Estudo de João 17:22 – Comentado e Explicado

Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um:
João 17:22

Comentário de Albert Barnes

E a glória … – A honra que você me conferiu ao me admitir em união com você, a mesma honra que eu lhes conferi ao admiti-los como união comigo.

Pode ser um, assim como nós somos um – não na natureza ou no modo de existência – pois esse não era o assunto do discurso e seria impossível – mas no sentimento, em princípio, no propósito. Demonstrando, como o Pai e o Filho sempre fizeram, o mesmo grande objetivo e plano; não perseguindo interesses diferentes ou contrariando os propósitos uns dos outros, ou formando partes, mas buscando os mesmos fins pelos mesmos meios. Esta é a união entre o Pai e o Filho. Sempre, na criação, preservação e redenção do mundo, o Pai e o Filho buscaram o mesmo objeto, e esse é o modelo no qual os cristãos devem agir.

Comentário de E.W. Bullinger

mais gay . Aqui a leitura deve ser “dada” .

Comentário de John Calvin

22. E lhes dei a glória que me deste. Observe-se aqui que, enquanto um padrão de perfeita felicidade era exibido em Cristo, ele não tinha nada que pertencia peculiarmente a si mesmo, mas era rico, a fim de enriquecer aqueles que acreditavam nele. Nossa felicidade está em ter a imagem de Deus restaurada e formada novamente em nós, que foi desfigurada pelo pecado. Cristo não é apenas a imagem viva de Deus, na medida em que ele é a eterna Palavra de Deus. mas mesmo em sua natureza humana, que ele tem em comum conosco, a semelhança da glória do Pai foi gravada, de modo a formar seus membros à semelhança dela. Paulo também nos ensina isso, que

todos nós, com o rosto revelado, contemplando A GLÓRIA DE DEUS, somos transformados na mesma imagem,
( 2 Coríntios 3:18 .)

Por isso, segue-se que ninguém deve ser considerado entre os discípulos de Cristo, a menos que percebamos a glória de Deus impressa nele, como um selo, à semelhança de Cristo. Com o mesmo objetivo estão as palavras que se seguem imediatamente:

Comentário de Adam Clarke

E a glória que você me deu, eu lhes dei – Ou seja, o poder de realizar milagres e pregar a verdade inalterada, diga alguns; mas como nosso Senhor não está aqui orando pelos discípulos, mas por todos aqueles que devem crer nele por meio de sua palavra, João 17:20 , é mais natural entender a passagem dessa maneira. Como Cristo, de acordo com sua natureza humana, é denominado Filho de Deus, ele pode ser entendido como dizendo: “Comuniquei a todos aqueles que acreditam ou acreditam em mim o privilégio glorioso de se tornar filhos de Deus; sendo todos filhos adotivos do mesmo Pai, eles podem permanecer em paz, amor e unidade “. Por essa razão, diz-se, Hebreus 2:11 , que Cristo não se envergonha de chamá-los de irmãos. Contudo, nosso Senhor aqui, como em vários outros lugares, pode estar usando o passado para o futuro; e as palavras podem, portanto, ser entendidas da glória que deveriam compartilhar com ele no céu.

Comentário de Thomas Coke

João 17: 22-23 . E a glória que me deste, etc. – “Além disso, a glória da inspiração, de uma missão divina e do poder dos milagres para confirmar aquela missão que me deste, eu conferi aos meus apóstolos; aqueles que deveriam ser convertidos por eles e empregados para pregar o evangelho ao mundo; para que, sendo comissionados pela mesma autoridade e iluminados com um Espírito, possam concordar plenamente em sua doutrina, e seu trabalho possa levar a um fim: para que se tornem dignos mensageiros de ti e do teu Filho unigênito, e façam com que o mundo saiba plenamente que tu me enviaste o seu Mestre, e que os aprovas e o seu empreendimento, assim como me aprovaste. . ” Em que medida essa oração pela unidade dos primeiros pregadores foi respondida, aprendemos da história dos Atos; e sua unidade deve parecer muito notável, quando se considera o grande número de empregados na pregação do evangelho nos vários países do mundo. Não obstante, nossa admiração cessará, quando lembramos que todos os que possuíam o poder dos milagres e pregavam com qualquer autoridade eram inspirados pelo Espírito de Deus; assim, não podiam senão todos concordar com o mesmo esquema glorioso e divino da religião. Podemos apenas observar aqui a soma de toda a oração de nosso Senhor, primeiro,

“Recebe-me na tua e na minha glória; em segundo lugar, que meus apóstolos compartilhem dela: em terceiro lugar, e todos os outros crentes; e, em quarto lugar, que todo o mundo acredite.”

Comentário de John Wesley

E a glória que tu me deste eu lhes dei; para que sejam um, assim como nós somos um:

A glória que me deste, eu lhes dei – A glória do unigênito brilha em todos os filhos de Deus. Quão grande é a majestade dos cristãos.

Referências Cruzadas

Marcos 6:7 – Chamando os Doze para junto de si, enviou-os de dois em dois e deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos.

Marcos 16:17 – Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;

Lucas 22:30 – para que vocês possam comer e beber à minha mesa no meu Reino e sentar-se em tronos, julgando as doze tribos de Israel.

João 1:16 – Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça.

João 14:20 – Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.

João 15:18 – “Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes odiou a mim.

João 20:21 – Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”.

Atos dos Apóstolos 5:41 – Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome.

Romanos 15:15 – A respeito de alguns assuntos, eu lhes escrevi com toda a franqueza, como para fazê-los lembrar-se novamente deles, por causa da graça que Deus me deu,

2 Coríntios 3:18 – E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

2 Coríntios 5:20 – Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.

2 Coríntios 6:1 – Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus.

Efésios 2:20 – edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,

Filipenses 1:29 – pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,

Colossenses 1:24 – Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.

2 Tessalonicenses 1:5 – Elas dão prova do justo juízo de Deus, que deseja que vocês sejam considerados dignos do seu Reino, pelo qual vocês também estão sofrendo.

1 João 1:3 – Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.

1 João 3:24 – Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.

Apocalipse 21:14 – A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *