Estudo de João 6:65 – Comentado e Explicado

Ele prosseguiu: Por isso vos disse: Ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lho for concedido.
João 6:65

Comentário de E.W. Bullinger

Portanto = por essa causa. Grego. dia (App-104. João 6: 2 ) .

Comentário de John Calvin

65. Por isso eu te disse. Ele afirma novamente que a fé é um dom incomum e notável do Espírito de Deus, para que não fiquemos surpresos que o Evangelho não seja recebido em todos os lugares e por todos. Pois, por estarmos pouco qualificados para tirar proveito do curso dos eventos, pensamos mais mal no Evangelho, porque o mundo inteiro não concorda com ele. O pensamento surge em nossa mente: Como é possível que a maior parte dos homens rejeite deliberadamente sua salvação? Cristo, portanto, atribui uma razão pela qual existem tão poucos crentes, a saber, porque nenhum homem, qualquer que seja sua agudeza, (174) pode chegar à fé por sua própria sagacidade; pois todos são cegos, até que sejam iluminados pelo Espírito de Deus, e, portanto, participam apenas de uma bênção tão grande a quem o Pai se digna de fazer dele parte. Se essa graça fosse concedida a todos, sem exceção, seria fora de estação e inapropriado mencioná-la nesta passagem; pois devemos entender que o desígnio de Cristo era mostrar que muitos não crêem no evangelho, porque a fé procede somente da revelação secreta do Espírito.

A menos que seja dado a ele por meu pai. Ele agora usa a palavra dar em vez da palavra que ele usou anteriormente, desenhar ; pelo que ele quer dizer que não há outra razão pela qual Deus atrai , senão porque, pela graça gratuita, ele nos ama; pois o que obtemos pelo dom e graça de Deus, nenhum homem adquire para si mesmo por sua própria indústria.

Comentário de Adam Clarke

Por isso eu te disse – João 6:44 . Veja a nota lá.

Exceto se lhe foi dado – Ninguém pode vir a princípio, a menos que seja atraído pelo Pai; e ninguém pode continuar, a menos que ele continue sob as sagradas influências que Deus dá apenas àqueles que não recebem suas primeiras graças em vão. O próprio Santo Agostinho admite que foi a única falha desses discípulos que eles não creram e foram salvos. Quare non Poterant credere, se for me quaeratur, cito respondeo, quia Nolebant . Se me perguntassem por que eles não podiam acreditar, eu respondo imediatamente, porque não acreditariam. Ago. Trato. 53, em Joan.

Comentário de Thomas Coke

João 6:65 . Portanto, eu te disse: “Porque eu sabia que havia pretendentes de coração falso entre vocês, portanto, por sua convicção e cautela, e por distinguir crentes reais e nominais, eu já lhe disse antes ( João 6:44 .) Que ninguém pode salvamente acredite em mim, a menos que meu Pai o atraia pelo seu Espírito, e assim lhe dê graça e força para vir a mim.Mas Deus começa e continua esse desenho divino em todo coração do homem, até que suas influências sejam resistidas a ponto de obrigá-lo a retire-se da alma, pois ele terá todos os homens para serem salvos e chegar ao conhecimento da verdade. “ Veja 1 Timóteo 2: 4 e a nota em João 6:37 .

Comentário de John Wesley

E ele disse: Portanto eu vos disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que ele tenha sido dado a ele por meu Pai.

A menos que seja dado – E é dado somente àqueles que o receberão nos próprios termos de Deus.

Referências Cruzadas

João 6:37 – Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.

João 6:44 – Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.

João 10:16 – Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

João 10:26 – mas vocês não crêem, porque não são minhas ovelhas.

João 12:37 – Mesmo depois que Jesus fez todos aqueles sinais miraculosos, não creram nele.

Efésios 2:8 – Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

Filipenses 1:29 – pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,

1 Timóteo 1:14 – contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, juntamente com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus.

2 Timóteo 2:25 – Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Tiago 1:16 – Meus amados irmãos, não se deixem enganar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *