Estudo de Salmos 102:16 – Comentado e Explicado

Quando o Senhor tiver reconstruído Sião, e aparecido em sua glória,
Salmos 102:16

Comentário de Albert Barnes

Quando o Senhor edificar Sião – a Septuaginta, a Vulgata Latina e Lutero, venderão isto: “Porque o Senhor edificou Sião”. Esta também é a tradução mais natural e correta do hebraico. A referência, no entanto, pode ser para o futuro. O salmista pode se lançar no futuro e, parado ali, ele pode descrever as coisas como elas aparecerão então – como já foi feito.

Ele aparecerá em sua glória – A idéia é que a edificação de Sião seria uma ocasião em que Deus manifestaria sua glória. Em referência à restauração de seu povo da escravidão; na reconstrução de Sião, depois em ruínas; ao restaurar o esplendor do lugar onde ele havia sido adorado por tanto tempo, ele mostraria seu verdadeiro caráter como um Deus de glória, verdade, poder e bondade. Conforme aplicado à igreja em geral, isso significa que quando Deus vem para reviver a religião, visitar seu povo, recuperá-lo de suas desvantagens, converter e salvar pecadores, ele aparece em seu caráter apropriado como o Deus de seu povo – como um Deus glorioso. Então as perfeições de sua natureza são mostradas de maneira mais ilustre; então ele aparece em seu verdadeiro caráter, como um Deus de misericórdia, graça e salvação. Não há cena na terra em que o caráter de Deus seja mais gloriosamente exibido do que em um reavivamento da verdadeira religião.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 102: 16-18 . Quando o Senhor edificar Sião – Eles tomam como certo que isso seria feito, pois o próprio Deus a havia realizado; ele aparecerá em sua glória – Seu poder glorioso, sabedoria e bondade serão manifestados a todo o mundo. Ele considerará a oração dos necessitados – isto é, do seu povo pobre, abandonado e desprezado na Babilônia. E não despreze a oração deles – Ou seja, ele aceitará e responderá. Isto será escrito para a geração vindoura – Esta libertação maravilhosa não será perdida nem esquecida, mas cuidadosamente registrada para a instrução e encorajamento de todas as gerações seguintes. E o povo que será criado – Quem nascerá depois; ou quem será criado de novo em Cristo Jesus; louvará o Senhor – Por suas respostas às suas orações, quando eles estavam mais necessitados. Isto pode ser entendido, também, 1º dos judeus, que deveriam ser restaurados em sua própria terra, pois haviam sido, de certa maneira, mortos e enterrados no túmulo e meros ossos secos, como estão representados em Isaías 26: 19 , e Ezequiel 37: ou, 2d, dos gentios que deveriam ser convertidos, cuja conversão é freqüentemente, e com muita razão pode ser chamada, uma segunda criação.

Comentário de E.W. Bullinger

aparece em Sua glória. Isso mostra que tudo é profético. Compare Isaías 60: 1-3 .

Comentário de Adam Clarke

Quando o Senhor edificar Sião – é uma coisa tão difícil, tão improvável, tão fora do alcance do poder humano, que quando Deus o faz, ele deve manifestar seu poder e glória da maneira mais extraordinária.

Comentário de John Calvin

A parte final do versículo 16, Ele apareceu em sua glória, refere-se à manifestação que Deus fez de si mesmo quando trouxe sua Igreja das trevas da morte; assim como é dito em outro lugar a respeito de sua primeira libertação: “Judá era seu santuário, e Israel, seus domínios” ( Salmos 114: 2 ). Da mesma maneira na presente passagem, reunindo novamente para si seu povo que estava disperso, e elevando sua Igreja, por assim dizer, da morte para a vida, ele apareceu em sua glória. Certamente não é consolo comum saber que o amor de Deus por nós é tão grande que ele terá sua glória para brilhar em nossa salvação. É verdade que, quando os judeus piedosos estavam no meio de suas aflições, a operação do poder divino estava escondida deles; mas, no entanto, sempre o viam pelos olhos da fé e no espelho das promessas divinas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *