Estudo de Apocalipse 5:8 – Comentado e Explicado

Quando recebeu o livro, os quatro Animais e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um uma cítara e taças de ouro cheias de perfume {que são as orações dos santos}.
Apocalipse 5:8

Comentário de Albert Barnes

E quando ele pegou o livro, as quatro bestas … – Os atos de adoração aqui descritos como prestados pelas quatro criaturas vivas e pelos anciãos são, de acordo com a explicação dada em Apocalipse 4: 4-7 , emblemáticos da honra feita a o Redentor pela igreja e pelo curso dos eventos providenciais no governo do mundo.

Caiu diante do Cordeiro – A postura usual de adoração profunda. Geralmente em tal culto havia prostração inteira na terra. Veja a nota de Mateus 2: 2 ; 1 Coríntios 14:25 nota.

Tendo cada um deles harpas – isto é, como a construção e a propriedade do caso pareceriam exigir, os anciãos tinham cada um deles harpas. O todo se prostrou com profunda reverência; os anciãos tinham harpas e incensários e começaram a cantar louvores à redenção. Essa construção é exigida porque:

(a) a palavra grega – ????te? echontesconcorda mais apropriadamente com a palavra “anciãos” – p?esß?te??? presbuteroi- e não com a palavra “bestas” – ??a zo existe uma incongruência na representação de que os seres vivos, na forma de leão, bezerro e águia devem ter harpas e incensários; e,

(c) o cântico de louvor cantado Apocalipse 5: 9 é aquele que se aplica adequadamente aos presbíteros como representantes da igreja, e não às criaturas vivas – “Você nos redimiu a Deus pelo seu sangue”.

A harpa era um instrumento bem conhecido usado no serviço de Deus. Josefo o descreve como tendo dez cordas e como tocado com uma chave (Ant. Apocalipse 7:12 , Apocalipse 7: 3 ). Veja as notas em Isaías 5:12 .

E frascos de ouro – A palavra “frasco” conosco, denotando uma pequena garrafa esbelta com um pescoço estreito, evidentemente não expressa a idéia aqui. O artigo aqui mencionado foi usado para oferecer incenso e deve ter sido um vaso com uma grande boca aberta. A palavra “tigela” ou “cálice” expressaria melhor a idéia, e é assim explicada pelo Prof. Robinson, Lexicon, e pelo Prof. Stuart, in loco. A palavra grega – f???? phiale – ocorre no Novo Testamento somente em Apocalipse Apocalipse 5: 8 ; Apocalipse 15: 7 ; Apocalipse 16: 1-4 , Apocalipse 16: 8 , Apocalipse 16:10 , Apocalipse 16:12 , Apocalipse 16:17 ; Apocalipse 17: 1 ; Apocalipse 21: 9 , e é uniformemente traduzido como “frasco” e “frascos”, embora a idéia seja sempre a de uma “tigela” ou “cálice”.

Cheio de odores – Ou melhor, como na margem, cheio de incenso – ??µ?aµ?t?? thumiamatonVeja as notas em Lucas 1: 9 .

Quais são as orações dos santos – Que representam ou denotam as orações dos santos. Compare o Salmo 141: 2: “Que minha oração seja apresentada diante de ti como incenso.” O significado é que esse incenso era um emblema adequado da oração. Isso parece ter sido em dois aspectos:

(a) como aceitável a Deus – como incenso produzia uma fragrância agradável; e,

(b) ao ser lançado ao céu – ascendendo ao trono eterno.

Em Apocalipse 8: 3 , um anjo é representado como tendo um incensário de ouro: “E lhe foi dado muito incenso, para que ele o oferecesse com as orações de todos os santos no altar de ouro que estava diante do trono. A representação ali é, sem dúvida, que o anjo está empregado na apresentação das orações dos santos que foram oferecidas na terra diante do trono. Veja as notas nessa passagem. É mais natural interpretar a passagem diante de nós da mesma maneira. A alusão é claramente ao serviço do templo e ao fato de o sacerdote ter oferecido incenso no próprio templo no momento em que a oração era oferecida pelo povo nas cortes do templo. Ver Lucas 1: 9-10 . A idéia aqui é, portanto, que os representantes da igreja no céu – os anciãos – mencionados como “sacerdotes” Apocalipse 5:10 , sejam descritos como oficiando no templo acima em nome da igreja ainda abaixo, e como oferecendo incenso enquanto a igreja está envolvida em oração.

Não se diz que eles mesmos ofereçam as orações, mas que eles oferecem incenso como representação das orações dos santos. Se esta é a interpretação correta, como parece óbvia, então a passagem não estabelece fundamento para a opinião expressa pelo Prof. Stuart, como derivada dessa passagem (in loco), de que a oração é oferecida pelos remidos no céu . Qualquer que seja a verdade nesse ponto – no qual a Bíblia parece estar em silêncio – ela não encontrará apoio da passagem diante de nós. Adoração, louvor, ação de graças são representados como o emprego dos santos no céu: a única representação que respeita a oração como pertencente a esse mundo é que existem emblemas ali que simbolizam sua ascensão diante do trono e que mostram que é aceitável Deus. É uma representação interessante e bonita de que existem no céu símbolos apropriados de oração ascendente, e que enquanto nos tribunais externos aqui embaixo oferecemos oração, incenso, emblemático dela, ascende no santo dos santos acima. A impressão que isso deve deixar em nossas mentes deve ser que nossas orações são levadas diante do trono e são aceitáveis ??a Deus.

Comentário de Joseph Benson

Apocalipse 5: 8-10 . E quando ele pegou o livro, as quatro criaturas vivas caíram – Agora é uma homenagem ao Cordeiro por toda a Igreja Cristã e todos os seus membros, representados por essas quatro criaturas vivas. Estes, juntamente com os anciãos, fazem o começo e depois ( Apocalipse 5:14 ) a conclusão. Eles estão juntos cercados por uma multidão de anjos ( Apocalipse 5:11 ) e juntos cantam a nova canção, como antes haviam louvado a Deus juntos, Apocalipse 4: 8 , etc. Tendo todos – Ou seja, cada um dos anciãos, não dos seres vivos; harpas – ???a?a? , uma harpa, que foi um dos principais instrumentos de ação de graças no serviço do templo; um emblema em forma da melodia de seus corações; e frascos de ouro – xícaras ou incensários; cheio de odores – Ou incenso, produzindo odores; quais são as orações dos santos – isto é, representações adequadas deles. Como se o apóstolo tivesse dito: como eu entendi esses presbíteros como representantes da igreja, apreendi que, em alusão ao incenso oferecido no templo, enquanto as pessoas oravam, essa circunstância tinha uma referência à oração, e foi pretende mostrar quão aceitável é para Deus, quando procede de um coração santo e reto. E eles cantaram – Ou melhor, cantam, ad??s?? , uma nova canção – Uma que nem eles nem outros haviam cantado antes; dizendo: Tu és digno de levar o livro, etc. – Ou seja, empreender o trabalho de revelar e realizar os desígnios da providência de Deus para o mundo e de sua graça para com a igreja; pois foste morto – sacrifício de propiciação; e pelo teu sangue nos redimiu a Deus – Assim também os seres viventes eram do número dos remidos; mas isso não se refere tanto ao ato de redenção, que era muito antes, como ao fruto dele; isto é, libertação da culpa e poder do pecado; a tirania de Satanás; a maldição da lei; e a ira de um Deus justamente ofendido, cujos servos e favoritos eles se tornaram agora. De todos os membros; & c. – Ou seja, de toda a humanidade. E nos fez, assim resgatados, a nosso Deus reis e sacerdotes – consagrados a seu serviço e honrados com a liberdade de uma aproximação próxima de sua presença, a oferecer orações e louvores aceitáveis ??aos seus olhos; e reinaremos na terra – A causa cristã prevalecerá por todas as eras, enquanto aquelas pessoas felizes que passaram corajosamente por suas provações na terra, no tempo determinado, compartilharão as honras do teu reino triunfante nos novos céus e novas terra.

Comentário de E.W. Bullinger

tomou = tomou.

cada . . . eles = cada um.

harpas. Os textos leem “uma harpa” . Grego. kithara.

frascos = tigelas. Grego. phiale. Palavra característica do Rev. Ocorre doze vezes (App-10).

odores = incenso. Grego. thumiama.

estamos. isto é simbolizar.

orações. App-134.

santos = os santos. Grego. hagios. Ver Atos 9:13 .

Comentário de Adam Clarke

As quatro bestas caíram diante do Cordeiro. Toda a Igreja de Deus e todos os seus filhos no céu e na terra reconhecem que Jesus Cristo é o único digno e capaz de revelar e executar todos os mistérios e conselhos de Deus. Veja em Apocalipse 5: 9 ; (Nota).

Tendo cada um deles harpas – Havia harpas e frascos; e cada um dos anciãos e criaturas vivas tinha um.

Odores, que são as orações dos santos – O incenso e os odores oferecidos no tabernáculo eram emblemas das orações e louvores do Senhor. Que as orações são comparadas ao incenso, veja Salmo 141: 2 ; : Que minha oração seja apresentada diante de ti como incenso. Daí que dizer em Synopsis Sohar, p. 44, n. 37: “O odor das orações dos israelitas é igual a mirra e incenso; mas no sábado é preferível ao perfume de todos os tipos de perfumes”. As palavras que são as orações dos santos devem ser entendidas como este é o meu corpo, isso significa ou representa o meu corpo; esses odores representam as orações dos santos.

Comentário de Thomas Coke

Apocalipse 5: 8 . Tendo cada uma delas harpas e frascos de ouro, as harpas eram uma parte principal da música do templo: os frascos também eram de uso comum no serviço do templo; mas não eram como aquelas pequenas garrafas que agora chamamos de frascos, mas como xícaras ou tigelinhas em um prato, em alusão aos incensários de Deus nos quais os sacerdotes ofereciam incenso no templo. Esses incensários eram uma espécie de xícaras que, por causa do calor do fogo queimando o incenso, eram frequentemente colocadas em um prato ou pires, algo parecido com uma xícara de chá e pires. Oferecer incenso a Deus, ou antes de sua presença no templo, foi um ato de honra e adoração religiosa peculiar ao ofício do sacerdote; e as orações da igreja são frequentemente comparadas a ela. Ver Salmos 141: 2 . Para que essas expressões representem bem toda a igreja celestial de santos e anjos, oferecendo um ato muito alto de adoração e adoração religiosa a Cristo. Alguns leem aqui, tigelas douradas cheias de perfumes.

Comentário de Scofield

bestas

criaturas vivas. (Veja Scofield “ Ezequiel 1: 5 “) .

Comentário de John Wesley

E quando ele pegou o livro, os quatro animais e os quatro e vinte anciãos caíram diante do Cordeiro, tendo cada um deles harpas e frascos de ouro cheios de odores, que são as orações dos santos.

E quando ele pegou o livro, as quatro criaturas vivas caíram – Agora, é feita uma homenagem ao Cordeiro por toda criatura. Estes, juntamente com os anciãos, fazem o começo; e depois, Apocalipse 5:14 , a conclusão. Eles estão juntos cercados por uma multidão de anjos, Apocalipse 5:11 , e juntos cantam a nova canção, como antes haviam louvado a Deus juntos, Apocalipse 4: 8 , etc.

Tendo todos – Os anciãos, não os seres vivos.

Uma harpa – que era um dos principais instrumentos de ação de graças no serviço do templo: um emblema adequado da melodia de seus corações.

E frascos de ouro – xícaras ou incensários.

Cheio de incenso, que são as orações dos santos – não dos próprios anciãos, mas dos outros santos ainda na terra, cujas orações foram assim representadas emblemática no céu.

Referências Cruzadas

Salmos 33:2 – Louvem o Senhor com harpa; ofereçam-lhe música com lira de dez cordas.

Salmos 43:4 – Então irei ao altar de Deus, a Deus, a fonte da minha plena alegria. Com a harpa te louvarei, ó Deus, meu Deus!

Salmos 81:2 – Comecem o louvor, façam ressoar o tamborim, toquem a lira e a harpa melodiosa.

Salmos 141:2 – Seja a minha oração como incenso diante de ti, e o levantar das minhas mãos, como a oferta da tarde.

Salmos 150:3 – Louvem-no ao som de trombeta, louvem-no com a lira e a harpa,

João 5:23 – para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

Romanos 14:10 – Portanto, você, por que julga seu irmão? E por que despreza seu irmão? Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus.

Filipenses 2:9 – Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

Hebreus 1:6 – E ainda, quando Deus introduz o Primogênito no mundo, diz: “Todos os anjos de Deus o adorem”.

Apocalipse 4:4 – ao redor do qual estavam outros vinte e quatro tronos, e assentados neles havia vinte e quatro anciãos. Eles estavam vestidos de branco e tinham na cabeça coroas de ouro.

Apocalipse 4:8 – Cada um deles tinha seis asas e era cheio de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite repetem sem cessar: “Santo, santo, santo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, que era, que é e que há de vir”.

Apocalipse 4:10 – os vinte e quatro anciãos se prostram diante daquele que está assentado no trono e adoram aquele que vive para todo o sempre. Eles lançam as suas coroas diante do trono, dizem:

Apocalipse 5:14 – Os quatro seres viventes disseram: “Amém”, e os anciãos prostraram-se e o adoraram.

Apocalipse 7:10 – E clamavam em alta voz: “A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro”.

Apocalipse 8:3 – Outro anjo, que trazia um incensário de ouro, aproximou-se e se colocou de pé junto ao altar. A ele foi dado muito incenso para oferecer com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro diante do trono.

Apocalipse 14:2 – Ouvi um som do céu como o de muitas águas e de um forte trovão. Era como o de harpistas tocando suas harpas.

Apocalipse 15:2 – Vi algo semelhante a um mar de vidro misturado com fogo, e, de pé, junto ao mar, os que tinham vencido a besta, a sua imagem e o número do seu nome. Eles seguravam harpas que lhes haviam sido dadas por Deus,

Apocalipse 15:7 – E um dos quatro seres viventes deu aos sete anjos sete taças de ouro cheias da ira de Deus, que vive para todo o sempre.

Apocalipse 19:4 – Os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, e exclamaram: “Amém, Aleluia! “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *