Estudo de 1 João 2:24 – Comentado e Explicado

Que permaneça em vós o que tendes ouvido desde o princípio. Se permanecer em vós o que ouvistes desde o princípio, permanecereis também vós no Filho e no Pai.
1 João 2:24

Comentário de Albert Barnes

Que isso, portanto, habite em você – adira firmemente a ele; deixe a verdade obter uma permanência permanente na alma. Em vista de sua grande importância e sua influência sobre a sua felicidade aqui e no futuro, nunca se afaste de você.

Que você ouviu desde o início – Ou seja, as mesmas doutrinas que você sempre aprendeu a respeito do Filho de Deus e do caminho da salvação. Veja as notas em 1 João 2: 7 .

Vós também continuareis no Filho e no Pai – verdadeiramente unidos ao Filho e ao Pai; ou ter evidência do favor e da amizade do Filho e do Pai.

Comentário de Joseph Benson

1 João 2: 24-25 . Que, portanto, permaneça em você – Nomeadamente, essa doutrina concernente ao Pai e ao Filho; que ouvistes desde o princípio – Da pregação do evangelho: mantenha uma crença firme nele, e deixe suas mentes ficarem tão impressionadas com um senso de sua certa verdade e importância infinita, que possa ter a influência desejada em seu espírito e conduta. Se aquilo que ouvistes, etc., permanecerá fixo e enraizado em você – Se você perseverar na fé do evangelho, e mostrar que o faz pela sua vida e conversa; vós também continuareis no Filho e no Pai – membros genuínos do corpo místico de Cristo e, conseqüentemente, no amor de Deus e em comunhão com ele. E, para encorajá-lo nisso, lembre-se da promessa que ele, o Filho, fez para nós, se permanecermos nele, até a vida eterna.

Comentário de E.W. Bullinger

permanecer . O mesmo que “permanecer” , 1 João 2: 6 .

Comentário de John Calvin

24 Que, portanto, habite em você, Ele anexa uma exortação à antiga doutrina; e que possa ter mais peso, ele aponta os frutos que eles receberiam da obediência. Ele então os exorta à perseverança na fé, para que possam reter em seus corações o que aprenderam.

Mas quando ele diz, desde o início , ele não significa que apenas a antiguidade fosse suficiente para provar que qualquer doutrina era verdadeira; mas como ele já mostrou que eles foram corretamente instruídos no puro evangelho de Cristo, ele conclui que eles deveriam ter o direito de continuar nele. E essa ordem deve ser notada especialmente; pois não estávamos dispostos a abandonar a doutrina que adotamos, seja ela qual for, isso não seria perseverança, mas obstinação perversa. Portanto, a discriminação deve ser exercida, a fim de tornar evidente a razão de nossa fé a partir da palavra de Deus: então siga a perseverança inflexível.

Os papistas se gabam de “um começo”, porque absorveram suas superstições desde a infância. Sob esse pretexto, eles se permitem obstinadamente rejeitar a pura verdade. Tal perversidade nos mostra que devemos sempre começar com a certeza da verdade.

No que ouvistes, aqui está o fruto da perseverança: aqueles em quem permanece a verdade de Deus permanecem em Deus. Portanto, aprendemos o que devemos procurar em toda verdade relativa à religião. Ele, portanto, faz a maior proficiência, que progride totalmente para se apegar a Deus. Mas aquele em quem o Pai não habita através de seu Filho é totalmente vaidoso e vazio, qualquer que seja o conhecimento que ele possua. Além disso, essa é a mais alta recomendação da sã doutrina, que ela nos une a Deus e que nela se encontra o que pertence à real fruição de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Que, portanto, permaneça em você – Continue nas doutrinas concernentes à encarnação, paixão, morte, ressurreição, ascensão e intercessão do Senhor Jesus, que você ouviu pregando desde o início por nós seus apóstolos.

Vós também continuareis no Filho, e no Pai – Vós que são pregadores, não somente serão reconhecidos como ministros da Igreja de Cristo, mas serão genuínos filhos de Deus, pela fé no Filho de seu amor; e todos vós, continuando assim, teremos comunhão com o Pai e com o Filho.

Comentário de Thomas Coke

1 João 2:24 . Que, portanto, permaneça em você Este versículo contém uma inferência do que foi dito antes; ou seja, “Como aqueles que receberam a doutrina dos falsos mestres, de fato não sustentavam nem o Pai nem o Filho, portanto os verdadeiros cristãos deveriam manter firme a doutrina pura, primitiva e apostólica, que ouviram desde a primeira conversão para a Igreja. Cristianismo, e não considerar os falsos mestres “. A pura doutrina do evangelho é aquela que foi desde o princípio; aquilo que foi pregado pelos apóstolos e evangelistas, e que é com certeza encontrado em seus escritos, e em nenhum outro lugar: de acordo com Tertuliano diz: “Isso é verdade, o que foi o primeiro; foi o primeiro que foi desde o princípio; o começo, que era dos apóstolos “.

Comentário de John Wesley

Portanto, permaneça em vós, que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, também continuareis no Filho e no Pai.

Se a verdade sobre o Pai e o Filho, que ouvistes desde o princípio, permanecer fixa e enraizada em vós, também permanecerás nessa feliz comunhão com o Filho e o Pai.

Referências Cruzadas

Salmos 119:11 – Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.

Provérbios 23:23 – Compre a verdade e não abra mão dela, nem tampouco da sabedoria, da disciplina e do discernimento.

Lucas 1:2 – conforme nos foram transmitidos por aqueles que desde o início foram testemunhas oculares e servos da palavra.

Lucas 9:44 – “Ouçam atentamente o que vou lhes dizer: o Filho do homem será traído e entregue nas mãos dos homens”.

João 8:25 – “Quem é você? “, perguntaram eles. “Exatamente o que tenho dito o tempo todo”, respondeu Jesus.

João 14:23 – Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.

João 15:7 – Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.

João 15:9 – “Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.

João 17:21 – para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

Filipenses 4:15 – Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês;

Colossenses 3:16 – Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.

Hebreus 2:1 – Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos.

Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

1 João 1:3 – Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.

1 João 1:7 – Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

1 João 2:7 – Amados, não lhes escrevo um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que vocês têm desde o princípio: a mensagem que ouviram.

1 João 4:13 – Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito.

1 João 4:16 – Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.

2 João 1:2 – por causa da verdade que permanece em nós e estará conosco para sempre.

2 João 1:5 – E agora eu lhe peço, senhora — não como se estivesse escrevendo um mandamento novo, o que já tínhamos desde o princípio — que nos amemos uns aos outros.

3 João 1:3 – Muito me alegrei ao receber a visita de alguns irmãos que falaram a respeito da sua fidelidade, de como você continua andando na verdade.

Apocalipse 3:3 – Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você.

Apocalipse 3:11 – Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *