Estudo de Judas 1:1 – Comentado e Explicado

Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos eleitos bem-amados em Deus Pai e reservados para Jesus Cristo.
Judas 1:1

Comentário de Albert Barnes

Judas, o servo de Jesus Cristo – Se a visão adotada na Introdução à Epístola está correta, Judas manteve uma relação próxima com o Senhor Jesus, sendo, como Tiago, “o irmão do Senhor”, Gálatas 1:19 . As razões pelas quais ele não divulgou esse fato aqui, como uma denominação que serviria para designá-lo e como demonstrando sua autoridade para se dirigir a outras pessoas da maneira que ele propôs fazer nesta epístola, provavelmente foram:

(1) que o direito de fazer isso não se baseava em seu mero “relacionamento” com o Senhor Jesus, mas no fato de que ele havia chamado certas pessoas para serem seus apóstolos, e as havia autorizado a fazê-lo; e,

(2) que uma referência a esse relacionamento, como fundamento da autoridade, possa ter criado ciúmes entre os próprios apóstolos. Podemos aprender com o fato de que Judas se chama meramente “o servo do Senhor Jesus”, isto é, um cristão,

(a) que essa distinção é mais a desejar do que seria um mero relacionamento natural com o Salvador e, conseqüentemente.

(b) que é uma honra maior do que qualquer distinção decorrente de nascimento ou família. Compare Mateus 12: 46-50 .

E irmão de James – Veja a introdução, Seção 1.

Para aqueles que são santificados por Deus Pai – para aqueles que são “santos” ou que são “santos”. Compare a nota de Romanos 1: 7 ; Nota 1: 1 de Filêmon . Embora esse título seja geral, dificilmente se pode duvidar de que ele tinha alguns santos em particular, a saber, aqueles que foram expostos aos perigos a que ele se refere na Epístola. Ver Introdução, Seção 3. Como a Epístola provavelmente foi “enviada” aos cristãos que residiam em um determinado local, não foi necessário designá-los mais particularmente, embora isso tenha sido feito com frequência. A versão siríaca acrescenta aqui: “Aos gentios que são chamados, amados por Deus Pai”, etc.

E preservado em Jesus Cristo – Veja as notas, 1 Pedro 1: 5 . O significado é que eles deviam sua preservação inteiramente a ele; e se eles fossem trazidos para a vida eterna, seria somente por ele. O que o apóstolo aqui diz daqueles a quem ele escreveu é verdade para todos os cristãos. Todos eles cairiam e pereceriam se não fosse pela graça de Deus mantê-los.

E chamado – Chamado para ser santo. Veja Romanos 1: 7 nota; Efésios 4: 1 nota.

Comentário de Joseph Benson

1: 1-2 . Judas, o servo de Jesus Cristo – A maior glória a que qualquer homem ou anjo pode aspirar. A palavra servo, sob a antiga aliança, foi adaptada ao espírito de medo e servidão, que se apegava a essa dispensação. Mas quando chegou o tempo designado pelo Pai para o envio de seu Filho, para resgatar os que estavam debaixo da lei, a palavra servo (usada pelos apóstolos a respeito de si e de todos os filhos de Deus) significava aquele que, tendo o Espírito de adoção, foi libertado pelo Filho de Deus. Ser servo é fruto e perfeição de ser filho. E sempre que o trono de Deus e do Cordeiro estiver na Nova Jerusalém, será de fato que seus servos o servirão, Apocalipse 22: 3 . E irmão de Tiago – Tão conhecido por seus distintos serviços na causa de Cristo e de seu evangelho. St. James era o mais eminente, a saber, James the Less, geralmente denominado irmão do Senhor; e Judas, sendo seu irmão, também poderia ter sido chamado de irmão de Cristo, em vez de irmão de Tiago. Mas ele evitou a designação na inscrição de uma carta, que ele escreveu no caráter de apóstolo, para mostrar que, seja qual for o respeito como homem que ele mereça por causa de sua relação com Cristo, ele não lhe deria autoridade. apóstolo, nem reivindicou nenhum. Àqueles que são santificados por Deus Pai – dedicados ao seu serviço, separados para ele e santificados pela influência de sua graça; e preservado em Jesus Cristo – Na fé e profissão de Cristo, e união com ele e por seu poder. Em outras palavras, trazido para a comunhão de sua religião e guardado por sua graça no meio de mil armadilhas, o que poderia tê-los tentado a destruir a fé. E chamado – Pela pregação da palavra, pelas dispensações da providência divina e pelos desenhos da graça divina; chamados a receber toda a bênção do evangelho no tempo e na eternidade. Essas coisas são premissas, para que nenhuma delas seja desencorajada pelas coisas terríveis que serão mencionadas posteriormente. Misericórdia e paz, etc. – Uma bênção santa e verdadeiramente apostólica, diz Estius; observando que, a partir disso, e as bênçãos nas duas epístolas de Pedro, aprendemos que as bênçãos nas epístolas de Paulo devem ser completadas adicionando a palavra multiplicada.

Comentário de E.W. Bullinger

Jude . Ver notas introdutórias.

o = a.

servo . App-190.

Jesus Cristo . App-98.

James . Veja Tiago 1: 1 .

santificado . Todos os textos e o siríaco liam “amados” (App-135.)

por = in. App-104.

Deus App-98.

Pai . App-98.

preservado = mantido. Grego. tereo . Ocorra cinco vezes na epístola, versículos: Judas 1: 1 , Judas 1: 6 , Judas 1: 6 , Judas 1:13 , Judas 1:21 . A palavra phulasso é usada em Judas 1:24 .

Comentário de John Calvin

1 Judas, servo de Jesus Cristo . Ele se chama servo de Cristo, não como o nome se aplica a todos os piedosos, mas com respeito ao seu apostolado; pois eles eram considerados peculiarmente os servos de Cristo, que tinham algum cargo público comprometido com eles. E sabemos por que os apóstolos costumavam se dar esse nome honroso. Quem não é chamado arrogante para si mesmo presunçosamente o direito e a autoridade do ensino. Então o chamado deles foi uma evidência para os apóstolos, de que eles não se lançaram em seus ofícios por vontade própria. No entanto, não era suficiente para ser nomeado para o cargo deles, exceto que eles o cumpriram fielmente. E, sem dúvida, aquele que se declara servo de Deus inclui ambas as coisas, isto é, que Deus é o doador do ofício que ele exerce e que ele executa fielmente o que lhe foi cometido. Muitos agem de maneira falsa e se gabam de ser o que estão muito longe de ser: devemos sempre examinar se a realidade corresponde à profissão.

E irmão de James . Ele menciona um nome mais célebre que o seu, e mais conhecido pelas igrejas. Pois embora a fidelidade da doutrina e da autoridade não dependa dos nomes dos homens mortais, é uma confirmação para a fé, quando a integridade do homem que assume o ofício de professor é garantida para nós. Além disso, a autoridade de Tiago não é aqui apresentada como a de um indivíduo particular, mas porque ele foi considerado por toda a Igreja como um dos principais apóstolos de Cristo. Ele era filho de Alpheus, como já disse em outros lugares. Não, esta passagem é uma prova suficiente para mim contra Eusébio e outros, que dizem que ele era um discípulo chamado Oblias, [Tiago], mencionado por Lucas, em Atos 15:13 ; Atos 21:18 , que era mais eminente que os apóstolos na Igreja. (187) Mas não há dúvida de que Judas menciona aqui seu próprio irmão, porque ele era eminente entre os apóstolos. É, então, provável, que ele foi a pessoa a quem a principal honra foi concedida pelo resto, de acordo com o que Lucas relaciona.

Para aqueles que são santificados por Deus Pai , ou, para os chamados que são santificados, etc. (188) Por essa expressão, “os chamados”, ele denota todos os fiéis, porque o Senhor os separou para si. Mas, como o chamado não é mais que o efeito da eleição eterna, às vezes é necessário. Nesse lugar, faz pouca diferença a maneira como você a toma; pois ele, sem dúvida, elogia a graça de Deus, pela qual ele tem prazer em escolhê-los como seu tesouro peculiar. E ele sugere que os homens não antecipam a Deus, e que eles nunca vêm a ele até que ele os atraia.

Do mesmo, ele diz que eles foram santificados em Deus Pai , que pode ser traduzido como “por Deus Pai”. Contudo, retive a própria forma da expressão, para que os leitores possam exercer seu próprio julgamento. Pois pode ser que esse seja o sentido, – sendo profanos em si mesmos, eles tiveram sua santidade em Deus. Mas a maneira pela qual Deus santifica é, regenerando-nos pelo seu Espírito.

Outra leitura, que a Vulgata seguiu, é um tanto dura: “Para o amado ( ??ap?µ????? ) em Deus, o Pai”. Eu, portanto, considero isso corrupto; e é, de fato, encontrado em poucas cópias.

Ele acrescenta ainda que eles foram preservados em Jesus Cristo . Pois devemos estar sempre em perigo de morte por meio de Satanás, e ele pode nos tomar a qualquer momento como presa fácil, se não estivéssemos seguros sob a proteção de Cristo, a quem o Pai deu para ser nosso guardião, de modo que nenhum deles quem ele recebeu sob seus cuidados e abrigo deveria perecer.

Judas então menciona aqui uma bênção tríplice, ou favor de Deus, com respeito a todos os piedosos – que ele os fez por seus chamados participantes do evangelho; que ele os regenerou, pelo seu Espírito, para novidade de vida; e que ele os preservou pela mão de Cristo, para que não caiam da salvação.

Comentário de Adam Clarke

Judas, o servo de Jesus Cristo – provavelmente Judas, o apóstolo, que tinha o sobrenome Thaddeus e Lebbeus, era filho de Alpheus e irmão de James, Joses e Simão. Veja Mateus 10: 3 e colabore com Lucas 6:16 ; Mateus 13:55 .

Irmão de Tiago – Supõe-se que seja Tiago menos, bispo de Jerusalém, mencionado aqui, porque ele era uma pessoa eminente na Igreja. Veja o prefácio de St. James.

Para aqueles que são santificados por Deus – em vez de ???asµe???? , para o santificado, AB, vários outros, tanto o siríaco, o árabe de Erpen, o copta, o sahídico, o armênio, o etiópico e a vulgata, com vários pais, têm ??ap?µe???? , para eles que são amados; e antes de e? t? Te? , em Deus, alguns MSS., com os siríacos e armênios, têm e??es?? , para os gentios, em Deus, o Pai: mas embora a primeira seja apenas uma leitura provável, isso é muito menos. São Judas escreve a todos os crentes em todos os lugares, e não a nenhuma igreja em particular; portanto, essa epístola foi chamada epístola geral. Santificado significa aqui consagrado a Deus pela fé em Cristo.

Preservado em (ou por) Jesus Cristo – Significa aqueles que continuaram inabaláveis ??na fé cristã; e implica também que ninguém pode ser preservado na fé que não continua em união com Cristo, por cuja graça somente eles podem ser preservados e chamados. Isso deve ser lido consecutivamente com os outros epítetos, e deve ser, em uma tradução, lido primeiro que por último, para os santos em Deus Pai, chamados e preservados por Cristo Jesus. Santos é o mesmo que cristãos; para se tornarem tais, foram chamados a crer em Cristo pela pregação do Evangelho, e, tendo crido, foram preservados pela graça de Cristo na vida e na prática da piedade.

Comentário de Thomas Coke

Judas 1: 1 . E irmão de Tiago, Ele também poderia se chamar irmão de nosso Senhor, pois estava quase relacionado ao Senhor Jesus Cristo, segundo a carne; mas, embora os evangelistas lhes tenham dado esse título, nem Judas nem seu irmão Tiago jamais o levaram a si mesmos: talvez eles o tenham evitado por sua grande humildade, ou intimando que, apesar de conhecerem a Cristo segundo a carne, ou se valorizavam por estarem relacionados a ele, mas agora, a partir de agora, não o conheciam mais, nem se valorizavam tanto por esse motivo, como por serem seus servos fiéis. Preservado em Jesus Cristo, significa “preservado naquela hora da tentação, quando tantos falsos mestres haviam corrompido o evangelho, e um número tão grande de cristãos havia caído da pureza dele”. Ao conservarem sua integridade, seriam preservados dos julgamentos que caíam sobre os que haviam caído; e podem depender disso, para que, se fiéis até a morte, recebam em devido tempo a sua recompensa.

Comentário de Scofield

preservado

Garantia é a convicção plena do crente de que, somente pela obra de Cristo, recebida pela fé, ele está de posse de uma salvação na qual será eternamente guardado. E essa garantia repousa apenas nas promessas das Escrituras para quem crer.

Comentário de John Wesley

Judas, o servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, para os que são santificados por Deus Pai e preservados em Jesus Cristo, e chamavam:

Judas, um servo de Jesus Cristo – A mais alta glória a que qualquer anjo ou homem pode aspirar. A palavra servo, sob a antiga aliança, foi adaptada ao espírito de medo e servidão que se agarra a essa dispensação. Mas quando chegou a hora designada pelo Pai, para o envio de seu Filho para resgatar os que estavam debaixo da lei, a palavra servo (usada pelos apóstolos a respeito de si mesmos e de todos os filhos de Deus) significava aquele que, tendo o Espírito de adoção, é libertado pelo Filho de Deus. Ser servo é fruto e perfeição de ser filho. E sempre que o trono de Deus e do Cordeiro estiver na nova Jerusalém, será de fato que “seus servos o servirão”, Apocalipse 22: 3 .

O irmão de Tiago – São Tiago era o mais eminente, geralmente denominado “o irmão do Senhor”. Para aqueles que são amados – A conclusão, Judas 1:21 , responde exatamente a introdução.

E preservada por Jesus Cristo – Portanto, tanto a primavera quanto a realização da salvação são apontadas. Isso é premissa, para que nenhum deles seja desencorajado pelas coisas terríveis que são mencionadas posteriormente.

E chamado – Para receber toda a bênção de Deus, no tempo e na eternidade.

Referências Cruzadas

Mateus 10:3 – Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;

Marcos 3:18 – André; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu; Simão, o zelote,

Lucas 6:16 – Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor.

João 6:39 – E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia.

João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

João 12:26 – Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.

João 14:22 – Disse então Judas ( não o Iscariotes ): “Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo? “

João 15:16 – Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.

João 17:11 – Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um.

João 17:15 – Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.

João 17:17 – Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

João 17:19 – Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.

Atos dos Apóstolos 1:13 – Quando chegaram, subiram ao aposento onde estavam hospedados. Achavam-se presentes Pedro, João, Tiago e André; Filipe, Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão, o zelote, e Judas, filho de Tiago.

Atos dos Apóstolos 20:32 – “Agora, eu os entrego a Deus e à palavra da sua graça, que pode edificá-los e dar-lhes herança entre todos os que são santificados.

Atos dos Apóstolos 27:23 – Pois ontem à noite apareceu-me um anjo do Deus a quem pertenço e a quem adoro, dizendo-me:

Romanos 1:1 – Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

Romanos 6:22 – Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.

Romanos 8:30 – E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.

Romanos 9:24 – ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

Romanos 16:18 – Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam os corações dos ingênuos.

1 Coríntios 1:2 – à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

1 Coríntios 6:11 – Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.

Efésios 5:26 – para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,

1 Tessalonicenses 2:12 – exortando, consolando e dando testemunho, para que vocês vivam de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu Reino e glória.

1 Tessalonicenses 5:23 – Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

2 Timóteo 4:18 – O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.

Hebreus 3:1 – Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos.

Tiago 1:1 – Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos dispersas entre as nações: Saudações.

1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

1 Pedro 1:5 – que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

1 Pedro 5:10 – O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *