Estudo de 2 Coríntios 4:15 – Comentado e Explicado

E tudo isso se faz por vossa causa, para que a graça se torne copiosa entre muitos e redunde o sentimento de gratidão, para glória de Deus.
2 Coríntios 4:15

Comentário de Albert Barnes

Pois todas as coisas são por sua causa – Todas essas coisas; essas gloriosas esperanças, verdades e perspectivas; essas abnegações dos apóstolos e essas provisões do plano de misericórdia.

Por você – Na sua conta. Eles são projetados para promover sua salvação. Eles não são principalmente para o bem-estar daqueles que se envolvem nessas labutas e abnegações; mas todo o arranjo e execução do plano de salvação, e toda a abnegação evidenciada por aqueles que se empenham em tornar esse plano conhecido, estão em ordem para que você possa ser beneficiado. Um objetivo de Paulo nesta declaração, sem dúvida, é conciliar seu favor e remover as objeções que lhe foram feitas por uma facção na igreja de Corinto.

Que a graça abundante – graça abundante ou transbordante. A rica misericórdia de Deus que deve ser manifestada por esses meios. Está implícito aqui que a graça abundaria por meio desses trabalhos e abnegações dos apóstolos. A graça mencionada aqui é a que lhes seria conferida em conseqüência desses trabalhos.

Através da ação de graças de muitos – Para que muitos possam ter ocasião de gratidão a Deus; que por esses trabalhos mais pessoas possam ser levadas a louvá-lo. Paulo tinha como objetivo trabalhar para que o maior número possível fosse levado a louvar a Deus e ter ocasião de agradecê-lo por toda a eternidade.

Redound para a glória de Deus – Para que Deus possa ter louvado aumentado; para que sua glória na salvação das pessoas seja abundante. O sentimento da passagem é que seria para a glória de Deus que o maior número possível fosse trazido para dar louvor e agradecimento a ele; e que, portanto, Paulo procurou fazer o maior número possível de convertidos. Ele negou a si mesmo; ele acolheu o trabalho; ele encontrou inimigos; ele se sujeitou a perigos; e ele procurou por todos os meios possíveis trazer o maior número possível para louvar a Deus. A palavra “redundar” ( pe??sse?? perisseue) aqui significa abundar ou ser abundante; e o sentido é que a graça transbordante assim evidenciada na salvação de muitos seria tão abundante que promoveria a glória de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

por você = por conta de (grego. dia. App-104. 2 Coríntios 4: 2 ) você.

abundante = abundante. Grego. pleonazo . Veja Romanos 5:20

graça . Charis grego . App-184.

através . Grego. eis. App-104, 2 Coríntios 4: 1 .

Ação de graças. Grego. eucaristia . Veja Atos 24: 3 . Compare 2 Coríntios 1:11 .

muitos = a maioria, es em 2 Coríntios 2: 6 ,

redound = excesso de fluxo ou excel. Grego. periaaseo

para. Grego. eis. App-104.

Comentário de John Calvin

15. Pois todas as coisas são para o seu bem. Ele agora se associa aos coríntios, não apenas na esperança de uma bem-aventurança futura, mas também nessas mesmas aflições, nas quais elas podem parecer diferir mais amplamente dele, pois ele as avisa. , que, se ele estiver aflito, é para seu benefício. Daí resulta que havia boas razões para transferir parte deles para si mesmos. O que Paulo declara depende, antes de tudo, da comunhão secreta que os membros de Cristo têm uns com os outros, mas principalmente da conexão e relacionamento mútuos, que exigiam mais que se manifestar entre eles. Agora, essa advertência foi repleta de grande utilidade para os coríntios e trouxe consigo consolo de escolha. Pois que consolo há nisso – que, embora Deus, poupando nossas fraquezas, lide conosco com mais gentileza, aqueles que são dotados de mais excelência distinta são afligidos pela vantagem comum de todos! Eles também foram advertidos de que, como não poderiam ajudar Paulo de outra maneira, deveriam, pelo menos, ajudá-lo com suas orações e simpatia.

Que a graça que abundou. Esse acordo (489) entre os membros de Cristo, ele agora recomenda com base no fruto que brota dele – sua tendência a promover a glória de Deus. Por uma metonímia, de acordo com sua maneira usual, ele quer dizer, pelo termo graça, aquela bênção da libertação, da qual ele havia mencionado anteriormente – que,

enquanto ele estava sobrecarregado, ele não estava, no entanto, angustiado: enquanto oprimido pela pobreza, ele não foi deixado sem dinheiro, etc.
( 2 Coríntios 4: 8 )

e, em suma, que ele teve uma libertação continuamente lhe proporcionou todo tipo de mal (490). Essa graça, diz ele, transborda. Com isso ele quer dizer que não estava confinado a si mesmo pessoalmente, de modo que ele apenas o desfruta, mas se estende ainda mais – a saber, aos coríntios, para os quais era de grande vantagem. Quando ele faz o transbordamento do dom de Deus consistir em gratidão, tendendo para a glória de seu Autor, ele nos adverte, de que toda bênção que Deus nos confere perece por nosso descuido, se não formos rápidos e ativos em agradecer.

Comentário de Adam Clarke

Pois todas as coisas são por sua causa – proclamamos todas essas verdades e suportamos todos esses sofrimentos por sua causa, pensando em nada de todos os nossos sofrimentos se conseguirmos converter-nos a Cristo e edificarmos os crentes em sua mais santa fé.

Que a abundante graça – ? ?a??? p?e??asasa · O benefício abundante – o derramamento abundante dos dons e graças do Espírito Santo, pelos quais você foi favorecido e enriquecido, pode, através da ação de graças de muitos, redundar para a glória de Deus: isto é, que a gratidão das multidões que foram convertidas possa acompanhar o ritmo das bênçãos que receberam, e pe??sse?s? , abundam, pois essas bênçãos abundam.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 4: 15-16 . Pois todas as coisas são por sua causa, “Pois eu sofro e sofro todas as coisas por sua causa, para que o favor exuberante de Deus seja abundante pela ação de graças de um número maior à glória de Deus”. Isto é: “Esforço-me por meus sofrimentos e pregação para fazer o maior número possível de convertidos; para que, quanto mais participemos da misericórdia e do favor de Deus, dos quais há um estoque abundante e inesgotável, mais lhe podemos dar graças; sendo mais para a glória de Deus que um número maior dê graças, ore e ame a Ele. Por qual causa eu não desmaio. “- A respeito da palavra santo, veja em 2 Coríntios 4: 1 . Aqui São Paulo dá outra prova de sua sinceridade em seu ministério; viz. os sofrimentos e o perigo de morte que ele incorre diariamente ao pregar o Evangelho. E a razão pela qual esses sofrimentos e perigos não o impedem, nem o fazem desmaiar, diz ele, é a garantia que ele tem de que Deus através de Cristo o ressuscitará e o recompensará com a imortalidade na glória. Ver 2 Coríntios 4:17 e cap. 2 Coríntios 5: 9 , etc.

Comentário de John Wesley

Pois todas as coisas são por sua causa, para que a graça abundante possa, através da ação de graças de muitos, redundar para a glória de Deus.

Para todas as coisas – adversas ou prósperas.

São por sua causa – Para o lucro de todos os que crêem, bem como de todos os que pregam.

Que a graça transbordante – Que continua você vivo tanto na alma quanto no corpo. Pode abundar ainda mais através da ação de graças de muitos – pois a ação de graças convida mais: graça abundante.

Referências Cruzadas

Salmos 50:14 – Ofereça a Deus em sacrifício a sua gratidão, cumpra os seus votos para com o Altíssimo,

Salmos 50:23 – Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos. “

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

1 Coríntios 3:21 – Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês,

2 Coríntios 1:4 – que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.

2 Coríntios 1:11 – enquanto vocês nos ajudam com as suas orações. Assim muitos darão graças por nossa causa, pelo favor a nós concedido em resposta às orações de muitos.

2 Coríntios 8:19 – Não só por isso, mas ele também foi escolhido pelas igrejas para nos acompanhar quando formos ministrar esta doação, o que fazemos para honrar o próprio Senhor e mostrar a nossa disposição.

2 Coríntios 9:11 – Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus.

Gálatas 1:24 – E glorificavam a Deus por minha causa.

Efésios 3:20 – Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,

Colossenses 1:24 – Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.

Colossenses 3:16 – Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.

2 Timóteo 2:10 – Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.

Hebreus 13:15 – Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome.

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

1 Pedro 4:11 – Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.

Apocalipse 4:8 – Cada um deles tinha seis asas e era cheio de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite repetem sem cessar: “Santo, santo, santo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, que era, que é e que há de vir”.

Apocalipse 5:8 – Ao recebê-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos;

Apocalipse 19:4 – Os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, e exclamaram: “Amém, Aleluia! “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *