Estudo de 1 Pedro 2:4 – Comentado e Explicado


1 Pedro 2:4

Comentário de Albert Barnes

Para quem vem – Ao Senhor Jesus, pois a palavra “Senhor” deve ser entendida em 1 Pedro 2: 3 . Compare as notas em Atos 1:24 . A idéia aqui é que eles o procuraram para salvação, enquanto a grande massa de pessoas o rejeitou. Outros o “desaprovaram”, e se afastaram dele, mas viram que ele era o escolhido ou designado por Deus, e vieram a ele para serem salvos. A salvação é frequentemente representada como corning para Cristo. Veja Mateus 11:28 .

Como uma pedra viva – A alusão nesta passagem é a Isaías 28:16 : “Eis que ponho em Sião como fundamento uma pedra, uma pedra provada, uma pedra preciosa, uma base preciosa, uma base segura: quem crer não se apressará. . ” Veja as notas nessa passagem. Também pode haver uma alusão ao Salmo 118: 22: “A pedra que os construtores não permitiram tornou-se a lápide da esquina”. A referência é a Cristo como o fundamento sobre o qual a igreja é criada. Ele ocupou o mesmo lugar em relação à igreja que uma pedra fundamental faz ao edifício que é edificado sobre ela. Compare Mateus 7: 24-25 . Veja a nota de Romanos 9:33 e Efésios 2: 20-22 . A frase “pedra viva” é, no entanto, incomum, e acho que não é encontrada, exceto neste local. Parece haver uma incongruência ao atribuir a vida a uma pedra, mas o significado não é difícil de entender. O objetivo não era falar de um templo, como o de Jerusalém, feito de ouro e pedras caras; mas de um templo composto de materiais vivos – de pessoas redimidas – em que Deus agora reside. Ao falar disso, era natural referir-se ao fundamento sobre o qual repousava o todo e falar disso como correspondendo a todo o edifício. Era tudo um templo vivo – um templo composto de materiais vivos – da fundação ao topo. Compare a expressão em João 4:10 : “Ele lhe daria água viva;” isto é, água que daria vida à alma. Assim, Cristo transmite vida a todo o templo espiritual que é criado sobre ele como fundamento.

Proibido de fato dos homens – Rejeitado por eles, primeiro pelos judeus, ao fazê-lo ser morto; e então por todas as pessoas quando ele lhes é oferecido como seu Salvador. Veja as notas em Isaías 53: 3 . Salmo 118: 22 ; “O que os construtores recusaram.” Compare a nota de Mateus 21:42 ; Atos 4:11 nota.

Mas escolhido por Deus – Selecionado por ele como o fundamento adequado para sustentar sua igreja.

E precioso – valioso. O universo não tinha nada mais valioso para criar o templo espiritual.

Comentário de Joseph Benson

1 Pedro 2: 4 . Para quem vem – Com desejo e pela fé; como uma pedra viva – vivendo desde a eternidade; vivo dentre os mortos; e vivo para sempre: e uma base sólida, comunicando vida espiritual àqueles que chegam a ele, e são edificados sobre ele, fazendo dele o fundamento de sua confiança e esperança pelo tempo e pela eternidade. O apóstolo faz alusão a Isaías 28:16 , onde a formação de uma igreja cristã, para o culto espiritual de Deus, é predita à imagem de um templo, que Deus deveria edificar sobre o Messias como a pedra fundamental. Veja a nota lá. Há uma maravilhosa beleza e energia nessas expressões, que descrevem Cristo como um fundamento espiritual, sólido, firme, durável; e os crentes como um edifício espiritual erguido sobre ele, de preferência àquele templo que os judeus consideravam sua maior glória; e São Pedro, falando dele assim, mostra que não se julgou, mas a Cristo, como a rocha sobre a qual a igreja foi construída; não permitidoap?ded???µasµe??? , rejeitado de fato ou por homens – Primeiro e principalmente pelos judeus e seus governantes, por não responderem às expectativas carnais e mundanas, nem se adequarem ao seu modo de construir; isto é, não deve ser usado para continuar e promover seus projetos e interesses mundanos. Ao representar Cristo como sendo rejeitado pelos homens, o apóstolo sugeriu que ele era a pessoa falada nos Salmos 118: 22 ; A pedra que os construtores recusaram tornou-se a pedra principal da esquina; uma passagem que nosso próprio Senhor, em sua conversa com os principais sacerdotes e presbíteros, chamou de profecia que eles estavam prestes a cumprir ao rejeitá-lo; mas cuja exaltação, apesar de tudo o que eles poderiam fazer para evitá-la, certamente deveria ocorrer. Veja em Mateus 21:42 . Mas os judeus, ou, adicionados a eles, os turcos, pagãos e infiéis, não são as únicas pessoas que rejeitaram e rejeitam a Cristo; mas todos os cristãos assim chamados, que vivem em pecado conhecido, por um lado, ou que esperam ser salvos pelo mérito de suas próprias obras, por outro, o rejeitam; assim como todos os professores hipócritas, formalistas, indiferentes, indiferentes e mundanos, e todos aqueles que desviam a vida que, tendo começado no Espírito, terminam em carne e recuam para a perdição, em vez de continuarem a acreditar, amar e obedecer, para a salvação de suas almas, Hebreus 10: 38-39 . Mas escolhido por Deus – Desde toda a eternidade, para ser o fundamento de sua igreja; e precioso – de dignidade indizível e valor em si mesmo, aos olhos de Deus e aos olhos de todos os verdadeiros crentes.

Comentário de E.W. Bullinger

Para . App-104.

como até . Omitir.

vivendo . App-170.

não permitido = tendo sido rejeitado. Grego. apodokimazo, como Mateus 21:42 .

do. App-104.

homens . App-123.

de = à vista de. App-104.

Deus App-98.

precioso . Grego. entimos. Ver Filipenses 1: 2 , Filipenses 1:29 .

Comentário de John Calvin

A quem vem, não deve ser referido simplesmente a Deus, mas a Ele como ele é revelado a nós na pessoa de Cristo. Agora, não pode ser senão que a graça de Deus deve nos atrair poderosamente para si mesmo e nos inflamar com o amor daquele por quem obtemos uma percepção real dela. Se Platão afirmou isso de seu belo, do qual apenas uma idéia sombria ele viu de longe, muito mais verdadeiro é isso com relação a Deus.

Perceba então que Pedro conecta um acesso a Deus com o gosto de sua bondade. Pois, como a mente humana necessariamente teme e evita Deus, desde que o considere rígido e severo; assim, assim que ele manifesta seu amor paterno aos fiéis, segue-se imediatamente que eles desconsideram todas as coisas e até se esquecem de si mesmos e se apressam a ele. Em resumo, ele só progride no Evangelho, que de coração vem a Deus.

Mas ele também mostra para que fim e com que propósito devemos chegar a Cristo, para que possamos tê-lo como fundamento. Pois desde que ele é constituído uma pedra, ele deve ser assim para nós, de modo que nada seja designado para ele pelo Pai em vão ou sem propósito. Mas ele evita uma ofensa quando permite que Cristo seja rejeitado pelos homens; pois, como grande parte do mundo o rejeita, e até muitos o abominam, ele pode por esse motivo ser desprezado por nós; pois vemos que alguns dos ignorantes estão alienados do Evangelho, porque não é popular em toda parte, nem concilia favor aos seus professores. Mas Pedro nos proíbe estimar menos a Cristo, por mais desprezado que seja pelo mundo, porque, apesar disso, mantém seu próprio valor e honra diante de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Para quem vem, como uma pedra viva – Esta é uma referência a Isaías 28:16 ; : Eis que ponho em Sião uma fundação, uma pedra, uma pedra provada, uma pedra preciosa de esquina, uma base segura. Jesus Cristo é, tanto no profeta quanto no apóstolo, representado como o fundamento sobre o qual a Igreja cristã é edificada e sobre a qual deve continuar a descansar: e a pedra ou fundamento é chamado aqui vivo, para demonstrar que ele é a fonte de vida a todos os seus seguidores, e que é em união com ele que eles vivem, e respondem ao fim de sua regeneração; como as pedras de um edifício são inúteis, mas ocupam seus lugares apropriados em um edifício e descansam no alicerce.

Proibido de fato dos homens – Ou seja, rejeitado pelos judeus. Esta é uma referência clara à profecia, Salmo 118: 22 ; : A pedra recusada pelos construtores tornou-se a pedra principal da esquina.

Escolhido por Deus – Ser o Salvador do mundo, e o Fundador da Igreja, e o fundamento sobre o qual repousa; Como Cristo é a escolha do Pai, não precisamos duvidar da eficácia e suficiência de tudo o que ele sofreu e fez pela salvação de um mundo perdido. Deus nunca pode estar enganado em sua escolha; portanto, aquele que escolhe Cristo para sua porção nunca será confundido.

Precioso – ·?t?µ?? · Honroso. Não importa o quão desprezado e rejeitado pelos homens, Jesus, como sacrifício por um mundo perdido, seja infinitamente honrado aos olhos de Deus; e aqueles que estão unidos pela fé a ele participam da mesma honra, sendo membros daquele grande e glorioso corpo do qual ele é a cabeça, e pedras naquele soberbo edifício do qual ele é o fundamento.

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 2: 4-5 . Para quem vem, como uma Pedra Viva, etc. – Vir a Cristo significa unir-se a ele como parte deste edifício espiritual, ou abraçar sua religião com o coração para a justiça. A razão pela qual São Pedro compara Jesus Cristo a uma pedra era, porque ele tinha, sob o Espírito de Deus, seus olhos naquelas passagens do Antigo Testamento que ele cita nos versículos seguintes. Plantas e animais estão vivos, desde que haja uma comunicação adequada de nutrição através de seus vários vasos; assim também se diz que rochas e pedras estão vivas, desde que não sejam cortadas da pedreira, mas continuam a participar do alimento que circula de veia em veia; contanto que cresçam e tenham a união mais próxima e firme. Milton, no entanto, tem uma imagem que pode ilustrar ainda mais isso de São Pedro:

“Anon fora da terra um tecido enorme” Rose, como uma expiração; com o som “De doces sinfonias e vozes doces;” Construídas como um templo; onde pilastras redondas “foram colocadas e pilares dóricos sobrepostos” com arquitrave de ouro. “PAR. PERDIDO, 1: 50: 710, etc.

Pois embora a pedra aqui mencionada deva estar agora no edifício, ou na base dela, ainda é representada como ainda viva e, portanto, da mesma maneira que a imagem em Milton, São Pedro pretendia significa que, a partir de uma pedra viva na fundação, um templo cresce e que tudo participa de um alimento comum que circula pela rocha viva. Por esse meio, possui a união mais íntima e se torna um edifício firme e compacto. Ver Efésios 2:20 ; Efésios 2:22 . A imagem, Daniel 2: 34-35 ; Daniel 2:45 é um pouco diferente; mas até agora concorda com isso, já que a pedra cortada das montanhas sem as mãos dos homens, ainda deve haver uma pedra viva e crescer em uma grande montanha. Proibido aos homens, significa “rejeitado pelos principais sacerdotes, escribas e anciãos, os governantes dos judeus, que eram vistos como mestres em Israel”. Em vez de pedras vivas, 1 Pedro 2: 5 certamente deveríamos ler pedras vivas, como 1 Pedro 2: 4 sendo a mesma palavra. Os judeus costumavam se chamar templo do Senhor, porque eles adoravam naquele templo. A igreja cristã é aqui chamada casa espiritual, e não como um título derivado de sua adoração no templo de Jerusalém, no qual os judeus tanto se vangloriavam: isso era realmente chamado de casa de Deus; mas era um edifício sem vida, comparado com esta casa espiritual, da qual Jesus Cristo é o fundamento, e os próprios cristãos a superestrutura, 1 Timóteo 3:15 . Grotius observou que entre os hebreus os levitas costumavam ser chamados de pedras no templo; mas essa denominação é aplicada aqui a todos os cristãos. Quando todos os discípulos de Cristo são representados como pedras vivas, que devem ser unidas em uma casa ou templo espiritual, isso pode nos lembrar da harmonia e concordância necessárias para encaixar os cristãos em uma sociedade bem unida e completa. Tendo, na sentença anterior, comparado-os à casa ou templo de Deus, no próximo sentença, o apóstolo se eleva um pouco mais e os compara aos sacerdotes da família de Aarão, que foram designados para ministrar no templo. Os judeus glorificaram em um edifício tão sagrado e magnífico como o templo, e em seus principais sacerdotes e outras pessoas sagradas da tribo de Levi, que foram designados para realizar o serviço no templo; mas os cristãos têm entre eles o que é superior a ambos. Em Israel, havia apenas uma parte de uma tribo designada para ser sacerdotes, e era ilegal para o resto da tribo, ou para qualquer pessoa de qualquer outra tribo, exercer o cargo de sacerdote; nem os sacerdotes podiam oferecer sacrifícios em lugar algum, exceto no templo; mas, sob o Evangelho, não apenas os ministros do evangelho, mas todos os cristãos, são representados como um santo sacerdócio, que são obrigados a oferecer os sacrifícios espirituais de oração e louvor. e quem pode oferecê-los de maneira aceitável em um lugar como outro. Ver 1 Pedro 2: 9 . A santidade deste sacerdócio não surge do fato de serem ungidos com óleo ou com qualquer parcela solene; nem consiste em vestes e vestimentas, nem na observação de ritos e cerimônias; mas na fé e no amor, em suas vidas santas e justas, em sua piedade por Deus, boa vontade para com os homens e governo sábio de si mesmos, particularmente de suas paixões e apetites. Esta é a verdadeira santidade com a qual todos os cristãos devem ser vestidos, como Arão e seus filhos estavam com as vestes sagradas, que eram para glória e beleza. Êxodo 28: 2 . Hebreus 13:15 . A alusão ao templo levou o apóstolo, é claro, a falar dos sacerdotes; e dos sacerdotes foi uma transição fácil para os sacrifícios que eles ofereceram no templo; e também aos sacrifícios espirituais de oração, louvor e obediência, todos aceitáveis ??a Deus por Jesus Cristo, que é o grande sumo sacerdote sobre a casa de Deus e cuja intercessão por si só pode recomendar ao Pai serviços imperfeitos como nosso. Ver Efésios 5: 2 .

Comentário de John Wesley

A quem, como pedra viva, não era permitido de fato aos homens, mas escolhido por Deus, e precioso,

Para quem vem – Pela fé.

Como uma pedra viva – Vivendo desde a eternidade; vivo dentre os mortos. Há uma maravilhosa beleza e energia nessas expressões, que descrevem Cristo como um fundamento espiritual, sólido, firme, durável; e os crentes como um edifício erguido sobre ele, de preferência àquele templo que os judeus consideravam sua maior glória. E São Pedro falando dele assim, mostra que ele não se julgou, mas a Cristo, como a rocha sobre a qual a igreja foi construída.

Rejeitado de fato pelos homens – Mesmo hoje, não apenas por judeus, turcos, pagãos, infiéis; mas por todos os cristãos, assim chamados, que vivem em pecado ou que esperam ser salvos por suas próprias obras.

Mas escolhido por Deus – Desde toda a eternidade, para ser o fundamento de sua igreja.

E precioso – Em si mesmo, aos olhos de Deus e aos olhos de todos os crentes.

Referências Cruzadas

Salmos 118:22 – A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular.

Isaías 8:14 – Para os dois reinos de Israel ele será um santuário, mas também uma pedra de tropeço, uma rocha que faz cair. E para os habitantes de Jerusalém ele será uma armadilha e um laço.

Isaías 28:16 – Por isso diz o Soberano Senhor: “Eis que ponho em Sião uma pedra, uma pedra já experimentada, uma preciosa pedra angular para alicerce seguro; aquele que confia, jamais será abalado.

Isaías 42:1 – “Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações.

Isaías 55:3 – Dêem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.

Jeremias 3:22 – “Voltem, filhos rebeldes! Eu os curarei da sua rebeldia. “Sim! Nós viremos a ti, pois tu és o Senhor, o nosso Deus.

Daniel 2:34 – Enquanto estavas observando, uma pedra soltou-se, sem auxílio de mãos, atingiu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmigalhou.

Daniel 2:45 – Esse é o significado da visão da pedra que se soltou de uma montanha, sem auxílio de mãos, pedra que esmigalhou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. “O Deus poderoso mostrou ao rei o que acontecerá no futuro. O sonho é verdadeiro, e a interpretação é fiel”.

Zacarias 3:9 – Vejam a pedra que coloquei na frente de Josué! Ela tem sete pares de olhos, e eu gravarei nela uma inscrição’, declara o Senhor dos Exércitos, ‘e removerei o pecado desta terra num único dia.

Zacarias 4:7 – “Quem você pensa que é, ó montanha majestosa? Diante de Zorobabel você se tornará uma planície. Ele colocará a pedra principal aos gritos de ‘Deus abençoe! Deus abençoe! ’ “

Mateus 11:28 – “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

Mateus 12:18 – “Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu amado, em quem tenho prazer. Porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará justiça às nações.

Mateus 21:42 – Jesus lhes disse: “Vocês nunca leram nas Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’.

Marcos 12:10 – Vocês nunca leram esta passagem das Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular;

Lucas 20:17 – Jesus olhou fixamente para eles e perguntou: “Então, qual é o significado do que está escrito? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular’.

João 5:26 – Pois, da mesma forma como o Pai tem vida em si mesmo, ele concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.

João 5:40 – contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida.

João 6:37 – Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.

João 6:57 – Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa.

João 11:25 – Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

João 14:19 – Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.

Atos dos Apóstolos 4:11 – Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’.

Romanos 5:10 – Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!

Colossenses 3:4 – Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.

1 Pedro 1:7 – Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.

1 Pedro 1:19 – mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito,

1 Pedro 2:7 – Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”,

2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

2 Pedro 1:4 – Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *