Estudo de Salmos 127:1 – Comentado e Explicado

Cântico das peregrinações. De Salomão. Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem. Se o Senhor não guardar a cidade, debalde vigiam as sentinelas.
Salmos 127:1

Comentário de Albert Barnes

Exceto que o Senhor construiu a casa – ou melhor, “uma casa”. A palavra “casa” pode se referir a uma habitação comum; ao templo, como um local de culto; ou a uma família, com referência ao seu sucesso e prosperidade, como a palavra casa é usada com frequência agora. A afirmação é universal e destina-se a indicar uma dependência universal de Deus nos empreendimentos humanos, embora não seja improvável que possa ter havido uma alusão, quando o salmo foi composto, a algum edifício que foi contemplado ou iniciado. Se o salmo era uma composição de Davi ou Salomão, o caminho da alusão foi ao templo prestes a ser erguido. A linguagem, no entanto, é tão geral que se aplica a qualquer empresa desse tipo.

Eles trabalham em vão que a constroem – literalmente, “em vão trabalham seus construtores nela”. A ideia é que eles sejam totalmente dependentes de Deus. Não importa qual seja sua habilidade, sua força, sua indústria – tudo será em vão, a menos que Deus os ajude. Eles dependem Dele para a vida, para a saúde, para a força, para a sabedoria prática, para uma disposição para continuar seu trabalho e para ter sucesso nele. Seu trabalho pode ser destruído pelo fogo, por uma tempestade, por um terremoto ou por uma irrupção de inimigos; e pelo resultado, portanto, eles são totalmente dependentes de Deus.

Exceto que o Senhor mantém a cidade – A mesma idéia de dependência é repetida aqui de outra forma. A preservação de uma cidade depende totalmente de Deus, qualquer que seja o cuidado ou precaução que possa ser usada.

O vigia acorda, mas em vão – literalmente: “Em vão acorda o guardião”. A palavra traduzida como waketh significa estar sem sono; e então, assistir. A alusão é ao vigia ou guarda designado para manter uma cidade, e a idéia é que, seja qual for a diligência, o cuidado, a fidelidade de alguém assim designado para guardar uma cidade, sua guarda deve depender apenas de Deus . Os fogos podem explodir apesar dos vigias; uma tempestade pode varrer sobre ela; bandos de pessoas armadas podem assaltá-lo; ou a peste pode de repente entrar nela, e espalhar desolação por suas habitações. Pode ter havido uma alusão nisso a algum arranjo imediato para guardar Jerusalém quando o salmo foi composto; mas a observação é tão geral que não é necessário confiná-la a isso. É universalmente verdade que, depois de todo o cuidado de sua própria preservação que as pessoas podem empregar, sua segurança depende totalmente de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 127.

A virtude da bênção de Deus. Bons filhos são o presente dele.

Uma canção de graus para Salomão.

Título. ?????? ?????? Shiir hammangaloth lishlomoh. Dizem que isso foi composto por Salomão e é observado como um comentário sobre uma máxima piedosa, que é repetida várias vezes nos Provérbios: Que nenhum empreendimento do homem pode ser próspero, sem a bênção e assistência de Deus. Mudge, no entanto, observa que parece não haver outra razão para atribuir o salmo a Salomão, a não ser que o primeiro versículo fale da construção de uma casa. Evidentemente, aponta para uma certa família, que Deus havia abençoado com segurança, riqueza e filhos; e foi ocasionado, suponho, pela aparência adorável que fizeram quando se apresentaram diante do templo, para prestar a habitual homenagem a Deus.

Salmos 127: 1 . Exceto o Senhor, etc. – Neste primeiro verso, o salmista mostra como é inútil tentar alguma coisa, se o Senhor não a prosperar, tanto em relação às famílias particulares quanto às sociedades públicas; pois, construindo a casa, entende-se o aumento dos filhos e a educação deles no temor de Jeová; pelas quais casas, ou seja, famílias, são construídas, sustentadas e continuadas. Nesse sentido, a expressão é usada, Gênesis 16: 2. , Êxodo 1:21 ., Deuteronômio 25: 9 ; Deuteronômio 25:19 . Como, a menos que Deus mantenha a cidade, ou seja, guarde e preserve as sociedades públicas, os vigias farão pouco bem; portanto, a menos que Deus edifique famílias particulares, toda a indústria dos homens não terá sucesso para esse propósito.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 127: 1 . Exceto que o Senhor constrói a casa – isto é, ajude e abençoe aqueles que a constroem, seja uma casa artificial, como o templo ou o palácio real, ou qualquer uma das numerosas estruturas que Salomão ergueu; ou melhor, uma casa natural ou civil, uma família ou reino; eles trabalham em vão que a constroem – nunca serão bem-sucedidos em suas tentativas, levarão à perfeição ou terão qualquer conforto nela. O sucesso de todos os nossos empreendimentos depende tão inteiramente da bênção de Deus, que é inútil tentar qualquer coisa sem ela: em vão é construir casas e cidades, ou se esforçar para sustentar famílias ou estabelecer estados, a menos que ele prospere. desígnio: e o cuidado do vigia, do soldado ou do magistrado não tem propósito, a menos que a providência divina seja igualmente a guarda. “Em todo empreendimento, a bênção de Deus deve acompanhar os trabalhos do homem para torná-los eficazes. Nenhum trabalho pode prosperar sem ele; nem qualquer projeto pode abortar sob seu favor e proteção. Acima de todos os homens, eles devem implorar a graça e a bênção divinas, que são empregadas na construção ou na defesa da casa espiritual e da cidade de Deus; especialmente porque as mesmas pessoas, como os judeus após o cativeiro, cercados por inimigos, sempre prontos para obstruir o trabalho, são frequentemente obrigados a segurar uma espada em uma mão enquanto constroem com a outra. Nossa própria edificação na fé e na santidade também deve ser exercida por nós nessa atitude, em razão das muitas tentações que continuamente nos assaltam. ” Horne.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Uma canção de graus. O mesmo que 120 ( “os graus” ). App-67. A Estrutura, e as referências a Ezequias sem filhos (App-67. Xiv), mostram que este não é um Salmo “composto de dois Salmos menores, sem conexão entre si”.

para Salomão = de ou por Salomão. O salmo central dos quinze. Selecionado por Ezequias para completar e aperfeiçoar o arranjo.

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

o = a.

Comentário de Adam Clarke

Exceto que o Senhor constrói a casa – Construir uma casa é tomada em três sentidos diferentes nos escritos sagrados.

  1. Construir o templo do Senhor, que era chamado ???? habbeith , a casa, por meio de eminência.
  • Para construir qualquer casa comum, ou local de habitação.
  • Ter numerosos filhos.
  • Nesse sentido, é suposto ser falado sobre as parteiras egípcias; isso porque eles temiam ao Senhor, portanto ele os construiu casas. Veja a nota em Êxodo 1:21 . Mas, no entanto, a passagem acima pode ser interpretada; é fato que b ben, um filho, e bath, uma filha e tyb beith, uma casa, vêm da mesma raiz hnb banah, para construir; porque filhos e filhas constroem uma casa, ou constituem uma família, tanto e realmente quanto pedras e madeira constituem um edifício. Agora, é verdade que, a menos que a boa mão de Deus esteja sobre nós, não podemos prosperamente construir um local de adoração para o seu nome. A menos que tenhamos sua bênção, uma casa de habitação não pode ser confortavelmente erguida. E se a bênção dele não estiver em nossos filhos, a casa (a família) poderá ser edificada, mas, em vez de ser a casa de Deus, será a sinagoga de Satanás. Todos os casamentos que não estão sob a bênção de Deus serão uma maldição pública e privada. Isso vemos todos os dias.

    Exceto que o Senhor mantém a cidade – Quando os judeus retornados começaram a restaurar os muros de Jerusalém e a reconstruir a cidade, Sanballat, Tobiah e outros formaram conspirações para evitá-lo. Neemias, sendo informado disso, montou vigias e guardas adequados. O inimigo, ao descobrir isso, reuniu-se e decidiu cair sobre eles de uma só vez e cortá-los todos. Neemias, tendo adquirido conhecimento disso também, armou seu povo e os colocou atrás do muro. Sanballat e sua companhia, descobrindo que os judeus estavam preparados para a resistência, abandonaram o projeto; e Neemias, para evitar surpresas desse tipo, manteve metade das pessoas sempre armadas, enquanto a outra metade estava empregada no trabalho. A isso o salmista alude; e com efeito diz: Embora você deva vigiar constantemente, guarde todos os lugares e mantenha sua armadura pronta para repelir todos os ataques, mas lembre-se de que o sucesso de todos depende da presença e bênção de Deus. Embora, portanto, não sejam preguiçosos nos negócios, sejam fervorosos em espírito, servindo ao Senhor; pois não há sucesso em empreendimentos espirituais ou seculares, mas em conseqüência da bênção do Todo-Poderoso.

    Comentário de John Calvin

    1. Exceto Jeová construir a casa. Não há razão para os judeus negarem que este Salmo foi composto por Salomão. Eles acham que a letra ? , lamed, da qual traduzimos, é equivalente a, em nome de Salomão; que está em desacordo com o uso comum, pois esse título em todos os casos designa o autor. Consequentemente, eles absurdamente planejam um novo sentido, para o qual não há necessidade, sendo muito apropriado para Salomão, que era dotado de espírito de sabedoria nos assuntos do governo, para discorrer sobre coisas que ele conhecia e experimentava. Ao afirmar que Deus governa o mundo e a vida do homem, ele o faz por duas razões: primeiro, qualquer acontecimento próspero que caia sobre os homens, sua ingratidão é instantaneamente manifestada pela atribuição total a si mesmos; e assim Deus é enganado pela honra que lhe é devida. Salomão, para corrigir um erro tão perverso, declara que nada acontece próspero conosco, exceto na medida em que Deus abençoa nossos procedimentos. Em segundo lugar, seu objetivo era derrotar a presunção tola dos homens, que, deixando Deus de lado, não têm medo de se comprometer a fazer qualquer coisa, seja o que for, confiando exclusivamente em sua própria sabedoria e força. Despojando-os, portanto, daquilo que eles infundam em si mesmos, ele os exorta à modéstia e à invocação de Deus. No entanto, ele não rejeita o trabalho, as empresas ou os conselhos dos homens; pois é uma virtude louvável diligentemente cumprir os deveres de nosso escritório. Não é a vontade do Senhor que sejamos como blocos de madeira, ou que devemos manter os braços cruzados sem fazer nada; (99) mas que devemos aplicar o uso de todos os talentos e vantagens que ele nos conferiu. É de fato verdade que a maior parte de nossos trabalhos procede da maldição de Deus; e ainda que os homens ainda tivessem mantido a integridade de seu estado primitivo, Deus teria nos contratado, mesmo quando vemos como Adão foi colocado no jardim do Éden para vesti-lo. ( Gênesis 2:15 .) Salomão, portanto, não condena a vigilância, algo que Deus aprova; nem ainda o trabalho dos homens, pelo qual, quando o empreendem de bom grado, segundo o mandamento de Deus, oferecem a ele todo sacrifício aceitável; mas, para que, cegos pela presunção, devam se apropriar à força daquilo que pertence a Deus, ele os adverte de que o fato de estarem ocupados não lhes valerá nada, exceto na medida em que Deus abençoe seus esforços. Pela palavra casa, ele quer dizer não apenas um edifício de madeira ou pedra, mas compreende toda a ordem doméstica e o governo de uma família, mesmo que um pouco depois pela palavra cidade, ele denota não apenas os edifícios ou o recinto das paredes, mas também o estado geral de toda a comunidade. Da mesma forma, existe uma sinédoque nas palavras construtor e guardião; pois ele pretende dizer em geral que qualquer trabalho, previsão e habilidade que os homens possam empregar na manutenção de uma família ou na preservação de uma cidade não terão nenhum objetivo, a menos que Deus conceda do céu uma questão próspera para o todo.

    Cabe-nos lembrar o que acabei de mencionar, que, como as mentes dos homens são comumente possuídas com uma arrogância obstinada que os leva a desprezar a Deus e a ampliar além de qualquer medida seus próprios meios e vantagens, nada é mais importante do que isso. humilhá-los, para que sejam feitos a perceber que tudo o que empreendem se dissolverá em fumaça, a menos que Deus, no exercício da pura graça, faça com que ela prospere. Quando os filósofos argumentam sobre os assuntos políticos de um estado, engenhosamente reúnem tudo o que lhes parece responder ao seu propósito – eles apontam agudamente os meios de erguer uma comunidade e, por outro lado, os vícios pelos quais um estado bem regulamentado é comumente corrompido; em resumo, eles discursam com habilidade consumada sobre tudo o que é necessário conhecer sobre esse assunto, exceto que omitem o ponto principal – que é o fato de que os homens, por mais que possam se sobressair em sabedoria e virtude, e quaisquer que sejam os empreendimentos no qual eles podem se engajar, nada pode afetar, a menos que Deus estenda sua mão para eles, ou melhor, faça uso deles como seus instrumentos. Qual dos filósofos já reconheceu que um político nada mais é do que um instrumento guiado pela mão de Deus? Sim, eles sustentavam que a boa administração por parte do homem constituía a principal causa da felicidade do corpo social. Agora, uma vez que os homens mortais se levantam com ousadia profana para construir cidades e ordenar o estado de todo o mundo, o Espírito Santo justamente reprova essa loucura. Vamos então nos ocupar, cada um de acordo com a medida de sua capacidade e a natureza de seu ofício, para que, ao mesmo tempo, os elogios ao sucesso dos nossos esforços possam permanecer exclusivamente com Deus. A partição que muitos planejam – que aquele que se comportou com coragem, enquanto deixa a metade do louvor a Deus, pode levar a outra metade para si mesmo, merece toda condenação. A bênção de Deus deve ter toda a parte e manter exclusivamente o trono.

    Agora, se nossa condição terrestre depende inteiramente do bom prazer de Deus, com que asas voaremos para o céu? Quando uma casa é planejada ou um certo modo de vida é escolhido – sim, mesmo quando as leis são promulgadas e a justiça é administrada, tudo isso nada mais é do que rastejar sobre a terra; e, no entanto, o Espírito Santo declara que todos os nossos esforços dessa maneira são infrutíferos e sem valor. Tanto menos para suportar, então, é a loucura daqueles que se esforçam para penetrar até no céu por seu próprio poder. Mais adiante, podemos deduzir dessa doutrina que não é maravilhoso encontrar hoje o estado do mundo tão perturbado e confuso quanto realmente é – a justiça põe em fuga nas cidades, o marido e a esposa se acusando mutuamente , pais e mães reclamando de seus filhos – em suma, todos lamentando sua própria condição. Pois quão poucos são os que, em sua vocação, se voltam para Deus, e quem, bastante inflado pela arrogância, não se exaltam perversamente? Deus então justamente entrega esta triste recompensa aos homens ingratos quando ele é enganado por sua honra. Mas se todos os homens humildemente se submetessem à providência de Deus, não há dúvida de que essa bênção que Salomão elogia aqui derramaria seu brilho em todas as partes da nossa vida, tanto pública quanto privada.

    O verbo ??? , amal, que traduzimos para o trabalho de parto, significa não apenas empregar-se em alguma coisa ou outra, mas também ocupar-se até à lassidão e angústia. Eu disse que pela palavra guardiões deve ser entendido não apenas aqueles que são designados para vigiar, mas todos os magistrados e juízes. Se eles são caracterizados pela vigilância, é um dom de Deus. Há, no entanto, necessidade de outra vigilância – a de Deus; pois, a menos que ele vigie do céu, nenhuma perspicácia dos homens será suficiente para proteger-se dos perigos.

    Comentário de John Wesley

    A menos que o Senhor edifique a casa, eles vão em vão que a edificam; se o Senhor não conservar a cidade, o vigia vigia, mas em vão.

    Construir – Ajude e abençoe aqueles que a constroem.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *