Estudo de Isaías 8:14 – Comentado e Explicado

Ele será a pedra de escândalo e a pedra de tropeço para as duas casas de Israel, o laço e a cilada para os habitantes de Jerusalém.
Isaías 8:14

Comentário de Albert Barnes

E ele será para um santuário – A palavra santuário traduzido significa, literalmente, um lugar sagrado, um lugar consagrado, e geralmente é aplicado ao tabernáculo, ou ao templo; Êxodo 25: 8 ; Levítico 12: 4 ; Levítico 21:12 ; Jeremias 51:51 . Também significa um asilo, ou um refúgio, para o qual alguém possa fugir em caso de perigo e estar seguro; veja Ezequiel 11:16 . Entre todas as nações antigas, os templos eram considerados lugares seguros para os quais as pessoas poderiam fugir quando perseguidas e em perigo. Foi considerado sacrilégio afastar um homem de um templo ou altar. Que o templo era tão considerado entre os judeus é manifesto; veja 1 Reis 1:50 ; 1 Reis 2:28 . Em alusão a isso, o profeta diz que o Senhor seria um santuário; isto é, um asilo, ou refúgio, para quem eles devem fugir em tempos de perigo e estar seguros; veja Salmo 46: 1 : ‹Deus é nosso refúgio e força; Provérbios 18:10 : ‹O nome do empréstimo é uma torre forte; o justo entra nela e está seguro. Também é sabido que templos e altares eram considerados asilos entre os gregos e romanos. A referência aqui é antes um altar, como o asilo, do que uma cidade ou templo; como no outro membro da frase, diz-se que o mesmo objeto é uma pedra de tropeço – uma figura que não seria aplicável a um templo ou cidade.

Uma pedra de tropeço – Uma pedra contra a qual alguém deve colidir, ou sobre o qual ele deve cair. A idéia é que ninguém poderia correr contra uma pedra dura, áspera, fixa ou rocha, sem se machucar. Então os judeus se opunham aos conselhos de Deus; em vez de fazer dele seu refúgio e força, eles resistiriam a suas reivindicações e apelos, e a conseqüência seria sua destruição. Também deve ser lembrado que Deus é frequentemente representado nas Escrituras como uma rocha, uma defesa firme ou local de segurança para aqueles que confiam nele. Mas, em vez de se refugiarem nele, eles se opunham a essa rocha firme e se arruinavam; veja Deuteronômio 32: 4 , Deuteronômio 32:15 , Deuteronômio 32:18 , Deuteronômio 32: 30-31 , Deuteronômio 32:37 ; Salmo 19:14 ; Salmo 28: 1 ; Salmo 31: 2 , Salmo 31: 8 ; Salmo 41: 2 ; Salmo 42: 9 . Muitos dos antigos comentaristas judeus aplicaram isso ao Messias. – Gesenius in loc . Também é aplicado a Cristo no Novo Testamento, 1 Pedro 2: 8 .

Uma pedra de ofensa – Uma pedra sobre a qual eles devem cair. A palavra em inglês ofensa, tinha esse significado anteriormente, e a mantém em nossa tradução da Bíblia.

Para ambas as casas de Israel – Para os dois reinos de Judá e Israel; isto é, para a parte perversa deles, não para aqueles que eram verdadeiramente piedosos.

Para um gin – Uma rede, ou armadilha, para levar pássaros. A idéia é a mesma da parte anterior do verso. Rejeitando o conselho de Deus; desprezando sua proteção e resistindo a suas leis, eles se envolveriam inesperadamente em dificuldades, como pássaros capturados em uma armadilha.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 8: 14-15 . E ele será para um santuário; mas por uma pedra Temos aqui, nesta terceira parte do presente discurso, primeiro, uma denúncia profética do julgamento a ser exibido no tempo do Messias, tanto sobre os piedosos quanto sobre os ímpios, nesses versículos. Em segundo lugar, uma exposição desse julgamento, na forma de um diálogo entre duas pessoas; Deus e um certo professor ilustre: o primeiro explicando seu desígnio com relação aos discípulos do último; o último concordando com esse desígnio, e explicando, Isaías 8: 16-18 . Terceiro, uma exortação profética subordinada, dirigida aos judeus, para receber a doutrina de Deus e seu Messias, com uma previsão dos males que devem seguir uma rejeição a essa doutrina, Isaías 8: 19-22 . Quarto, uma descrição mais clara e completa desse grande Mestre, o Messias, com muitos de seus atributos, cap. Isaías 9: 1-7 . Nos versículos diante de nós, temos uma denúncia profética do julgamento duplo no tempo do Messias. O assunto do discurso, que não é mencionado, deve ser o Senhor dos Exércitos, mencionado no versículo anterior, ou Emanuel, mencionado no 8º. Os escritores do Novo Testamento, que tantas vezes citaram essa passagem, provam, além de toda controvérsia, que o assunto é o Messias; o Senhor Jesus Cristo, Deus sobre todos, abençoado para sempre; e em cuja humanidade Jeová habitou e realizou para seu povo todos os benefícios da graça que a extensão desta promessa implica, nos quais se diz que ele deveria ser um santuário; e que ao mesmo tempo se tornou para os hipócritas e incrédulos na Judéia, uma pedra de tropeço e uma rocha de ofensa, para a destruição da maior parte desse povo. Veja cap. Isaías 28:13 .

Comentário de E.W. Bullinger

por uma pedra de tropeço. Compare 1 Pedro 2: 7 , 1 Pedro 2: 8 . Lucas 20:17 . Romanos 9:32 , Romanos 9:33 ; Romanos 11:11 .

gin = uma armadilha.

Comentário de Adam Clarke

E ele será como um santuário “E ele será para você um santuário” – A palavra ??? lachem , para você, absolutamente necessária, como eu concebo, no sentido, está perdida neste lugar: é preservada pela Vulgata, ” et erit vobis in sanctificationem “. A Septuaginta o possui no número singular: esta? s?? e?? ???asµ?? , será para Ti. Ou então, em vez de ???? mikdash , um santuário, devemos ler ???? mokesh , uma armadilha, que seria então repetida sem nenhuma propriedade ou elegância, no final do verso. O Chaldee lê, em vez disso, mishpat , julgamento; pois ele o traduz por ????? purean , palavra que freqüentemente responde a ???? mishpat em sua paráfrase. Um MS. tem no lugar de ????? ???? mikdash uleeben , ???? ??? lahem leeben , que limpa o sentido e a construção. Mas a leitura da Vulgata é, penso eu, o melhor remédio para essa dificuldade; e é, em algum grau, autorizado por ??? lahem , a leitura do MS. mencionado acima.

Comentário de John Calvin

14. E ele será para um santuário. Ele promete que os verdadeiros adoradores de Deus desfrutam de tranqüilidade mental, porque o Senhor, cobrindo-os, por assim dizer, sob suas asas, rapidamente dissipará todos os seus medos. Há uma alusão à palavra santificar que ele havia usado ultimamente; pois a palavra ???? , ( mikdash ), que significa algumas vezes um santuário e outras vezes um local de refúgio , deriva da mesma raiz. (130) O significado, portanto, é que Deus não exige nada pelo qual ele não oferece recompensa mútua, porque todo aquele que o santifica , sem dúvida, o achará um lugar de refúgio . Agora, embora nesta santificação exista uma relação mútua entre nós e Deus, ainda há uma diferença, pois nós o santificamos atribuindo todo louvor e glória a ele e confiando inteiramente nele; mas ele nos santifica , guardando e preservando-nos de todos os males. Como havia poucos que criam e confiavam em suas promessas, o Profeta desejava que os piedosos fossem fortalecidos contra esse tipo de tentação; pois havia o perigo de não serem levados por exemplos tão ruins como por uma espécie de tempestade.

O Profeta, portanto, quis dizer: “O Senhor será seu melhor e mais fiel guardião. Embora outros tropeçam contra ele, ainda assim não fique aterrorizado; permaneça firmemente em seu chamado. ” E aqui um contraste está implícito, embora não expresso; pois se pode dizer que um santuário é uma cidadela situada em uma posição elevada e um baluarte para defender e guardar os piedosos, mas para destruir e esmagar os ímpios, porque eles precipitadamente tropeçam contra ele. Depois veremos mais claramente como isso foi cumprido, em parte durante o reinado de Ezequias e em parte na época do cativeiro na Babilônia; e, no entanto, ao mesmo tempo, Cristo foi prefigurado, que não seria um lugar de refúgio, mas uma pedra de tropeço para os israelitas. Isaías os avisa sobre esse tropeço , para que os piedosos estejam cientes disso.

Para as duas casas de Israel. Os judeus ignoram e indevidamente rasgam este versículo, em vez de dividi-lo. “Deus será”, dizem eles, “parcialmente um santuário e parcialmente uma pedra de tropeço ; como se pelas duas famílias ele distinguisse entre os piedosos e os incrédulos. Pelo contrário, ele ordena aos crentes, embora quase toda a multidão de ambos os reinos os deva dissuadi-los da obediência a Deus, para não desanimar, mas desconsiderar tudo o mais e romper com toda a oposição. O Profeta poderia simplesmente ter dito que ele seria uma ofensa a Israel ; mas ele pretendia expressar mais, pois inclui toda a nação e declara que Deus será sua destruição. A nação foi dividida em dois reinos, Efraim e Judá; e, portanto, ele mencionou os dois. Havia, de fato, algumas exceções, mas ele fala aqui de todo o corpo.

Esta é uma passagem notável e não pode ser suficientemente lembrada, especialmente no presente momento, quando vemos o estado da religião em todo o mundo cristão quase arruinado. Muitos se gabam de serem cristãos fortemente alienados de Deus e para quem Cristo é uma pedra de tropeço . Os papistas se vangloriam de maneira insolente e orgulhosa de seu nome, embora profanem toda a sua adoração por superstições, e a tragam desonra e censura. Entre aqueles a quem uma adoração mais pura a Deus foi restaurada, há muito poucos que abraçam o Evangelho de Deus com sincero respeito. Onde quer que voltemos nossos olhos, tentações dolorosas nos encontram em todas as direções; e, portanto, devemos lembrar desta instrução altamente útil, de que não é novidade se uma grande multidão de pessoas, e quase todos os que se gabam de pertencer à Igreja, tropeçarem contra Deus. No entanto, vamos sempre aderir a ele, por menores que sejam nossos números.

Para uma armadilha para o habitante de Jerusalém. Esta é a segunda circunstância introduzida para melhorar a imagem; pois, depois de mencionar os dois reinos, ele nomeia a própria metrópole. Embora todo o país estivesse aleijado, parecia que o Senhor permaneceu ali. Portanto, ele quer dizer que Deus se tornou uma armadilha , não apenas para as pessoas comuns espalhadas pelos campos e aldeias, mas para os próprios nobres e para os sacerdotes que moravam em Jerusalém , que moravam naquela santa habitação na qual Deus pretendia que a lembrança de seu nome deve ser principalmente preservada. Isso foi testemunhado também por Davi, de que aqueles que o Senhor designou rejeitaram a principal pedra da esquina . ( Salmos 118: 22. ) Cristo cita essa passagem contra os judeus e mostra que ela se aplica a si mesmo. ( Mateus 21:42 ; Marcos 12:10 .) Isso aconteceu, de fato, no tempo de Isaías, mas ainda mais no tempo de Cristo; pois a impiedade e a rebelião aumentaram gradualmente até chegarem a uma altura. Consequentemente, tanto os mais altos quanto os mais baixos, que sempre desobedeceram obstinadamente a Deus, naquele momento irromperam contra ele ainda mais com indulgência irrestrita, e, portanto, sua destruição também atingiu seu auge; pois foram totalmente rejeitados por Deus, a quem o Filho haviam recusado. Portanto, também inferimos a eterna divindade de Cristo, pois Paulo mostra que é Deus de quem o Profeta aqui fala. ( Romanos 9:33 .) Agora, ele não fala de um Deus fingido, mas daquele Deus por quem o céu e a terra foram criados, e que se revelou a Moisés. ( Êxodo 3: 6. ) É, portanto, o mesmo Deus por quem a Igreja sempre foi governada.

Comentário de John Wesley

E ele será para um santuário; mas por uma pedra de tropeço e por uma pedra de ofensa para ambas as casas de Israel, por um gin e por uma armadilha para os habitantes de Jerusalém.

Santuário – Um refúgio seguro para todos que realmente o temem e confiam nele.

Uma pedra – Uma ocasião de pecado e ruína, a quem eles se ofenderão e tropeçarão, a fim de cair e serem quebrados.

Para ambos – Para os dois reinos, o das dez tribos e o das duas tribos.

Jerusalém – Que são claramente mencionadas, como uma coisa maravilhosa, porque Jerusalém era a sede do templo e da adoração solene de Deus, onde todos os meios de conhecimento e graça estavam em grande abundância, onde os tronos do judiciário civil e eclesiástico foram estabelecidos , onde os médicos mais sábios e instruídos tinham sua morada constante. E que tal lugar e pessoas rejeitassem Emanuel quando ele aparecesse era uma ocorrência tão estranha que a previsão era altamente necessária; caso contrário, quando isso acontecesse, deveria abalar a fé de todos os que acreditavam. ele; enquanto que agora a realização disto foi uma confirmação notável de sua fé.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *