Estudo de Romanos 15:15 – Comentado e Explicado

Se, em parte, vos escrevi com particular liberdade, foi para relembrar-vos. E o fiz em virtude da graça que me foi dada por Deus,
Romanos 15:15

Comentário de Albert Barnes

No entanto – Não obstante a minha total persuasão do seu conhecimento e do seu propósito de fazer o que é certo. Talvez ele se refira também ao fato de ser um estranho para eles.

O mais ousadamente – mais ousadamente do que se poderia esperar de um estranho. A razão pela qual ele demonstrou essa ousadia ao declarar seus sentimentos, ele imediatamente afirma – que havia sido chamado especialmente para a função de instruir os gentios.

De alguma forma – ?p? µ???? apo merosEm parte. Alguns supuseram que ele se referisse a uma “festa” em Roma – a festa dos gentios (Whitby). Alguns o referem a diferentes “partes” de sua epístola – em alguns assuntos (Stuart). Provavelmente, a expressão foi projetada para qualificar a frase “com mais ousadia”. A frase, diz Grotius, “diminui” aquilo de que é falada, como 1 Coríntios 13: 9 , 1 Coríntios 13:12 ; 2 Coríntios 1:14 ; 2 Coríntios 2: 5 ; e significa o mesmo que “um pouco mais livremente”; isto é, fui induzido a escrever mais livremente, “em parte” porque fui designado para esse mesmo cargo. Escrevo um pouco mais livremente para uma igreja entre os gentios do que deveria para uma entre os judeus, “porque” fui designado para esse mesmo cargo.

Como colocar você em mente – grego, chamando a sua “lembrança” ou “lembrando” você; compare 2 Pedro 1: 12-13 . Essa era uma maneira delicada de comunicar instruções. Os apóstolos presumiram que todos os cristãos estavam familiarizados com as grandes doutrinas da religião; mas eles não mandaram, ordenaram ou assumiram um espírito; de ditado. Quão feliz seria se todos os professores imitassem o exemplo dos “apóstolos” nisso, e fossem tão modestos e humildes “como eram”.

Por causa da graça … – Porque Deus me concedeu o favor de me designar para essa função; veja a nota em Romanos 1: 5 .

Comentário de E.W. Bullinger

No entanto = Mas.

irmãos Omitir.

escreveu = escreveu.

corajosamente = livremente.

até = para.

de alguma forma = parcialmente. Grego. apo (App-104.) merous.

colocando. . . mente = lembrando. Grego. epanamimnesko. Só aqui.

por causa de . App-104. Romanos 15: 2 .

graça . App-184.

de . App-104.

Comentário de John Calvin

15. Quanto mais ousadamente eu escrevi para você, etc. A desculpa segue, e ao adotar isso, para que ele possa mostrar mais plenamente sua modéstia, ele diz, por meio de concessão, que ele agiu com ousadia na interposição de um argumento. assunto que eles próprios foram capazes de fazer; mas ele acrescenta que foi levado a ser ousado por causa de seu cargo, porque era o ministro do evangelho dos gentios e, portanto, não podia passar por aqueles que também eram gentios. No entanto, ele se humilha, para exaltar a excelência de seu cargo; pois mencionando o favor de Deus, pelo qual ele foi elevado a essa alta honra, ele mostra que não podia permitir que o que ele fez de acordo com seu ofício apostólico fosse desprezado. Além disso, ele nega ter assumido o papel de professor, mas de admoestador (452).

Comentário de Adam Clarke

Não obstante – escrevi – não obstante, tenho essa convicção de seu amplo conhecimento das coisas de Deus, tive a coragem de escrever para você de algum tipo, ap? µe???? , para uma festa entre vocês, como alguns homens instruídos traduzem as palavras , que mais precisam dessas instruções do que as outras; e faço isso, por causa da graça, d?a t?? ?a??? – por causa do ofício que recebi de Deus, a saber, ser o apóstolo dos gentios. Essa autoridade lhe deu pleno direito de dizer, aconselhar ou ordenar qualquer coisa que ele julgasse ser importante para seus interesses espirituais. Este assunto ele aborda mais adiante no versículo seguinte.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 15:15 . De alguma forma ?p? µe???? . A palavra µe??? faz parte de qualquer coisa ou companhia de homens; e pode significar parte de ou uma parte entre as pessoas a quem o apóstolo escreve, ou de quem ele fala; Romanos 11:25 , 2 Coríntios 1:14 ; 2 Coríntios 2: 5 . Que ele tenha esse sentido aqui e signifique a parte gentia da igreja em Roma, é o mais provável, porque o apóstolo designa sua comissão como apóstolo dos gentios, por causa de sua ousadia por escrito. Escrevi com mais ousadia para você, porque, ou por causa da graça que me é dada por Deus, que eu deveria ser o ministro de Jesus Cristo para os gentios. Agora, isso seria um pedido de desculpas apenas à parte gentia da sociedade; e, portanto, para preservar a adequação do raciocínio do apóstolo, devemos, nessa visão, tornar ap? µe???? com relação a parte de você. Veja a nota no cap. Romanos 1: 5 .

Comentário de Scofield

graça Graça (transmitida). 1 Coríntios 1: 4 ; Romanos 6: 1 ; 2 Pedro 3:18 .

Comentário de John Wesley

Não obstante, irmãos, escrevi-lhes de maneira mais ousada, de certa forma, lembrando-os, por causa da graça que me é dada por Deus,

Por causa da graça – Isto é, porque eu sou apóstolo dos gentios.

Referências Cruzadas

Romanos 1:5 – Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

Romanos 12:3 – Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.

Romanos 12:6 – Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé.

1 Coríntios 3:10 – Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói.

1 Coríntios 15:10 – Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.

Gálatas 1:15 – Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou

Gálatas 2:9 – Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos.

Efésios 3:7 – Deste me tornei ministro pelo dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder.

1 Timóteo 1:11 – Essa sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito.

1 Timóteo 4:6 – Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido.

2 Timóteo 1:6 – Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos.

2 Timóteo 2:14 – Continue a lembrar essas coisas a todos, advertindo-os solenemente diante de Deus, para que não se envolvam em discussões acerca de palavras; isso não tem proveito, e serve apenas para perverter os ouvintes.

Tito 3:1 – Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom,

Hebreus 13:22 – Irmãos, peço-lhes que suportem a minha palavra de exortação; na verdade o que eu lhes escrevi é pouco.

1 Pedro 4:10 – Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.

1 Pedro 5:12 – Com a ajuda de Silvano, a quem considero irmão fiel, eu lhes escrevi resumidamente, encorajando-os e testemunhando que esta é a verdadeira graça de Deus. Mantenham-se firmes na graça de Deus.

2 Pedro 1:12 – Por isso, sempre terei o cuidado de lembrar-lhes estas coisas, se bem que vocês já as sabem e estão solidamente firmados na verdade que receberam.

2 Pedro 3:1 – Amados, esta é agora a segunda carta que lhes escrevo. Em ambas quero despertar com estas lembranças a sua mente sincera para que vocês se lembrem

2 Pedro 3:15 – Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo lhes escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu.

1 João 2:12 – Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus.

1 João 5:13 – Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.

Judas 1:3 – Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *