Estudo de Jeremias 31:8 – Comentado e Explicado

Eis que os trago da terra do norte, e os reúno dos confins da terra. O cego e o coxo estarão entre eles, e também a mulher grávida e a que deu à luz. Será imensa a multidão que há de voltar,
Jeremias 31:8

Comentário de Albert Barnes

As costas da terra – Veja nota de Jeremias 6:22 .

Lá – Realmente, aqui. Não para o país do norte, mas para a Palestina, onde Jeremias escreveu. Uma empresa é a palavra usada constantemente de Israel no Êxodo 16: 3 como uma comunidade organizada.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 31: 8-9 . Eis que o leitor entenderá melhor esses versículos referindo-se a Isaías 35: 5 ; Isaías 35:10 ; Isaías 41:18 ; Isaías 49:10 onde aquele profeta prediz as mesmas coisas, embora com muito mais magnificência. Tudo isso foi imperfeitamente verificado no retorno dos judeus da Babilônia, mas foi consumado naqueles que foram feitos participantes do Evangelho de Cristo, nos milagres, na pregação dos apóstolos, na graça gratuita e na misericórdia de Deus. o Redentor; mas será ainda mais plenamente realizado, quando os judeus forem restaurados e a plenitude dos gentios chegar. Houbigant traduz o começo do nono verso: Eles saíram chorando; Vou restaurá-los com conforto.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 31: 8-9 . Eis que os trarei da região norte – Aqui, o próprio Deus compromete-se a conduzir para casa os remanescentes de seu povo dos países por onde foram espalhados; e a promessa se refere às dez tribos, bem como às de Judá e Benjamim; para a Assíria e a Mídia, para onde foram removidos, ficava o norte da Judéia e também da Babilônia. E as seguintes palavras falam de uma restauração geral desse povo de suas várias dispersões; e com eles os cegos e os coxos, etc. –

Deus terá compaixão de suas enfermidades, e as conduzirá com todo cuidado e ternura imagináveis, e fornecerá aos fracos e indigentes delas acomodações adequadas. O profeta alude ao cuidado e compaixão que Deus manifestou ao conduzir seu povo, de todas as idades e condições, através do deserto, em comparação com o cuidado com o qual os pais ou a enfermeira carregam um filho terno, Deuteronômio 1:31 . Veja também Isaías 40:11 ; Isaías 49:10 . Eles virão com choro – o LXX. traduza as palavras, eles saíram chorando, mas com conforto eu os trarei de volta; que sentido concorda exatamente com as palavras dos Salmos 136: 5-6 , que foram compostas na ocasião do retorno do cativeiro. Aquele que semeia em lágrimas ceifará em alegria; aquele que sai chorando, voltará com alegria. Nossa tradução, no entanto, é muito mais agradável às palavras originais, e também é confirmada por Jeremias 3:21 , onde lemos: Uma voz foi ouvida, choro e súplicas dos filhos de Israel; o profeta falando sobre o mesmo assunto, e nas mesmas palavras aqui usadas. Veja também o cap. Jeremias 50: 4 , onde é dito: Os filhos de Israel e Judá se reunirão, indo e chorando, e buscarão ao Senhor seu Deus. Todas as palavras que implicam que os judeus e israelitas, no momento de sua restauração geral, terão sua alegria temperada com lágrimas de arrependimento por seus abortos anteriores; que é mais completamente expresso em Zacarias 12:10 , onde Deus promete derramar sobre eles o espírito de graça e súplica. Farei com que eles andem pelos rios das águas – para que não sejam afligidos pela sede ou pela falta de acomodação em sua jornada. As palavras fazem alusão ao suprimento milagroso de Deus aos israelitas de água no deserto. Veja notas em Isaías 35: 6-7 ; Isaías 41: 17-18 ; Isaías 49:10 . De uma maneira direta, na qual eles não tropeçarão – Esta frase é uma alusão a Deus guiando os israelitas através do Mar Vermelho e depois no deserto. Ver Isaías 63:13 ; Isaías 42:16 . Porque eu sou pai de Israel – A lembrança de antigas conexões é mencionada aqui como o motivo do retorno de Deus a Israel. E Efraim é meu primogênito – Efraim é frequentemente, como aqui, equivalente a Israel, especialmente quando Israel denota as dez tribos como distintas de Judá. Ele é chamado de primogênito entre as tribos de Israel; porque a primogenitura que Rúben havia perdido foi conferida aos dois filhos de José, dos quais Efraim tinha precedência. “O leitor observará que tudo isso foi imperfeitamente verificado no retorno dos judeus da Babilônia, mas foi plenamente consumado naqueles que foram feitos participantes do evangelho de Cristo, nos milagres, na pregação dos apóstolos, na livre graça e misericórdia do Redentor. ”

Comentário de Adam Clarke

Vou trazê-los da região norte – da Babilônia.

Das costas da terra – As dez tribos foram levadas em parte para a Assíria por Tiglath-pileser e em parte para a Mesopotâmia e Mídia por Shalmaneser, 2 Reis 15:29 ; 2 Reis 17: 6 . A Assíria e a mídia, estando muito distantes da Palestina, poderiam ter sido chamadas, em linguagem profética, as costas da terra.

Os cegos e os coxos – removerei tão eficazmente todas as dificuldades do caminho, providenciaremos para elas na jornada, apoiaremos sobrenaturalmente seus corpos e mentes, para que os mais inválidos avancem com segurança e cheguem ao fim da jornada deles.

Comentário de John Calvin

O Profeta novamente confirma a mesma verdade, mas com amplificação. Pois esse oráculo não é apenas precedido por ter procedido de Deus, mas para que o endereço seja mais forçado, ele apresenta o próprio Deus como o orador: Eis que eu os restauro da terra do norte; pois Babilônia, como é sabido, ficava ao norte da Judéia. E sempre que os profetas falam da libertação do povo, eles sempre nomeiam o norte; como também, quando ameaçam o povo, dizem que um exército ou uma calamidade viria do norte. Eles já haviam sido libertados do sul, pois essa era a situação do Egito. O Profeta agora sugere que Deus foi provido de poder para libertá-los novamente da terra do norte.

Então ele diz, e eu os colecionarei dos lados da terra: pelos lados, ele significa as extremidades ou os cantos, por assim dizer, da terra; como se ele tivesse dito, que a dispersão deles não impediria Deus de reunir seu povo.

Quase a mesma promessa foi anunciada por Moisés, embora em outras palavras:

“Embora você estivesse disperso pelos quatro cantos do mundo, dali ainda te recolherei.”
( Deuteronômio 30: 4 )

Deus ali significa que a distância dos lugares não seria um obstáculo para ele, mas que assim que chegasse a hora apropriada, ele novamente coletaria sua Igreja da dispersão. Portanto, vemos o que o Profeta entende pelos lados da terra. E ele pretendia evitar uma dúvida que poderia ter deprimido a mente das pessoas ao ver o corpo rasgado e deformado: “Eh! como pode ser que possamos nos reunir novamente? ” A fim de remover essa dúvida, o Profeta diz que Deus viria para reunir seu povo novamente, não apenas de um canto, mas também das regiões extremas da terra.

Ele então adota outro modo de falar, a fim de mostrar que nenhum impedimento seria tão forte a ponto de exceder o poder de Deus, quando seu objetivo era libertar seu povo: os cegos, diz ele, e os coxos, as grávidas e o único. em trabalho de parto virá. O cego não pode dar um passo sem tropeçar ou cair; então os cegos não são de forma alguma capazes de empreender uma jornada, pois não há como eles possam vê-los abertos; e os coxos, quando há um caminho para eles, não podem progredir. Mas Deus promete que essa seria a libertação deles, que coxos e cegos participariam dela. Ele então menciona as grávidas e as mulheres no parto. A grávida, devido ao fardo que carrega, não pode empreender uma longa jornada, e ela que está confinada recentemente, dificilmente ousa sair da cama, sendo tão debilitada pelo parto; mas Deus promete que as grávidas e os últimos confinados retornem com os demais; como se ele tivesse dito, que não havia medo senão que Deus restauraria sua Igreja, porque seu poder era superior a todos os impedimentos do mundo, para que ele pudesse confirmar os fracos, guiar os cegos, sustentar os coxos e fortalecer as grávidas e as deitadas no berço.

Agora, embora o Profeta tenha dirigido esse discurso ao povo antigo, ele ainda contém uma doutrina perpetuamente útil. Concluímos, portanto, que eles agem absurdamente que estimam o favor de Deus de acordo com as aparências presentes. Mas este é um erro quase inato em nós por natureza, e absorve todos os nossos pensamentos e sentimentos. Daí surge a falta de confiança em Deus e, portanto, também acontece que todas as promessas de Deus se tornam frias para nós, ou pelo menos perdem seu justo valor. Pois quando Deus promete alguma coisa, olhamos ao nosso redor e perguntamos como isso pode ser cumprido; e se nossa mente não pode compreender o caminho e o modo, rejeitamos o que procedeu da boca de Deus. Vamos então atender a essa doutrina profética; e quando Deus parece prometer o que ultrapassa nossa fé, ou seja, o que nos parece de nenhuma maneira possível, deixe essa doutrina vir à nossa mente e sirva como um corretivo para checar nossos pensamentos falsos, para que não tenhamos nossas mentes preocupadas por uma opinião falsa e absurda, deve fazer mal ao poder de Deus. Se, então, a libertação que Deus promete parece incrível, quanto às nossas percepções, lembremos que está em seu poder tornar os cegos a ver, os coxos a andar, as grávidas e as que estão deitadas na cama, empreender uma jornada ; pois ele pode, com seu poder, superar todos os obstáculos, para que vejamos nossa fé vitoriosa, desde que aprendamos a confiar nas promessas de Deus e a descansar firmemente nelas. Agora entendemos que uso devemos fazer dessa profecia. Segue-se depois –

Comentário de E.W. Bullinger

Ver. Figura do discurso Asterismos.

reunir = reunir.

costas = bordas ou extremidades.

empresa = uma comunidade organizada.

= aqui.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *