Estudo de Isaías 65:16 – Comentado e Explicado

Aquele que desejar ser abençoado na terra, desejará sê-lo pelo Deus fiel, e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus fiel, porque as desgraças de outrora serão esquecidas, já não lhes volverão ao espírito.
Isaías 65:16

Comentário de Albert Barnes

That he who blesseth himself in the earth – That is, he who shall invoke blessings on himself.

Shall bless himself in the God of truth – Or by the true God. He shall not seek a blessing from a false god; but he shall come before the true God, and seek a blessing at his hand.

And he that sweareth – Every oath that is taken in the land shall be by the true God. There shall be no swearing by idols; but the true God shall be everywhere acknowledged.

Because the former troubles are forgotten – The former punishments and calamities shall be passed away. The favor of God shall be restored. His pure worship shall be re-established, and his name shall be celebrated again in the land. The image here is one of returning prosperity and favor; a state when the happiness will be so great that all the former trials will be regarded as not worthy of recollection.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 65:16 . Aquele que se abençoa na terra – Em qualquer parte do mundo, porque Deus terá servos de todas as nações, que serão dignos com este novo nome; se abençoará no Deus da verdade – isto é, em seu nome; renunciará a toda espécie de idolatria, e invocará e louvará somente o verdadeiro Deus. Eles devem recorrer e confiar somente nele, para receber bênçãos e felicidade e suprir todas as suas necessidades. Observe, leitor, é de grande importância aquilo em que nos abençoamos e com o qual mais nos agradamos. As pessoas do mundo se abençoam na abundância que possuem dos bens deste mundo, Salmos 49:18 ; 12:19 ; mas os servos de Deus se abençoam nele, como um Deus todo suficiente para eles. E aquele que jura, etc. – Por ele também eles jurarão, e não por qualquer criatura ou qualquer deus falso. Ao julgamento dele, eles se referirão, de quem procede o julgamento de todo homem. Tanto em oração como em louvor, e em todo ato de homenagem e adoração, eles lhe darão honra como Deus da verdade – hebraico, Amém, que alguns entendem de Cristo, que é ele mesmo o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, e em quem todas as promessas são sim e amém. Nele devemos abençoar a nós mesmos, e por ele devemos jurar ao Senhor e fazer convênio com ele. Alguns leem: Aquele que é abençoado na terra será abençoado no Deus verdadeiro; pois Cristo é o verdadeiro Deus e a vida eterna, 1 João 5:20 . E foi prometido desde tempos antigos que nele todas as famílias da terra seriam abençoadas. Porque os problemas anteriores são esquecidos – Ou seja, os problemas da igreja. Eles verão que o que Deus prometeu que ele também cumpriu, e que pôs fim aos problemas do seu povo, cuja lembrança será engolida em seus confortos atuais. A principal razão disso é atribuída no próximo versículo.

Comentário de John Calvin

16. Quem se abençoa na terra. Aqui o mundo inteiro é contrastado com um canto da Judéia, no qual se pode dizer que a adoração a Deus está calada. Desde o tempo em que Deus se manifestou em toda parte, ele não é mais adorado em um distrito em particular, mas em todos os lugares sem distinção; como Cristo também ensina ( João 4:21 ): “Chegará a hora em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai;” e Paulo também diz:

“Desejo que homens em todos os lugares levantem mãos limpas, sem ira e disputas.”
( 1 Timóteo 2: 8. )

Assim, a palavra “terra”, pela qual ele denota, nesta passagem, o mundo inteiro, é empregada por ele em um contraste indireto com a Judéia.

Se abençoará no Deus verdadeiro. Jurará pelo Deus verdadeiro. Por “bênção” e “juramento” ele denota toda a adoração a Deus. “Jurar”, como vimos anteriormente, (213) é uma espécie de adoração a Deus; pois com isso declaramos que todo julgamento pertence a Deus e reconhecemos que ele está perfeitamente familiarizado com tudo o que fazemos. Nós “abençoamos”, quando desejamos obter dele toda prosperidade, e agradecemos somente a ele; e, enfim, quando reconhecemos que nossa prosperidade não vem de outra fonte senão de sua bondade imerecida. Por “Deus verdadeiro” entende-se que ele é fiel às suas promessas e firme ao seu propósito; embora talvez exista um contraste implícito e indireto entre “o verdadeiro Deus” e os falsos deuses dos gentios.

Pois as aflições anteriores são entregues ao esquecimento. Essa promessa se refere apenas aos crentes. Deus declara que porá um fim em suas aflições e angústias, para que a calamidade da Igreja não seja perpétua. Isso começou a ser realizado quando o povo foi tirado da Babilônia; pois, embora fossem afligidos de várias maneiras durante a viagem e em casa, ainda assim a gravidade das punições foi atenuada; porque o retorno ao seu país de origem, a reconstrução do templo, a restauração do governo regular, acalmaram suas dores e sustentaram seus corações por boa esperança até a vinda de Cristo.

Comentário de John Wesley

Que aquele que se abençoa na terra se abençoará no Deus da verdade; e quem jura na terra jura pelo Deus da verdade; porque os problemas anteriores são esquecidos e porque estão escondidos dos meus olhos.

Deus da verdade – Porque eles verão o que Deus prometeu ser cumprido.

Estão escondidos – ou seja, eles estão no fim.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *