Estudo de 1 Coríntios 3:11 – Comentado e Explicado

Quanto ao fundamento, ninguém pode pôr outro diverso daquele que já foi posto: Jesus Cristo.
1 Coríntios 3:11

Comentário de Albert Barnes

Para outro fundamento – Está “implícito” no curso do argumento aqui que este era o fundamento que havia sido estabelecido em Corinto e no qual a igreja havia sido criada. E afirma-se que nenhum outro fundamento pode ser estabelecido. Um fundamento é aquele sobre o qual um edifício é erguido; o fundamento de uma igreja é a doutrina sobre a qual ela é estabelecida; isto é, as doutrinas que seus membros sustentam – aquelas verdades que estão na base de suas esperanças e abraçando as quais foram convertidas a Deus.

Ninguém pode estabelecer – Ou seja, não há outro fundamento verdadeiro.

O que é Jesus Cristo – Cristo é freqüentemente chamado de fundamento; a pedra; a pedra angular sobre a qual a igreja é criada; Isaías 28:16 ; Mateus 21:42 ; Atos 4:11 ; Efésios 2:20 ; 2 Timóteo 2:19 ; 1 Pedro 2: 6 . O significado é que nenhuma igreja verdadeira pode ser criada, que não abraça e mantenha as verdadeiras doutrinas que o respeitam – aquelas que pertencem à sua encarnação, sua natureza divina, suas instruções, seu exemplo, sua expiação, sua ressurreição e ascensão. A razão pela qual nenhuma igreja verdadeira pode ser estabelecida sem abraçar a verdade como é em Cristo é que é somente por ele que as pessoas podem ser salvas; e onde esta doutrina está faltando, tudo está faltando que entra na idéia essencial de uma igreja. As doutrinas fundamentais da religião cristã devem ser adotadas, ou uma igreja não pode existir e onde essas doutrinas são negadas, nenhuma associação de pessoas pode ser reconhecida como uma igreja de Deus. O fundamento também não pode ser modificado ou modelado de modo a atender aos desejos das pessoas. Deve ser colocado como está nas Escrituras; e a superestrutura deve ser levantada somente sobre isso.

Comentário de E.W. Bullinger

nenhum homem = ninguém. Grego. oudeis.

do que = ao lado. App-104.

Jesus Cristo . App-98.

Comentário de John Calvin

11. Por outro fundamento ninguém pode estabelecer Esta afirmação consiste em duas partes; primeiro , que Cristo é o único fundamento da Igreja; e segundo , que os coríntios haviam sido corretamente fundamentados em Cristo através da pregação de Paulo. Pois era necessário que eles fossem trazidos de volta a Cristo somente, na medida em que seus ouvidos estavam fazendo cócegas pelo gosto pela novidade. Também era de pouca importância que Paulo fosse reconhecido como o principal e, por assim dizer, mestre-construtor fundamental, de cuja doutrina eles não poderiam recuar, sem abandonar o próprio Cristo. A soma é a seguinte: que a Igreja deve, por todos os meios, basear-se somente em Cristo, e que Paulo executou esse departamento do dever com tanta fidelidade que nada poderia ser encontrado em seu ministério. Portanto, quem quer que venha depois dele, de maneira alguma pode servir ao Senhor com boa consciência ou ser ouvido como ministros de Cristo, a não ser estudando para fazer corresponder sua doutrina com a dele e reter o fundamento que ele estabeleceu. Por isso, deduzimos que esses não são obreiros fiéis para a edificação da Igreja, mas, ao contrário, dispersam -na ( Mateus 12:30 ), que sucedem a ministros fiéis, mas não têm como objetivo se conformar à sua doutrina. , e levar adiante o que foi bem iniciado, de modo a tornar bastante manifesto (174) que eles não estão tentando novos trabalhos. Pois o que pode ser mais pernicioso do que por uma nova maneira de ensinar a perseguir os crentes, que foram bem instruídos em pura doutrina, para que cambaleiem na incerteza quanto ao verdadeiro fundamento. Agora, a doutrina fundamental, que era ilegal minar, é que aprendemos a Cristo, pois Cristo é o único fundamento da Igreja; mas há muitos que, enquanto fazem uso do nome de Cristo como pretexto, rasgam toda a verdade de Deus pelas raízes. (175)

Observemos, então, de que maneira a Igreja é corretamente edificada sobre Cristo. É quando somente ele é apresentado para justiça, redenção, santificação, sabedoria, satisfação e purificação; em resumo, pela vida e pela glória; ou, se você desejar, declarar de forma mais breve, quando ele é proclamado de tal maneira que seu ofício e influência são entendidos de acordo com o que descobrimos declarado no final do primeiro capítulo. ( 1 Coríntios 1:30 .) Se, por outro lado, Cristo é reconhecido apenas em algum grau, e é chamado de Redentor apenas em nome, enquanto, entretanto, é necessário recorrer a algum outro bairro para justiça, santificação e salvação, ele é expulso da fundação , e pedras espúrias (176) são substituídas em seu quarto. É dessa maneira que os papistas agem, que o roubam quase todos os seus ornamentos, deixando-o quase nada além do nome. Tais pessoas, então, estão longe de serem fundadas em Cristo. Pois, como Cristo é o fundamento da Igreja, porque ele é a única fonte de salvação e vida eterna – porque nele conhecemos a Deus Pai – porque nele temos a fonte de toda bênção; se ele não é reconhecido como tal, ele não é mais considerado o fundamento

Mas é perguntado: “Cristo é apenas uma parte, ou simplesmente o começo da doutrina da salvação, pois o fundamento é meramente uma parte do edifício; pois, se fosse assim, os crentes teriam apenas o começo em Cristo e seriam aperfeiçoados sem ele. Agora, esse Paulo pode parecer íntimo. Eu respondo que esse não é o significado das palavras; caso contrário, ele se contradiz quando diz em outro lugar: “Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento . ”( Colossenses 2: 3. ) Ele, então, que aprendeu a Cristo ( Efésios 4:20 ), já está completo em todo o sistema da doutrina celestial. Mas, como o ministério de Paulo havia contemplado mais a fundação dos coríntios do que a elevação entre eles da parte superior do edifício, ele apenas mostra aqui o que havia feito a respeito de ter pregado a Cristo com pureza. Portanto, com relação a si mesmo, ele o chama de fundamento, ao mesmo tempo em que não o exclui do resto do edifício. Em suma, Paulo não coloca nenhum tipo de doutrina em oposição ao conhecimento de Cristo, mas, pelo contrário, há uma comparação entre ele e os ministros.

Comentário de Adam Clarke

Ninguém pode estabelecer outro fundamento – não falo particularmente sobre o fundamento desse edifício espiritual; não pode ter outro fundamento senão Jesus Cristo: não pode haver duas opiniões sobre esse assunto entre os verdadeiros apóstolos de nosso Senhor. O único medo é que, para que não seja feito uso impróprio dessa doutrina celestial; para que uma má superestrutura não seja levantada sobre esse fundamento.

Comentário de John Wesley

Para outro fundamento, ninguém pode pôr do que o posto, que é Jesus Cristo.

Para outro fundamento – Sobre o qual toda a igreja: e todas as suas doutrinas, deveres e bênçãos podem ser construídas.

Ninguém pode pôr do que o que está posto – Nos conselhos da sabedoria divina, nas promessas e profecias do Antigo Testamento, na pregação dos apóstolos, em particular São Paulo.

O que é Jesus Cristo – que, em sua pessoa e cargo, é a Rocha das Eras firme e imóvel, de todas as formas suficientes para suportar todo o peso que o próprio Deus, ou o pecador, quando crê, pode depositar sobre ele.

Referências Cruzadas

Isaías 28:16 – Por isso diz o Soberano Senhor: “Eis que ponho em Sião uma pedra, uma pedra já experimentada, uma preciosa pedra angular para alicerce seguro; aquele que confia, jamais será abalado.

Mateus 16:18 – E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.

Atos dos Apóstolos 4:11 – Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’.

2 Coríntios 11:2 – O zelo que tenho por vocês é um zelo que vem de Deus. Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a ele como uma virgem pura.

Gálatas 1:7 – que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo.

Efésios 2:20 – edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,

2 Timóteo 2:19 – Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: “O Senhor conhece quem lhe pertence” e “afaste-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do Senhor”.

1 Pedro 2:6 – Pois assim é dito na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *