Estudo de Oséias 6:2 – Comentado e Explicado

Dar-nos-á de novo a vida em dois dias; ao terceiro dia levantar-nos-á, e viveremos em sua presença.
Oséias 6:2

Comentário de Albert Barnes

Depois de dois dias, Ele nos reviverá (ou nos vivificará, nos dará vida). No terceiro dia, Ele nos ressuscitará – A Ressurreição de Cristo, e nossa ressurreição Nele e em Sua Ressurreição, não poderiam ser mais claramente preditas. O profeta menciona expressamente “dois dias”, após o qual a vida deve ser dada, e um “terceiro dia”, no qual a ressurreição deve ocorrer. O que mais pode ser isso além dos dois dias em que o Corpo de Cristo jazia na tumba e o terceiro dia em que Ele ressuscitou, como “a ressurreição e a vida” João 11:25 , “os primeiros frutos deles que dormiu ” 1 Coríntios 15:20 , fonte, penhor e penhor da nossa ressurreição e da vida eterna? O apóstolo, ao falar de nossa ressurreição em Cristo, usa essas mesmas palavras do profeta; “Deus, que é rico em misericórdia, por Seu grande amor com o qual nos amou – nos despertou juntos com Cristo, e nos levantou e nos fez sentar juntos nos lugares celestiais em Cristo Jesus” Efésios 2: 4-6 .

O Apóstolo, como o profeta, fala daquilo que ocorreu em Cristo, nossa Cabeça, como já tendo ocorrido em nós, Seus membros: “Se cremos sem hesitação em nosso coração”, diz um pai, “o que professamos com nossos boca, fomos crucificados em Cristo, “nós” morremos, “nós” fomos sepultados, “nós” também fomos ressuscitados naquele mesmo dia. Daí o Apóstolo diz: “Se vós ressuscitardes com Cristo, procurai as coisas que estão em cima, onde Cristo está sentado à destra de Deus” Colossenses 3: 1 . “Como Cristo morreu por nós, também Ele ressuscitou por nós. “Nosso velho homem foi pregado na madeira, na carne de nossa cabeça, e o novo homem foi formado nessa mesma cabeça, ressuscitando gloriosamente da tumba.” O que Cristo, nossa Cabeça, fez, Ele fez, não por Si mesmo, mas pelos Seus remidos, para que os benefícios de Sua Vida, Morte, Ressurreição, Ascensão, sejam redundantes para todos. a vida fez isso por eles; eles participaram do que Ele fez.

De nenhuma outra maneira, nossa participação de Cristo poderia ser predita. Não era o objetivo do profeta aqui, nem era um conforto tão direto para Israel, falar da Ressurreição de Cristo em si mesma. Ele se aproximou mais de seus corações. Ele disse a eles: “todos os que se voltarem para o Senhor, depositando toda a sua confiança nEle, comprometendo-se totalmente a Ele, para sermos curados de nossas feridas e ter nossas mágoas atadas, receberemos vida Dele, ressuscitaremos. por Ele. ” Eles não conseguiam entender “então”, como Ele faria isso. O “depois de dois dias” e, “no terceiro dia”, permaneceu um mistério, a ser explicado pelo evento. Mas a promessa em si não era a menos distinta, nem a menos cheia de esperança, nem cumpriu todos os desejos pela vida eterna e pela vista de Deus, porque eles não entenderam “como serão essas coisas”. A fé não se preocupa com o “como”. A fé acredita no que Deus diz, porque Ele diz, e O deixa cumprir: “como” Ele deseja e sabe. As palavras da promessa em que a fé tinha que acreditar eram claras. A vida da qual o profeta falou só poderia ser vida da morte, seja do corpo, da alma ou de ambos. Diz-se que Deus “dá vida”, apenas em contraste com essa morte. De onde os judeus também já olharam e realmente olham, para que isso seja cumprido em Cristo, embora não saibam que isso foi realizado nEle. Eles também explicam isso; “Ele nos vivificará nos dias de consolação que virão; no dia da vivificação dos mortos; Ele nos levantará e viveremos diante dele.

Na sombra, a profecia nunca foi cumprida para Israel. As dez tribos nunca foram restauradas; eles nunca, como um todo, receberam qualquer favor de Deus, depois que Ele os entregou ao cativeiro. E para as duas tribos, (das quais, além das dez, nenhuma menção é feita aqui), que mera sombra foi a restauração da Babilônia, que deve ser mencionada como o presente da vida ou da ressurreição, pela qual devemos viver antes dele! A explicação mais estrita é a mais verdadeira. Os “dois dias” e “o terceiro dia” não têm nada na história para corresponder a eles, exceto o em que foram cumpridos, quando Cristo, “ressuscitando no terceiro dia da sepultura, levantou com Ele toda a raça humana”.

E viveremos à Sua vista – Literalmente, “diante de Sua Face”. Na face, vemos a vontade e a mente, o amor, o prazer ou o desagrado de um ser humano a quem amamos. No rosto santo ou amoroso do homem, podem ser lidas novas profundidades de devoção ou de amor. O rosto se desvia no desgosto triste; fica cheio no rosto que ama. Por isso, é uma imagem muito expressiva da relação da alma com Deus, e os salmistas oram com frequência: “Senhor, levante a luz do teu semblante sobre nós; faça Tua Face brilhar sobre Teu servo; Deus nos abençoe e faça com que Seu rosto brilhe sobre nós; Não me lances fora da Tua presença ou Rosto; olhe para mim e seja misericordioso comigo; olhe para a face do teu ungido; Até quando esconderás de mim o teu rosto? ; Psalm 51:11 ; Psalm 119:132 ; Psalm 84:9 ; Psalm 13:1 ; Psalm 69:17 , etc.); não escondas a tua face do teu servo ”( Salmo 4: 6 ; Salmo 31:16 (de Números 6:25 ); Salmo 67: 1 ; Salmo 80: 7 ; Salmo 119: 135 ; Salmo 51:11 ; Salmo 119: 132 ; Salmo 84: 9 ; Salmo 13: 1 ; Salmo 69:17 , etc.); ou eles professam: “Teu rosto, Senhor, buscarei” ( Salmo 27: 8 ; ver Salmo 24: 6 ; Salmo 105: 4 ); ou declaram que a bem-aventurança da eternidade está na “face de Deus” Salmo 11: 7 ; Salmo 16:11 ; Salmo 17:15 .

Deus acabara de dizer que Ele retiraria Sua presença, até que eles “procurassem” Sua “Face”; agora Ele diz que eles deveriam “viver diante de Sua Face”. Para Abraão, ele disse: “Anda diante de mim” Gênesis 17: 1 , literalmente, “diante de minha face, e sê perfeito”. A bem-aventurança do Criador, e o dever da criatura, respondem um ao outro. “Vivemos à Sua vista”, no caminho do dever, quando nos referimos a nós mesmos e a todo o nosso ser, nossos cursos de ação, nossos pensamentos, nosso amor a Ele, lembrando que estamos sempre em Sua presença e sempre buscando agradá-lo. “Vivemos à Sua vista”, na bem-aventurança de Sua presença, quando desfrutamos do sentido de Seu favor, e sabemos que Seu Olho repousa sobre nós em amor, que Ele se importa conosco, nos guia, nos guarda; e tenha alguma doçura em contemplá-lo. Muito mais plenamente viveremos à Sua vista, quando Nele, seremos participantes de Sua Vida Eterna e Bem-aventurança, e O contemplaremos “cara a cara” e “O veremos como Ele é”, e a visão Dele. será a nossa bem-aventurança, “e à Sua luz veremos a luz” Salmo 36: 9 .

Comentário de Thomas Coke

Oséias 6: 2 . Depois de dois dias, etc. – No estilo das Escrituras, cativeiro, opressão, servidão são frequentemente representados sob o nome de morte; e a libertação desses males é chamada de ressurreição – um retorno à luz – para a vida -, nova vida, etc. Temos exemplos disso em Ezequiel, Daniel e muitas outras partes das Escrituras. Os cativos da Assíria e da Babilônia, sobrecarregados com o peso de seus males, encorajam-se mutuamente e dizem: “Vinde, voltemos ao Senhor: ele foi quem nos trouxe a este estado sob o qual gememos: ele é capaz , se ele achar adequado, para nos libertar dela em dois ou três dias: nada é difícil para ele.Por mais misericordioso que ele seja, ele não permitirá que continuemos muito tempo em cativeiro e opressão, onde somos enterrados como os mortos na tumba “. O número de dois ou três dias denota a disponibilidade e facilidade com que se lisonjeavam de que o Senhor os salvaria. É fácil observar que essas palavras do profeta têm um respeito mais distante e mais nobre do que o retorno do povo do cativeiro; e eles foram geralmente entendidos como se referindo à ressurreição do Senhor Jesus Cristo; a maioria dos intérpretes antigos supõe que São Paulo os alude, 1 Coríntios 15: 4 . Veja Calmet e Pococke.

Viva em sua vista viva em sua presença. Jeová, que havia partido, retornará e exibirá novamente os sinais de sua presença entre seu povo. Assim, os judeus convertidos e restaurados viverão em sua presença. Os dois dias e o terceiro dia, observa o bispo Horsley, parecem denotar três períodos distintos do povo judeu. O primeiro dia é o cativeiro das dez tribos pelos assírios e das duas sob os babilônios, consideradas como um julgamento sobre a nação; começando com o cativeiro dos dez e completado no dos dois. O segundo dia é todo o período da atual condição dos judeus, começando com a dispersão da nação pelos romanos. O terceiro dia é o período ainda por vir, começando com a restauração no segundo advento. R. Tanchum, como é citado pelo Dr. Pococke, não estava longe, penso, do verdadeiro significado do lugar. “O profeta”, diz ele, “aponta duas vezes – e esses são o primeiro cativeiro e um segundo. Após o que se seguirá uma terceira [vez]; redenção: após o que não haverá depressão ou servidão”. E considero isso o sentido da profecia em aplicação imediata aos judeus. No entanto, quem conhece bem o estilo alegórico de profetizar, quando se lembra, de que os sofrimentos de nosso Senhor foram em vez dos sofrimentos e da morte dos pecadores; que os verdadeiros crentes são batizados em sua morte; e pelo batismo em sua morte são sepultados com ele; e que ele, ressuscitando no terceiro dia, nos elevou à esperança de vida e imortalidade; perceberá facilmente nenhuma alusão muito obscura, embora oblíqua, à ressurreição de nosso Senhor no terceiro dia: já que todo crente pode falar da morte e ressurreição de nosso Senhor, como uma morte e ressurreição comum de todos os santos fiéis de Deus.

Comentário de Joseph Benson

Oséias 6: 2 . Depois de dois dias, ele nos reviverá – Uma libertação de misérias ou calamidades, da qual os homens haviam se desesperado com uma recuperação, é frequentemente representada como restaurando-os à vida após a morte: ver Salmos 30: 3 ; Salmos 71:20 ; Salmos 86:13 ; particularmente a restauração da nação judaica é freqüentemente descrita, como se fosse uma ressurreição dentre os mortos: veja nota em Ezequiel 37:11 . Dois, ou três, nas Escrituras, denotam um número pequeno. Dois são colocados para alguns, 1 Reis 17:12 . Um e dois por alguns, Isaías 7:21 ; Jeremias 3:14 . Dois ou três para alguns, Isaías 17: 6 . Por conseguinte, aqui a expressão significa um curto espaço de tempo. Compare Lucas 13: 32-33 . O sentido primário e óbvio, portanto, deste versículo, levando-o em referência aos outros, é que eles esperavam que Deus, em pouco tempo depois que se arrependessem e se voltassem para ele, os libertasse de seu cativeiro, o que poderia ser encarado como um estado de morte; e voltaria novamente a eles, e exibisse os sinais de sua presença entre eles, seu povo escolhido: para que, sendo convertidos e restaurados, vivessem à sua vista e atingissem o verdadeiro conhecimento de Deus que não possuíam. antes. Além disso, o bispo Horsley acha que hoje em dia denota três períodos distintos do povo judeu. Sua visão sobre o assunto ele explica da seguinte maneira: “O primeiro dia é o cativeiro das dez tribos pelos assírios e das outras duas sob os babilônios, considerado como um julgamento sobre a nação; começando com o cativeiro dos dez e completado no dos dois. O segundo dia é todo o período da atual condição dos judeus, começando com a dispersão da nação pelos romanos. O terceiro dia é o período ainda por vir, começando com sua restauração, para o segundo advento. R. Tanchum, como é citado pelo Dr. Pocock, não estava longe, penso, do verdadeiro significado do lugar. ‘O profeta’, diz ele, ‘aponta duas coisas – e estas são, o primeiro cativeiro e o segundo. Após o qual se seguirá um terceiro, [tempo,] redenção: após o qual não haverá depressão ou servidão. ‘ E considero isso o sentido da profecia, em aplicação imediata aos judeus. No entanto, quem está familiarizado com o estilo alegórico de profecia, quando recorda que os sofrimentos e a morte de nosso Senhor “sofreram por nossa causa”, e que, ressuscitando no terceiro dia, nos elevou à esperança de vida e imortalidade, perceberá facilmente nenhuma alusão muito obscura, embora apenas oblíqua, à ressurreição de nosso Senhor no terceiro dia; já que todo crente pode falar da morte e ressurreição de nosso Senhor, como uma morte e ressurreição comum de toda a humanidade. ”

Comentário de John Wesley

Depois de dois dias ele nos reviverá: no terceiro dia ele nos levantará, e viveremos diante dele.

Após dois dias – Após um curto período de sofrimento, Deus nos mostrará seu favor e reviverá nosso estado morto.

Revive-nos – Embora fôssemos como homens mortos, enterrados em nossas misérias, nosso Deus misericordioso nos vivificará.

Viva – Floresça em paz, riqueza e alegria; em justiça e segurança.

À sua vista – O olho de nosso Deus estar sobre nós para sempre.

Comentário de Adam Clarke

Depois de dois dias ele ressuscitará – Tal é o poder dele que em dois ou três dias ele poderá nos restaurar. Ele pode realizar todas as nossas esperanças e nos dar o sinal mais forte para o bem.

No terceiro dia, ele nos levantará – em tão pouco tempo ele poderá nos dar libertação completa. Essas palavras devem se referir à morte e ressurreição de nosso Senhor; e pensa-se que o apóstolo se refere a eles, 1 Coríntios 15: 4 ; : “Cristo ressuscitou no terceiro dia, de acordo com as Escrituras;” e este é o único lugar nas Escrituras, ie, do Antigo Testamento, onde sua ressurreição no terceiro dia parece ser sugerida. O original, ????? yekimenu , foi traduzido, ele o levantará. Então aqueles que confiavam nele podiam acreditar que deveriam ser vivificados junto com ele.

E viveremos aos seus olhos – Sua ressurreição é uma prova deles.

Comentário de E.W. Bullinger

Após dois dias: ou seja, dois dias após esse arrependimento nacional. Veja Oséias 5:15 , “até” .

nos reviver = nos trazer de volta à vida.

in = ativado.

viver = viver novamente em ressurreição. Referindo-se à ressurreição ainda futura do novo Israel (Eze 37), que assim se parecerá com a ressurreição do Messias ( 1 Coríntios 15:20 ).

aos seus olhos. Hebraico = diante de Sua face, como o pecado deles havia sido ( Oséias 7: 2 ).

Comentário de John Calvin

Este lugar os escritores hebreus pervertem, pois pensam que ainda serão redimidos pela vinda do Messias; e eles imaginam que este será o terceiro dia: pois Deus uma vez os tirou do Egito, essa foi sua primeira vida; depois, em segundo lugar, ele os restaurou à vida quando os trouxe de volta do cativeiro babilônico; e quando Deus, pela mão do Messias, os recolher de sua dispersão, isso, eles dizem, será a terceira ressurreição. Mas essas são noções frívolas. Não obstante, este lugar é geralmente referido a Cristo, como declarando, que Deus, depois de dois dias e no terceiro, levantaria sua Igreja; pois Cristo, sabemos, não ressuscitou privadamente para si mesmo, mas para seus membros, na medida em que ele é o primogênito daqueles que ressuscitarão. Esse sentido não parece então inadequado, isto é, que o Profeta aqui incentive os fiéis a ter esperança de salvação, porque Deus ressuscitaria seu Filho unigênito, cuja ressurreição seria a vida comum de toda a Igreja.

No entanto, esse sentido me parece refinado demais. Devemos sempre cuidar disso, de que não voamos no ar. Especulações sutis agradam à primeira vista, mas depois desaparecem. Que todo aquele que deseje proficiência nas Escrituras sempre cumpra essa regra – reunir dos Profetas e apóstolos apenas o que é sólido.

Vamos agora ver o que o Profeta quis dizer. Ele acrescenta aqui, duvido que não, uma segunda fonte de consolo, ou seja, que se Deus não revivesse imediatamente seu povo, não haveria razão para o atraso causar cansaço, como costuma acontecer; pois vemos que quando Deus nos permite definhar por muito tempo, nosso espírito falha; e aqueles que a princípio parecem bastante alegres e corajosos, com o passar do tempo, desmaiam. Como, então, a paciência é uma virtude rara, Oséias aqui nos exorta pacientemente a adiar o atraso, quando o Senhor não nos reviver imediatamente. Assim disseram os israelitas: Depois de dois dias Deus nos reviverá; no terceiro dia ele nos levará à vida

O que eles entenderam por dois dias? Até a longa aflição deles; como se dissessem: “Embora o Senhor não possa nos libertar de nossas misérias no primeiro dia, mas adiar por mais tempo nossa redenção, nossa esperança ainda não deve falhar; pois Deus pode levantar corpos de seus túmulos nada menos que restaurar a vida em um momento. ” Quando Daniel quis mostrar que a aflição do povo seria longa, ele diz:

‘Depois de um tempo, tempos e meio tempo’ ( Daniel 7:25 .)

Esse modo de falar é diferente, mas, no entanto, é o mesmo. Ele diz ‘depois de um tempo’, isto é, depois de um ano; isso seria tolerável: mas segue-se ‘e tempos’, isto é, muitos anos: Deus depois encurta esse período e traz redenção no momento em que menos se espera. Oséias menciona aqui dois anos, porque Deus não afligiria seu povo por um dia, mas, como vimos anteriormente, os subjugaria em graus; pois a perversidade do povo havia prevalecido tanto, que logo não puderam ser curados. Como quando as doenças criam raízes há muito tempo, elas não podem ser curadas imediatamente, mas há necessidade de remédios lentos e variados; e era um médico que tentava remover imediatamente uma doença que se apossara de um homem, ele certamente não o curaria, mas tiraria a vida: assim também quando os israelitas, por sua longa obstinação, se tornaram quase incuráveis, era necessário levá-los ao arrependimento por meio de punições lentas. Eles, portanto, disseram: Depois de dois dias, Deus nos reviverá; e assim eles se confirmaram na esperança da salvação, embora isso não apareça imediatamente: embora eles tenham permanecido nas trevas por muito tempo e o exílio por muito tempo que tivessem que suportar, eles ainda não deixaram de ter esperança: “Bem, deixem os dois os dias passam, e o Senhor nos reviverá. ”

Vemos que aqui um consolo se opõe às tentações, que tiram de nós a esperança da salvação, quando Deus suspende seu favor por mais tempo do que nossa carne deseja. Marta disse a Cristo: ‘Ele está agora podre, é o quarto dia’. (27) Ela achou absurdo remover a pedra do sepulcro, porque agora o corpo de Lázaro estava podre. Mas Cristo, neste caso, planejou mostrar seu próprio poder incrível restaurando a vida um corpo podre. Assim, os fiéis dizem aqui: O Senhor nos levantará após dois dias: “Embora o exílio pareça um sepulcro, onde a putrefação nos espera, o Senhor, pelo seu poder inefável, vence o que quer que pareça obstruir nossa restauração. ” Agora percebemos, como penso, o sentido simples e genuíno dessa passagem.

Mas, ao mesmo tempo, não nego, mas que Deus exibiu um exemplo notável e memorável do que é dito aqui em seu Filho unigênito. Muitas vezes, quando o atraso gera cansaço em nós, e quando Deus parece ter deixado de lado todos os nossos cuidados, vamos fugir para Cristo; pois, como foi dito, Sua ressurreição é um espelho de nossa vida; pois vemos como Deus costuma lidar com seu próprio povo: o Pai não restaurou a vida a Cristo assim que ele foi retirado da cruz; ele foi depositado no sepulcro e ficou ali até o terceiro dia. Quando Deus, então, pretender que devemos definhar por um tempo, vamos saber que somos assim representados em Cristo, nossa cabeça, e, portanto, vamos reunir materiais de confiança. Temos então em Cristo uma prova ilustre dessa profecia. Mas, em primeiro lugar, vamos nos apegar ao que dissemos, para que os fiéis aqui obtenham esperança por si mesmos, embora Deus não estenda imediatamente sua mão a eles, mas adie por um tempo sua graça de redenção.

Então ele acrescenta: Vamos viver diante dele , ou diante dele . Aqui, novamente, os fiéis se fortalecem, pois Deus os favoreceria com seu semblante paternal, depois de muito tempo lhes dar as costas. Vamos viver diante de seu rosto. Enquanto Deus não se importar conosco, uma destruição certa nos espera; mas assim que ele volta os olhos para nós, ele inspira a vida apenas com seu olhar. Então os fiéis prometem esse bem a si mesmos que o rosto de Deus voltará a brilhar após longas trevas: daí eles também colhem a esperança da vida e, ao mesmo tempo, se afastam de todos os obstáculos que obscurecem a luz da vida; pois enquanto corremos e vagamos aqui e ali, não podemos nos apegar à vida que Deus nos promete, pois os encantos deste mundo são tantos véus que impedem que nossos olhos vejam a face paterna de Deus. Devemos, então, lembrar que esta frase é acrescentada, que os fiéis, quando quiserem que Deus lhes dê as costas, não possam duvidar, mas que novamente os olharão. Vamos agora continuar –

Comentário de John Wesley

Depois de dois dias ele nos reviverá: no terceiro dia ele nos levantará, e viveremos diante dele.

Após dois dias – Após um curto período de sofrimento, Deus nos mostrará seu favor e reviverá nosso estado morto.

Revive-nos – Embora fôssemos como homens mortos, enterrados em nossas misérias, nosso Deus misericordioso nos vivificará.

Viva – Floresça em paz, riqueza e alegria; em justiça e segurança.

À sua vista – O olho de nosso Deus estar sobre nós para sempre.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *