Estudo de 1 Coríntios 3:21 – Comentado e Explicado

Portanto, ninguém ponha sua glória nos homens. Tudo é vosso:
1 Coríntios 3:21

Comentário de Albert Barnes

Portanto … – Paulo aqui passa a aplicar os princípios que ele havia declarado acima. Uma vez que todos eram ministros ou servos de Deus; já que Deus era a fonte de todas as boas influências; visto que, quaisquer que fossem as pretensões de sabedoria entre as pessoas, tudo era tolice aos olhos de Deus, a inferência era clara: que nenhum homem deveria se gloriar no homem. Todos eram seres pobres, frágeis, ignorantes, errantes e dependentes. E, portanto, também, como toda sabedoria veio de Deus e como os cristãos participaram dos benefícios da instrução dos apóstolos mais eminentes, eles deveriam considerar isso como pertencendo a eles em comum, e não formar festas com esses nomes. a cabeça.

Que ninguém se glorie nos homens; Veja 1 Coríntios 1:29 ; compare Jeremias 9: 23-24 . Era comum entre os judeus se colocar sob diferentes líderes – como Hillel e Shammai; e para os gregos também se gabarem de serem seguidores de Pitágoras, Zenão, Platão etc. A mesma coisa começou a se manifestar na igreja cristã; e Paulo aqui repreende e se opõe a isso.

Pois todas as coisas são suas – Essa é uma razão pela qual elas não devem se dividir em partidos ou facções sob diferentes líderes. Paulo especifica o que ele quer dizer com “todas as coisas” nos versículos seguintes. O sentido é que, uma vez que eles tinham interesse em tudo o que poderia ir para promover seu bem-estar; como participantes comuns dos benefícios dos talentos e trabalhos dos apóstolos; e como eles pertenciam a Cristo, e todos a Deus, era impróprio dividir-se em facções, como se tivessem algum benefício especial; de um conjunto de pessoas ou um conjunto de objetos. Em Paulo, em Apolo, na vida, na morte etc., eles tinham um interesse comum, e ninguém deveria se gabar de que ele possuía qualquer propriedade especial em qualquer uma dessas coisas.

Comentário de E.W. Bullinger

Portanto = Então, então.

glória = vangloriar-se, como em 1 Coríntios 1:29 .

Comentário de John Calvin

21. Portanto, que ninguém se glorie nos homens Como não há nada mais vaidoso que o homem, quão pouca segurança há em se apoiar em uma sombra evanescente! Por isso, deduz com propriedade da afirmação anterior, que não devemos nos gloriar nos homens , na medida em que o Senhor assim tira da humanidade universalmente todo campo de glória. Ao mesmo tempo, essa inferência depende de toda a doutrina precedente, como parecerá em breve. Pois, como pertencemos somente a Cristo, é por uma boa razão que ele nos ensina que qualquer supremacia do homem, pela qual a glória de Cristo é prejudicada, envolve sacrilégio.

Comentário de Adam Clarke

Que ninguém se glorie nos homens – Ninguém suponha que ele tenha qualquer motivo de exultação em nada, exceto em Deus. Todos são seus; quem tem Deus como parte tem tudo o que pode fazê-lo feliz e glorioso: todos são dele.

Comentário de John Wesley

Portanto, ninguém se glorie nos homens. Pois todas as coisas são suas;

Portanto – Sobre o todo.

Que ninguém se glorie nos homens – Para se dividir em partes por conta deles.

Pois todas as coisas são suas – e nós em particular. Nós não somos seus senhores, mas seus servos.

Referências Cruzadas

Jeremias 9:23 – Assim diz o Senhor: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza,

Romanos 4:13 – Não foi mediante a lei que Abraão e a sua descendência receberam a promessa de que ele seria o herdeiro do mundo, mas mediante a justiça que vem da fé.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Romanos 8:32 – Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?

1 Coríntios 1:12 – Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: “Eu sou de Paulo”; “eu de Apolo”; “eu de Pedro”; e “eu de Cristo”.

1 Coríntios 3:4 – Pois quando alguém diz: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, não estão sendo mundanos?

1 Coríntios 4:6 – Irmãos, apliquei essas coisas a mim e a Apolo por amor a vocês, para que aprendam de nós o que significa: “Não ultrapassem o que está escrito”. Assim, ninguém se orgulhe a favor de um homem em detrimento de outro.

2 Coríntios 4:5 – Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus.

2 Coríntios 4:15 – Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus.

Apocalipse 21:7 – O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *