Estudo de Isaías 1:16 – Comentado e Explicado

lavai-vos, purificai-vos. Tirai vossas más ações de diante de meus olhos.
Isaías 1:16

Comentário de Albert Barnes

Lave você – isto é, obviamente, para ser entendido em um sentido moral; significando que eles deveriam guardar seus pecados. O pecado é representado nas Escrituras como profanando ou poluindo a alma Ezequiel 20:31 ; Ezequiel 23:30 ; Oséias 5: 8 ; Oséias 9: 4 ; e a remoção é representada pelo ato de lavar; Salmo 51: 2 : ‹Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado; Jeremias 4:14 : ‹Jerusalém, lava o teu coração da iniquidade, para que sejas salvo; Jó 9:30 ; 1 Coríntios 6:11 ; Hebreus 10:22 ; 2 Pedro 2:22 ; Apocalipse 1: 5 ; Apocalipse 7:14 . É usado aqui em estreita conexão com o versículo anterior, onde o profeta diz que suas mãos voaram com sangue. Ele agora os aconselha a lavar o sangue, com a compreensão implícita, de que então suas orações serão ouvidas. É digno de nota, também, que o profeta os instrui a fazer isso eles mesmos. Ele os aborda como agentes morais e como tendo capacidade para fazê-lo. Esta é a maneira uniforme pela qual Deus se dirige aos pecadores na Bíblia, exigindo que eles deixem seus pecados e se transformem em um novo coração. Compare Ezequiel 18: 31-32 .

O mal de suas ações – Este é um hebraísmo, para denotar suas ações más.

De diante dos meus olhos – Como Deus é onisciente, afastá-los diante de seus olhos, é afastá-los completamente. Perdoar ou perdoar pecados, muitas vezes é expresso escondendo-o; Salmo 51: 9 :

Esconda teu rosto dos meus pecados.

Pare de fazer o mal – Compare 1 Pedro 3: 10-11 . O profeta está especificando o que era necessário para que suas orações fossem ouvidas e para que encontrassem aceitação com Deus. O que ele afirma aqui é uma verdade universal. Se os pecadores desejam encontrar aceitação com Deus, eles devem vir renunciando a todo pecado; resolver guardar tudo o que Deus odeia, por mais precioso que seja para o coração. Compare Marcos 9: 43-47 .

Comentário de Joseph Benson

Isaías 1: 16-17 . Lave-os, faça-os limpos – Arrependa-se e faça obras que se arrependam: limpe seus corações e mãos de toda a imundície de carne e espírito, e não se contente com suas lavagens cerimoniais. Ele se refere à acusação preferida na cláusula anterior e alude às purificações legais ordenadas em várias ocasiões: veja Levítico 14: 8-9 ; Levítico 14:47 . Afaste o mal, etc., diante dos meus olhos – Reforma-se completamente, para que você possa não apenas se aprovar para os homens, mas para mim, que vasculha seus corações e tenta todas as suas ações. Aprenda a fazer o bem – Comece e mantenha-se, a viver sobriamente, retamente e piedosamente. Busque julgamento, etc. – Mostre sua religião a Deus praticando justiça e misericórdia com os homens. Julgue os órfãos, etc. – Entregar e defender aqueles que são pobres e desamparados e que podem ser oprimidos por adversários injustos e potentes.

Comentário de E.W. Bullinger

mal. Heb ra “a . App-44.

Comentário de Adam Clarke

Lave você – Referindo-se ao versículo anterior, “suas mãos estão cheias de sangue”; e aludindo à lavagem legal comandada em várias ocasiões. Veja Levítico 14: 8 , Levítico 14: 9 , Levítico 14:47 .

Comentário de John Calvin

16. Lavar você, limpar você. Ele exorta os judeus ao arrependimento e mostra o verdadeiro caminho disso, desde que desejem que sua obediência seja aprovada por Deus. Portanto, concluímos que nada pode agradar a Deus, a menos que proceda de uma consciência pura; pois Deus, como os homens, não julga nossas obras de acordo com sua aparência externa. Freqüentemente acontece que alguma ação específica, embora realizada por um homem muito mau, obtém aplausos entre os homens; mas, à vista de Deus, que contempla o coração, uma consciência depravada polui todas as virtudes. E é isso que Ensina Ageu, mostrando uma ilustração tirada das cerimônias antigas, que tudo o que uma pessoa impura tocou está poluído ; a partir do qual ele conclui que nada limpo procede dos ímpios. Nosso Profeta já declarou que em vão eles oferecem sacrifícios a Deus, em vão eles oram, em vão eles invocam o seu nome, se a integridade do coração não santificar a adoração externa. Por esse motivo, para que os judeus não trabalhem mais sem propósito, ele exige essa limpeza ; e ele começa com uma reforma geral, para que, depois de terem cumprido uma parte de seu dever, eles imaginem que isso seria um véu para escondê-los dos olhos de Deus.

Essa é a maneira pela qual devemos sempre lidar com homens que estão afastados de Deus. Não devemos limitar nossa atenção a uma ou algumas feridas de um corpo doente, mas se buscarmos uma cura verdadeira e completa, devemos chamá-los para começar de novo e remover completamente o contágio de que aqueles que antes eram odiosos e abominável aos olhos de Deus pode começar a agradar a Deus. Pela lavagem da metáfora, ele inquestionavelmente exorta a remover a poluição interna, mas logo depois ele também adiciona os frutos das ações.

Quando ele pede que se lavem , ele não quer dizer que os homens se arrependam por seu próprio exercício de livre-arbítrio; mas ele mostra que não há outro remédio senão este, que eles aparecerão puros aos olhos de Deus. Agora, sabemos que os escritores sagrados atribuem aos homens o que é feito neles pelo Espírito de Deus, a quem Ezequiel chama de água limpa , porque a ele pertence a obra do arrependimento. ( Ezequiel 36:25 .)

Afaste o mal de suas ações O Profeta agora vem descrever os frutos do arrependimento; pois ele não apenas explica sem uma metáfora o que é lavar e ser purificado, mas ordena que eles exibam em toda a sua vida e em toda ação a evidência de sua renovação. No entanto, ele confirma a afirmação anterior, de que a poluição do povo está diante dos olhos de Deus, que mancha e prejudica todas as suas ações e, portanto, torna impossível que sejam agradáveis ??aos seus olhos. E ele menciona particularmente os olhos de Deus , para que, quando usassem um véu para impedir-se de ver, devessem imaginar em vão que Deus compartilhou com eles em sua cegueira.

Deixar de fazer o mal Ele continua reprovando o modo de vida deles. Essa passagem é comumente interpretada como se, ao fazer mal, o Profeta quis dizer amar mal; mas deve ser estritamente entendido como denotando aqueles crimes pelos quais um vizinho é ferido; para que, na exortação, Aprenda a fazer o bem, o que ocorre no próximo versículo, a expressão ao seu próximo deve ser fornecida; pois ele fala dos ferimentos e ofícios gentis que Eva realiza a nossos vizinhos. Agora, já que o arrependimento tem seu selo no coração do homem, ele o descreve pelas aparências externas, por meio das quais é, em certa medida, trazido aos olhos dos homens. Não há homem que não queira ser considerado um homem bom; mas o verdadeiro caráter de todo homem se manifesta por suas ações. Portanto, ele os chama para a realização daquelas ações exteriores pelas quais eles podem dar evidência de seu arrependimento.

Ele compreende sob duas cabeças os frutos do arrependimento, deixando de fazer o mal e fazendo o bem. Primeiro, devemos deixar de cometer todo ato de injustiça; pois não devemos imitar os gastadores que desejam ser considerados generosos e, fraudulentamente, tirar de uma pessoa o que ela concede a outra. Novamente, não devemos nos parecer com as pessoas ociosas que pensam que já fizeram o suficiente, se evitaram causar danos e invadir a propriedade de seus vizinhos, mas não têm o cuidado de realizar atos de bondade. Ele pretendia, portanto, incluir os dois; pois sob essas duas cabeças a compreensão da segunda tabela da lei é compreendida.

Comentário de John Wesley

Lave você, faça você limpo; afasta o mal dos teus feitos diante dos meus olhos; deixa de fazer o mal;

Lavagem – Limpe seus corações e mãos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *