Estudo de Salmos 50:14 – Comentado e Explicado

Oferece, antes, a Deus um sacrifício de louvor e cumpre teus votos para com o Altíssimo.
Salmos 50:14

Comentário de Albert Barnes

Ofereça a Deus ação de graças – A palavra traduzida como “oferta” neste local – ??? zâbach – significa apropriadamente “sacrifício”. Assim, é traduzida pela Septuaginta, ??s?? assim – e pela Vulgata, “immola”. A palavra é usada, sem dúvida, com design – para mostrar qual era o “tipo” de sacrifício com o qual Deus se agradaria e que ele aprovaria. Não era o mero “sacrifício” de animais, como eles geralmente entendiam o termo; não era a mera apresentação dos corpos e do sangue de animais mortos; era uma oferta que procedia do coração e que expressava gratidão e louvor. Isso não deve ser entendido como implicando que Deus não exigiu ou aprovou a oferta de sacrifícios sangrentos, mas como implicando que um sacrifício maior era necessário; que estes seriam vãos e inúteis, a menos que fossem acompanhados das ofertas do coração; e que sua adoração, mesmo em meio a formas externas, deveria ser uma adoração espiritual.

E faça teus votos ao Altíssimo – Ao Deus verdadeiro, o Ser mais exaltado do universo. A palavra “votos” aqui – n ? neder – significa propriamente um voto ou promessa; e então, uma coisa jurada; uma oferta votiva, um sacrifício. A idéia parece ser que a verdadeira noção a ser anexada aos sacrifícios prescritos e exigidos era que eles fossem considerados expressões de sentimentos e propósitos internos; de penitência; de um profundo senso de pecado; de gratidão e amor; e que o desígnio de tais sacrifícios não era cumprido, a menos que os “votos” ou propósitos piedosos implícitos na própria natureza dos sacrifícios e ofertas fossem realizados na vida e na conduta. Eles não deveriam, portanto, vir meramente com essas ofertas e depois sentir que todo o propósito da adoração foi cumprido. Eles deveriam realizar o verdadeiro desígnio deles por vidas correspondentes à idéia pretendida por tais sacrifícios – vidas cheias de penitência, gratidão, amor, obediência, submissão, devoção. Isso só poderia ser um culto aceitável. Compare as anotações em Isaías 1: 11-17 . Veja também Salmo 76:11 ; Eclesiastes 5: 5 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 50: 14-15 . Ofereça a Deus, etc. – Nestes dois versículos está expresso o estabelecimento do serviço cristão, a oblação espiritual da oração e ações de graça. Por ação de graças, aqui pode ser entendida não apenas a bênção de Deus por todas as suas misericórdias em geral; mas também aquele sacrifício eucarístico, em que o abençoamos particularmente pelo presente de seu filho morrer por nós; devemos pagar os votos, cumprir as promessas e resoluções feitas naquela eucaristia, que são constantemente atendidas com oferendas aos pobres, conformes às oblações voluntárias entre os judeus; Com esse sacrifício, Deus ainda está satisfeito, Hebreus 13:16 . E assim, eu te livrarei, diz ele; isto é, por causa do Messias, em cujo nome todos os nossos serviços devem ser dirigidos a Deus.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 50:14 . Ofereça a Deus ações de graças – Se você quiser saber quais sacrifícios eu prezo, e indispensável exigir, em primeiro lugar, é o de gratidão, proporcional aos meus grandes e inúmeros favores; que não consiste apenas em reconhecimentos verbais, mas procede de um coração profundamente afetado pelas misericórdias de Deus e é acompanhado por um curso de vida que é agradável a Deus. E faça seus votos ao Altíssimo – Não cerimoniais, mas os votos morais parecem evidentemente significados aqui: as coisas exigidas neste Salmo são opostas aos sacrifícios, e todas as observâncias e ofertas cerimoniais, e preferidas antes deles. Ele se refere àqueles votos substanciais, promessas e convênios, que eram a própria alma de seus sacrifícios, e para os quais seus sacrifícios eram apenas acessórios e selos; ou seja, os votos pelos quais eles concederam a Jeová o seu Deus e se comprometeram a andar nos seus caminhos, Deuteronômio 26:17 ; e amá-lo, servi-lo e obedecê-lo de acordo com o convênio solene em que celebraram o Sinai, Êxodo 24: 3-8 , e que renovaram muitas vezes, e de fato repetiram implicitamente em todos os sacrifícios que foram designados para isso. final, para confirmar esta aliança.

Comentário de E.W. Bullinger

Oferta. Hebraico. zabach. App-43. Aqui está a verdadeira adoração. Veja Salmos 50:23 ; Salmos 40: 6 ; Salmos 51:17 . Hebreus 13:15 . Compare Isaías 1: 11-14 . Jeremias 7:22 , Jeremias 7:23 . Oséias 6: 6 . Amós 5:21 . É o contrário de “ingrato” ( 2 Timóteo 3: 2 ).

MAIS ALTA. Elyon hebraico. App-4.

Comentário de Adam Clarke

Ofereça a Deus ações de graça; todah , thank-offering,” which was the same as the sin-offering, viz. e faça teus votos ao Altíssimo – ??? zebach , “sacrifício a Deus, ????? Elohim , o ???? todah , oferta de agradecimento”, que era o mesmo que a oferta pelo pecado, a saber. um boi ou um carneiro, sem defeito; somente havia, além disso, “bolos sem fermento misturados com óleo e bolachas sem fermento ungidos com óleo; e bolos de farinha fina misturados com óleo e fritos”, Levítico 7:12 .

E faça teus votos – ????? nedareycha , “tua oferta de votos, ao Altíssimo”. O neder ou oferta de votos era um homem sem defeito, tirado de entre as beeves, as ovelhas ou as cabras. Compare Levítico 22:19 ; com o Salmo 50:22 . Ora, essas eram ofertas, em seu significado espiritual e apropriado, que Deus exigia do povo: e como o sistema de sacrifício foi estabelecido para um fim especial – mostrar a pecaminosidade do pecado e a pureza de Jeová, e mostrar como o pecado poderia seja expiado, perdoado e removido; esse sistema deveria agora terminar com o que significava – o grande sacrifício de Cristo, que era fazer expiação, alimentar, nutrir e salvar as almas dos crentes para a vida eterna; excitar seus elogios e ações de graças; amarre-os a Deus Todo-Poderoso pelos votos mais solenes de viver para ele no espírito de gratidão e obediência todos os dias de suas vidas. E, para que pudessem manter fé rápida e uma boa consciência, eles deveriam fazer oração contínua a Deus, que prometeu ouvi-los e libertá-los, para que possam glorificá-lo, Salmo 50:15 .

Do Salmo 50:16 ; ao Salmo 50:22 ; Asafe parece se referir à rejeição final dos judeus de terem qualquer parte no verdadeiro sacrifício da aliança.

Comentário de John Calvin

Esses versículos lançam luz sobre o contexto anterior. Se tivesse sido declarado em termos não qualificados que os sacrifícios não tinham valor, poderíamos ter ficado perplexos ao saber por que, nesse caso, foram instituídos por Deus; mas a dificuldade desaparece quando percebemos que eles são mencionados apenas em comparação com a verdadeira adoração a Deus. A partir disso, inferimos que, quando devidamente observados, estavam longe de incorrer em condenação divina. Em todos os homens, por natureza, existe uma convicção forte e inefável de que eles devem adorar a Deus. Indispostos a adorá-lo de maneira pura e espiritual, torna-se necessário que eles inventem alguma aparência ilusória como substituto; e por mais claramente que possam ser persuadidos da vaidade de tal conduta, persistem nela até o fim, porque se retraem de uma renúncia total ao serviço de Deus. Os homens sempre foram, portanto, considerados viciados em cerimônias até serem levados ao conhecimento daquilo que constitui uma religião verdadeira e aceitável. Louvor e oração devem ser considerados aqui como representando todo o culto a Deus, de acordo com a figura sinópode. O salmista especifica apenas uma parte da adoração divina, quando nos ordena a reconhecer a Deus como o autor de todas as nossas misericórdias e a atribuir-lhe o louvor que é justamente devido ao seu nome: e acrescenta que devemos nos basear no seu bondade, jogue todos os nossos cuidados em seu seio, e busque pela oração a libertação que somente ele pode dar, e agradecimentos pelos quais posteriormente lhe serão prestados. Fé, abnegação, vida santa e paciência da cruz são todos sacrifícios que agradam a Deus. Mas como a oração é fruto da fé, e é acompanhada uniformemente com paciência e mortificação do pecado, enquanto o louvor, onde é genuíno, indica santidade de coração, não precisamos nos perguntar que esses dois pontos de culto devem ser empregados aqui para representar o todo. . Louvor e oração são colocados em oposição a cerimônias e meras observâncias externas da religião, para nos ensinar que o culto a Deus é espiritual. O elogio é mencionado pela primeira vez, e isso pode parecer uma inversão da ordem natural. Mas, na realidade, ele pode ser classificado em primeiro lugar sem nenhuma violação de propriedade. Uma atribuição a Deus da honra devida a seu nome está no fundamento de toda oração, e a aplicação a ele como fonte da bondade é o exercício mais elementar da fé. Os testemunhos de sua bondade nos aguardam antes de nascermos no mundo e, portanto, podemos dizer que devemos a gratidão antes de sermos chamados à necessidade de súplicas. Podemos supor que os homens venham ao mundo em pleno exercício da razão e do julgamento, seu primeiro ato de sacrifício espiritual deve ser o de ação de graças. Não há necessidade, no entanto, de exercer nossa engenhosidade em defesa da ordem aqui adotada pelo salmista, sendo suficiente sustentar que ele aqui, de maneira geral e popular, descreve a adoração espiritual de Deus como consistindo em louvor, oração e ação de graças. Na injunção aqui dada, para fazer nossos votos, há uma alusão ao que estava em uso sob a antiga dispensação,

“O que devo prestar ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo? Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. ” Salmos 116: 12

O que as palavras inculcam no povo do Senhor é, em suma, gratidão, que eles tinham o hábito de testemunhar por sacrifícios solenes. Mas agora direcionaremos nossa atenção mais particularmente para o ponto importante da doutrina que nos é apresentada nesta passagem. E a primeira coisa que merece nossa atenção é que os judeus, assim como nós, foram obrigados a render um culto espiritual a Deus. Nosso Senhor, quando ensinou que essa era a única espécie aceitável de adoração, apoiou sua prova no argumento de que “Deus é um espírito” ( João 4:24 .) Ele não era menos um espírito, porém, sob o período das cerimônias legais do que após a abolição; e deve, portanto, ter exigido o mesmo modo de adoração que ele agora ordena. É verdade que ele submeteu os judeus ao jugo cerimonial, mas nisso ele respeitava a era da Igreja; depois, na revogação, ele ficou de olho em nossa vantagem. Em todos os aspectos essenciais, o culto era o mesmo. A distinção era inteiramente de forma externa, Deus acomodando-se às suas apreensões mais fracas e verdes pelos rudimentos da cerimônia, enquanto ele estendeu uma forma simples de adoração a nós que atingimos uma idade mais madura desde a vinda de Cristo. Em si mesmo não há alteração. A idéia dos maniqueus de que a mudança de dispensação necessariamente inferia uma mudança no próprio Deus era tão absurda quanto seria para chegar a uma conclusão semelhante a partir das alterações periódicas das estações. Esses ritos externos são, portanto, em si mesmos sem importância, e os adquirem apenas na medida em que são úteis para confirmar nossa fé, para que possamos invocar o nome do Senhor com um coração puro. O salmista, portanto, denuncia com justiça os hipócritas que se gloriavam em seus serviços ostensivos e declara que eles os observavam em vão. Pode acontecer a alguns que, como os sacrifícios mantinham um lugar necessário sob a Lei, eles não podiam ser negligenciados pelo adorador judeu; mas, atendendo ao escopo do salmista, podemos facilmente descobrir que ele não propõe revogá-los até o ponto em que foram ajudantes à piedade, mas corrigir essa visão errônea deles, que estava repleta do dano mais profundo à religião.

Comentário de John Wesley

Ofereça a Deus ações de graça; e faz teus votos ao Altíssimo;

Oferta – Se você quiser saber quais sacrifícios eu prezo, e indispensável, em primeiro lugar, é o de gratidão, proporcional aos meus grandes e inúmeros favores; que não consiste apenas em reconhecimentos verbais, mas procede de um coração profundamente afetado pelas misericórdias de Deus e é acompanhado por um curso de vida que é agradável a Deus.

Votos – Esses votos e promessas substanciais, que eram a própria alma de seus sacrifícios.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *