Estudo de Romanos 14:10 – Comentado e Explicado

Por que julgas, então, o teu irmão? Ou por que desprezas o teu irmão? Todos temos que comparecer perante o tribunal de Deus.
Romanos 14:10

Comentário de Albert Barnes

Mas por que … – Visto que somos todos súditos e servos, e todos devemos permanecer no mesmo tribunal, que direito temos de julgar os outros?

Tu julgas – Tu que és um convertido “judeu”, por que tentas denunciar o discípulo “gentio”, como se ele tivesse violado uma lei de Deus? compare Romanos 14: 3 .

Teu irmão – Deus o reconheceu como seu amigo Romanos 14: 3 , e ele deve ser considerado por ti como “um irmão” na mesma família.

Ou por que não puseste em nada – despreze Romanos 14: 3 ; por que tu, que és um “gentio” convertido, desprezo o discípulo “judeu” por ser desnecessariamente escrupuloso e supersticioso?

Teu irmão – O convertido judeu agora é irmão; e todo o desprezo que vocês gentios queriam para o judeu deveria cessar, pelo fato de que “ele” é agora “um cristão”. Nada fará tanto, por um lado, impedir uma disposição censurosa e, por outro, impedir o desprezo por aqueles que estão em uma posição diferente na vida, a ponto de lembrar que eles são “cristãos”, comprados com o mesmo sangue e indo para o mesmo céu que nós.

Todos devemos permanecer … – Ou seja, todos devemos ser julgados da mesma forma no mesmo tribunal; devemos responder por nossa conduta, não ao próximo, mas a Cristo; e não nos cabe julgar um ao outro.

Comentário de E.W. Bullinger

fixado em nada = “desprezar” , como em Romanos 14: 3 .

fique de pé antes . Veja Romanos 6:13 (rendimento).

assento de julgamento . Veja Atos 7: 5 .

Cristo = o Cristo. App-98. Os textos leem “Deus” .

Comentário de John Calvin

10. Mas tu, por que tu, etc. Como ele sujeitou a vida e a morte de todos nós a Cristo, ele agora passa a mencionar a autoridade de julgar, que o Pai lhe conferiu, juntamente com o domínio sobre o céu e terra. Ele conclui, portanto, que é uma ousadia irracional em qualquer um assumir o poder de julgar seu irmão, pois ao tomar essa liberdade, ele rouba a Cristo, o Senhor, o poder que somente ele recebeu do Pai.

Mas primeiro, pelo termo irmão, ele verifica esse desejo por julgar; pois desde que o Senhor estabeleceu entre nós o direito de uma aliança fraterna, uma igualdade deve ser preservada; todo aquele que assume o caráter de juiz age sem razão. Em segundo lugar, ele nos chama perante o único juiz verdadeiro, de quem ninguém pode tirar seu poder, e cujo tribunal ninguém pode escapar. Como então, seria absurdo entre os homens que um criminoso, que deveria ocupar um lugar humilde na corte, ascendesse ao tribunal do juiz; por isso, é absurdo que um cristão tome para si a liberdade de julgar a consciência de seu irmão. Um argumento semelhante é mencionado por James, quando diz que “quem julga seu irmão, julga a lei” e que “quem julga a lei, não é um observador da lei, mas um presidente”; e, por outro lado, ele diz que “existe apenas um legislador que pode salvar e destruir”. ( Tiago 4:12 .) Ele atribuiu um tribunal a Cristo, que significa seu poder de julgar, como a voz do arcanjo, pela qual seremos convocados, é chamada, em outro lugar, uma trombeta; pois penetrará, como foi com seu som, nas mentes e ouvidos de todos. (423)

Comentário de Adam Clarke

Mas por que você – judeu cristão, observando os ritos da lei mosaica, julga – condena seu irmão – o gentio cristão, que não se considera obrigado por esta lei?

Ou por que você, cristão gentio, não despreza seu irmão judeu cristão, como se ele não merecesse sua consideração, porque ele ainda não acredita que o Evangelho o libertou dos ritos e cerimônias da lei?

É um verdadeiro ditado do Sr. Heylin, neste versículo: os supersticiosos são propensos a julgar, e aqueles que não são supersticiosos tendem a desprezar.

Todos estaremos diante do tribunal de Cristo – Por que devemos então julgar e condenar um ao outro? Somos responsáveis ??perante Deus por nossa conduta e seremos julgados em sua barra; e consideremos que, qualquer que seja a medida que for realizada, o mesmo será medido para nós novamente.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 14:10 . Mas por que julgas teu irmão, etc. – Os supersticiosos são propensos a julgar, e aqueles que não são supersticiosos são propensos a desprezar. Heylin.

Comentário de John Wesley

Mas por que julgas teu irmão? ou por que não puseste em nada teu irmão? pois todos estaremos diante do tribunal de Cristo.

Ou por que desprezas teu irmão – Até agora o apóstolo se dirigiu ao irmão fraco: agora ele fala ao mais forte.

Referências Cruzadas

Eclesiastes 12:14 – Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal.

Mateus 25:31 – “Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.

Lucas 23:11 – Então Herodes e os seus soldados ridicularizaram-no e zombaram dele. Vestindo-o com um manto esplêndido, mandaram-no de volta a Pilatos.

João 5:22 – Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho,

Atos dos Apóstolos 4:11 – Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’.

Atos dos Apóstolos 10:42 – Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que este é aquele a quem Deus constituiu juiz de vivos e de mortos.

Atos dos Apóstolos 17:31 – Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

Romanos 2:16 – Isso acontecerá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho.

Romanos 14:3 – Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou.

1 Coríntios 4:5 – Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação.

2 Coríntios 5:10 – Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.

Judas 1:14 – Enoque, o sétimo a partir de Adão, profetizou acerca deles: “Vejam, o Senhor vem com milhares de milhares de seus santos,

Apocalipse 20:11 – Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *