Estudo de Hebreus 4:10 – Comentado e Explicado

E quem entrar nesse repouso descansará das suas obras, assim como descansou Deus das suas.
Hebreus 4:10

Comentário de Albert Barnes


Pois aquele que entra em repouso – Ou seja, o homem que é tão feliz a ponto de alcançar o céu, desfrutará de um descanso semelhante ao que Deus tinha quando terminou a obra da criação. Será:

(1) acesso a partir de labuta; e,

(2) será um descanso semelhante ao de Deus – o mesmo tipo de gozo, a mesma liberdade de cuidado, ansiedade e trabalho.

Quão felizes são os que entraram no céu! Suas labutas terminaram. Seus trabalhos estão concluídos. Nunca mais eles conhecerão o cansaço. Nunca mais sentirão um cuidado ansioso. Vamos aprender então:

(1) não lamentar indevidamente aqueles que nos deixaram e foram para o céu. Feliz no resto de Deus, por que não devemos nos alegrar? Por que desejá-los de volta em um mundo de labuta!

(2) vamos nos esforçar ansiosamente pelo mundo do descanso. Nossos trabalhos terão terminado. O homem cansado entregará seu fardo; o quadro exausto não conhecerá mais a fadiga. O descanso é doce à noite, depois da labuta do dia; quanto mais doce será no céu, depois das labutas da vida! Deixe-nos.

(3) trabalho enquanto é chamado hoje. Em breve cessaremos de nosso trabalho. Tudo o que precisamos fazer é que seja feito em breve. Logo cessaremos do “nosso” trabalho, como Deus fez com o dele. O que temos que fazer pela salvação de filhos, irmãos, irmãs, amigos e pelo mundo, deve ser feito em breve. Das moradas da bem-aventurança, não seremos enviados para falar com nossos parentes da bem-aventurança daquele mundo, ou para advertir nossos amigos a escapar do lugar de desespero. O pastor não voltará para avisar e convidar seu povo; os pais não voltarão para contar aos filhos do Salvador e do céu; o vizinho não virá advertir seu vizinho; compare Lucas 16: 24-29 . Todos teremos cessado de nosso trabalho, como Deus fez dele; e nunca mais falaremos com um amigo vivo para convidá-lo para o céu.

Comentário de E.W. Bullinger

cessou = descansou, como Hebreus 4: 4 .

próprio . Omitir.

Dele . Adicione “próprio” .

Comentário de John Calvin

10. Para quem entra em descanso, ou para quem descansou, etc. Esta é uma definição daquele sábado perpétuo em que há a maior felicidade, quando haverá uma semelhança entre homens e Deus, a quem eles serão unidos. Pois tudo o que os filósofos já disseram sobre o bem principal, não foi nada além de frio e vaidoso, pois eles confinaram o homem a si mesmo, enquanto é necessário sairmos de nós mesmos para encontrar a felicidade. O principal bem do homem nada mais é do que a união com Deus; isso é alcançado quando somos formados de acordo com ele como nosso exemplo.

Agora, essa conformação que o apóstolo nos ensina ocorre quando descansamos de nossas obras. Portanto, finalmente, segue-se que o homem se torna feliz por auto-negação. Pois o que mais deve cessar de nossas obras, mas mortificar nossa carne, quando um homem se renuncia a viver para Deus? Pois aqui sempre devemos começar, quando falamos de uma vida piedosa e santa, que o homem, de certa maneira morto para si mesmo, permita que Deus viva nele, que se abstenha de suas próprias obras, de modo a dar lugar a Deus para trabalhar. De fato, devemos confessar que somente nossa vida é formada corretamente quando se torna sujeita a Deus. Mas, através da corrupção pura, esse nunca é o caso, até descansarmos de nossas próprias obras; não, tal é a oposição entre o governo de Deus e nossos afetos corruptos, que ele não pode trabalhar em nós até descansarmos. Mas, embora a conclusão desse descanso não possa ser alcançada nesta vida, ainda devemos lutar por isso. (70) Assim, os crentes entram nela, mas sob esta condição, – de que correndo eles podem continuar continuamente.

Mas não duvido que o apóstolo tenha feito alusão ao sábado, a fim de recuperar os judeus de suas observâncias externas; pois de nenhuma outra maneira sua revogação poderia ser entendida, exceto pelo conhecimento de seu desígnio espiritual. Ele então trata de duas coisas juntos; pois exaltando a excelência da graça, ele nos estimula a recebê-la pela fé e, enquanto isso, mostra-nos de passagem o que é o verdadeiro desígnio do sábado, para que os judeus não sejam tolos apegos ao rito externo. De sua revogação, de fato, ele fala expressamente, pois esse não é o assunto dele, mas, ensinando-lhes que o ritual tinha uma referência a outra coisa, ele gradualmente os retira de suas noções supersticiosas. Pois quem entende que o objetivo principal do preceito não era descanso externo ou culto terrestre, imediatamente percebe, olhando para Cristo, que o rito externo foi abolido por sua vinda; pois quando o corpo aparece, as sombras desaparecem imediatamente. Então, nosso primeiro trabalho sempre é ensinar que Cristo é o fim da Lei.

Comentário de Adam Clarke

Pois aquele que entrou no seu descanso – O homem que creu em Cristo Jesus entrou no seu descanso; o estado de felicidade que ele proporcionou e que é o precursor da glória eterna.

Ele cessou de suas próprias obras – Não depende mais da observância dos ritos e cerimônias mosaicos para sua justificação e felicidade final. Ele descansa de todas essas obras da lei tão plenamente quanto Deus descansou de suas obras da criação.

Aqueles que restringem a palavra repousam no significado da glória eterna, digamos, que cessar de nossas próprias obras se relaciona com os sofrimentos, tribulações, aflições etc. desta vida; como em Apocalipse 14:13 . Eu entendo como incluindo ambos.

Ao falar do sábado, como tipificação de um estado de bem-aventurança no outro mundo, o apóstolo segue as opiniões dos judeus de sua preferência e depois dos tempos. A frase ???? ???? ???? ??? shabbath illaah , veshabbath tethaah , o sábado em cima e o sábado em baixo é comum entre os escritores judeus; e eles pensam que onde o número plural é usado, como em Levítico 19:30 ; Guardareis os meus sábados, para que os sábados inferiores e superiores sejam destinados, e que um seja prefigurado pelo outro. Veja muitos exemplos em Schoettgen.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 4:10 . Ele cessou Ele descansou.

Comentário de John Wesley

Pois aquele que descansa também cessou de suas próprias obras, como Deus fez das suas.

Pois eles ainda não descansam. Portanto, um descanso mais completo permanece para eles.

Referências Cruzadas

João 19:30 – Tendo-o provado, Jesus disse: “Está consumado! ” Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.

Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

Hebreus 4:3 – Pois nós, os que cremos, é que entramos naquele descanso, conforme Deus disse: “Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso” — embora as suas obras estivessem concluídas desde a criação do mundo.

Hebreus 10:12 – Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus.

1 Pedro 4:1 – Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado,

Apocalipse 14:13 – Então ouvi uma voz do céu dizendo: “Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante”. Diz o Espírito: “Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *