Estudo de Mateus 25:31 – Comentado e Explicado

Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso.
Mateus 25:31

Comentário de Albert Barnes

Quando o Filho do homem … – Isso é uma resposta à pergunta que os discípulos propuseram a Jesus a respeito do fim do mundo, Mateus 24: 3 . Que isso se refere ao juízo final, e não, como alguns supuseram, à destruição de Jerusalém, aparece:

1. Do fato de ter sido uma resposta a uma pergunta expressa a respeito do “fim” do mundo.

2. “Todas as nações” deveriam ser reunidas, o que não ocorreu na destruição de Jerusalém.

3. Uma separação deveria ocorrer entre os justos e os iníquos, o que não foi feito em Jerusalém.

4.As recompensas e punições são declaradas como “eternas”.

Nenhuma dessas coisas ocorreu na destruição de Jerusalém.

Em sua glória – Em sua própria honra. Com seu corpo glorificado, e como cabeça e rei do universo, Atos 1:11 ; Efésios 1: 20-22 ; 1 Tessalonicenses 4:16 ; 1 Coríntios 15: 24-25 , 1 Coríntios 15:52 .

O trono de sua glória – Isso significa, na língua dos hebreus, seu trono glorioso ou esplêndido. Não deve ser tomado literalmente, como se houvesse um trono ou assento material para o rei de Sião. Expressa a idéia de que ele virá “como rei e juiz” para reunir seus súditos diante dele e designá-los como recompensas.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 25:31 . Quando, & c. – A mesma grande verdade, que não existe bondade negativa, que foi mostrada, primeiro, na parábola das virgens; 2d, na parábola ainda mais clara dos servos que receberam os talentos; aqui é mostrada uma terceira vez, em uma declaração não-paramétrica direta da maneira pela qual nosso Senhor procederá no último dia. Quando o Filho do homem vier em sua glória, etc. – Com que majestade e grandeza Cristo aqui fala de si mesmo! dando-nos um dos exemplos mais nobres do verdadeiro sublime. De fato, poucas descrições nos escritores sagrados parecem iguais a isso. Dificilmente podemos lê-lo sem nos imaginarmos diante do terrível tribunal que descreve. Ele se denomina aqui o Filho do homem , porque, quando ele aparecer como o grande Juiz, ele aparecerá na forma humana, e como homem, como ele é, para julgar os filhos dos homens. Pois, sendo da mesma natureza com aqueles a quem julga e tendo compartilhado com eles na enfermidade humana, ele é o mais adequado para o cargo de juiz. Mas ninguém que lê isso pode razoavelmente supor que quem fala assim é um mero homem. Ele também é chamado de Filho do homem, porque sua maravilhosa condescendência em assumir nossa natureza e se tornar o Filho do homem será recompensada por sua exaltação naquele dia. Pois ele virá, não apenas na glória de seu Pai, mas em sua própria glória como mediador. Sua primeira vinda foi sob uma nuvem negra de obscuridade; mas o segundo será em uma nuvem brilhante de glória. Sem dúvida, se seus discípulos entendessem e cressem no que ele aqui declara sobre sua glória futura, os ajudaria a enfrentar com firmeza a ofensa da cruz e a prepará-los para a cena que se aproximava de sua humilhação e sofrimentos. Para manifestar ainda mais sua glória, todos os santos anjos, que há muito tempo estavam sujeitos a ele como seus servos ministros, agora o acompanharão, e isso não apenas para o estado, como seus assistentes, mas para o serviço, como ministros de seus justiça. Eles devem convocar a corte; reunir os eleitos, separar os ímpios dos justos, ser testemunhas da glória dos santos, Lucas 12: 8 ; e da miséria dos pecadores, Apocalipse 19:10 . Então ele se sentará no trono de sua glória – Um trono alto e elevado, e visível aos olhos de todo o mundo reunido; o trono do julgamento, muito diferente do trono da graça, sobre o qual ele agora se senta, com seu Pai, e para o qual podemos chegar ousadamente.

Comentário de E.W. Bullinger

Quando o filho do homem. Veja a Estrutura (p. 1366).

deve vir = deve ter chegado.

o trono. 1:32 . Compare Salmos 47: 8 . Jeremias 3:17 ; Jeremias 14:21 . Sofonias 3: 8 .

Comentário de John Calvin

Mateus 25:31 . Agora, quando o Filho do homem vier em sua glória. Cristo segue a mesma doutrina, e o que ele descreveu anteriormente em parábolas, ele agora explica claramente e sem figuras. A soma do que é dito é que os crentes, a fim de encorajarem-se a uma conduta santa e reta, devem contemplar com os olhos da fé a vida celestial que, embora agora esteja oculta, se manifestará longamente última vinda de Cristo. Pois, quando ele declara que, quando vier com os anjos, então se sentará no trono de sua glória, ele contrasta essa última revelação com as desordens e agitações da guerra terrena; como se ele dissesse que não apareceu com o propósito de estabelecer imediatamente seu reino e, portanto, que havia necessidade de esperança e paciência, para que os discípulos não fossem desencorajados por um longo atraso. Portanto, inferimos que isso foi novamente acrescentado, a fim de que os discípulos, libertados do erro sobre a felicidade imediata e repentina, pudessem manter suas mentes em guerra até a segunda vinda de Cristo, e não ceder ou desanimar, por causa de sua ausência.

Esta é a razão pela qual ele diz que assumirá o título de rei; pois embora ele tenha iniciado seu reinado na terra, e agora esteja sentado à direita do Pai, de modo a exercer o governo supremo do céu e da terra; todavia, ele ainda não ergueu diante dos olhos dos homens que trono, dos quais sua majestade divina será muito mais plenamente exibida do que é agora no último dia; pois aquilo de que agora obtemos pela fé nada mais que um gosto, terá todo o seu efeito. Então, agora Cristo está assentado em seu trono celestial, por mais que seja necessário que ele reine por restringir seus inimigos e proteger a Igreja; mas então ele aparecerá abertamente, estabelecer ordem perfeita no céu e na terra, esmagar seus inimigos debaixo de seus pés, reunir seu povo crente para participar de uma vida eterna e abençoada, para subir ao seu tribunal; e, em uma palavra, haverá uma manifestação visível da razão pela qual o reino lhe foi dado pelo Pai. Ele diz que virá em sua glória; porque, enquanto ele habitava neste mundo como um homem mortal, ele apareceu na forma desprezada de um servo. E ele chama isso de glória, embora em outro lugar a atribua a seu Pai, mas o significado é o mesmo; pois ele quer dizer simplesmente a glória divina, que naquele momento brilhava apenas no Pai, pois em si mesma estava oculta. (172)

Comentário de Adam Clarke

Quando o Filho do homem vier – Isto deve ser entendido da vinda de Cristo no último dia, para julgar a humanidade: embora toda a parte anterior do capítulo possa ser aplicada também à destruição de Jerusalém.

Anjos sagrados – A palavra a???? é omitida por muitos excelentes manuscritos, versões e pais. Mill e Bengel aprovam a omissão, e Griesbach a deixou de fora do texto. Alguns supõem que nosso Senhor terá outros anjos (mensageiros) com ele naquele dia, além dos santos. Os anjos maus podem estar presentes para tomar, como presa, aqueles que serão encontrados em sua mão esquerda.

O trono de sua glória – Aquele trono glorioso no qual sua natureza humana glorificada está assentada, à direita do Pai.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 25: 31-33 . Quando o Filho do homem vier, etc. – Nosso Salvador começa aqui sua terceira parábola, que é agradável à linguagem do Antigo Testamento, na qual homens bons são comparados a ovelhas, por causa de sua inofensividade e utilidade (Veja Salmos. 23.) e os ímpios aos bodes, pela exorbitância de suas concupiscências. A alusão, no entanto, é descartada quase na entrada da parábola, sendo a maior parte dessa representação expressa em termos perfeitamente simples; de modo que, embora o sentido seja profundo, é óbvio: aqui é descrito o julgamento de todas as nações, tanto gentios quanto cristãos, e são conhecidos os pontos em que suas provações devem prosseguir: eles serão absolvidos ou condenados, conforme parecerá então que eles realizaram ou negligenciaram obras de amor; – os deveres que, nos cristãos, necessariamente brotam dos grandes princípios de fé e piedade, e que os próprios pagãos foram convidados, através do sangue da aliança, a realizar por medidas menores das influências secretas do espírito de Deus oferecidas a eles naquela dispensação inferior sob a qual eles viviam. Mas, então, não devemos entender isso, como se essas obras fossem meritórias; pois todos os que são absolvidos naquele dia, sob a dispensação cristã ou pagã, serão absolvidos somente por causa da redenção que está em Cristo, como causa meritória. Se observarmos a correspondência entre essas palavras e o cap. Mateus 24: 30-31 parecerá provável que Cristo pretenda ensinar seus discípulos a conceber sua primeira vinda à destruição de Jerusalém, como uma espécie de emblema de sua aparição final ao julgamento; e, consequentemente, podemos ser autorizados a usar alguns dos textos do capítulo anterior, ao discursar naquele dia importante e importante. Todo leitor deve observar com que majestade e grandeza nosso Senhor fala de si nesta parte da Escritura, que é um exemplo nobre do verdadeiro sublime, e pinta as solenidades da grande e final auditoria da maneira mais forte. Em vez de dividir, podemos ler separados.

Comentário de Scofield

Filho do homem (Veja Scofield “ Mateus 8:20 “) .

anjos (Veja Scofield “ Hebreus 1: 4 “)

Comentário de John Wesley

Quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então ele se assentará no trono de sua glória.

Quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele – Com que majestade e grandeza nosso Senhor aqui fala de si mesmo Nos dando um dos exemplos mais nobres do verdadeiro sublime. De fato, poucas descrições nos escritos sagrados parecem igualar isso. Acho que mal podemos lê-lo sem nos imaginar diante do terrível tribunal que descreve.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *