Estudo de Lucas 2:14 – Comentado e Explicado

Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência {divina}.
Lucas 2:14

Comentário de Albert Barnes

Glória a Deus – Louvado seja Deus, ou Honra seja Deus. Ou seja, o louvor do homem redentor é devido a Deus. O plano de redenção trará glória a Deus e foi projetado para expressar sua glória. Isso é feito demonstrando seu amor pelas pessoas, sua misericórdia, sua condescendência e sua consideração pela honra de sua lei e pela estabilidade de seu próprio governo. É a mais alta expressão de seu amor e misericórdia. Em nenhum lugar, até onde podemos ver, sua glória poderia ser mais impressionantemente exibida do que dar ao seu Filho unigênito a morrer pelas pessoas.

No mais alto – Isso é capaz de vários significados:

1.Nas “linhagens” mais altas, ou da maneira mais alta possível.

2. “Entre” o mais alto que é, entre os anjos de Deus; indicando que “eles” sentiram um profundo interesse neste trabalho e foram chamados a louvar a Deus pela redenção do homem.

3. Nos céus mais altos – indicando que o louvor da redenção não deve ser confinado à “terra”, mas deve se espalhar por todo o universo.

4. As palavras “Deus nas alturas” podem ser equivalentes ao “Deus Altíssimo” e ser o mesmo que dizer: “Louvado seja o Deus Altíssimo por seu amor e misericórdia pelas pessoas”.

Qual desses significados é o verdadeiro que é difícil de determinar; mas nisto todos concordam que esse louvor deve ser dado a Deus por seu amor na redenção das pessoas. Ó que não apenas “anjos”, mas “homens” se uniriam universalmente neste cântico de louvor!

Paz na terra – isto é, o evangelho trará paz. O Salvador foi predito como o Príncipe da paz, Isaías 9: 6 . O mundo está em guerra com Deus; os pecadores são inimigos contra seu Criador e um contra o outro. Não há paz para os ímpios. Mas Jesus veio fazer as pazes; e isso ele fez,

1. Reconciliando o mundo a Deus por Sua expiação.

2. Trazendo o pecador a um estado de paz com seu Criador; induzindo-o a depor as armas da rebelião e a submeter sua alma a Deus, dando-lhe a paz que excede todo entendimento.

3. Difundindo no coração a boa vontade universal para as pessoas – “descartando” as pessoas para deixar de lado suas diferenças, amar-se, procurar o bem-estar umas das outras e banir inveja, malícia, orgulho, luxúria, paixão e cobiça – em todas as idades as causas mais frutíferas da diferença entre as pessoas. E,

4. Difundindo os princípios da paz universal entre as nações. Se o evangelho de Jesus prevalecesse universalmente, haveria um fim da guerra. Nos dias do milênio haverá paz universal; todas as causas da guerra terão cessado; as pessoas se amarão e farão com justiça; todas as nações serão sujeitas à influência do evangelho. Ó, como cada um deve trabalhar e orar para que o grande objetivo do evangelho seja universalmente realizado, e o mundo seja cheio de paz!

Boa vontade para com os homens – O dom do Salvador é uma expressão de boa vontade ou amor às pessoas, e, portanto, Deus deve ser louvado. A obra da redenção é uniformemente representada como o fruto do amor de Deus, João 3:16 ; Efésios 5: 2 ; 1 João 4:10 ; Apocalipse 1: 5 . Nenhuma palavra pode expressar a grandeza desse amor. Só pode ser medido pela “miséria, desamparo” e “perigo” do homem; pela extensão de seus sofrimentos aqui e no mundo da angústia, se ele não tivesse sido salvo; pela condescendência, sofrimentos e morte de Jesus; e pela eterna honra e felicidade a que ele elevará seu povo. Tudo isso está além da nossa total compreensão. No entanto, quão pouco o homem sente! e quantos se afastam do mais alto amor de Deus, e tratam a expressão desse amor com desprezo! Certamente, se Deus nos amou “primeiro”, também devemos amá-lo, 1 João 4:19 .

Comentário de E.W. Bullinger

Glória. Forneça a elipse: seja para Deus. Compare Lucas 19:38 .

na terra paz. Mas o homem matou “o príncipe da paz” e agora fala em vão da “paz”. em. Grego. epi. App-104.

terra. Grego. ge . App-124.

boa vontade para com os homens. Todos os textos lêem “entre homens de bom prazer” , lendo eudokias em vez de eudokia. Mas o sentido é o mesmo, pois o “bom prazer” é o de Jeová sozinho = entre os homens de [Seu] bom prazer: Ver Lucas 12:32 : “É um prazer de seu Pai dar-lhe o reino”. Mas era um mau prazer do homem rejeitar o reino. Veja a estrutura (F).

em direção = entre. Grego en. App-104.

Comentário de John Calvin

14. Glória a Deus nas alturas Os anjos começam com ações de graça ou com louvores a Deus; pois as Escrituras também nos lembram em toda parte que fomos redimidos da morte para esse fim, para que possamos testemunhar com a língua, bem como pelas ações da vida, nossa gratidão a Deus. Lembremo-nos, então, a causa final, por que Deus nos reconciliou consigo mesmo através de seu Filho Unigênito. Era para que ele glorificasse seu nome, revelando as riquezas de sua graça e de sua misericórdia sem limites. E mesmo agora, em qualquer extensão que alguém esteja entusiasmado com seu conhecimento da graça para celebrar a glória de Deus, essa é a extensão da proficiência na fé de Cristo. Sempre que nossa salvação é mencionada, devemos entender que um sinal foi dado, (156) para nos excitar ao agradecimento e aos louvores a Deus.

Paz na terra A leitura mais geral é que as palavras, entre os homens de boa vontade, devem permanecer como uma terceira cláusula. No que diz respeito à idéia principal da passagem, é de pouco momento que maneira você a lê; mas o outro parece ser preferível. As duas cláusulas, Glória a Deus nas alturas, e paz na Terra, concordam inquestionavelmente entre si; mas se você não colocar homens e Deus em oposição marcante, o contraste não aparecerá completamente. (157) Talvez os comentaristas tenham confundido o significado da preposição ?? , pois era um significado obscuro das palavras dizer que há paz nos homens; mas como essa palavra é redundante em muitas passagens das Escrituras, ela não precisa nos deter aqui. No entanto, se alguém preferir jogá-lo para a última cláusula, o significado será o mesmo, como mostrarei atualmente.

Agora devemos ver o que os anjos querem dizer com a palavra paz. Eles certamente não falam de uma paz exterior cultivada entre homens; mas eles dizem que a terra está em paz quando os homens se reconciliam com Deus e desfrutam de uma tranqüilidade interior em suas próprias mentes. (158) Sabemos que nascemos “filhos da ira” ( Efésios 2: 3 ) e somos por natureza inimigos de Deus; e deve ser angustiado por apreensões assustadoras, desde que sintamos que Deus está zangado conosco. Uma definição curta e clara de paz pode ser obtida de duas coisas opostas – a ira de Deus e o pavor da morte. Tem, portanto, uma dupla referência; um para Deus e outro para os homens. Obtemos paz com Deus, quando ele começa a ser gentil conosco, removendo nossa culpa e “não nos imputando nossas ofensas” ( 2 Coríntios 5:19 😉 e quando, confiando em seu amor paternal, nos dirigimos ele com plena confiança e louvamente o louva pela salvação que ele nos prometeu. Agora, porém, em outra passagem, a vida do homem na Terra é declarada uma guerra contínua (159) ( Jó 7: 1 ), e o estado do fato mostra que nada está mais cheio de problemas do que a nossa condição, então Enquanto permanecermos no mundo, os anjos dizem expressamente que existe paz na Terra. Isso pretende nos informar que, enquanto confiarmos na graça de Cristo, nenhum problema que possa surgir nos impedirá de desfrutar de compostura e serenidade da mente. Lembremos, então, que a fé está assentada em meio às tempestades de tentações, em meio a vários perigos, em meio a ataques violentos, em meio a disputas e medos, de que nossa fé não pode falhar ou ser abalada por qualquer tipo de oposição.

Entre os homens de boa vontade (160) A Vulgata tem boa vontade no caso genitivo: para os homens de boa vontade. (161) Como essa leitura entrou, eu não sei: mas certamente deve ser rejeitada, tanto porque não é genuína, (162) como porque corrompe inteiramente o significado. Outros leem boa vontade no caso nominativo e ainda confundem seu significado. Eles se referem à boa vontade dos homens, como se fosse uma exortação a abraçar a graça de Deus. Reconheço que a paz que o Senhor nos oferece só produz efeitos quando a recebemos. Mas como e?d???a é constantemente usado nas Escrituras no sentido da palavra hebraica ???? , o antigo tradutor a tornou beneplacitum , ou boa vontade. Esta passagem não é corretamente entendida como se referindo à aceitação da graça. Os anjos falam antes disso como a fonte da paz, e assim nos informam que a paz é um dom gratuito e flui da pura misericórdia de Deus. Se é melhor ler a boa vontade para os homens, ou para com os homens, (163) não será inadmissível, no que diz respeito ao significado: pois assim mostrará a causa da paz , que Deus tem. teve o prazer de conceder seu favor imerecido aos homens, com quem ele anteriormente estava em uma variação mortal. Se você ler, a paz da boa vontade como significando paz voluntária, também não objetarei a essa interpretação. Mas a maneira mais simples é considerar a e?f???a como adicionada, a fim de nos informar sobre a fonte da qual nossa paz é derivada. (164)

Comentário de Adam Clarke

Glória a Deus nas alturas – O desígnio de Deus, na encarnação, era manifestar as glórias ocultas de sua natureza e reconciliar os homens entre si e com ele mesmo. Os anjos, portanto, declaram que esta encarnação deve manifestar e promover a glória de Deus, e? ???st???, não apenas nos céus mais elevados, entre as ordens mais elevadas dos seres, mas nos graus mais altos e mais elevados. Pois nessa demonstração espantosa da misericórdia de Deus, atributos da natureza Divina que não eram e não poderiam ser conhecidos de nenhuma outra maneira deveriam agora ser exibidos na plenitude de sua glória, que mesmo os anjos deveriam ter novos objetos para contemplar, e novas glórias para exultar. Essas coisas os anjos desejam examinar, 1 Pedro 1:12 , e o desejam porque sentem que estão assim interessados ??nela. A encarnação de Jesus Cristo é um benefício infinito e eterno. O céu e a terra participam dos frutos e, através dele, anjos e homens se tornam uma família, Efésios 3:15 .

Paz, boa vontade para com os homens – Os homens estão em estado de hostilidade com o Céu e uns com os outros. A mente carnal é inimizade contra Deus. Quem pecou guerras contra o seu Criador; e

“O inimigo de Deus nunca foi um verdadeiro amigo do homem.”

Quando os homens se reconciliam com Deus, pela morte de seu Filho, eles se amam. Eles têm paz com Deus; paz em suas próprias consciências; e paz com os vizinhos: a boa vontade habita entre eles, fala neles e trabalha por eles. Bem, esse estado de salvação pode ser representado sob a noção do reino de Deus, uma contrapartida da felicidade eterna. Veja em Mateus 3: 2 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Lucas 2:14 . Glória a Deus nas alturas, etc. – Este versículo é entendido de maneira muito diferente, e o original é certamente capaz de diferentes sentidos. Alguns optam por dar glória a Deus nas alturas, isto é, no céu – e na terra; paz, sim, favor para os homens. Outros deram como sentido, que a boa vontade ou favor que agora é mostrado aos homens, é a glória para Deus nas alturas, e é a paz e a felicidade daqueles que habitam na terra: o que é realmente um sentido importante e o que o original suportará; mas, assim, transformar a doxologia em uma espécie de provérbio ou aforismo, parece destruir grande parte de sua beleza. “Eu acho que”, diz o Dr. Doddridge, “que todos devem ser considerados como as palavras de uma aclamação alegre e que representam fortemente a piedade e a benevolência desses espíritos celestes e seus afetuosos desejos de prosperidade. o reino do Messias. ” Veja Lucas 19:38 . Como se tivessem dito: “Glória a Deus nos céus mais elevados ; e que todo o exército angélico ressoe seus louvores nas mais exaltadas estirpes; pois, com o nascimento do Redentor, paz e todo tipo de felicidade, desça para habitar na terra; sim, os transbordamentos de benevolência e favor divinos são agora exercidos para com homens pecadores ; que, através deste Salvador, tornam-se objetos de seu deleite complacente “. Podemos observar que os gritos de uma multidão geralmente são divididos em frases curtas e geralmente são elípticos; qual é a única causa da ambiguidade aqui. O Dr. Macknight dá uma guinada um tanto diferente à passagem, explicando-a assim: “Glória a Deus nos céus mais altos, ou entre as mais altas ordens dos seres: que os louvores a Deus (para que a palavra glória signifique, sejam eternamente celebrados pelos mais altos”). ordens de seres, não obstante eles não sejam os objetos imediatos de sua infinita bondade na terra: que todo tipo de felicidade (de modo que a paz signifique na língua hebraica) a partir de agora prevaleça entre os homens para sempre, etc. E quando eles partiram, gritaram: as tensões mais doces, mais sonoras e seráficas, a BENEVOLÊNCIA expressando a mais alta admiração pela bondade de Deus, que agora começou a brilhar com um brilho mais brilhante do que nunca, na chegada de seu Filho para salvar o mundo. ”

Comentário de Scofield

na terra

Cf. (Veja Scofield “ Mateus 10:34 “)

Comentário de John Wesley

Glória a Deus nas alturas e paz na terra, boa vontade para com os homens.

Glória a Deus nas alturas; na terra paz; boa vontade para com os homens – Os gritos da multidão são geralmente divididos em frases curtas. Essa aclamação de alegria representa fortemente a piedade e a benevolência desses espíritos celestes: como se tivessem dito: Glória a Deus nos céus mais elevados: que todas as legiões angélicas ressoem seus louvores. Pois com o nascimento do Redentor, paz e todo tipo de felicidade desceu para habitar na terra: sim, as transbordamentos da boa vontade e favor divinos são agora exercidos para os homens.

Referências Cruzadas

Salmos 69:34 – Louvem-no os céus e a terra, os mares e tudo o que neles se move,

Salmos 85:9 – Perto está a salvação que ele trará aos que o temem, e a sua glória habitará em nossa terra.

Salmos 96:11 – Regozijem-se os céus e exulte a terra! Ressoe o mar e tudo o que nele existe!

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Isaías 44:23 – Cantem de alegria, ó céus, pois o Senhor fez isto; grite bem alto, ó profundezas da terra. Irrompam em canção, vocês, montes, vocês, florestas e todas as suas árvores, pois o Senhor resgatou Jacó, ele mostra sua glória em Israel.

Isaías 49:13 – Gritem de alegria, ó céus, regozije-se, ó terra; irrompam em canção, ó montes! Pois o Senhor consola o seu povo e terá compaixão de seus afligidos.

Isaías 57:19 – criando louvor nos lábios dos pranteadores de Israel. Paz, paz, aos de longe e aos de perto”, diz o Senhor. “Quanto a ele, eu o curarei. “

Jeremias 23:5 – “Dias virão”, declara o Senhor, “em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra.

Miquéias 5:5 – Ele será a sua paz. Quando os assírios invadirem a nossa terra e marcharem sobre as nossas fortalezas, levantaremos contra eles sete pastores, até oito líderes escolhidos.

Zacarias 6:12 – Diga-lhe que assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Aqui está o homem cujo nome é Renovo, e ele sairá do seu lugar e construirá o templo do Senhor.

Lucas 1:79 – para brilhar sobre aqueles que estão vivendo nas trevas e na sombra da morte, e guiar nossos pés no caminho da paz”.

Lucas 19:38 – “Bendito é o rei que vem em nome do Senhor! ” “Paz no céu e glória nas alturas! “

João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 14:27 – Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.

João 17:4 – Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.

Atos dos Apóstolos 10:36 – Vocês conhecem a mensagem enviada por Deus ao povo de Israel, que fala das boas novas de paz por meio de Jesus Cristo, Senhor de todos.

Romanos 5:1 – Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,

2 Coríntios 5:18 – Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,

Efésios 1:6 – para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Efésios 2:7 – para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

Efésios 2:14 – Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade,

Efésios 3:20 – Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,

Filipenses 2:11 – e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

Colossenses 1:20 – e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.

2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

Tito 3:4 – Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,

Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

1 João 4:9 – Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.

Apocalipse 5:13 – Depois ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam: “Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o poder, para todo o sempre! “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *