Estudo de Zacarias 3:9 – Comentado e Explicado

Eis a pedra que pus diante de Josué; sobre essa pedra estão sete olhos; gravarei eu mesmo sobre ela a inscrição – oráculo do Senhor dos exércitos – e num só dia tirarei o mal desta terra.
Zacarias 3:9

Comentário de Albert Barnes

Pois eis que a pedra que eu coloquei diante de Josué – deve ser uma expansão do que ele havia dito, ou o fundamento dela, sendo introduzido por, para. Deve ser algo futuro, a ser feito pelo próprio Deus, já que Deus diz: “Eu sepultarei a sepultura dela”; algo relacionado com a remissão de pecados, que se segue a esse acinzentado. A pedra, então, não pode ser a pedra da fundação do templo material (Rashi). Pois isso já havia sido estabelecido. A pedra angular, a conclusão do edifício, não tinha nada de notável, por que se diz que Deus a sepultou. O prumo não fazia parte do templo material. “A pedra é uma pedra.” Mas, para interpretá-lo por outras profecias, existe uma pedra, da qual Deus diz: “Eis que ponho em Sião um fundamento, uma pedra, uma pedra provada, uma pedra preciosa, uma base segura, um fundamento seguro, aquele que crer não se apressará. Isaías 28:16 ; aquela pedra, da qual nosso Senhor lembrou aos judeus, “a pedra que os construtores recusaram se tornou a pedra angular da esquina”; “O próprio Jesus Cristo, a principal pedra angular, em quem todo o edifício, adequadamente formado, cresce em um templo sagrado no Senhor, no qual também vós somos edificados para a habitação de Deus através do Espírito” Efésios 2: 20-21 .

Nesta pedra Josué tinha, com todos os sacerdotes típicos, para olhar, em quem eles e todos têm perdão, cujo sacrifício seus sacrifícios retratavam e imploravam. “Ele”, diz um antigo livro místico judaico, “é a pedra da fundação, sobre a qual a terra é fundada, que o próprio Deus colocou, para que o mundo possa receber bênçãos”. “A Shechiná é chamada de pedra, através da qual o mundo subsiste; dos quais se diz: ‹Uma pedra de sete olhos, e a pedra que os construtores recusaram. ‘” Esta “pedra”, diz Deus, eu coloquei ou coloquei diante de Josué, ou seja, para ele considerar; ao falar a Salomão e seus filhos, dos “meus mandamentos que eu vos propus” 1 Reis 9: 6 .

Rup .: “Que a pedra é o Senhor Jesus Cristo, a principal pedra de esquina, eleita, lançada como fundamento; e que os sete olhos em uma pedra são o Espírito sete vezes maior de Deus, que repousava sobre Ele, é ou não deve ser desconhecido para ninguém. Pois para Ele “Deus não dá o Espírito por medida” João 3:34 , e “Nele habita toda a plenitude da Deidade corporal” Colossenses 2: 9 . Esta pedra foi rejeitada pelo povo, mas escolhida e honrada por Deus. ” Osório: “Esta pedra então, sobre a qual repousa a casa de Deus e toda a nossa salvação, é colocada por Deus diante daquele sumo sacerdote. Ou seja, o santíssimo Nome de Jesus, a virtude da piedade e grandeza de Jesus, é mostrado pelo Espírito Divino ao sacerdote, para que ele possa entender o fim da lei e da santidade, para quem todas as ações da vida e da vida. os ofícios do sacerdócio deveriam ser encaminhados. Na qual a pedra foi anunciada ao homem divino, não apenas a força invisível, mas também a luz múltipla da Inteligência Divina. Pois segue;

Sobre esta pedra estão sete olhos – sejam eles os olhos de Deus, repousando nela com cuidado amoroso, ou se, como as rodas na visão de Ezequiel estavam “cheias de olhos ao redor” Ezequiel 1:18 ; Ezequiel 10:12 , os olhos são retratados como na própria pedra, marcando que simbolizava um ser com inteligência múltipla. Zacarias fala dos olhos do “Senhor que corre para lá e para cá na terra” Zacarias 4:10 , e João, do “Cordeiro, como havia sido morto, tendo sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus, sente-se em toda a terra ” Apocalipse 5: 6 . Qualquer um dos símbolos se harmoniza com o contexto e é admissível na linguagem. antes e depois, eu a pus, gravarei a sua gravura; e assim corresponde ao “Ele crescerá diante dele como uma planta tenra” Isaías 53: 2 . Mas o contraste de que em uma pedra há sete olhos, talvez sugira que os olhos estejam na própria pedra, e Ele, a “Pedra Viva”, é retratado com uma universalidade da visão, pela qual, com um conhecimento divino, Ele pesquisa e provê o bem-estar de toda a Igreja. Também tem alguma analogia com o Espírito quíntuplo que devia repousar sobre Ele. “Para que esta pedra tenha sete olhos, é reter em operação toda a virtude do Espírito da graça sétima. Pois de acordo com a distribuição do Espírito Santo, alguém recebe profecia; outro, conhecimento; outro, milagres; outro, tipos de línguas; outro, interpretação de palavras; mas ninguém consegue ter todos os dons desse mesmo Espírito. Mas nosso Criador assumiu sobre Ele nossas fraquezas, porque, através do poder de Sua Divindade, Ele mostrou que tinha Nele todas as virtudes do Espírito Santo, unindo sem dúvida os brilhantes relâmpagos da sétima constelação. ” “Nenhum dentre os homens teve todas as operações do Espírito Santo juntas, exceto o Mediador de Deus e somente o homem, que é o mesmo Espírito, que procede do Pai antes de todos os mundos.”

Osório: “A pedra é uma. Pois, como temos em Deus um espírito, uma fé, um sacramento da pia mais pura, também adoramos um Cristo, o único libertador da raça humana e autor de nossa justiça e salvação eterna; e fortalecidos por Sua tutela, esperamos a imortalidade e a glória eterna. Quem, embora seja um, governa todas as coisas com sabedoria inefável. Pois Sua sabedoria é adequadamente descrita pelos sete olhos. Pois o número sete geralmente descreve uma universalidade do bem. ”

Eis que gravarei a sua gravura – como de uma pedra cara. O que é a gravação, não é explicado; mas manifestamente é tudo o que concorda com a sua beleza. “Esta pedra é da terra, e do poder e obra de Deus”. “Significa Aquele que teve Seu nascimento na Terra Virgem, mas enquadrado habilmente pelo poder do Espírito Santo.” Essa pedra preciosa foi ainda mais esculpida, através da providência e vontade de Deus, quando Jerônimo: “Ele fez com que ela fosse ferida pelas unhas da cruz e pela lança do soldado, e em Sua paixão tirou a iniquidade da terra em um dia. , do qual está escrito: “Este é o dia que o Senhor fez, nos regozijaremos e nos alegraremos”. Salmo 118: 24 . Belos foram os dons e graças que Cristo recebeu, como Homem; mas bonito além de toda beleza deve haver aquelas cicatrizes gloriosas, com as quais Ele permitiu que todo o seu corpo fosse dilacerado, para que “em todo o cenário seu amor pudesse ser gravado”. Ribera: “O que mesmo no Corpo do Senhor pode ser mais amável ou mais leve do que aquelas cinco feridas, que Ele desejou reter em Seu Ser imortal, para que os abençoados não sejam privados desse esplendor, superando em muito a luz do sol. ?

E removerei a iniqüidade da terra em um dia – Em “um dia” no ano foi a expiação típica; em um dia absolutamente, o próprio Deus faria partir a iniqüidade daquela terra. “Um dia” é sempre enfático, porque as coisas estão lotadas, o que parecia demais por um dia. Ano após ano, chegava o dia da expiação: sua repetição anual mostrava que nada durava. Em “um dia” essa remoção deveria ser, que não precisava de renovação. Um escritor judeu confessou o mistério, enquanto dizia (Rashi): “Um dia; Não sei o que é esse dia. Pergunte a qualquer criança cristã: “Em que dia a iniquidade foi removida, não apenas da terra, mas de todas as terras?” ele dizia: “No dia em que Jesus morreu”.

Comentário de Joseph Benson

Zacarias 3: 9 . Pois eis que a pedra, etc. – Ou, como alguns retratam a parte anterior do versículo, pois esta é a pedra que eu coloquei diante de Josué; há na mesma pedra sete olhos: eu a gravarei com suas gravuras, diz o Senhor – Parece haver uma alusão nessas palavras à fundação, ou principal pedra angular do templo, que provavelmente foi colocada com grande solenidade em a presença de Josué. Cristo não é apenas a vara que sai do caule de Jessé, e o ramo que deve brotar de suas raízes, cujo fruto é excelente e agradável para os remanescentes de Israel que escapam da corrupção que existe no mundo, mas o fundamento do templo espiritual colocado em Sião. E é aqui predito que, quando ele nascer, sete, ou seja, muitos olhos estarão sobre ele. “O olhar do Pai estava sobre ele, para cuidar dele e protegê-lo, especialmente em seus sofrimentos. Os olhos de todos os profetas e santos do Antigo Testamento estavam sobre essa pedra: Abraão se alegrou ao ver o dia de Cristo, e ele o viu e se alegrou. Os olhos de todos os crentes estão sobre ele, como os olhos dos israelitas feridos estavam sobre a serpente de bronze. Eles olham para ele e são salvos. ” Henry. Ou então, os sete olhos sobre esta pedra podem ser explicados, como os olhos sobre as rodas na visão de Ezequiel: eles podem significar a perfeição e plenitude do conhecimento e da sabedoria que estavam em Jesus Cristo para o bem de sua igreja e seu cuidado sempre vigilante do seu povo: ou os vários dons e graças do Espírito Santo, com os quais ele era dotado: pois ele tem os sete espíritos de Deus, assim como as sete estrelas, Apocalipse 3: 1 ; e seus olhos são como uma chama de fogo, perfurando todos os disfarces e examinando as rédeas e o coração de toda criatura humana, e especialmente de toda pessoa que professa ser seu discípulo. “O ramo e a pedra”, diz o Dr. Dodd, “são os mesmos; qual pedra tem sete olhos, porque o Messias é o buscador de corações, a quem Deus gravou com suas gravuras; como em João, o evangelista, ele o Pai selou, dotou-o dos dons, virtudes e poderes do Espírito, que os profetas haviam predito que deveriam estar no Messias, por quem, morrendo na cruz, Deus removeu a iniqüidade daquilo. pousar em um dia. Em um dia em que todo homem ( Zacarias 3:10 ) chamou seu vizinho, etc., isto é, quando o mundo inteiro estava em profunda paz. ” Mas, em vez de: Sobre uma pedra houver sete olhos, Blayney lê: De uma pedra sete fontes, a palavra ??? significa uma fonte e também um olho. “Parece”, diz ele, “como se o profeta visse em sua visão uma pedra ou rocha colocada diante de Josué, com sete fontes brotando dela, que Deus diz que foram abertas por ele”. Há, ele pensa, aqui “uma clara alusão à rocha que Moisés feriu no deserto, e trouxe dela águas para o refresco do povo de Deus; e que a rocha, diz São Paulo, era Cristo, 1 Coríntios 10: 4 . Ao falar de qual transação, o salmista diz, Ele abriu a rocha e as águas jorraram, Salmos 105: 41 : ”na qual a passagem é usada o mesmo verbo ??? , que na próxima cláusula é traduzido, eu gravarei, & c., que Blayney processa: Eis que eu abro sua passagem; isto é, o buraco ou orifício através do qual as fontes fluirão. Mais uma vez, diz-se, Isaías 41:18 , abrirei rios nos lugares altos, onde não apenas o mesmo verbo é usado, mas é seguido pela mesma preposição que aqui é colocada antes da palavra renderizada pedra. E é dito cap. Zacarias 13: 1 , naquele dia será aberta uma fonte (o mesmo verbo sendo novamente usado) para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém. Para qual propósito? pelo pecado e pela impureza. “Isso foi falado dos tempos do evangelho; e, da mesma maneira, aqui é dito o mesmo: E removerei, ou tirarei, a iniqüidade da terra em um dia, a saber, aquele dia em que Cristo morreu para afastar o pecado pela oferta de si mesmo. . Não pode, certamente, restar uma dúvida do que se pretende, nem que ????? deva significar fontes de águas vivas, emitidas por Cristo. As águas vivas são as doutrinas do evangelho, e as fontes, os dispensadores deles, os apóstolos e evangelistas, que se diz serem cooperadores de Cristo e , portanto, apropriadamente representados pelos companheiros de Josué. O número sete é freqüentemente usado nas Escrituras para denotar multidões, 1 Samuel 2: 5 ; Jeremias 15: 9 , etc., etc. Deve-se observar, no entanto, que ambos os LXX. e a Vulgata leu sete olhos, e não sete fontes.

Comentário de Scofield

pedra (Veja Scofield “ 1 Pedro 2: 8 “) .

sete olhos Cf. Zacarias 4:10 ; Apocalipse 5: 6 .

Comentário de John Wesley

Pois eis que a pedra que pus diante de Josué; sobre uma pedra haverá sete olhos; eis que gravarei a sua gravura, diz o SENHOR dos Exércitos, e removerei a iniqüidade daquela terra em um dia.

Eis que (apontando para uma pedra em particular) aquela pedra que eu coloquei aos olhos de Josué.

Sobre uma pedra – Sobre essa pedra há sete olhos, provavelmente tão colocados, que podem parecer de muitas maneiras; por isso, era um emblema mais exato de Cristo, e de seu perfeito conhecimento e sabedoria.

Eu removi – perdoei imediatamente a iniqüidade desta terra. O templo, fundado em tal pedra de esquina, guardado e vigiado pela Providência que tudo vê, é a bênção e a honra desse povo, cujos pecados são todos perdoados.

Comentário de Adam Clarke

Pois eis que a pedra que eu coloquei – Aludindo, sem dúvida, à pedra fundamental do templo: mas isto representou Cristo Jesus: “Eis que eu coloquei em Sião uma fundação, uma pedra, uma pedra provada, uma preciosa pedra de esquina, um certo Fundação “, Isaías 28:16 . Isso significa Cristo, e nenhum outro; sobre ele repousa toda a Igreja, como um edifício sobre seus fundamentos.

Sobre uma pedra deve haver sete olhos – Isto deve significar a providência de Deus, pois debaixo dela toda a obra deve ser concluída.

Pode haver uma alusão aos sete conselheiros, que sempre se posicionaram sobre as pessoas dos soberanos asiáticos; e aqueles que eram governadores de províncias eram chamados de olhos do rei. Para isso, há uma alusão em Apocalipse 1: 4 . Em Cristo há uma abundância de sabedoria, poder, bondade, misericórdia, verdade, amor e compaixão, para dirigir, proteger, salvar, sustentar, purificar, governar e preservar todas as almas que nele confiam.

Vou gravar a gravura – é uma alusão à gravação de pedras preciosas, na qual os antigos se destacaram muito. Cabeças, animais e vários dispositivos foram os objetos dessas gravuras. Mas o que era essa gravura? Não foram as seguintes palavras? Eu removerei a iniqüidade daquela terra em um dia; “e não foi isso quando Jesus Cristo expirou na cruz? Esta foi a grande, a única expiação, satisfação e sacrifício pelos pecados do mundo inteiro. Nosso Senhor não referem-se a este lugar, João 6:27 ; (nota)? Ele tem Deus, teu Pai, selado; e na inscrição havia: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” Veja a nota na passagem acima .

Comentário de E.W. Bullinger

em cima = fixo em; como em Deuteronômio 11:12 . Compare 1 Reis 9: 3 . Esdras 5: 5 .

uma pedra: ou toda pedra.

sete olhos = sete pares de olhos. Observando e cuidando. Compare Zacarias 4:10 .

diz o Senhor dos exércitos = é o oráculo do Senhor Sabaiote.

em um dia Compare Isaías 66: 5-9

Comentário de John Wesley

Pois eis que a pedra que pus diante de Josué; sobre uma pedra haverá sete olhos; eis que gravarei a sua gravura, diz o SENHOR dos Exércitos, e removerei a iniqüidade daquela terra em um dia.

Eis que (apontando para uma pedra em particular) aquela pedra que eu coloquei aos olhos de Josué.

Sobre uma pedra – Sobre essa pedra há sete olhos, provavelmente tão colocados, que podem parecer de muitas maneiras; por isso, era um emblema mais exato de Cristo, e de seu perfeito conhecimento e sabedoria.

Eu removi – perdoei imediatamente a iniqüidade desta terra. O templo, fundado em tal pedra de esquina, guardado e vigiado pela Providência que tudo vê, é a bênção e a honra desse povo, cujos pecados são todos perdoados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *