Estudo de Romanos 4:13 – Comentado e Explicado

Com efeito, não foi em virtude da lei que a promessa de herdar o mundo foi feita a Abraão ou à sua posteridade, mas em virtude da justiça da fé.
Romanos 4:13

Comentário de Albert Barnes

A garganta deles … – Essa expressão é retirada do Salmo 5: 9 , literalmente da Septuaginta. O objetivo do salmo é reprovar aqueles que eram falsos, traidores, caluniadores, etc. Salmo 5: 6 . O salmista tem em si mesmo o pecado da mentira, da falsidade e da calúnia. As expressões aqui devem ser interpretadas de acordo com isso. O sentimento aqui pode ser, como o túmulo está sempre aberto para receber tudo nele, isto é, a destruição, de modo que a boca ou a garganta do caluniador está sempre aberta para engolir a paz e a felicidade de todos. Ou pode significar que, de um sepulcro aberto, sai um vapor ofensivo e pestilento, assim, das bocas de pessoas caluniosas, procede palavras ruidosas e ruidosas. “(Stuart.)” Acho que a conexão exige a interpretação anterior.

Com a língua … – Na conversa, nas promessas, etc., elas foram falsas, traiçoeiras e infiéis.

O veneno dos asps – Isto é retirado literalmente da Septuaginta do Salmo 140: 3 . O asp, ou adicionador, é uma espécie de serpente cujo veneno é tão ativo que mata quase no instante em que penetra, e sem remédio. É pequeno, e geralmente fica escondido, geralmente na “areia” de uma estrada, e atinge o viajante antes que ele a veja. Pode ser encontrada principalmente no Egito e na Líbia. Dizem os escritores antigos que a célebre Cleópatra, em vez de ser levada prisioneira para Roma por Augusto, sofreu um desejo de mordê-la no braço, pelo qual ela logo morreu. As espécies exatas de serpente que aqui é significado pelo salmista, no entanto, não podem ser verificadas. Tudo o que é necessário para entender a passagem é que ela se refere a uma serpente cuja mordida foi mortal e rápida em sua execução.

Está debaixo dos lábios – O veneno da serpente está contido em uma pequena bolsa que está escondida na raiz do dente. Quando o dente é atingido na carne, o veneno é expelido, através de um pequeno orifício no dente, para dentro da ferida. Se o salmista estava familiarizado com esse fato, ou se refere a ele, não pode ser conhecido: suas palavras não necessariamente o implicam. O sentimento é que, como o veneno do aspirador de pó é rápido, certo, se espalha rapidamente pelo sistema e produz a morte; portanto, as palavras do caluniador são mortais, pestíferas, destruindo rapidamente a reputação e a felicidade do homem. São tão sutis, insinuantes e tão mortais para a reputação quanto o veneno do somador é para o corpo. As pessoas más da Bíblia são frequentemente comparadas às serpentes; Mateus 23:33 ; Gênesis 49:17 .

Comentário de E.W. Bullinger

Para, & c . O grego diz: “Pois não foi por lei a promessa.” Compare Gálatas 1: 3 , Gálatas 1:18 .

herdeiro . Compare Gálatas 1: 3 , Gálatas 1:29 e Hebreus 11: 8-10 .

mundo . App-129.

através . App-104. Romanos 4: 1 .

Comentário de John Calvin

13. Pela promessa, etc. Ele agora coloca mais claramente a lei e a fé em oposição, uma à outra, que ele já havia feito em alguma medida; e isso deve ser cuidadosamente observado: se a fé não empresta nada da lei para justificar, entendemos, portanto, que ela tem respeito apenas a misericórdia de Deus. Além disso, o romance daqueles que gostariam que isso fosse dito sobre cerimônias pode ser facilmente refutado; pois, se as obras contribuíram com alguma coisa para a justificação, não deveria ter sido dito pela lei escrita, mas pela lei da natureza. Mas Paulo não opõe a santidade espiritual da vida a cerimônias, mas a fé e sua justiça. O significado então é que a herança foi prometida a Abraão, não porque ele a merecesse ao cumprir a lei, mas porque ele havia obtido justiça pela fé. E, sem dúvida (como Paulo mostrará atualmente), as consciências só podem desfrutar de uma paz sólida, quando sabem que o que não é justamente devido é dado a elas livremente. (139)

Daí também segue-se que esse benefício, cuja razão se aplica igualmente a ambos, pertence aos gentios não menos que aos judeus; pois se a salvação dos homens é baseada somente na bondade de Deus, eles controlam e impedem o seu curso, tanto quanto podem, que excluem dela os gentios.

Que ele deveria ser o herdeiro do mundo, (140) etc. Como agora ele fala da salvação eterna, o apóstolo parece ter levado um pouco fora de época os seus leitores ao mundo; mas ele inclui geralmente sob essa palavra mundo, a restauração que era esperada por meio de Cristo. O principal era de fato a restauração da vida; ainda era necessário que o estado decaído do mundo inteiro fosse reparado. O apóstolo, em Hebreus 1: 2 , chama Cristo de herdeiro de todas as boas coisas de Deus; pois a adoção que obtemos através de seu favor nos restaura a posse da herança que perdemos em Adão; e, como no tipo de terra de Canaã, não apenas a esperança de uma vida celestial foi exibida a Abraão, mas também a bênção completa e completa de Deus, o apóstolo nos ensina corretamente que o domínio do mundo lhe foi prometido. . Algum gosto disso que os piedosos têm na vida atual; pois quanto às vezes eles podem ser oprimidos pela falta, ainda que participem com uma consciência pacífica daquelas coisas que Deus criou para seu uso, e como desfrutam por sua misericórdia e boa vontade, seus benefícios terrenos não são senão como promessas e conquistas da vida eterna, sua pobreza em nenhum grau os impede de reconhecer o céu, a terra e o mar como seus próprios bens.

Embora os ímpios tragam as riquezas do mundo, eles ainda não podem chamar nada como deles; mas eles os arrebatam como se fossem furtivos; pois eles os possuem sob a maldição de Deus. É de fato um grande consolo para os piedosos em sua pobreza, que, embora se esgueirem esbeltos, ainda não roubem nada do que pertence a outro, mas recebam sua permissão legal da mão de seu Pai celestial, até que entrem em plena posse de sua herança, quando todas as criaturas serão subservientes à sua glória; pois o céu e a terra serão renovados para esse fim – para que, de acordo com sua medida, possam contribuir para tornar glorioso o reino de Deus.

[Hammond] torna o versículo inteiro mais literalmente do que em nossa versão: “A promessa a Abraão ou a sua semente, de que ele deveria ser o herdeiro do mundo, não foi pela lei, mas pela justiça da fé”. – Ed.

A palavra “pai”, neste caso, é comumente entendida como um líder, um padrão, um modelo, um exemplo, um precursor, pois Abraão foi o primeiro crente justificado pela fé, de quem há um registro expresso. Mas a ideia parece ser um pouco diferente. Ele era um pai como o primeiro possuidor de uma herança que devia descer a todos os seus filhos. A herança foi dada a ele pela graça através da fé; era descer, por assim dizer, a toda a sua posteridade legal, a toda a sua semente legítima, isto é, a todos os que possuíam a mesma fé consigo mesmo. Ele é, portanto, chamado pai de muitas nações, porque muitas nações se tornariam seus herdeiros legítimos ao se tornarem crentes; e no mesmo sentido deve ser considerada a expressão aqui, “o herdeiro do mundo”; ele era o representante de todo o mundo crente, e fez herdeiro de uma herança que viria ao mundo em geral, aos judeus crentes e aos gentios crentes. Ele foi o herdeiro, o primeiro possuidor, do que desceria ao mundo sem nenhuma diferença. Ele era o herdeiro do mundo no mesmo sentido em que era “o pai de todos os que crêem”, como se diz ter sido no versículo 11.

A herança era sem dúvida a vida eterna ou o reino celestial, o país acima, do qual a terra de Canaã era um tipo e uma promessa. Veja Hebreus 11:12 . – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Pela promessa de que ele deveria ser o herdeiro do mundo – Essa promessa sugeria que ele deveria ser o médium através do qual a misericórdia de Deus deveria ser comunicada ao mundo, tanto aos judeus quanto aos gentios; e a maneira pela qual ele foi justificado, seja a regra e a maneira pela qual todos os homens devem esperar essa bênção. Abraão é aqui representado como tendo todo o mundo dado a ele como sua herança; porque nele todas as nações da terra são abençoadas: isso deve, portanto, relacionar-se ao fato de estarem todos interessados ??na aliança abraâmica; e toda pessoa, agora que a aliança está totalmente explicada, tem o privilégio de reivindicar justificação pela fé, pelo sangue do Cordeiro, em virtude dessa concessão original.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 4:13 . O herdeiro do mundo Abraão e sua semente juntos são os herdeiros do mundo; pois a promessa é feita a ambos; e a palavra original a?t?? inclui ambos: e sua semente, no próximo verso, são chamados herdeiros , assim como ele; isto é, herdeiros do mundo, não senhores e possuidores dele, como alguns supõem. Concebemos que o mundo aqui deve ser considerado como uma grande família, e Abraão e sua semente como herdeiro ou herdeiros, a quem, pela doação gratuita de Deus, pertencia ao direito de nascimento, a porção dupla dos bens do pai, a excelência da dignidade e a excelência do poder, Gênesis 43:33 ; Gênesis 49: 3 . Deuteronômio 21: 15-17 . De acordo com esse sentimento, o Senhor denomina todo o corpo dos israelitas como seu filho, seu primogênito ou herdeiro; Êxodo 4:22 . Jeremias 31: 9 . Portanto, a igreja ou congregação cristã é chamada de igreja do primogênito, Hebreus 12:23, que é a coisa que o apóstolo demonstra neste capítulo; ou seja, que somos herdeiros, ou os primogênitos do mundo, como somos pela fé a semente de Abraão, a quem a promessa foi feita, ao mesmo tempo em que foi feita a ele. E se sois de Cristo, então sois a descendência de Abraão e herdeiros de acordo com a promessa; Gálatas 3:29 . Esta é uma maneira muito justa e muito bonita de representar os privilégios e bênçãos extraordinários concedidos à congregação e ao povo de Deus peculiares: pois, primeiro, isso nos dá uma idéia clara de que sentido o Apóstolo está aqui falando da justificação. ambos de Abraão e sua semente; pois a promessa a Abraão e sua descendência, de que ele deveria ser o herdeiro do mundo, é manifestamente essa justificativa, sobre a qual o apóstolo está discutindo desde o início do capítulo. Isto, em segundo lugar, mostra com que luz devemos ver os gentios, ou aquelas partes do mundo que não são levadas à congregação de Deus; isto é, não como totalmente excluído de seu favor e bênção, mas como desfrutando de um menor grau de vantagem. O herdeiro da família possuía uma porção dupla dos bens do pai, mas o restante dos filhos tinha uma parte da substância: assim é com os pagãos; eles têm sua parte da bênção de Deus, embora nós, como primogênitos, desfrutemos da porção dupla. Isso também mostra , em terceiro lugar, com quanta propriedade o apóstolo usa a instância de Esaú, Hebreus 12: 16-17, para advertir os cristãos contra o desprezo e abuso de seus privilégios atuais. Esaú, como herdeiro de Jacó ou primogênito, tinha um direito de nascimento, uma bênção inestimável, que por um pedaço de carne ele vendeu e perdeu para sempre; e também nós, como o primogênito, ou herdeiros de nosso Pai celestial, temos o direito de primogenitura, mesmo a revelação e promessas de todas as bênçãos da aliança do Evangelho. Esta é a nossa grande felicidade acima dos pagãos, que não lhes revelaram as promessas e a graça desta aliança: mas podemos perder esse direito de nascimento e certamente o perderemos para sempre, se preferirmos os prazeres do pecado antes do favor. de Deus e a vida eterna que ele nos deu em Jesus Cristo, nosso Senhor; e então os pagãos virtuosos que, pelas influências secretas do Espírito de Deus, sinceramente melhoram sua parcela menor da bondade divina, serão recebidos na vida futura no reino de Deus, através dos méritos únicos dos O Salvador do mundo, enquanto o cristão profano e perverso , que recebe em vão a graça de Deus, será lançado nas trevas exteriores.

Comentário de John Wesley

A promessa de que ele seria o herdeiro do mundo não era para Abraão, nem para sua semente, através da lei, mas através da justiça da fé.

A promessa de que ele deveria ser o herdeiro do mundo – é a mesma que ele deve ser “o pai de todas as nações”, ou seja, daqueles em todas as nações que recebem a bênção. O mundo inteiro foi prometido a ele e a eles conjuntamente. Cristo é o herdeiro do mundo e de todas as coisas; e assim são todas as sementes de Abraão, todos os que nele crêem com a fé de Abraão

Referências Cruzadas

Gênesis 12:3 – Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”.

Gênesis 17:4 – “De minha parte, esta é a minha aliança com você. Você será o pai de muitas nações.

Gênesis 17:16 – Eu a abençoarei e também por meio dela darei a você um filho. Sim, eu a abençoarei e dela procederão nações e reis de povos”.

Gênesis 22:17 – esteja certo de que o abençoarei e farei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar. Sua descendência conquistará as cidades dos que lhe forem inimigos

Gênesis 28:14 – Seus descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência.

Gênesis 49:10 – O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão.

Salmos 2:8 – Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade.

Salmos 72:11 – Inclinem-se diante dele todos os reis, e sirvam-no todas as nações.

Romanos 4:11 – Assim ele recebeu a circuncisão como sinal, como selo da justiça que ele tinha pela fé, quando ainda não fora circuncidado. Portanto, ele é o pai de todos os que crêem, sem terem sido circuncidados, a fim de que a justiça fosse creditada também a eles;

Gálatas 3:16 – Assim também as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. A Escritura não diz: “E aos seus descendentes”, como se falando de muitos, mas: “Ao seu descendente”, dando a entender que se trata de um só, isto é, Cristo.

Gálatas 3:29 – E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *