Estudo de Romanos 8:30 – Comentado e Explicado

E aos que predestinou, também os chamou; e aos que chamou, também os justificou; e aos que justificou, também os glorificou.
Romanos 8:30

Comentário de Albert Barnes

Além disso … – Neste versículo, para mostrar aos cristãos o verdadeiro consolo derivado do fato de serem predestinados, o apóstolo declara a conexão entre essa predestinação e sua certa salvação. Um implicava o outro.

A quem ele predestinou – Todos os que ele predestinou.

Eles também chamou – Chamado pelo seu Espírito para se tornar cristão. Ele chamou, não apenas por um convite externo, mas de maneira que eles de fato fossem justificados. Isso não pode se referir simplesmente a um chamado externo do evangelho, uma vez que os que aqui são chamados a serem chamados também devem ser justificados e glorificados. O significado é que existe uma certa conexão entre a predestinação e a chamada, que será manifestada no devido tempo. A conexão é tão certa que uma infalivelmente protege a outra.

Ele justificou – Veja a nota em Romanos 3:24 . Não que ele os justificasse desde a eternidade, pois isso não era verdade; e se fosse, também se seguiria que ele os glorificou desde a eternidade, o que seria um absurdo. Isso significa que há uma sequência regular de eventos – a predestinação precede e protege o chamado; e o chamado precede e assegura a justificação. Um está conectado no propósito de Deus com o outro; e um, de fato, não ocorre sem o outro. O propósito estava na eternidade. O chamado e justificação no tempo.

Eles também glorificou – Isto provavelmente se refere ao céu. Significa que há uma conexão entre justificação e glória. Um não existe sem o outro no seu próprio tempo; como o chamado não subsiste sem o ato de justificação. Isso prova, portanto, a doutrina da perseverança dos santos. Existe uma conexão infalível e sempre existente entre a predestinação e a salvação final. Aqueles que são sujeitos de um são participantes do outro. Que esse é o sentido é claro,

(1) Porque é o significado natural e óbvio da passagem.

(2) porque isso apenas atenderia ao desígnio do argumento do apóstolo. Pois como seria uma fonte de consolo dizer-lhes a quem Deus sabia que ele predestinou, e a quem ele predestinou a quem chamou, e a quem chamou a ele justificou, e a quem justificou “pode ??cair e se perder para sempre?”

Comentário de E.W. Bullinger

Além disso = Mas.

também chamado = chamado também. Ver 1 Coríntios 1: 9 . uma

Também justificado = justificado (App-191.) também. Compare Romanos 2:13 .

também glorificado = glorificado (Veja Romanos 1:21 ) também. Neste belo Clímax (Apê-6), por outra Figura de linguagem ( Heterose dos Tempos, Apê-6), os chamados são mencionados como já (no propósito Divino) em Cristo, justificados e glorificados!

Comentário de John Calvin

30. E a quem ele determinou , (pré-infinito) , ele também chamou , etc. Para que agora ele demonstre com mais clareza como é verdade que uma conformidade com o estado humilhante de Cristo é para o nosso bem, ele adota um processo de graduação, pelo qual ele nos ensina, que a participação da cruz está tão ligada à nossa vocação, justificação e, em suma, à nossa glória futura, que eles não podem de maneira alguma ser separados.

Mas para que os leitores possam entender melhor o significado do apóstolo, pode ser bom repetir o que eu já disse: – que a palavra predeterminar não se refere à eleição, mas àquele propósito ou decreto de Deus pelo qual ele ordenou que a cruz é. ser suportado por seu povo; e declarando que agora são chamados, ele sugere, que Deus não ocultou o que determinara respeitá-los, mas fez com que soubesse que eles poderiam resignada e humildemente se submeter à condição que lhes era atribuída; pois chamar aqui deve ser diferenciado da eleição secreta, como sendo posterior a ela. Que ninguém então faça essa objeção – que não parece a ninguém o que Deus designou para ele, diz o apóstolo, que Deus por seu chamado presta um testemunho evidente a respeito de seu propósito oculto. Mas esse testemunho não é encontrado apenas na pregação externa do evangelho, mas também tem o poder do Espírito conectado a ele; porque se fala dos eleitos, a quem Deus não somente se dirige pela palavra externa, mas a quem ele também atrai interiormente.

A justificação pode ser estendida de maneira apropriada à continuidade incessante do favor de Deus, desde o momento de nosso chamado até a hora da morte; mas como Paulo usa essa palavra em toda a Epístola, para imputação gratuita de justiça, não há necessidade de nos desviarmos desse significado. O que Paulo realmente tinha em vista era mostrar que uma compensação mais preciosa é oferecida a nós, do que o que deveria nos permitir evitar as aflições; pois o que é mais desejável do que se reconciliar com Deus, para que nossas misérias não sejam mais um sinal de maldição, nem nos levem à ruína?

Ele então acrescenta imediatamente que aqueles que agora são pressionados pela cruz serão glorificados; de modo que suas tristezas e censuras não lhes trarão perdas. Embora a glorificação ainda não seja exibida, exceto em nossa Cabeça, ainda assim, de uma maneira que contemplamos nele nossa herança da vida eterna, sua glória nos traz tanta segurança a respeito de nossa própria glória, que nossa esperança pode ser justamente comparada a uma possessão atual.

Podemos acrescentar que Paulo, imitando o estilo da língua hebraica, adota nesses verbos o passado, em vez do tempo presente. (270) Um ato contínuo é sem dúvida o que se entende, de acordo com essa importância: “Aqueles a quem Deus agora, consistentemente com seu propósito, exercita-se debaixo da cruz são chamados e justificados, para que tenham esperança de salvação, para que nada de sua glória decai durante sua humilhação; porque, embora suas atuais misérias a deformam perante o mundo, ainda assim diante de Deus e dos anjos sempre brilha como perfeito. ” O que Paulo então quer dizer com esta graduação é que as aflições dos fiéis, pelas quais agora são humilhadas, se destinam a esse fim – para que os fiéis, tendo obtido a glória do reino celestial, possam alcançar a glória da ressurreição de Cristo, com quem eles agora são crucificados.

Comentário de Adam Clarke

A quem ele predestinou, etc. – Os gentios, a quem determinou chamar em sua Igreja com o povo judeu, Ele chamou – Ele convidou pela pregação do Evangelho, a crer em seu Filho Jesus Cristo. Vale ressaltar que tudo o que é falado aqui se refere ao que já havia ocorrido; pois o chamado, a justificação e a glorificação são aqui representados como já tendo ocorrido, bem como o conhecimento prévio e o predestinação. Portanto, é razoável supor que o apóstolo se refira ao que Deus já havia feito entre os judeus e gentios: embora ele também possa falar das coisas que não eram como se fossem.

Ele também justificou – Perdoou os pecados de todos aqueles que com arrependimento sincero e fé verdadeira se voltaram para ele.

Ele também glorificou – Ele honrou e dignificou os gentios com os mais altos privilégios, e já levou muitos deles ao reino da glória, e muitos outros estão a caminho; e todos que o amam, e continuam fiéis até a morte, herdarão essa glória eternamente. Por isso se acrescenta que ele também glorificou; pois todas as honras que ele lhes confere respeitam e pretendem promover sua felicidade infinita; e embora os termos aqui sejam usados ??em um sentido mais geral, ainda assim, se os tomarmos de maneira mais restritiva, devemos considerar que no trabalho de justificação está implícita a santificação; justificação sendo a base e o início desse trabalho. Com tudo isso, aprendemos que ninguém será glorificado que não tenha sido santificado e justificado; que os justificados são aqueles que foram chamados ou convidados pelo Evangelho de Cristo; que aqueles que tiveram esse chamado são aqueles a quem Deus decidiu conceder esse privilégio – eles não escolheram essa salvação primeiro, mas Deus os enviou quando não o conheciam – e, portanto, a salvação do mundo gentio, bem como a dos judeus, vem da misericórdia gratuita do próprio Deus, foi o resultado de desígnios infinitos e permanece no mesmo terreno que a vocação etc. do povo judeu. A palavra d??a , que prestamos glória, e d??a?? , para glorificar, significa significar ilustre, eminente etc., etc., etc., em várias partes do Novo Testamento; e, nesse sentido, o verbo é usado em João 11: 4 ; João 12:23 , João 12:28 ; João 13:31 , João 13:32 ; João 14:13 ; João 15: 8 ; João 21:19 ; Atos 3:13 ; Atos 11:13 ; em nenhum dos lugares onde a beatificação eterna pode ser planejada. Aqui parece significar que aqueles a quem Deus havia chamado a um estado de justificação, ele tornara ilustres por inúmeros presentes, graças e privilégios, da mesma maneira que ele fizera aos israelitas da antiguidade.

Todo o discurso anterior mostrará que tudo aqui é condicional, no que se refere à salvação última de qualquer pessoa que professa o Evangelho de Cristo; pois as promessas são feitas ao caráter, e não às pessoas, como alguns afirmaram de maneira mais imprudente. O apóstolo insiste em um personagem desde o começo do capítulo. Romanos 8: 1 ; : Não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, que andam não segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:13 ; : Se viverdes segundo a carne, morrereis etc. A absoluta necessidade de santidade para a salvação é o próprio sujeito de seu discurso; ele afirma positivamente e estabelece pelos argumentos mais sólidos. Na própria entrada de seu argumento aqui, ele cuida de estabelecer a conexão entre nosso chamado e nosso amor e obediência a Deus, com o objetivo de evitar o erro em que tantos caíram, por sua grande desatenção ao escopo de seu raciocínio. . Romanos 8:28 ; : Todas as coisas funcionam juntas para sempre – Para quem? Àqueles que amam a Deus: àqueles que são chamados segundo o seu propósito. Àqueles que amam a Deus, porque são chamados segundo o seu propósito; pois somente aqueles que amam a Deus podem colher qualquer benefício por essa predestinação, vocação ou qualquer outro exemplo do favor de Deus. Veja as observações no final deste capítulo ( Romanos 8:39 ; (nota)).

Comentário de Thomas Coke

Romanos 8:30 . Eles também glorificou Essas palavras devem ser traduzidas, Eles também glorificou, dando-lhes aquele Espírito que é o mais fervoroso da glória dos fiéis, sendo abençoados com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, Efésios 1: 3 sendo vivificados juntos com Cristo, e levantados juntos, e obrigados a sentar-se juntos em lugares celestiais em Cristo Jesus, Efésios 2: 5-6 . E por causa deste Espírito Santo dado, com a pregação do Evangelho, diz-se que o ministério da justificação está em glória, como sendo o ministério do Espírito de Deus, 2 Coríntios 3: 8-11 e nós, pela participação de Diz-se que este Espírito do Senhor não apenas contempla a glória do Senhor, mas também deve ser transformado à mesma imagem de glória em glória, Romanos 8:18 do mesmo capítulo. A favor dessa interpretação, note-se que, quando o apóstolo fala de nossa glorificação final, ele ainda fala dela como algo futuro, Romanos 8: 17-18 ; Romanos 8:21 enquanto aqui fala da glorificação como de uma coisa passada, dizendo a quem ele justificou, a eles também glorificou. Então, quando um milagre foi realizado em nome de Cristo, Deus o glorificou, Atos 3:13 . Veja Lucas 4:15 . João 8:54 ; João 11: 4 ; João 13: 31-32 ; João 14:14 . 1 Coríntios 12:26 .

Comentário de John Wesley

Além disso, a quem predestinou, a eles também chamou; e a quem chamou, a eles também justificou; e a quem justificou, a esses também glorificou.

Eles ele – No devido tempo.

Chamado – Pelo seu evangelho e seu Espírito.

E a quem ele chamou – Quando obediente ao chamado celestial, Atos 26:19 .

Ele também justificou – perdoou e aceitou.

E a quem ele justificou – Desde que “continuassem em sua bondade”, Romanos 11:22 , ele no fim glorificou – São Paulo não afirma, nem aqui nem em nenhuma outra parte de seus escritos. que exatamente o mesmo número de homens é chamado, justificado e glorificado. Ele não nega que um crente possa se afastar e ser interrompido entre seu chamado especial e sua glorificação, Romanos 11:22 . Ele também não nega que muitos sejam chamados que nunca são justificados. Ele apenas afirma que este é o método pelo qual Deus nos leva passo a passo em direção ao céu.

Ele glorificou – Ele fala como alguém que olha para trás do objetivo, sobre a raça da fé. De fato, a graça, como é iniciada a glória, é ao mesmo tempo um fervoroso e antecipado da glória eterna.

Referências Cruzadas

Isaías 41:9 – eu os tirei dos confins da terra, de seus recantos mais distantes eu os chamei. Eu disse: “Você é meu servo”; eu o escolhi e não o rejeitei.

João 5:24 – “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.

João 6:39 – E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia.

João 17:22 – Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um:

João 17:24 – “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

Romanos 1:6 – E vocês também estão entre os chamados para pertencerem a Jesus Cristo.

Romanos 3:22 – justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,

Romanos 5:8 – Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.

Romanos 8:1 – Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,

Romanos 8:17 – Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Romanos 8:33 – Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

Romanos 9:23 – Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória,

1 Coríntios 1:2 – à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

1 Coríntios 1:9 – Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

1 Coríntios 6:11 – Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.

2 Coríntios 4:17 – pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

Efésios 2:6 – Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,

Efésios 4:4 – Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só;

Colossenses 3:4 – Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.

1 Tessalonicenses 2:12 – exortando, consolando e dando testemunho, para que vocês vivam de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu Reino e glória.

2 Tessalonicenses 1:10 – Isso acontecerá no dia em que ele vier para ser glorificado em seus santos e admirado em todos os que creram, inclusive vocês que creram em nosso testemunho.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

2 Timóteo 2:11 – Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos;

Tito 3:4 – Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,

Hebreus 9:15 – Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

1 Pedro 3:9 – Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança.

1 Pedro 4:13 – Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.

1 Pedro 5:10 – O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

2 Pedro 1:10 – Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,

Apocalipse 17:14 – Guerrearão contra o Cordeiro, mas o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; e vencerão com ele os seus chamados, escolhidos e fiéis”.

Apocalipse 19:9 – E o anjo me disse: “Escreva: Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro! ” E acrescentou: “Estas são as palavras verdadeiras de Deus”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *