Estudo de 1 Coríntios 15:11 – Comentado e Explicado

Portanto, seja eu ou sejam eles, assim pregamos, e assim crestes.
1 Coríntios 15:11

Comentário de Albert Barnes

Portanto, seja eu ou eles – eu ou os outros apóstolos. É comparativamente imaterial por quem foi feito. O estabelecimento da verdade é a grande questão; e a pergunta de quem é feita é de importância secundária.

Então nós pregamos – Então todos nós pregamos. Todos nós defendemos as mesmas grandes doutrinas; todos nós insistimos no fato de que o Senhor Jesus morreu e ressuscitou; e nesta doutrina em que todos vocês creram. Essa doutrina é confirmada por todos que pregam; e isso entra na fé de todos que crêem. O objetivo de Paulo é afirmar que as doutrinas a que ele se refere aqui eram grandes, inegáveis ??e fundamentais doutrinas do cristianismo; que eles foram proclamados por “todos” os ministros do evangelho e cridos por todos os cristãos. Eles eram, portanto, imensamente importantes para todos; e eles devem entrar essencialmente nas esperanças de todos.

Comentário de E.W. Bullinger

se, ou . App-118.

pregar . App-121.

Comentário de John Calvin

11. Se eu ou eles Tendo se comparado aos outros apóstolos, ele agora se associa a eles e a eles, de acordo com a pregação deles. “Agora não falo de mim mesmo, mas todos nós o ensinamos com uma boca e continuamos a ensiná-lo.” Pois o verbo ????ss?µe? (pregamos) está no tempo presente – intimando um ato contínuo ou perseverança no ensino. (31) “Se, então, é contrário, nosso apostolado é nulo: mais ainda – assim crestes: sua religião, portanto, não serve para nada.”

Comentário de Adam Clarke

Se fosse eu ou eles – Todos os apóstolos de Cristo concordam nas mesmas doutrinas; todos nós pregamos uma e a mesma coisa; e, como pregamos, assim crestes; tendo recebido de nós a verdadeira fé apostólica, que Jesus morreu por nossos pecados e ressuscitou por nossa justificação; e que sua ressurreição é a promessa e a prova da nossa. Quem ensina contrário a isso não prega a verdadeira doutrina apostólica.

Paulo foi o último dos apóstolos primitivos. Os apóstolos primitivos eram aqueles que tinham visto a Cristo e receberam seu chamado imediatamente para o apostolado. Havia muitos apóstolos depois desse tempo, mas todos eram secundários; eles tinham um chamado divino, mas era interno e nunca foi acompanhado por nenhuma visão ou demonstração externa daquele Cristo que se manifestara na carne.

Comentário de John Wesley

Portanto, seja eu ou eles, assim pregamos, e assim crestes.

Se eu ou eles, então pregamos – Todos nós falamos a mesma coisa.

Referências Cruzadas

1 Coríntios 2:2 – Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.

1 Coríntios 15:3 – Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *