Estudo de João 11:24 – Comentado e Explicado

Respondeu-lhe Marta: Sei que há de ressurgir na ressurreição no último dia.
João 11:24

Comentário de Albert Barnes

No último dia – O dia do julgamento. Marta estava totalmente convencida disso; mas isso não era tudo o que ela desejava. Dessa maneira, ela delicadamente sugeriu o que não pretendia declarar expressamente seu desejo de que Jesus o levantasse agora.

Comentário de E.W. Bullinger

ressurreição. App-178.

at = in. grego. en. App-104.

último dia. Ver João 6:39 , João 6:40 , João 6:44 , João 6:54 ; João 12:48 ; e compare Daniel 12: 2 , Daniel 12:13 .

Comentário de John Calvin

24. Eu sei que ele ressuscitará. Agora vemos a excessiva timidez de Marta em atenuar o significado das palavras de Cristo. Dissemos que ela foi além do que tinha o direito de fazer, quando criou uma esperança para si mesma, a partir dos sentimentos de sua própria mente. Ela agora cai em uma falha oposta; pois quando Cristo estende a mão, ela para, como se estivesse alarmada. Devemos, portanto, nos proteger contra esses dois extremos. Por um lado, não devemos, sem a autoridade da palavra de Deus, beber em esperanças vazias, que serão apenas vento; e, por outro lado, quando Deus abre a boca, não é apropriado que ele encontre nossos corações bloqueados ou firmemente fechados. Mais uma vez, com essa resposta, Marta pretendia averiguar mais do que ousava esperar das palavras de Cristo, como se dissesse: “Se você quer dizer a última ressurreição, não tenho dúvidas de que meu irmão será ressuscitado no final. dia , e me conforto com essa expectativa confiante, mas não sei se você direciona minha atenção para algo maior. ”

Comentário de Adam Clarke

Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição – A doutrina da ressurreição dos mortos era então comumente recebida; e embora tenha sido nosso Senhor quem o exemplificou completamente por sua própria ressurreição, ainda assim a opinião era comum, não apenas entre o povo de Deus, mas entre todos aqueles que criam no Deus de Israel. Os escritos judaicos após o cativeiro estão cheios dessa doutrina. Ver 2 Macabeus 7: 9, 14, 23, 36; 12:43; 14:46; Sab. 5: 1, 7, 17; 6: 6, 7. Ver também Josefo e os Targums, passim.

Referências Cruzadas

Salmos 17:15 – Quanto a mim, feita a justiça, verei a tua face; quando despertar ficarei satisfeito ao ver a tua semelhança.

Salmos 49:14 – Como ovelhas, estão destinados à sepultura, e a morte lhes servirá de pastor. Pela manhã os justos triunfarão sobre eles! A aparência deles se desfará na sepultura, longe das suas gloriosas mansões.

Isaías 25:8 – destruirá a morte para sempre. O Soberano Senhor enxugará as lágrimas de todo o rosto e retirará de toda a terra a zombaria do seu povo. Foi o Senhor quem disse!

Isaías 26:19 – Mas os teus mortos viverão; seus corpos ressuscitarão. Vocês, que voltaram ao pó, acordem e cantem de alegria. O teu orvalho é orvalho de luz; a terra dará à luz os seus mortos.

Ezequiel 37:1 – A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos.

Daniel 12:2 – Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno.

Oséias 6:2 – Depois de dois dias ele nos dará vida novamente; ao terceiro dia nos restaurará, para que vivamos em sua presença.

Oséias 13:14 – “Eu os redimirei do poder da sepultura; eu os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as suas pragas? Onde está, ó sepultura, a sua destruição? “Não terei compaixão alguma,

Mateus 22:23 – Naquele mesmo dia, os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele com a seguinte questão:

Lucas 14:14 – Feliz será você, porque estes não têm como retribuir. A sua recompensa virá na ressurreição dos justos”.

João 5:28 – “Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz

Atos dos Apóstolos 17:31 – Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

Atos dos Apóstolos 23:6 – Então Paulo, sabendo que alguns deles eram saduceus e os outros fariseus, bradou no Sinédrio: “Irmãos, sou fariseu, filho de fariseu. Estou sendo julgado por causa da minha esperança na ressurreição dos mortos! “

Atos dos Apóstolos 24:15 – e tenho em Deus a mesma esperança desses homens: de que haverá ressurreição tanto de justos como de injustos.

Hebreus 11:35 – Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos. Alguns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *