessária.

Sou glorificado neles – sou honrado por suas pregações e vidas. O sentido desta passagem é: “Aqueles que são meus discípulos são teus. Aquilo que promove a minha honra também promoverá a tua. Oro, portanto, para que tenham graça necessária para honrar meu evangelho e proclamá-lo entre os homens. ”

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

That = Em ordem

isso . Grego. hina.

dizendo . Grego. logotipos. Veja Marcos 9:32 .

realizada. Ver João 17:12 .

Of = Fora de. Grego. ek. App-101.

nenhum = nenhum (grego. ouk oudeis), um duplo negativo.

Comentário de John Calvin

9. Eu não perdi nenhum. Essa passagem parece ser citada de maneira inadequada, pois se refere a suas almas, e não a seus corpos; pois Cristo não manteve os apóstolos em segurança até o fim, mas isso ele conseguiu: que, em meio a perigos incessantes, e mesmo no meio da morte, a salvação eterna ainda estivesse garantida. Eu respondo, o evangelista não fala meramente da vida corporal deles, mas significa que Cristo, poupando-os por um tempo, providenciou sua salvação eterna. Vamos considerar o quão grande era sua fraqueza; o que achamos que eles teriam feito se tivessem sido postos à prova? Embora, portanto, Cristo não tenha escolhido que eles fossem provados além da força que ele lhes dera, ele os resgatou da destruição eterna. E, portanto, podemos traçar uma doutrina geral de que, embora ele tente nossa fé com muitas tentações, ele nunca nos permitirá entrar em perigo extremo sem nos fornecer também forças para vencer. E, de fato, vemos como ele agüenta continuamente com nossa fraqueza, quando se propõe a repelir tantos ataques de Satanás e homens maus, porque ele vê que ainda não somos capazes ou preparados para eles. Em suma, ele nunca coloca seu povo no campo de batalha até que ele esteja totalmente treinado, de modo que mesmo em perecer eles não perecem, porque há ganho provido para eles tanto na morte quanto na vida.

Comentário de John Wesley

Para que se cumprisse a palavra que ele falou: Dos que me deste, não perdi nenhum.

João 17:12.

Referências Cruzadas

João 17:12 – Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei pelo nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *