Estudo de 2 Coríntios 1:20 – Comentado e Explicado

Porque todas as promessas de Deus são sim em Jesus. Por isso, é por ele que nós dizemos Amém à glória de Deus.
2 Coríntios 1:20

Comentário de Albert Barnes


Por todas as promessas de Deus nele – todas as promessas que Deus fez através dele. Essa é outra razão pela qual Paulo se sentiu obrigado a manter um caráter da mais rigorosa veracidade. A razão era que Deus sempre demonstrou isso; e que, como nenhuma de Suas promessas fracassou, ele se sentiu sagrado obrigado a imitá-Lo e a aderir a todas as Suas. As promessas de Deus que são feitas por meio de Cristo relacionam-se ao perdão do pecado ao penitente; a santificação do seu povo: apoio na tentação e na provação; orientação em perplexidade; paz na morte e glória eterna além da sepultura. Tudo isso é feito através de um Redentor, e nada disso falhará.

Sim – Todos certamente serão cumpridos. Não haverá vacilação por parte de Deus; sem inconstância; sem abandonar sua intenção graciosa.

E nele amém – Em Apocalipse 3:14 , o Senhor Jesus é chamado de “amém”. A palavra significa verdadeiro, fiel, certo. E a expressão aqui significa que todas as promessas feitas às pessoas através de um Redentor certamente serão cumpridas. São promessas confirmadas e estabelecidas, e que de maneira alguma fracassam.

À glória de Deus por nós – seja por nós ministros e apóstolos; ou por nós que somos cristãos. Penso que este último é o significado; e Paulo quer dizer que o cumprimento de todas as promessas que Deus fez ao Seu povo resultará em Sua glória e louvor como um Deus de condescendência e veracidade. O fato de Ele ter feito tais promessas é um ato que tende à Sua própria glória – já que foi por Sua mera graça que elas foram feitas; e o cumprimento dessas promessas na e através da igreja também tenderá a produzir pontos de vista elevados de Sua fidelidade e bondade.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 20-26 . E eles o observaram – Para uma elucidação deste parágrafo, veja em Mateus 22: 16-22 e Marcos 12: 13-17 ; e enviou espiões, que deveriam fingir-se apenas homens – homens escrupulosamente conscientes em todos os pontos: para que pudessem se apossar de suas palavras – se ele respondesse como esperavam. Mestre, sabemos então que dizemos, & c. – Falar em particular e ensinar em público; o caminho de Deus verdadeiramente – O verdadeiro caminho do dever. Eles não podiam segurar suas palavras diante do povo – Como fizeram depois diante do sinédrio, na ausência do povo, cap. Lucas 22:67 , & c.

Comentário de E.W. Bullinger

tudo , etc. = todas as promessas de Deus, nEle estão. e nele. Amen, This Hebrew word is translated “verily” in the Gospels, except in Matthew 6:13 at the end of the Lord”s Prayer, and at the close of each Gospel, It does not nec. in the Acts. In the Epistles it comes at the close of benedictions and doxologies. In the Revelation occasionally at the beginning. There are three exceptions, here, 1 Corinthians 14:16 , and Revelation 3:14 . In the last passage it is a title of the Lord. It means “truth”, and He is the Truth ( John 14:6 ). Compare Isaiah 65:16 , where “the God of truth” is “the God of Amen”, Os textos diziam: “Portanto, também através de (App-104, 2 Coríntios 1: 1 ), eles são.” Amém. Esta palavra hebraica é traduzida “em verdade” nos Evangelhos, exceto em Mateus 6:13 no fim do Senhor “. s A oração, e no final de cada evangelho, não é necessária nos Atos. Nas Epístolas, no final das bênçãos e doxologias. Na Revelação, ocasionalmente, no início. Existem três exceções, aqui: 1 Coríntios. 14:16 e Apocalipse 3:14 Na última passagem, é um título do Senhor. Significa “verdade” e Ele é a Verdade ( João 14: 6 ). Compare Isaías 65:16 , onde “o Deus da verdade “é” o Deus do Amém “,

Comentário de John Calvin

20. Por todas as promessas de Deus – Aqui, novamente, ele mostra como deve ser firme e invariável a pregação de Cristo, na medida em que ele é a base (289) de todas as promessas de Deus. Pois era pior do que absurdo aceitar a idéia de que ele, em quem todas as promessas de Deus são estabelecidas, é como aquele que hesita. (290) Agora, embora a afirmação seja geral, como veremos em breve, ela é, não obstante, acomodada às circunstâncias do caso em questão, com o objetivo de confirmar a certeza da doutrina de Paulo. Pois não é apenas o evangelho em geral que ele trata, mas ele honra mais especialmente seu próprio evangelho com essa distinção. “Se as promessas de Deus são seguras e bem fundamentadas, minha pregação também deve, necessariamente, ter certeza, já que ela contém nada além de Cristo, em quem todas estão estabelecidas.” Como, no entanto, nessas palavras, ele quer dizer simplesmente que ele pregou um evangelho genuíno, e não adulterado por quaisquer acréscimos estrangeiros, (291) vamos manter em vista essa doutrina geral, de que todas as promessas de Deus repousam somente em Cristo como seu apoio – um sentimento digno de ser mantido em lembrança e é um dos principais artigos de nossa fé. Depende, no entanto, de outro princípio – que é somente em Cristo que Deus, o Pai, é propício para nós. Agora, as promessas são testemunhos de sua bondade paterna em relação a nós. Por isso, segue-se que somente nele ele é cumprido.

As promessas, digo, são testemunhos da graça divina: pois, embora Deus mostre bondade até aos indignos ( Lucas 6:35 ), ainda quando promessas são feitas além de seus atos de bondade, há uma razão especial – que em neles ele se declara pai. Em segundo lugar, não estamos qualificados para desfrutar das promessas de Deus, a menos que tenhamos recebido a remissão de nossos pecados, que obtemos por meio de Cristo. Terceiro, a promessa, pela qual Deus nos adota como seus filhos, ocupa o primeiro lugar entre todos eles. Agora a causa e raiz da adoção é Cristo; porque Deus não é um Pai para quem não é membro e irmão de seu Filho unigênito. Tudo, no entanto, flui dessa fonte – que, enquanto estamos sem Cristo, somos odiados por Deus, em vez de favoravelmente considerados, enquanto ao mesmo tempo Deus nos promete tudo o que ele promete, porque nos ama. Portanto, não é de se admirar se Paulo aqui ensina que todas as promessas de Deus são ratificadas e confirmadas em Cristo.

É perguntado, no entanto, se eles eram fracos ou impotentes, antes do advento de Cristo; pois Paulo parece falar aqui de Cristo como manifestado na carne. ( 1 Timóteo 3:16 .) Respondo que todas as promessas que foram dadas aos crentes desde o princípio do mundo foram baseadas em Cristo. Por isso, Moisés e os Profetas, em todos os casos em que tratam da reconciliação com Deus, da esperança de salvação ou de qualquer outro favor, fazem menção a ele e discursos ao mesmo tempo respeitando sua vinda e seu reino. Digo novamente, que as promessas do Antigo Testamento foram cumpridas pelos piedosos, na medida em que eram vantajosas para o bem-estar delas; e, no entanto, não é menos verdade que eles foram suspensos até o advento de Cristo, por meio dos quais obtiveram sua verdadeira realização. E, na verdade, os próprios crentes repousavam nas promessas de tal maneira que, ao mesmo tempo, referiam a verdadeira realização deles ao aparecimento do Mediador, e suspenderam sua esperança até aquele momento. Em suma, se alguém considerar o que é o fruto da morte e ressurreição de Cristo, ele facilmente se juntará a esse respeito; em que sentido as promessas de Deus foram seladas e ratificadas nele, que de outra forma não teriam tido certeza.

Portanto, também através dele haja Amém. Aqui também os manuscritos gregos não concordam, pois alguns deles têm isso em uma declaração contínua – Tantas promessas de Deus quanto existem, estão nele Sim, e nele Amém para a glória de Deus através de nós. (292) A leitura diferente, que segui, é mais fácil e contém um significado mais completo. Pois, como ele havia dito, que em Cristo Deus confirmou a verdade de todas as suas promessas, então agora ele nos ensina que é nosso dever concordar com esta ratificação. Fazemos isso, quando, descansando em Cristo por uma fé segura, subscrevemos e selamos nosso selo de que Deus é verdadeiro, como lemos em João 3:33 , e que, tendo em vista a sua glória, pois este é o fim para o qual tudo deve ser referido. ( Efésios 1:13 e Romanos 3: 4. )

A outra leitura, confesso, é a mais comum, mas, como é um tanto escassa, não hesitei em preferir a que contém o significado mais amplo e, além disso, é muito mais adequada ao contexto. Pois Paulo lembra os coríntios de seu dever – proferir seu Amém em troca, depois de terem sido instruídos na simples verdade de Deus. Se, no entanto, alguém reluta em se afastar da outra leitura, deve, em qualquer caso, haver uma exortação deduzida dela (293) para um acordo mútuo em doutrina e fé.

Comentário de Adam Clarke

Por todas as promessas de Deus – Se tivéssemos sido pessoas leves, inconstantes e mundanas; pessoas que só poderiam ser vinculadas por nossos compromissos na medida em que se comportassem com nosso interesse secular; Deus teria confirmado nosso testemunho entre vocês? Não colocamos diante de você as promessas de Deus? E Deus não cumpriu essas promessas por nós – por nossa instrumentalidade, para sua salvação e para sua própria glória? Deus é verdadeiro; portanto, toda promessa de Deus é verdadeira; e, conseqüentemente, cada um deve ter seu devido cumprimento. Deus não fará uso de homens mundanos insignificantes, como os instrumentos pelos quais ele cumprirá suas promessas; mas ele os cumpriu por nós; portanto, somos homens justos e espirituais; caso contrário, Deus não nos teria usado.

Nele estão sim, e nele amém – Todas as promessas que Deus fez à humanidade são sim – verdadeiras em si mesmas e amém – cumpridas fielmente àqueles que crêem em Cristo Jesus. As promessas são todas feitas em referência a Cristo; pois é somente no sistema evangélico que podemos ter promessas de graça; pois é somente nesse sistema que podemos ter misericórdia. Portanto, a promessa vem originalmente de Cristo e é sim; e tem seu cumprimento por meio de Cristo, e é amém; e isto é para a glória de Deus, pela pregação dos apóstolos.

Pelo que o apóstolo diz aqui, e pela maneira séria e solene em que ele se justifica, parece que seus inimigos em Corinto fizeram questão de não ter vindo a Corinto, de acordo com sua proposta, para difamar seu caráter e depreciar. seu ministério; mas ele faz uso disso como um meio de exaltar a verdade e a misericórdia de Deus através de Cristo Jesus; e de mostrar que as promessas de Deus não somente vêm por ele, mas são cumpridas por ele.

Comentário de John Wesley

Pois todas as promessas de Deus nele são sim, e nele Amém, para a glória de Deus por nós.

Pois todas as promessas de Deus são sim e amém nele – Certamente são estabelecidas nele e através dele. Eles são sim com respeito a Deus prometendo; amém, com respeito aos homens que crêem; sim, com respeito aos apóstolos; amém, com relação a seus ouvintes.

Referências Cruzadas

Gênesis 3:15 – Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

Gênesis 22:18 – e, por meio dela, todos povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu”.

Gênesis 49:10 – O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão.

Salmos 72:17 – Permaneça para sempre o seu nome e dure a sua fama enquanto o sol brilhar. Sejam abençoadas todas as nações por meio dele, e que elas o chamem bendito.

Salmos 102:16 – Porque o Senhor reconstruirá Sião e se manifestará na glória que ele tem.

Isaías 7:14 – Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel.

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Isaías 65:16 – Quem pedir bênção para si na terra, que o faça pelo Deus da verdade; quem fizer juramento na terra, que o faça pelo Deus da verdade. Porquanto as aflições passadas serão esquecidas e estarão ocultas aos meus olhos.

Mateus 6:13 – E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.

Lucas 1:68 – “Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.

Lucas 2:14 – “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”.

João 1:17 – Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.

João 3:5 – Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

Atos dos Apóstolos 3:25 – E vocês são herdeiros dos profetas e da aliança que Deus fez com os seus antepassados. Ele disse a Abraão: ‘Por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados’.

Atos dos Apóstolos 13:32 – “Nós lhes anunciamos as boas novas: o que Deus prometeu a nossos antepassados

Romanos 6:23 – Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 11:36 – Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.

Romanos 15:7 – Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma como Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus.

Romanos 15:8 – Pois eu lhes digo que Cristo se tornou servo dos que são da circuncisão, por amor à verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos patriarcas,

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

2 Coríntios 4:15 – Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus.

Gálatas 3:16 – Assim também as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. A Escritura não diz: “E aos seus descendentes”, como se falando de muitos, mas: “Ao seu descendente”, dando a entender que se trata de um só, isto é, Cristo.

Gálatas 3:22 – Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que crêem.

Efésios 1:6 – para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

Efésios 1:12 – a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.

Efésios 2:7 – para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

Efésios 3:8 – Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo

Colossenses 1:27 – A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

2 Tessalonicenses 1:10 – Isso acontecerá no dia em que ele vier para ser glorificado em seus santos e admirado em todos os que creram, inclusive vocês que creram em nosso testemunho.

Hebreus 6:12 – de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida.

Hebreus 7:6 – Este homem, porém, que não pertencia à linhagem de Levi, recebeu os dízimos de Abraão e abençoou aquele que tinha as promessas.

Hebreus 9:10 – Eram apenas prescrições que tratavam de comida e bebida e de várias cerimônias de purificação com água; essas ordenanças exteriores foram impostas até o tempo da nova ordem.

Hebreus 11:13 – Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

Hebreus 11:39 – Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido.

Hebreus 13:8 – Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.

1 Pedro 1:12 – A eles foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios, mas para vocês, quando falaram das coisas que agora lhes foram anunciadas por meio daqueles que lhes pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado do céu; coisas que até os anjos anseiam observar.

1 João 2:24 – Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai.

1 João 5:11 – E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

Apocalipse 3:14 – Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus.

Apocalipse 7:12 – dizendo: “Amém! Louvor e glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força sejam ao nosso Deus para todo o sempre. Amém! “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *