Estudo de 2 Pedro 1:4 – Comentado e Explicado

Por elas, temos entrado na posse das maiores e mais preciosas promessas, a fim de tornar-vos por este meio participantes da natureza divina, subtraindo-vos à corrupção que a concupiscência gerou no mundo.
2 Pedro 1:4

Comentário de Albert Barnes

Por meio do qual – ?? ?? Di ‘hon “Através do qual” – no número plural, referindo-se à “glória” e “virtude” no versículo anterior, e significando que foi por essa gloriosa eficiência divina que essas promessas foram dadas; ou, para todas as coisas mencionadas no versículo anterior, significando que foi através desses arranjos, e para sua conclusão, que essas grandes e gloriosas promessas foram feitas. As promessas dadas estão relacionadas ao plano de garantir “vida e piedade” e fazem parte dos arranjos graciosos para esse objeto.

Exceder grandes e preciosas promessas – Uma “promessa” é uma garantia por parte de outro de algo de bom do qual dependemos dele. Isso implica:

(1) que a coisa está em seu poder;

(2) que ele possa conceder ou não, como bem entender;

(3) que não podemos inferir, a partir de qualquer processo de raciocínio, que é seu propósito nos conceder;

(4) que é um favor que só podemos obter dele, e não por qualquer esforço independente próprio.

As promessas aqui mencionadas são aquelas que dizem respeito à salvação. Pedro tinha nos olhos provavelmente tudo o que havia sido revelado na época que contemplava a salvação do povo de Deus. Eles são chamados de “extremamente grandes e preciosos”, por causa de seu valor em apoiar e confortar a alma, e pela honra e felicidade que eles revelam para nós. As promessas mencionadas são sem dúvida as que são feitas em conexão com o plano de salvação revelado no evangelho, pois não há outras promessas feitas ao homem. Eles se referem ao perdão do pecado; força, conforto e apoio no julgamento; uma ressurreição gloriosa; e uma imortalidade feliz. Se olharmos para a grandeza e a glória dos objetos, veremos que as promessas são de fato extremamente preciosas; ou se observarmos a influência deles no apoio e elevação da alma, teremos uma visão distinta de seu valor. A promessa vai além de nossos poderes de raciocínio; entra em um campo que não poderíamos penetrar – o futuro distante; e se relaciona com o que não poderíamos obter.

Tudo o que precisamos no julgamento é a simples promessa de Deus de que Ele nos sustentará; tudo o que precisamos na hora da morte é a certeza de nosso Deus de que seremos felizes para sempre. O que seria este mundo sem uma “promessa”? Quão impossível penetrar no futuro! Quão escuro será o que está por vir! Quão desprovidos devemos ser de consolo! O passado se foi e suas alegrias e esperanças que se foram nunca mais podem ser lembradas para nos animar novamente; o presente pode ser uma hora de dor, tristeza, decepção e tristeza, talvez sem um raio de conforto; o futuro só abre campos de felicidade para a nossa visão, e tudo depende da vontade de Deus, e tudo o que podemos saber é de suas promessas. Separados deles, não temos como obter as bênçãos que desejamos, ou verificar que elas podem ser nossas. Pelas promessas de Deus, portanto, devemos ser no mais alto grau agradecidos, e nas provações da vida devemos nos apegar a eles com confiança inabalável, como as únicas coisas que podem ser uma âncora para a alma.

Que por estes – grego, “através destes”. Ou seja, elas constituem a base de suas esperanças de se tornarem participantes da natureza divina. Compare as notas em 2 Coríntios 7: 1 .

Participantes da natureza divina – Esta é uma frase muito importante e difícil. Uma expressão um tanto semelhante ocorre em Hebreus 12:10 ; “Que possamos ser participantes de sua santidade.” Veja as notas nesse versículo. Em relação ao idioma aqui utilizado, pode-se observar:

(1) Que é diretamente contrário a todas as noções de “panteísmo” – ou a crença de que todas as coisas são agora Deus, ou parte de Deus – pois se diz que o objetivo da promessa é que nós “nos tornemos” participantes da natureza divina ”, não que estejamos agora.

(2) não pode ser tomado em um sentido tão literal que signifique que podemos participar da “essência” divina ou que seremos “absorvidos” pela natureza divina, a fim de perder nossa individualidade. Essa idéia é defendida pelos budistas; e supõe-se que a perfeição de ser consista em tal absorção ou em perder sua própria individualidade, e suas idéias de felicidade são graduadas pela aproximação que pode ser feita a esse estado. Mas este não pode ser o significado aqui, porque:

(a) É da natureza do caso ”impossível. Deve haver para sempre uma diferença essencial entre uma mente criada e uma mente não criada.

(b) Isso argumentaria que a Mente Divina não é perfeita. Se essa absorção era necessária à plenitude do caráter e felicidade do Ser Divino, ele era imperfeito antes; se antes perfeito, ele não estaria atrás da absorção de um número infinito de mentes finitas e imperfeitas.

(c) Em todas as representações do céu na Bíblia, a idéia de “individualidade” é uma das que se destaca. Os “indivíduos” são representados em toda parte como adoradores de lá, e não há indícios de que a existência separada dos redimidos seja absorvida e perdida na essência da Deidade. Qualquer que seja a condição do homem daqui em diante, ele deve ter uma existência separada e individual, e o número de seres inteligentes nunca deve ser diminuído nem pela aniquilação ou por estarem unidos a qualquer outro espírito, para que se tornem um. .

A referência então, neste lugar, deve ser à natureza “moral” de Deus; e o significado é que aqueles que são renovados se tornam participantes da mesma natureza “moral”; isto é, das mesmas visões, sentimentos, pensamentos, propósitos, princípios de ação. Sua natureza ao nascer, é pecaminosa e propensa ao mal Efésios 2: 3 , sua natureza ao nascer de novo, torna-se semelhante à de Deus. Eles são feitos como Deus; e essa semelhança aumentará cada vez mais para sempre, até que em um sentido muito superior ao que pode ser verdade neste mundo, pode-se dizer que eles se tornaram “participantes da natureza divina”. Vamos observar, então,

(a) Que apenas o “homem”, de todos os habitantes da Terra, é capaz de subir para essa condição. A natureza de todas as outras ordens de criaturas aqui abaixo é incapaz de qualquer transformação que se possa dizer que elas se tornam “participantes da natureza divina”.

(b) Agora é impossível estimar o grau de aproximação com que o homem ainda pode se elevar em direção a Deus, ou o sentido exaltado em que o termo ainda pode ser aplicável a ele; mas a perspectiva diante do crente a esse respeito é mais gloriosa. Duas ou três circunstâncias podem ser referidas aqui como meras dicas do que ainda podemos ser:

(1) Que alguém reflita sobre os incríveis avanços feitos por ele desde o período da infância. Mas alguns, muito poucos anos atrás, ele não sabia de nada. Ele estava no berço, um bebê pobre e indefeso. Ele não conhecia o uso de olhos, ouvidos, mãos ou pés. Ele não sabia o nome nem o uso de nada, nem mesmo o nome do pai ou da mãe. Ele não podia andar, nem falar, nem rastejar. Ele nem sabia que uma vela o queimaria se ele colocasse o dedo lá. Ele não sabia como segurar ou segurar um chocalho, ou qual era o som dele, ou de onde vinha esse som ou qualquer outro som. Que ele pense o que ele tem aos vinte ou quarenta anos em comparação com isso; e então, se sua melhoria em todos os anos semelhantes a seguir “deveria” ser igual a isso, quem pode dizer a que altura ele subirá?

(2) aqui estamos limitados em nossos próprios poderes de aprender sobre Deus ou suas obras. Nós nos familiarizamos com ele através de suas obras – por meio dos “sentidos”. Mas, com a nomeação desse método para familiarizar-se com o mundo externo, o design parece ter sido realizar um trabalho duplo bastante contraditório – um para nos ajudar e o outro para nos impedir. Uma é nos dar os meios de comunicação com o mundo externo – pela visão, pela audição, pelo cheiro, pelo toque, pelo gosto; o outro é nos afastar do mundo externo, exceto por estes. O corpo é um invólucro, um recinto, uma prisão na qual a alma está encarcerada, da qual podemos olhar o universo apenas através desses órgãos. Mas suponha que, como pode ser o caso em um estado futuro, não exista tal recinto, e que toda a alma possa olhar diretamente para as obras de Deus – sobre as existências espirituais, sobre o próprio Deus – que podem então calcular a altura em que o homem pode alcançar ao se tornar um “participante da natureza divina?”

(3) teremos uma “eternidade” diante de nós para crescer em conhecimento, santidade e conformidade com Deus. Aqui, tentamos escalar a colina do conhecimento e, depois de dar alguns passos – enquanto o topo ainda está perdido nas nuvens – nos deitamos e morremos. Nós olhamos para algumas coisas; familiarizar-se com alguns princípios elementares; progredir um pouco na virtude e, em seguida, todos os nossos estudos e esforços são suspensos e “voamos para longe”. No mundo futuro, teremos uma “eternidade” diante de nós para progredir ininterruptamente no conhecimento, na virtude e na santidade; e quem pode dizer em que sentido exaltado pode ainda ser verdade que seremos “participantes da natureza divina” ou que realizações ainda podemos fazer?

Tendo escapado da corrupção que existe no mundo através da luxúria – O mundo está cheio de corrupção. O objetivo do plano cristão de redenção é nos libertar disso e nos tornar santos; e o meio pelo qual devemos ser feitos como Deus, é resgatando-nos de seu domínio.

Comentário de E.W. Bullinger

Pelo qual = Por (App-104. 2 Pedro 1: 1 ) qual.

exceder = exceder.

promessas . Grego. epangelma. Somente aqui e 2 Pedro 3:13 .

isso = para que isso. Grego. hina.

por . App-104. 2 Pedro 1: 1 .

ser = tornar-se.

participantes . Veja 1 Coríntios 10:18 .

escapou . Grego. apopheugo. Somente aqui e 2 Pedro 2:18 , 2 Pedro 2:20 .

corrupção . Grego. phthora. Veja Romanos 8:21 .

dentro App-104.

mundo . App-129.

Comentário de John Calvin

4. Pelo que nos são dados. É duvidoso que ele se refira apenas à glória e poder, ou às coisas precedentes também. Toda a dificuldade surge disso – que o que é dito aqui não é adequado à glória e virtude que Deus nos confere; mas se lermos, “por sua própria glória e poder”, não haverá ambiguidade nem perplexidade. Pois o que as coisas nos foram prometidas por Deus deve ser apropriada e justamente considerada como os efeitos de seu poder e glória. (148)

Ao mesmo tempo, as cópias também variam aqui; para alguns têm d? ? ?? , “por causa de quem;” então a referência pode ser a Cristo. Quaisquer que sejam as duas leituras que você escolher, ainda será o significado, que primeiro as promessas de Deus devem ser altamente valorizadas; e, segundo, que eles são gratuitos, porque nos são oferecidos como presentes. E ele então mostra a excelência das promessas, de que elas nos tornam participantes da natureza divina, da qual nada pode ser melhor concebido.

Pois devemos considerar de onde é que Deus nos eleva a tal altura de honra. Sabemos quão abjeta é a condição de nossa natureza; que Deus, então, se faça nosso, de modo que todas as suas coisas se tornem nossas coisas, a grandeza de sua graça não pode ser suficientemente concebida por nossas mentes. Portanto, essa consideração por si só deve ser abundantemente suficiente para nos fazer renunciar ao mundo e nos levar para o céu. Vamos então marcar que o fim do evangelho é tornar-nos eventualmente conformáveis ??a Deus e, se assim podemos falar, nos deificar.

Mas a palavra natureza não é aqui essência, mas qualidade . Os maniqueus antes sonhavam que somos parte de Deus e que, depois de ter corrido a corrida da vida, finalmente voltaremos ao nosso original. Também existem hoje fanáticos que imaginam que assim passamos para a natureza de Deus, para que ele engula nossa natureza. Assim, eles explicam o que Paulo diz, que Deus será tudo em todos ( 1 Coríntios 15:28 ) e no mesmo sentido que eles adotam essa passagem. Mas um delírio como esse nunca entrou na mente dos santos apóstolos; eles apenas pretendiam dizer que, quando despojados de todos os vícios da carne, seremos participantes da imortalidade e glória divinas e abençoadas, de modo a ser como se fosse um com Deus, tanto quanto nossas capacidades permitirem.

Essa doutrina não era totalmente desconhecida por Platão, que em todos os lugares define o principal bem do homem como uma conformidade completa com Deus; mas, como se envolveu na névoa dos erros, depois se desviou para suas próprias invenções. Mas nós, desconsiderando as especulações vazias, devemos ficar satisfeitos com uma coisa: – que a imagem de Deus em santidade e retidão nos seja restaurada para esse fim, para que possamos, afinal, ser participantes da vida e glória eternas. será necessário para nossa felicidade completa.

Tendo escapado Já explicamos que o objetivo do apóstolo era pôr diante de nós a dignidade da glória do céu, para a qual Deus nos convida, e assim nos afastar da vaidade deste mundo. Além disso, ele coloca a corrupção do mundo em oposição à natureza divina; mas ele mostra que essa corrupção não está nos elementos que nos cercam, mas em nosso coração, porque prevalecem afeições cruéis e depravadas, cuja fonte e raiz ele aponta pela palavra luxúria. A corrupção, portanto, é colocada no mundo, para que possamos saber que o mundo está em nós.

No que diz respeito a d? ? ?? , a tradução pode ser “por uma questão de que”, isto é, com o objetivo de nos levar a “glória e virtude”, “muitas e preciosas promessas foram dadas; e então a conclusão do versículo declara o objeto em outras palavras, para que, com essas promessas, nos tornemos participantes da natureza divina, tendo escapado das poluições do mundo. Fugir da corrupção do mundo é “piedade”, é “virtude”; e participar da natureza divina é “vida”, é “glória”. Esta correspondência completa confirma o significado que Beza e nossa versão dão à preposição d?? no final do terceiro verso. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Pelo que nos são dados – Por seu próprio poder glorioso, ele nos deu livremente, excedendo grandes e inestimáveis ??promessas. Os judeus foram distinguidos de maneira muito particular pelas promessas que receberam de Deus; as promessas a Abraão, Isaque, Jacó, Moisés e os profetas. Deus prometeu ser o Deus deles; para proteger, apoiar e salvá-los; dar a eles o que foi enfaticamente chamado de terra prometida; e fazer o Messias brotar de sua raça. São Pedro sugere a esses gentios que Deus também lhes dera excedendo grandes promessas; de fato, tudo o que ele havia dado aos judeus, exceto o mero assentamento na terra prometida; e isso também ele havia dado em todo seu significado e força espiritual. E além de ta µe??sta epa??e?µata , essas promessas superlativamente grandes, que distinguiam a dispensação mosaica, ele lhes dera ta t?µ?a epa??e?µata ; as promessas valiosas, aquelas que vieram do grande preço; inscrição na Igreja de Deus, redenção no sangue e através da cruz, a contínua influência interna do Espírito Santo, a ressurreição do corpo e descanso eterno à direita de Deus. Foi de conseqüência considerável para o conforto dos gentios que essas promessas lhes foram feitas e que a salvação não era exclusivamente dos judeus.

Para que vocês sejam participantes – O objetivo de todas as promessas e dispensações de Deus era trazer o homem caído de volta à imagem de Deus, que ele havia perdido. Esta, de fato, é a soma e a substância da religião de Cristo. Participamos de uma natureza terrena, sensual e diabólica; o desígnio de Deus por Cristo é remover isso e nos tornar participantes da natureza divina; e nos salve de toda a corrupção em princípio e fato existente no mundo; cuja fonte é a luxúria, ep???µ?a , irregular, irracional, ordenada e desejo impuro; o desejo de ter, fazer e ser o que Deus proibiu, e o que seria arruinado e destrutivo para nós era o desejo de ser concedido.

A luxúria, ou desejo impuro irregular, é a fonte de onde brota toda a corrupção que existe no mundo. A luxúria concebe e produz pecado; o pecado é consumado ou levado a agir e depois produz a morte. Este princípio destrutivo deve ser erradicado; e o amor a Deus e ao homem deve ser implantado em seu lugar. Este é o privilégio de todo cristão; Deus prometeu purificar nossos corações pela fé; e que, como o pecado reinou até a morte, assim também a graça reinará através da justiça, para a vida eterna; que aqui devemos ser libertados das mãos de todos os nossos inimigos e ter até “os pensamentos de nossos corações tão limpos pela inspiração do Espírito Santo de Deus, que o amaremos perfeitamente e magnificaremos dignamente o seu santo nome”. Essa bênção pode ser esperada por aqueles que estão continuamente escapando, fugindo da corrupção que existe no mundo e em si mesmos. Deus não purifica nenhum coração em que o pecado é entregue. Perdoe pelo sangue do Cordeiro; sinta sua necessidade de ser purificado no coração; busque isso com toda a sua alma; pleiteie as grandes e inestimáveis ??promessas que se referem a este ponto; abomina o seu eu interior; abster-se de toda aparência do mal; fuja do eu e do pecado para Deus; e o próprio Deus da paz o santificará através do corpo, alma e espírito, fará com que você acenda e ilumine aqui as luzes abaixo (uma prova de que ele pode salvar o máximo possível de todas as coisas que vierem a ele por Cristo) e depois, tendo guiado você por seus conselhos através da vida, o receberá em sua glória eterna.

Comentário de Thomas Coke

2 Pedro 1: 4 . Pelo qual por meio da qual; ou seja, do ilustre selo do Espírito estabelecido na declaração do evangelho. Participando da natureza divina, devemos entender uma participação da santidade divina; ou um ser santo, como o Senhor nosso Deus é santo; gozar de tal comunhão com Deus em sua santidade, pois, devido à sua semelhança com ele, derivação dele, tendência para com ele e complacência nele, pode ser chamada de natureza divina. Assim, ele se conectará com o que se segue: “Para que você seja santo como Deus é santo, tendo escapado da corrupção que existe no mundo, através da luxúria; que está renunciando e fugindo, com vigor e aversão, de todos os corruptos. princípios e práticas, que se espalham e prevalecem entre os homens deste mundo, através do poder de suas inclinações depravadas e afeições desordenadas às coisas carnais “.

Comentário de Scofield

mundo

Kosmos = sistema mundial. 2 Pedro 2:20 ; João 7: 7 (Ver Scofield “ Apocalipse 13: 8 “) .

Comentário de John Wesley

Pelo que nos são dadas excedentes grandes e preciosas promessas: que por estes sejais participantes da natureza divina, tendo escapado da corrupção que há no mundo pela luxúria.

Através do qual – Glória e fortaleza. Ele nos deu promessas extremamente grandes e inconcebivelmente preciosas – Tanto as promessas quanto as coisas prometidas, que se seguem no devido tempo, que, sustentadas e encorajadas pelas promessas, podemos obter tudo o que ele prometeu. Isso, tendo escapado da corrupção múltipla que existe no mundo – daquela fonte frutífera, o desejo do mal. Vocês podem se tornar participantes da natureza divina – Ser renovados à imagem de Deus e ter comunhão com eles, de modo a habitar em Deus e Deus em você.

Referências Cruzadas

Ezequiel 36:25 – Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.

João 1:12 – Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,

Romanos 9:4 – o povo de Israel. Deles é a adoção de filhos; deles é a glória divina, as alianças, a concessão da lei, a adoração no templo e as promessas.

2 Coríntios 1:20 – pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por meio dele, o “Amém” é pronunciado por nós para a glória de Deus.

2 Coríntios 3:18 – E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

2 Coríntios 6:17 – Portanto, “saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor. “Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei”

2 Coríntios 7:1 – Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.

Gálatas 3:16 – Assim também as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. A Escritura não diz: “E aos seus descendentes”, como se falando de muitos, mas: “Ao seu descendente”, dando a entender que se trata de um só, isto é, Cristo.

Gálatas 6:8 – Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.

Efésios 4:23 – a serem renovados no modo de pensar e

Colossenses 3:10 – e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.

Hebreus 8:6 – Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores.

Hebreus 9:15 – Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.

Hebreus 12:10 – Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade.

Tiago 4:1 – De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?

1 Pedro 4:2 – para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.

2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

2 Pedro 2:18 – pois eles, com palavras de vaidosa arrogância e provocando os desejos libertinos da carne, seduzem os que estão quase conseguindo fugir daqueles que vivem no erro.

1 João 2:15 – Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.

1 João 2:25 – E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.

1 João 3:2 – Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *