Estudo de Gálatas 3:16 – Comentado e Explicado

Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: aos seus descendentes, como se fossem muitos, mas fala de um só: e a tua descendência {Gn 12,7}, isto é, a Cristo.
Gálatas 3:16

Comentário de E.W. Bullinger

feito = falado, Veja Gênesis 21:12 ,

do. Grego. epi . App-104.

Comentário de John Calvin

16. Agora a Abraão, e sua semente . Antes de prosseguir com seu argumento, ele introduz uma observação sobre a substância da aliança, que ela repousa somente em Cristo. Mas se Cristo é o fundamento da barganha, segue-se que é de graça gratuita; e esse também é o significado da palavra promessa . Assim como a lei respeita os homens e suas obras, a promessa diz respeito à graça de Deus e à fé.

Ele não diz, e sementes. Para provar que neste lugar Deus fala de Cristo, ele chama atenção para o número singular como denotando alguma semente em particular. Sempre me surpreendi que os cristãos, quando viram essa passagem tão perversamente torturada pelos judeus, não tivessem uma resistência mais determinada; para todos, passe um pouco como se fosse um território indiscutível. E, no entanto, há muita plausibilidade em sua objeção. Como a palavra semente é um substantivo coletivo, Paulo parece raciocinar inconclusivamente, quando afirma que um único indivíduo é denotado por essa palavra, segundo a qual todos os descendentes de Abraão são compreendidos em uma passagem já citada: “Ao multiplicar, multiplicarei semente, ??? ( zerang ) ou ???? ( zargnacha ), como as estrelas do céu e como a areia que está na praia do mar. ” ( Gênesis 22:17 .) Tendo, como imaginam, detectado a falácia do argumento, eles nos tratam com triunfo altivo.

Fico mais surpreso com o fato de nossos escritores terem ficado calados sobre essa questão, pois temos meios abundantes de repelir suas calúnias. Entre os filhos de Abraão, começou uma divisão, pois um dos filhos foi separado da família. “Em Isaac, tua semente será chamada.” ( Gênesis 21:12 .) Consequentemente, Ismael não está incluído no acerto de contas. Vamos descer um passo. Os judeus permitem que a posteridade de Esaú seja a semente abençoada? mais, será sustentado que seu pai, embora o primogênito, tenha sido atingido. E quantas nações surgiram do estoque de Abraão que não participam desse “chamado”? Os doze patriarcas, por fim, formaram doze cabeças, não porque foram descendentes da linhagem de Abraão, mas porque foram designados por uma eleição particular de Deus. Desde que as dez tribos foram levadas, ( Oséias 9:17 ), quantos milhares degeneraram tanto que não têm mais nome entre a semente de Abraão? Por fim, foi feita uma prova da tribo de Judá, para que a verdadeira sucessão à bênção pudesse ser transmitida entre um povo pequeno. E isso havia sido predito por Isaías,

Embora o teu povo Israel seja como a areia do mar,
ainda um remanescente deles voltará. ” ( Isaías 10:22 .)

Até agora não disse nada que os próprios judeus não reconheçam. Deixe-me responder então; como é que as treze tribos nascidas dos doze patriarcas foram a semente de Abraão, em preferência aos ismaelitas e edomitas? Por que eles se gloriam exclusivamente nesse nome e deixam os outros como uma semente espúria? Sem dúvida, eles se gabarão de terem obtido por seu próprio mérito; mas as Escrituras, pelo contrário, afirmam que tudo depende do chamado de Deus; pois devemos retornar constantemente ao privilégio transmitido nessas palavras: “Em Isaque será chamada a tua semente”. ( Gênesis 21:12 .) A sucessão ininterrupta a esse privilégio deve ter estado em vigor até Cristo; pois, na pessoa de Davi, o Senhor depois trouxe de volta a recuperação, como poderíamos dizer, a promessa que havia sido feita a Abraão. Ao provar, portanto, que essa previsão se aplica a um único indivíduo, Paulo não baseia seu argumento no uso do número singular. Ele apenas mostra que a palavra semente deve denotar alguém que não apenas descendeu de Abraão segundo a carne, mas também foi designado para esse propósito pelo chamado de Deus. Se os judeus negarem isso, eles só se tornarão ridículos por sua obstinação.

Mas, como Paulo também argumenta a partir dessas palavras, que uma aliança foi feita em Cristo, ou para Cristo, vamos investigar a força dessa expressão,

“Em tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra.”
( Gênesis 22:18 .)

Os judeus insultam o apóstolo fazendo uma comparação, como se a semente de Abraão fosse citada como exemplo em todos os presságios e orações desastrosos; enquanto, pelo contrário, amaldiçoar em Sodoma ou Israel é empregar o nome de Sodoma ou Israel em formas de maldição. É o que tenho, às vezes, mas nem sempre; pois abençoar a si mesmo em Deus tem um significado bem diferente, como os próprios judeus admitem. Como, portanto, a frase é ambígua, denotando ora uma causa e ora uma comparação, onde quer que ocorra, ela deve ser explicada pelo contexto. Constatamos, então, que todos somos amaldiçoados pela natureza e que as bênçãos de Abraão foram prometidas a todas as nações. Todos alcançam indiscriminadamente? Certamente não, mas somente aqueles que são “reunidos” ( Isaías 66: 8 ) para o Messias; pois quando, sob Seu governo e direção, são reunidos em um corpo, tornam-se um povo. Quem, então, deixando de lado as disputas, deve investigar a verdade, reconhecerá prontamente que as palavras aqui significam não uma mera comparação, mas uma causa; e, portanto, segue-se que Paulo tinha um bom fundamento para dizer que a aliança foi feita em Cristo ou em referência a Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Agora a Abraão e sua semente – A promessa de salvação pela fé foi feita a Abraão e sua posteridade.

Ele não diz: E semeia – Era um tipo particular de posteridade que se pretendia: mas como um – que é Cristo; isto é, à cabeça espiritual, e a todos os crentes nele, que são filhos de Abraão, porque são crentes, Gálatas 3: 7 . Mas por que o apóstolo diz, não de sementes, como de muitas? A isto se responde que Abraão possuía em sua família duas sementes, uma natural, viz. os membros de sua própria casa; e o outro espiritual, aqueles que eram como ele por causa de sua fé. As promessas não eram de natureza temporal; se tivessem sido, teriam pertencido à sua semente natural; mas não o fizeram, portanto devem ter pertencido à posteridade espiritual. E como sabemos que promessas de justificação, etc., não poderiam ser feitas adequadamente a Cristo em si mesmo, portanto devemos concluir que seus membros estão aqui pretendidos, e a palavra Cristo é colocada aqui para os cristãos. É de Cristo que flui a graça que constitui os cristãos. Cristãos são aqueles que crêem no exemplo de Abraão; eles são, portanto, a semente espiritual. Cristo, trabalhando neles e por eles, os torna a luz e o sal do mundo; e através deles, sob e por Cristo, todas as nações da terra são abençoadas. Essa parece ser a interpretação mais consistente, embora tudo deva ser entendido por Cristo em primeira instância, e depois pelos cristãos somente através dele.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 3:16 . Ele não diz: E semeia : Isto é, as promessas feitas a Abraão não foram apropriadas a uma linhagem de seus descendentes, isto é, às de Isaque; mas centralizado em uma Pessoa ilustre, com relação a quem os demais são feitos participantes da grande bênção exibida no convênio abraâmico, ou seja, todos os santos fiéis de Deus.

Comentário de John Wesley

Agora a Abraão e sua semente foram feitas as promessas. Ele não diz: E para sementes, como de muitos; mas como de um, e para a tua descendência, que é Cristo.

Agora as promessas foram feitas a Abraão e sua semente – Várias promessas foram feitas a Abraão; mas o principal de todos, e que foi repetido várias vezes, foi o da bênção por meio de Cristo.

Ele – isto é, Deus.

Não diz, E às sementes, como de muitos – Como se a promessa fosse feita a vários tipos de sementes.

Mas a partir de um – Ou seja, um tipo de semente, uma posteridade, um tipo de filhos. E a todos esses a bênção pertencia à promessa.

Que é Cristo – incluindo todos os que acreditam nele. Gênesis 22:18 .

Referências Cruzadas

Gênesis 12:3 – Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”.

Gênesis 12:7 – O Senhor apareceu a Abrão e disse: “À sua descendência darei esta terra”. Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido.

Gênesis 13:15 – Toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre.

Gênesis 15:5 – Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência”.

Gênesis 17:7 – Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

Gênesis 21:12 – Mas Deus lhe disse: “Não se perturbe por causa do menino e da escrava. Atenda a tudo o que Sara lhe pedir, porque será por meio de Isaque que a sua descendência há de ser considerada.

Gênesis 22:17 – esteja certo de que o abençoarei e farei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar. Sua descendência conquistará as cidades dos que lhe forem inimigos

Gênesis 26:3 – Permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei. Porque a você e a seus descendentes darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a seu pai Abraão.

Gênesis 28:13 – Ao lado dele estava o Senhor, que lhe disse: “Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado.

Gênesis 28:14 – Seus descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência.

Gênesis 49:10 – O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão.

Romanos 12:5 – assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.

1 Coríntios 12:12 – Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.

1 Coríntios 12:27 – Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.

Gálatas 3:8 – Prevendo a Escritura que Deus justificaria pela fé os gentios, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: “Por meio de você todas as nações serão abençoadas”.

Gálatas 3:27 – pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.

Efésios 4:15 – Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Efésios 5:29 – Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja,

Efésios 5:32 – Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja.

Colossenses 2:19 – Trata-se de alguém que não está unido à Cabeça, a partir da qual todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento dado por Deus.

Colossenses 3:11 – Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *