Estudo de 1 Coríntios 3:6 – Comentado e Explicado

eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer.
1 Coríntios 3:6

Comentário de Albert Barnes

Eu plantei – O apóstolo aqui compara o estabelecimento da igreja em Corinto ao plantio de uma videira, uma árvore ou grão. A figura é retirada da agricultura e o significado é óbvio. Paulo estabeleceu a igreja. Ele foi o primeiro pregador em Corinto; e se qualquer distinção se devia a alguém, era mais a ele do que aos professores que ali trabalharam posteriormente; mas ele não se considerava digno de tal honra como chefe de um partido, pois não era ele mesmo, mas Deus quem dera o aumento.

Apolo regado – Esta figura é tirada da prática de regar uma planta tenra ou de um jardim ou campo. Isso foi necessário de maneira especial nos países do leste. Seus campos ficaram secos e ressecados devido às longas secas, e era necessário irrigá-los por meios artificiais. O sentido aqui é que Paulo havia trabalhado para estabelecer a igreja em Corinto; mas que posteriormente Apolo havia trabalhado para aumentá-lo e construí-lo. É certo que Apolo não foi a Corinto até depois que Paulo a deixou; veja Atos 18:18 ; compare Atos 18:27 .

Deus deu o aumento – Deus fez com que a semente plantada se enraizasse e brotasse; e Deus abençoou a irrigação das plantas tenras quando elas surgiram e as fez crescer. Essa idéia ainda é tirada do agricultor. Seria inútil para o fazendeiro semear sua semente, a menos que Deus lhe desse vida. Não há vida na semente, nem há poder inerente na terra para fazê-la crescer. Somente Deus, o Doador de toda a vida, pode acelerar o germe da semente e torná-la viva. Portanto, seria inútil para o fazendeiro regar sua planta, a menos que Deus a abençoasse. Não há princípio vivo na água; nenhum poder inerente às chuvas do céu para fazer a planta crescer. Está realmente adaptado a isso, e a semente não germinará se não for plantada, nem crescerá se não for regada; mas a vida ainda é de Deus. Ele organizou esses meios, e ele dá vida à lâmina tenra e a sustenta. E assim é com a palavra da vida. Não possui poder inerente para produzir efeito por si só. O poder não está na palavra nua, nem naquele que planta, nem naquele que rega, nem no coração onde é semeado, mas em Deus. Mas há uma aptidão dos meios para o fim. A palavra está adaptada para salvar a alma. A semente deve ser semeada ou não germinará. A verdade deve ser semeada no coração, e o coração deve estar preparado para isso – assim como a terra deve ser lavrada e amadurecida, ou ela não brotará. Ele deve ser cultivado com cuidado assíduo, ou não produzirá nada. Mas ainda assim é tudo de Deus – tanto quanto a colheita amarela do campo, depois que todas as labutas do agricultor são de Deus. E, como o agricultor que tem apenas visões, não se louvará, porque seus grãos e videiras se iniciam e crescem depois de todos os seus cuidados, mas atribuem tudo à incessante e benéfica agência de Deus; assim será o ministro da religião, e todo cristão, depois de todos os seus cuidados, atribui tudo a Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

plantou = plantou. Ver Atos 18: 1-18 .

regada . Grego. potizo , como em 1 Coríntios 3: 2 . Ver Atos 18:27 , Atos 19: 1 .

Deus App-98.

deu o aumento = estava fazendo crescer. Imperf. porque a obra de Deus continuava, a de Paulo ou de qualquer outra pessoa é apenas temporária.

Comentário de John Calvin

6. Plantei, Apolo regou Ele revela mais claramente a natureza desse ministério por uma semelhança, na qual a natureza da palavra e o uso da pregação são mais apropriadamente retratados. Para que a terra produza frutos, é preciso arar e semear, e outros meios de cultura; mas, depois de tudo o que foi feito com cuidado, o trabalho do lavrador não teria proveito, se o Senhor do céu não aumentasse , pelo romper do sol, e ainda mais por sua maravilhosa e secreta influência. Portanto, embora a diligência do lavrador não seja em vão, nem a semente que ele lança inútil, é somente pela bênção de Deus que eles são feitos para prosperar, pois o que é mais maravilhoso do que essa semente, depois dela apodreceu, brota de novo! Do mesmo modo, a palavra do Senhor é semente que, por sua própria natureza, é proveitosa: os ministros são como lavradores, que aram e semeiam. Depois siga outras ajudas, como por exemplo, irrigação. Os ministros também desempenham uma parte correspondente quando, depois de lançarem a semente na terra, dão ajuda à terra tanto quanto estão ao seu alcance, até que ela produza o que concebeu: mas como para tornar seu trabalho realmente produtivo, isso é um milagre da graça divina – não uma obra da indústria humana.

Observe, no entanto, nesta passagem, como é necessária a pregação da palavra e como é necessária a continuação dela. (158) Foi, sem dúvida, tão fácil para Deus abençoar a Terra sem diligência por parte dos homens, de modo a fazê-la produzir frutos por sua própria vontade, como extrair, ou melhor, pressionar (159). ) seu aumento, às custas de muita assiduidade por parte dos homens, e muito suor e tristeza; mas, como o Senhor ordenou ( 1 Coríntios 9:14 ) para que o homem trabalhe, e que a Terra, por sua vez, retorne à sua cultura, tenhamos o cuidado de agir de acordo. Da mesma maneira, estava perfeitamente no poder de Deus, sem a ajuda dos homens, se assim o agradasse, produzir fé nas pessoas enquanto dormia; mas ele designou de outra maneira, para que a fé seja produzida pela audição . ( Romanos 10:17 .) Aquele homem, que, negligenciando isso, espera obter fé, age como se o lavrador, jogando o arado de lado, não quisesse semear; e deixando de lado todo o trabalho da criação, deveria abrir a boca, esperando que a comida caísse do céu.

Quanto à continuidade (160) , vemos o que Paulo diz aqui – que não é suficiente que a semente seja semeada, se não for trazida de vez em quando por novas ajudas. Ele, então, que já recebeu a semente, ainda precisa regar , nem se deve deixar de lado, até que a maturidade total seja atingida, ou seja, até que a vida termine. Diz-se que Apolo, que sucedeu Paulo no ministério da palavra em Corinto, teria regado o que semeara.

Comentário de Adam Clarke

Eu plantei – primeiro plantei a semente do Evangelho em Corinto e na região da Acaia.

Apolo regou – Apolo veio atrás de mim e, pelas suas pregações e exortações, regou a semente que eu semeara; mas Deus deu o aumento. A semente criou raízes, brotou e deu muitos frutos; mas isso foi pela bênção especial de Deus. Como no natural, assim no mundo espiritual; é pela bênção especial de Deus que o grão que é semeado no solo produz trinta, sessenta ou cem vezes: não é o semeador nem o regador que produz essa multiplicação estranha e inexplicável; é só Deus. Assim, é pela ação específica do Espírito de Deus que mesmo a boa semente, semeada em boa terra, a doutrina mais pura transmitida ao coração honesto, produz a salvação da alma.

Referências Cruzadas

Salmos 62:9 – Os homens de origem humilde não passam de um sopro, os de origem importante não passam de mentira; pesados na balança, juntos não chegam ao peso de um sopro.

Salmos 62:11 – Uma vez Deus falou, duas vezes eu ouvi, que o poder pertence a Deus.

Salmos 92:13 – plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus.

Salmos 127:1 – Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda.

Provérbios 11:25 – O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.

Isaías 55:10 – Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come,

Isaías 61:11 – Porque, assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Soberano Senhor fará nascer a justiça e o louvor diante de todas as nações.

Atos dos Apóstolos 11:18 – Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: “Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios! “

Atos dos Apóstolos 14:27 – Chegando ali, reuniram a igreja e relataram tudo o que Deus tinha feito por meio deles e como abrira a porta da fé aos gentios.

Atos dos Apóstolos 16:14 – Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo.

Atos dos Apóstolos 18:4 – Todos os sábados ele debatia na sinagoga, e convencia judeus e gregos.

Atos dos Apóstolos 18:24 – Enquanto isso, um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, chegou a Éfeso. Ele era homem culto e tinha grande conhecimento das Escrituras.

Atos dos Apóstolos 18:26 – Logo começou a falar corajosamente na sinagoga. Quando Priscila e Áqüila o ouviram, convidaram-no para ir à sua casa e lhe explicaram com mais exatidão o caminho de Deus.

Atos dos Apóstolos 19:1 – Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, atravessando as regiões altas, chegou a Éfeso. Ali encontrou alguns discípulos

Atos dos Apóstolos 21:19 – Paulo os saudou e relatou minuciosamente o que Deus havia feito entre os gentios por meio do seu ministério.

Romanos 15:18 – Não me atrevo a falar de nada, exceto daquilo que Cristo realizou por meu intermédio em palavra e em ação, a fim de levar os gentios a obedecerem a Deus:

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

1 Coríntios 3:9 – Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.

1 Coríntios 4:14 – Não estou tentando envergonhá-los ao escrever estas coisas, mas procuro adverti-los, como a meus filhos amados.

1 Coríntios 9:1 – Não sou livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor? Não são vocês resultado do meu trabalho no Senhor?

1 Coríntios 9:7 – Quem serve como soldado às suas próprias custas? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Quem apascenta um rebanho e não bebe do seu leite?

1 Coríntios 15:1 – Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes.

1 Coríntios 15:10 – Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.

2 Coríntios 3:2 – Vocês mesmos são a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos.

2 Coríntios 10:14 – Não estamos indo longe demais em nosso orgulho, como seria o caso se não tivéssemos chegado até vocês, pois chegamos a vocês com o evangelho de Cristo.

1 Tessalonicenses 1:5 – porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *