Estudo de 1 Coríntios 3:10 – Comentado e Explicado

Segundo a graça que Deus me deu, como sábio arquiteto lancei o fundamento, mas outro edifica sobre ele.
1 Coríntios 3:10

Comentário de Albert Barnes

De acordo com a graça de Deus – Pelo favor de Deus que é dado a mim. Tudo o que Paulo havia feito fora pelo mero favor de Deus. Sua nomeação era dele; e toda a habilidade que ele havia demonstrado, e toda a agência que ele empregara havia sido dele. A figura arquitetônica é aqui continuada com algumas adições e ilustrações impressionantes. Pela “graça de Deus” aqui, Paulo provavelmente significa seu apostolado aos gentios, que lhe fora conferido pelo mero favor de Deus, e toda a sabedoria, habilidade e sucesso que ele demonstrou na fundação da igreja.

Como um mestre-construtor sábio – grego “arquiteto”. A palavra não implica que Paulo tivesse alguma preeminência sobre seus irmãos, mas que ele havia prosseguido em seu trabalho como um arquiteto habilidoso, que primeiro assegura uma base sólida. Todo construtor começa com a fundação; e Paulo havia procedido dessa maneira, estabelecendo primeiro uma base sólida sobre a qual a igreja poderia ser criada. A palavra “sábio” aqui significa “hábil” ou “criteriosa”; compare Mateus 7:24 .

Eu estabeleci o fundamento – “O que” esse fundamento era, ele afirma em 1 Coríntios 3:11 . O significado aqui é que a igreja em Corinto havia sido inicialmente estabelecida por Paulo; veja Atos 18: 1 etc.

E outro – Outros professores. Comuniquei à igreja os primeiros elementos do conhecimento cristão. Outros seguem esta instrução e edificam a igreja. A discussão aqui passa por uma ligeira mudança. Na parte anterior do capítulo, “cristãos” são comparados a um edifício; aqui as “doutrinas” ensinadas na igreja são comparadas a várias partes de um edifício. Grotius. Veja exemplos semelhantes de tradução em 1 Timóteo 4:16 ; e pregar “tal” doutrina que suportará a prova do grande dia. E com isso aprendemos que é importante que a igreja seja construída sobre o verdadeiro fundamento; e que dificilmente é menos importante que seja construído no conhecimento da verdade. Vastos males estão constantemente ocorrendo na igreja pela falta de instruções adequadas para jovens convertidos. Muitos parecem achar que, desde que o fundamento seja bem estabelecido, isso é tudo o que é necessário. Mas a grande coisa que é necessária no presente momento é que aqueles que são convertidos devem, o mais rapidamente possível, ser totalmente instruídos sobre a natureza da religião que adotaram. O que seria pensado em um fazendeiro que deveria plantar uma árvore e nunca regá-la ou cortá-la; quem deve plantar sua semente e nunca cultivar o grão à medida que brota; quem semeia seus campos e depois pensa que está tudo bem, deixando-o dominado por ervas daninhas e espinhos? A piedade é muitas vezes atrofiada, seus primeiros tiroteios atrapalham, seu rápido crescimento é controlado, pela falta de cultura primitiva na igreja. E talvez não exista uma coisa na qual os ministros falhem com mais freqüência do que no que diz respeito à cultura que deve ser concedida aos que se convertem – especialmente no início da vida. As opiniões de nosso Salvador sobre isso foram expressas na advertência a Pedro: “Alimente meus cordeiros”, João 21:15 .

Comentário de E.W. Bullinger

graça . App-184.

mestre construtor . Grego. architekton. Só aqui.

tem . Os textos omitem.

fundação . Compare o App-146.

outro . App-124.

edifica sobre ele . Grego. epoikodomeo. Veja Atos 20:32 .

preste atenção = veja. App-133.

Comentário de John Calvin

10. Como sábio construtor de mestres É uma semelhança muito adequada e, portanto, é freqüentemente encontrada nas Escrituras, como veremos em breve. Aqui, no entanto, o apóstolo declara sua fidelidade com grande confiança e destemor, pois era necessário afirmar em oposição não apenas às calúnias dos ímpios, mas também ao orgulho dos coríntios, que já haviam começado a desprezar sua doutrina. Quanto mais, portanto, eles o abaixavam, tanto mais alto ele se levanta e, falando como se fosse de um púlpito de grande altura, ele declara (171) que havia sido o primeiro mestre-construtor de Deus entre eles em lançando a fundação, e que ele executou com sabedoria esse departamento de dever, e que restou que outros deveriam avançar da mesma maneira, regulando a superestrutura em conformidade com o governo da fundação. Observemos que essas coisas são ditas por Paulo antes de tudo com o propósito de recomendar sua doutrina, que ele viu ser desprezada pelos coríntios; e, em segundo lugar , com o objetivo de reprimir a insolência de outros que, por um desejo de distinção, afetavam um novo método de ensino. Por isso, ele aconselha a não tentar nada precipitadamente no edifício de Deus. Duas coisas que ele os proíbe de fazer: eles não devem se arriscar a estabelecer outro fundamento e não devem criar uma superestrutura que não seja responsável perante o fundamento.

De acordo com a graça, Ele sempre se esforça para não usurpar para si uma única partícula da glória que pertence a Deus, pois ele se refere a tudo e a Deus, e não deixa nada para si, exceto por ter sido um instrumento. Embora, no entanto, ele se submeta humildemente a Deus, indiretamente reprova a arrogância daqueles que não pensavam em jogar a graça de Deus na sombra (172), desde que apenas eles mesmos fossem estimados. Ele também sugere que não havia nada da graça do Espírito naquele espetáculo vazio, pelo qual eles eram estimados, enquanto, por outro lado, ele se limpa do desprezo, por estar sob influência divina. (173)

Comentário de Adam Clarke

Como um mestre construtor sábio – ?? s?f?? a???te?t?? . O design ou plano do edifício é de Deus; todas as coisas devem ser feitas de acordo com o padrão que ele exibiu; mas a execução deste plano foi confiada principalmente a São Paulo; ele era o arquiteto sábio ou experiente que Deus usou para estabelecer os alicerces; para averiguar as doutrinas essenciais e imutáveis ??do Evangelho – somente aquelas que vieram de Deus e quais somente ele abençoaria à salvação da humanidade.

Todo homem preste atenção em como edifica sobre ele – cuide para que as doutrinas que ele prega sejam responsáveis ??perante as que eu preguei; também observe que ele não ordena outra prática senão aquela que é adequada à doutrina e, em todos os sentidos, concorda com ela.

Comentário de Scofield

graça

Graça (transmitida). 1 Coríntios 15:10 ; Romanos 6: 1 ; 2 Pedro 3:18

Comentário de John Wesley

De acordo com a graça de Deus que me é dada, como sábio mestre de obras, pus o fundamento, e outro edifica sobre ele. Mas todo homem preste atenção em como edifica sobre ele.

De acordo com a graça de Deus que me foi dada – isso ele pressupõe, para que não pareça atribuí-lo a si mesmo.

Todo mundo preste atenção em como edifica sobre ele – para que todas as suas doutrinas sejam consistentes com o fundamento.

Referências Cruzadas

1 Reis 3:9 – Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois, quem pode governar este teu grande povo? “

2 Crônicas 2:12 – E acrescentou: “Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, que fez os céus e a terra, pois deu ao rei Davi um filho sábio, que tem inteligência e discernimento, e que vai construir um templo para o Senhor e um palácio para si.

Eclesiastes 12:9 – Além de ser sábio, o mestre também ensinou conhecimento ao povo. Ele escutou, examinou e colecionou muitos provérbios.

Daniel 12:3 – Aqueles que são sábios reluzirão como o brilho do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre.

Zacarias 4:9 – “As mãos de Zorobabel colocacaram os fundamentos deste templo; suas mãos também o terminarão. Assim saberão que o Senhor dos Exércitos me enviou a vocês.

Mateus 7:24 – “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.

Mateus 24:45 – “Quem é, pois, o servo fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos de sua casa para lhes dar alimento no tempo devido?

Lucas 11:35 – Portanto, cuidado para que a luz que está em seu interior não sejam trevas.

Lucas 21:8 – Ele respondeu: “Cuidado para não serem enganados. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu! ’ e ‘o tempo está próximo’. Não os sigam.

Atos dos Apóstolos 18:27 – Querendo ele ir para a Acaia, os irmãos o encorajaram e escreveram aos discípulos que o recebessem. Ao chegar, ele auxiliou muito os que pela graça haviam crido,

Romanos 1:5 – Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

Romanos 12:3 – Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.

Romanos 15:15 – A respeito de alguns assuntos, eu lhes escrevi com toda a franqueza, como para fazê-los lembrar-se novamente deles, por causa da graça que Deus me deu,

Romanos 15:20 – Sempre fiz questão de pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido, de forma que não estivesse edificando sobre alicerce de outro.

1 Coríntios 3:5 – Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um.

1 Coríntios 3:6 – Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer;

1 Coríntios 3:11 – Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo.

1 Coríntios 9:2 – Ainda que eu não seja apóstolo para outros, certamente o sou para vocês! Pois vocês são o selo do meu apostolado no Senhor.

1 Coríntios 15:10 – Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.

1 Coríntios 15:11 – Portanto, quer tenha sido eu, quer tenham sido eles, é isto que pregamos, e é isto que vocês creram.

2 Coríntios 10:15 – Da mesma forma, não vamos além de nossos limites, gloriando-nos de trabalhos que outros fizeram. Nossa esperança é que, à medida que for crescendo a fé que vocês têm, nossa atuação entre vocês aumente ainda mais,

2 Coríntios 11:13 – Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo.

Efésios 2:20 – edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,

Efésios 3:2 – Certamente vocês ouviram falar da responsabilidade imposta a mim em favor de vocês pela graça de Deus,

Colossenses 1:29 – Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim.

Colossenses 4:17 – Digam a Arquipo: “Cuide em cumprir o ministério que você recebeu no Senhor”.

1 Timóteo 1:11 – Essa sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito.

1 Timóteo 4:16 – Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem.

2 Timóteo 2:15 – Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade.

Tiago 3:1 – Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor.

1 Pedro 4:11 – Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.

2 Pedro 2:1 – No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

Apocalipse 21:14 – A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

Apocalipse 21:19 – Os fundamentos das muros da cidade eram ornamentados com toda sorte de pedras preciosas. O primeiro fundamento era ornamentado com jaspe; o segundo com safira; o terceiro com calcedônia; o quarto com esmeralda;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *