Estudo de Mateus 22:23 – Comentado e Explicado


Mateus 22:23

Comentário de Albert Barnes

No mesmo dia chegou os saduceus – Para uma descrição dos saduceus, veja as notas em Mateus 3: 7 .

Sem ressurreição – A palavra “ressurreição” geralmente significa elevar o “corpo” à vida depois de morto, João 11:24 ; João 5:29 ; 1 Coríntios 15:22 . Mas os saduceus não apenas negaram isso, mas também um estado futuro, e a existência separada da alma após a morte, bem como a existência de anjos e espíritos, Atos 23: 8 . Ambas as doutrinas geralmente se mantêm ou caem juntas, e a resposta de nosso Salvador respeita ambas, embora mais claramente se refira “à existência separada da alma e a um futuro estado de recompensas e punições”, do que à ressurreição da corpo.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 22:23 . No mesmo dia chegou a ele os saduceus – sobre cujas doutrinas e conduta ver nota em Mateus 3: 7 ; que diz que não há ressurreição – nem mesmo nenhuma vida futura, pois a palavra a?astas?? , aqui traduzida ressurreição, é considerada por muitos homens instruídos como significante; sua doutrina é que, quando o corpo morre, a alma morre com ele, e que não há estado de recompensas ou punições após a morte, e nenhum julgamento por vir. “A palavra a?astas?? ”, diz o Dr. Campbell, “é realmente o termo comum pelo qual a ressurreição, apropriadamente chamada, é denominada no Novo Testamento; no entanto, essa não é a única nem a importação primitiva dela. Quando aplicada aos mortos, a palavra denota propriamente nada mais do que uma renovação da vida para eles, de qualquer maneira que isso aconteça. Os próprios fariseus não significavam universalmente por esse termo a reunião de alma e corpo, como é evidente no relato que o historiador judeu faz de sua doutrina, bem como em algumas passagens nos evangelhos. Dizer, portanto, em inglês, que eles negam a ressurreição, é dar um relato muito defeituoso de seus sentimentos sobre esse tópico, pois eles negaram a existência de anjos e todos os espíritos separados; no qual eles foram muito mais longe do que muitos pagãos, que, embora negassem o que os cristãos chamam de ressurreição do corpo, reconheceram um estado após a morte em que as almas dos falecidos existem e recebem a recompensa ou punição de seus ações.” O médico, portanto, redige a cláusula: Quem diz que não há vida futura, cuja versão, observa ele, não apenas fornece uma representação juster da hipótese sadduceana, mas é a única versão que faz o argumento de nosso Senhor parecer pertinente e nivelado contra a doutrina que ele queria refutar. Diz-se que na versão comum negam a ressurreição: isto é, que a alma e o corpo do homem serão reunidos mais adiante; e nosso Senhor traz um argumento do Pentateuco para provar – O quê? Não que eles se reencontrem (para isso nem sequer tem a relação mais distante), mas que a alma subsiste após a dissolução do corpo. Muitos teriam admitido, que negaram a ressurreição; contudo, tão evidentemente seu argumento atingiu a raiz do esquema dos saduceus, que eles foram silenciados por ele e, para a convicção dos ouvintes, confutados. Ora, isso não poderia ter acontecido, se o erro fundamental dos saduceus tivesse sido apenas a negação da ressurreição do corpo, e não a negação da imortalidade da alma ou de sua real subsistência após a morte. Se possível, as palavras Lucas 20:38 , pa?te? a?t? ??s?? , todos vivem para ele: (a saber, os patriarcas e todos os mortos fiéis) tornam ainda mais evidente que nosso Senhor considerou isso, ou seja, a prova de que a alma ainda continuava a viver após a morte natural de uma pessoa, era tudo o que cabia a quem confundisse os saduceus. Agora, se essa foi a subversão do saducismo, o saducismo deve ter consistido em negar que a alma continua a viver depois que o corpo morre. Certamente a resposta de nosso Senhor aqui, e grande parte do raciocínio de São Paulo, 1 Coríntios 15., procede com a suposição de tal negação. Assim, 2 Macabeus 12: 42-44 , o autor prova que Judas acreditava na ressurreição, por oferecer sacrifícios pelas almas dos mortos, o que mostra que, por ressurreição, ele quis dizer um estado futuro.

Comentário de E.W. Bullinger

No mesmo dia = On (grego. En. App-104.) No mesmo dia.

os saduceus. Nenhum artigo. Veja App-120.

não há ressurreição = não é uma ressurreição.

não. Grego. mim. Negar subjetivamente não o fato, mas afirmar sua descrença.

Comentário de John Calvin

Mateus 22:23 . No mesmo dia chegaram os saduceus. Vemos aqui como Satanás reúne todos os ímpios, que em outros aspectos diferem amplamente uns dos outros, para atacar a verdade de Deus. Pois, embora existissem conflitos mortais entre essas duas seitas, (66) eles conspiram juntos contra Cristo; para que os fariseus não fiquem descontentes por ter sua própria doutrina atacada na pessoa de Cristo. Assim, nos dias atuais, vemos todas as forças de Satanás, embora em outros aspectos elas se oponham, levantando-se de todas as mãos contra Cristo. E é tão feroz o ódio com que os papistas queimam contra o Evangelho, que apoiam de bom grado epicuristas, libertinos e outros monstros dessa descrição, desde que possam se valer de sua ajuda para realizar sua destruição. Em resumo, vemos que eles saem de vários campos para fazer um ataque a Cristo; e que isso foi feito, porque todos odiavam a luz da sã doutrina. Agora, os saduceus propõem uma pergunta a Cristo: que, pela aparência de absurdo, eles possam levá-lo a participar de seu erro, ou, se ele não concordar com eles, que possam sustentá-lo para desonrar e ridicularizar entre os ignorantes e ignorantes. multidão. É sem dúvida possível, que eles estavam acostumados a empregar esse sofisma por assediar os fariseus, mas agora eles tentam levar Cristo na mesma armadilha.

Quem diz que não há ressurreição. Como se originou a seita dos saduceus , explicamos sob outra passagem. Lucas nos assegura que eles negaram não apenas a ressurreição final do corpo, mas também a imortalidade da alma ( Atos 23: 8 ). E, de fato, se considerarmos adequadamente a doutrina das Escrituras, a vida da alma, à parte da esperança da ressurreição, será um mero sonho; pois Deus não declara que, imediatamente após a morte do corpo, as almas vivem – como se sua glória e felicidade já tivessem sido desfrutadas por elas em perfeições – mas atrasa a expectativa delas até o último dia. Reconheço prontamente que os filósofos, que ignoravam a ressurreição do corpo, têm muitas discussões sobre a essência imortal da alma; mas eles falam tão tolamente sobre o estado da vida futura que suas opiniões não têm peso. Mas, como as Escrituras nos informam que a vida espiritual depende da esperança da ressurreição, e que as almas, quando separadas dos corpos, esperam ansiosamente por ela, quem quer que destrua a ressurreição também priva as almas de sua imortalidade.

Agora, isso nos permite perceber a terrível confusão da Igreja Judaica, que seus governantes (67) em assuntos religiosos tiraram a expectativa de uma vida futura, de modo que, após a morte do corpo, os homens não diferiam em nada dos animais brutais . Eles realmente não negaram que nossas vidas deviam ser santas e justas, e não eram tão profanas que considerassem supérflua a adoração a Deus; pelo contrário, sustentavam que Deus é o juiz do mundo e que os assuntos dos homens são dirigidos por Sua providência. Mas como a recompensa dos piedosos, e da mesma forma o castigo devido aos ímpios, foram limitados por eles à vida atual, mesmo que houvesse verdade em suas afirmações, de que todo homem agora é tratado imparcialmente de acordo com seu mérito (68). ), no entanto, era excessivamente absurdo restringir as promessas de Deus dentro de limites tão estreitos. Agora, a experiência mostra claramente que eles eram responsáveis ??pela mais grosseira estupidez, uma vez que é manifesto que a recompensa que é oferecida pelo bem é deixada incompleta até outra vida, e da mesma forma que o castigo dos ímpios não é totalmente infligido neste mundo.

Em resumo, é impossível conceber algo mais absurdo do que esse sonho: os homens formados à imagem de Deus são extintos pela morte, como os animais. Mas quão vergonhoso e monstruoso foi que, enquanto, entre os idólatras profanos e cegos de todas as nações, alguma noção, pelo menos, de uma vida futura ainda persistia, entre os judeus, o povo peculiar de Deus, essa semente de piedade foi destruída. Não menciono que, quando viram que os santos pais aspiravam seriamente à vida celestial e que a aliança que Deus havia feito com eles era espiritual e eterna, eles deveriam ter sido piores do que estúpidos que permaneceram cegos no meio de tais coisas. luz clara. Mas, primeiro, essa foi a justa recompensa daqueles que haviam dividido a Igreja de Deus em seitas; e, segundo, dessa maneira o Senhor vingou o desprezo perverso de Sua doutrina.

Comentário de Adam Clarke

No mesmo dia – a malícia está sempre ativa; que seja derrotado com muita frequência, volta à carga. Jesus e seu evangelho não dão um quarto ao vício; o cruel não lhe dará um quarto.

Os saduceus – Para um relato deles, veja em Mateus 16: 1 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Mateus 22:23 . No mesmo dia chegou a ele os saduceus é sabido que Sadoc, o mestre desta seita, e de quem os saduceus levavam seu nome, pensava que Deus não deveria ser servido por princípios mercenários; isto é, como ele explicou de maneira grosseira, pela esperança de recompensa ou medo de punição. Seus seguidores interpretaram isso como uma negação implícita de um estado futuro e assimilaram essa noção perniciosa da destruição total da alma na morte; – igualmente desconfortável e absurda. A história que eles mencionam aqui parece ter sido uma espécie de objeção comum, como a encontramos nos antigos escritores judeus. Alguns são de opinião que, pela ressurreição que os saduceus negaram, deve ser entendida como a ressurreição do corpo; outros afirmam que isso significa simplesmente a existência de homens em um estado futuro: no entanto, apropriadamente falando, as duas noções coincidem, pois, como os saduceus negavam a imaterialidade da alma, um estado futuro, de acordo com suas concepções, poderia significar nada mais senão a ressurreição do corpo; e negar a ressurreição do corpo era a mesma coisa com negar um estado futuro. Além disso, como não tinham idéia do espírito, eram obrigados a usar termos relativos ao corpo, quando falavam de uma vida futura. Daí veio o uso familiar da palavra ressurreição em suas disputas, para denotar um estado futuro simplesmente; e esse sentido não é mais incomum do que o significado que eles afixaram à palavra morto, quando o fizeram significar pessoas aniquiladas ou que não têm nenhuma existência. Veja Lucas 20:38 . O raciocínio de nosso Senhor em favor de um estado futuro, colocado nessa visão, é claro e conclusivo. Veja Drusius e Lightfoot no local.

Comentário de John Wesley

No mesmo dia chegaram a ele os saduceus, que dizem que não há ressurreição, e perguntaram a ele:

Marcos 12:18.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *