Estudo de 1 Pedro 2:6 – Comentado e Explicado

Because it is contained in the scripture: Behold, I lay in Zion a corner stone, elect, precious: and he that believes on him shall not be put to shame.
1 Pedro 2:6

Comentário de Albert Barnes

Portanto, também está contido nas escrituras – Isaías 28:16 . A cotação é substancialmente como é encontrada na Septuaginta.

Eis que estou deitado em Sião – veja a nota de Isaías 28:16 e a nota de Romanos 9:33 .

A pedra angular principal – A pedra principal sobre a qual repousa o canto do edifício. Uma pedra é selecionada para isso que é grande e sólida e, geralmente, uma que é quadrada e trabalhada com cuidado; e como essa pedra é comumente colocada com cerimônias solenes, então, talvez, em alusão a isso, é aqui dito por Deus que ele colocaria essa pedra no alicerce. As solenidades presentes foram as que acompanharam a grande obra do Redentor. Veja a palavra explicada nas notas em Efésios 2:20 .

Eleitos – Escolhidos por Deus, ou selecionados para esse fim, 1 Pedro 2: 4 .

E quem crer nele não será confundido – não será envergonhado. O hebraico é: “não se apresse”. Veja isso explicado nas notas em Romanos 9:33 .

Comentário de Joseph Benson

1 Pedro 2: 6-8 . Portanto também – Para qual propósito; está contido nas Escrituras – Em Isaías 28:16 , a passagem antes mencionada. Eis que eu coloquei em Sion uma pedra angular – Para sustentar e sustentar todo o edifício. Isso, como é explicado em Efésios 2:21 , significa a união de judeus e gentios em uma fé, batismo e esperança, de modo a formar uma igreja ou templo para a adoração a Deus através da mediação de Cristo. E aquele que crê nele – Com uma fé viva, uma fé produtiva de amor e obediência; não deve ser confundido – No tempo ou na eternidade. Para você, portanto, que acredita – Com tal fé; ele é precioso – Altamente estimado por você e de infinita vantagem para você. Ou, como lemos na margem, ele é uma honra. A cláusula também pode ser traduzida para você que acredita nessa honra; a honra de ser edificado em Cristo, o fundamento ou a pedra angular do novo templo de Deus. Mas para os que são desobedientes – Quem não crê e desobedece ao evangelho, as palavras do salmista são cumpridas; a pedra que os construtores não permitiam – Nomeadamente, os principais sacerdotes, anciãos e escribas judeus chamavam de construtores, porque era seu ofício edificar a igreja de Deus entre os judeus. Ver Salmos 118: 22 . Mas eles rejeitaram a pedra aqui mencionada, e não a dariam lugar no edifício; o mesmo é feito na cabeça da esquina – E toda a sua oposição a ela é vã. Não é apenas colocado ao pé da esquina, para apoiar os dois lados do edifício erguido sobre ela, mas na ponta da esquina, para cair e triturar em pó aqueles que a rejeitam; e, como o mesmo profeta em outro lugar fala, uma pedra de tropeço e pedra de ofensa – Ou seja, para os incrédulos e desobedientes. Assim, Simeão ( Lucas 2:34 😉 Esta criança está preparada para a queda , bem como para o ressurgimento de muitos em Israel, e para um sinal que será contra; uma previsão terrivelmente cumprida. Mesmo para os que tropeçam, sendo desobedientes: para onde também foram designados – Esta tradução da cláusula parece implicar que aqueles que são desobedientes foram designados para o serem; mas o original não transmite esse sentido, mas é literalmente traduzido: Quem, desobedecendo à palavra, tropeça, para o qual também foram designados; isto é, aqueles que desobedecem à palavra são designados para tropeçar, ou seja, na pedra de tropeçar aqui. mencionado, de acordo com a previsão de Isaías, Isaías 8: 14-15 ; Ele será para um santuário, mas para uma pedra de tropeço, etc. , para ambas as casas de Israel; isto é, para aqueles que são incrédulos e desobedientes; e muitos dentre eles tropeçarão e cairão, e serão quebrados, enredados e tomados. Isto é o que Deus designou: que aqueles que rejeitam a Cristo tropeçam nele, e caem na miséria e na ruína; ou que aquele que não crer será condenado: o decreto inalterável do Deus do céu. Ou as palavras podem, com igual propriedade, ser traduzidas, a que tropeço foram dispostas; aqueles que não acreditam e desobedecem ao evangelho; sendo, pela cegueira da mente e perversidade da vontade, dispostos a rejeitar a Cristo, tropeçar nele e cair em ruína eterna.

Comentário de E.W. Bullinger

Portanto também . Os textos diziam “Porque” , como 1 Pedro 1:16 .

contido . Grego. periecho. Só aqui; Lucas 5: 9 . Atos 23:25 .

Eis aqui . App-133.

canto principal . Ver Efésios 2:20 .

crer . App-150.

confuso = envergonhado. Grego. Kataischuno. Ver Romanos 5: 5 . Citado em Isaías 28:16 . App-107.

Comentário de John Calvin

6 Portanto, também está contido nas Escrituras; ou, portanto , também as Escrituras contêm (20) Aqueles que se referem ao verbo “contêm” ( pe????e?? ) a Cristo, e o tornam “abraço”, porque através dele todos esses se unem, afastam-se totalmente do significado do apóstolo. Melhor não é outra exposição, que Cristo supera os outros; pois Pedro pretendia simplesmente citar o testemunho das Escrituras. (21) Ele então mostra o que foi ensinado pelo Espírito Santo nas Escrituras, ou, o que é a mesma coisa, que o que ele acrescenta está contido nelas. Nem é uma confirmação inadequada do verso anterior. Pois vemos por que pequenas razões, e quase por nenhuma, muitos rejeitam a Cristo, e alguns se afastam dele; mas este é um obstáculo que, acima de todas as outras coisas, atrapalha alguns; eles são atraídos, porque não apenas as pessoas comuns desprezam e rejeitam a Cristo, mas também aqueles que têm alta dignidade e honra, e parecem exceder os outros. Esse mal quase sempre prevaleceu no mundo e hoje prevalece muito; por grande parte da humanidade julgar por Cristo, de acordo com a falsa opinião do mundo. Além disso, tal é a ingratidão e impiedade dos homens, que Cristo é desprezado em toda parte. Assim é que, embora se considerem poucos, lhe prestam a devida honra. Por isso, Pedro nos lembra o que havia sido predito por Cristo, para que o desprezo ou a rejeição dele nos afastasse da fé.

Agora, a primeira passagem, que ele aduz, é retirada de Isaías 28:16 ; onde o Profeta, depois de ter investigado contra a maldade desesperada de sua própria nação, finalmente acrescenta:

“Sua perfídia não impedirá que Deus restaure sua igreja, que agora através de você se encontra totalmente em estado de ruína.”
( Isaías 28:16 )

A maneira de restauração que ele descreve assim: “Deitarei uma pedra em Sion”. Aprendemos, portanto, que não há edificação da Igreja sem Cristo; pois não há outro fundamento, mas ele, como Paulo testifica, ( 1 Coríntios 3:11 .) Isso não é de admirar, pois toda a nossa salvação é encontrada somente nele. Quem, então, se afasta dele em menor grau, encontrará em sua fundação um precipício.

Portanto, o Profeta não apenas o chama de pedra angular, que liga todo o edifício, mas também uma pedra de prova, segundo a qual o edifício deve ser medido e regulado; e mais, ele o chama de uma base sólida, que sustenta todo o edifício. Ele é, portanto, uma pedra angular, para que possa ser a regra do edifício, bem como o único fundamento. Mas Pedro tirou das palavras do Profeta o que era especialmente adequado ao seu argumento, mesmo que ele fosse uma pedra escolhida, e no mais alto grau valioso e excelente, e também que nele devemos construir. Essa honra é atribuída a Cristo, para que, quanto mais ele seja desprezado pelo mundo, ele não seja menosprezado por nós; pois por Deus ele é considerado muito precioso. Mas quando o chama de pedra angular, sugere que aqueles que não se preocupam com a salvação não recaem sobre Cristo. O que alguns refinaram na palavra “canto”, como se isso significasse que Cristo une judeus e gentios, como duas paredes distintas, não é bem fundamentado. Vamos, então, contentar-nos com uma explicação simples, que ele é assim chamado, porque o peso do edifício depende dele.

Devemos observar ainda que o Profeta apresenta Deus como orador, pois somente ele forma e planeja sua própria Igreja, como é dito nos Salmos 78:69 , que sua mão havia fundado Sion. Ele, de fato, emprega o trabalho e o ministério dos homens para construí-lo; mas isso não é inconsistente com a verdade de que é obra dele. Cristo, então, é o fundamento de nossa salvação, porque ele foi ordenado para esse fim pelo Pai.

E ele diz em Sião, porque lá o templo espiritual de Deus deveria ter seu começo. Para que nossa fé, portanto, possa repousar firmemente em Cristo, devemos chegar à Lei e aos Profetas. Embora essa pedra se estenda até as partes mais extremas do mundo, ainda era necessário que ela se localizasse primeiro em Sion, pois naquela época estava a sede da Igreja. Dizem que foi então definido, quando o Pai o revelou com o objetivo de restaurar sua Igreja. Em suma, devemos sustentar isso, que aqueles que somente descansam em Cristo, que mantêm a unidade da Igreja, porque ele não é posto como uma pedra fundamental, exceto em Sion. Como em Sion a Igreja saiu, que agora está espalhada por toda parte, também em Sion nossa fé derivou seu começo, como diz Isaías:

“De Sião sairá a lei,
e a palavra do Senhor de Jerusalém. ” ( Isaías 2: 3. )

Correspondente a isso é o que é dito nos Salmos,

“O cetro do teu poder enviará o Senhor de Sião.” ( Salmos 110: 2. )

Aquele que crê no Profeta não diz nele, mas declara geralmente: “Aquele que crê não se apressará”. Como, no entanto, não há dúvida de que Deus estabelece Cristo ali como o objeto de nossa fé, a fé da qual o Profeta fala deve olhar somente para ele. E, sem dúvida, ninguém pode acreditar corretamente, mas aquele que está totalmente convencido de que em Cristo deve confiar inteiramente.

Mas as palavras do Profeta podem ser interpretadas de duas maneiras, como uma promessa ou uma exortação. O tempo futuro é referido: “Ele não se apressará”; mas, em hebraico, o futuro deve ser tomado como imperativo: “Não se apresse”. Assim, o significado seria: “Não se mexa em suas mentes, mas silenciosamente entretenha seus desejos e verifique seus sentimentos, até que o Senhor tenha prazer em cumprir sua promessa.” Então ele diz em outro lugar,

“Em silêncio e em sossego será a sua força”
( Isaías 30:15 .)

Mas como a outra leitura parece se aproximar da interpretação de Peter, eu dou a preferência. Então o sentido não seria inadequado: “Quem crer não vacilará” ou vacilará; pois ele tem uma base firme e permanente. E é uma verdade valiosa que, confiando em Cristo, estamos além do perigo de cair. Além disso, ter vergonha ( pudefieri ) significa a mesma coisa. Pedro manteve o verdadeiro sentido do Profeta, embora tenha seguido a versão grega. (22)

Comentário de Adam Clarke

Eis que eu me deito em Sion – Isto sugere que o fundamento da Igreja Cristã deve ser estabelecido em Jerusalém; e ali foi colocado, pois ali Cristo sofreu, e ali começou a pregação do Evangelho.

Uma pedra angular principal – É a mesma pedra fundamental; e é chamada aqui a principal pedra de esquina, porque é colocada na fundação, em um ângulo do edifício, onde seus dois lados formam o trabalho no solo de uma parede lateral e final. E isso provavelmente poderia ser planejado para mostrar que, em Jesus, judeus e gentios deveriam se unir; e esta é provavelmente a razão pela qual foi chamada pedra de tropeço e rocha de ofensa; pois nada tropeçou, nada ofendeu os judeus tanto quanto o chamado dos gentios para a Igreja de Deus, e os admitiu aos mesmos privilégios que antes eram peculiares aos judeus.

Eleito, precioso – Escolhido e honrado. Veja em 1 Pedro 2: 4 .

Não deve ser confundido – Essas palavras são citadas em Isaías 28:16 ; mas muito mais da Septuaginta do que do texto hebraico. O último que traduzimos: Aquele que crer não se apressará – aquele que vem a Deus, por meio de Cristo, para salvação, nunca será confundido; ele não precisa se apressar para fugir, pois nenhum inimigo jamais poderá irritá-lo.

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 2: 6 . Portanto – está contido, etc. – São Pedro nos deu o sentido de Isaías 28:16, mas não exatamente as palavras, de acordo com o hebraico ou o LXX .; que era uma maneira comum de citar entre os antigos. Veja as notas sobre Isa

Comentário de John Wesley

Portanto, também está contida nas escrituras: Eis que ponho em Sião uma pedra angular eleita e preciosa; e quem crer nele não será confundido.

Aquele que crer não será confundido – No tempo ou na eternidade. Isaías 28:16 .

Referências Cruzadas

Salmos 40:14 – Sejam humilhados e frustrados todos os que procuram tirar-me a vida; retrocedam desprezados os que desejam a minha ruína.

Salmos 89:19 – Numa visão falaste um dia, e aos teus fiéis disseste: “Cobri de forças um guerreiro, exaltei um homem escolhido dentre o povo.

Isaías 28:16 – Por isso diz o Soberano Senhor: “Eis que ponho em Sião uma pedra, uma pedra já experimentada, uma preciosa pedra angular para alicerce seguro; aquele que confia, jamais será abalado.

Isaías 41:11 – “Todos os que o odeiam certamente serão humilhados e constrangidos; aqueles que se opõem a você serão como nada e perecerão.

Isaías 42:1 – “Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações.

Isaías 45:16 – Todos os que fazem ídolos serão envergonhados e constrangidos; juntos cairão em constrangimento.

Isaías 50:7 – Porque o Senhor Soberano me ajuda, não serei constrangido. Por isso eu me opus firmemente como pederneira, e sei que não serei envergonhado.

Isaías 54:4 – “Não tenha medo; você não sofrerá vergonha. Não tema o constrangimento; você não será humilhada. Você esquecerá a vergonha de sua juventude e não se lembrará mais da humilhação de sua viuvez.

Daniel 10:21 – mas antes lhe revelarei o que está escrito no Livro da Verdade. E nessa luta ninguém me ajuda contra eles, senão Miguel, o príncipe de vocês,

Zacarias 10:4 – Dele virão a pedra fundamental, e a estaca da tenda, o arco da batalha e os governantes.

Mateus 12:18 – “Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu amado, em quem tenho prazer. Porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará justiça às nações.

Marcos 12:10 – Vocês nunca leram esta passagem das Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular;

Lucas 23:35 – O povo ficou observando, e as autoridades o ridicularizavam. “Salvou os outros”, diziam; “salve-se a si mesmo, se é o Cristo de Deus, o Escolhido”.

João 7:38 – Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.

Atos dos Apóstolos 1:16 – e disse: “Irmãos, era necessário que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse por boca de Davi, a respeito de Judas, que serviu de guia aos que prenderam Jesus.

Romanos 9:32 – Por que não? Porque não a buscava pela fé, mas como se fosse por obras. Eles tropeçaram na “pedra de tropeço”.

Efésios 1:4 – Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.

Efésios 2:20 – edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,

2 Timóteo 3:16 – Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,

1 Pedro 2:4 – À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele —

2 Pedro 1:20 – Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal,

2 Pedro 3:16 – Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *