Estudo de Salmos 80:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Conforme: A lei é como os lírios. Salmo de Asaf. Escutai, ó pastor de Israel, vós que levais José como um rebanho.
Salmos 80:1

Comentário de Albert Barnes

Dar ouvido – incline o ouvido; como se o ouvido de Deus fosse então desviado, ou como se estivesse desatento ao que estava ocorrendo. Veja as notas no Salmo 5: 1 . Ó pastor de Israel. Veja as notas no Salmo 23: 1 .

Tu que lideras José como um rebanho – José, pai de Efraim e Manassés. Veja as notas no Salmo 78:67 . O nome Joseph parece aqui ser usado poeticamente para representar todo o povo de Israel, como ele era um homem tão proeminente em sua história, e especialmente porque o Egito é mencionado como o país de onde a videira havia sido transplantada – um país onde Joseph tinha desempenhou uma parte tão importante e em conexão com a qual seu nome seria tão naturalmente associado. O significado é que Deus liderou as tribos do povo hebreu como um pastor lidera ou conduz seu rebanho.

Tu que habitas entre os querubins – Veja as notas no Salmo 18:10 . A alusão aqui é a Deus como morada, por um símbolo visível – a Shechiná – no propiciatório, entre os querubins. Êxodo 25:18 , Êxodo 25:22 ; Êxodo 37: 7 ; 1 Samuel 4: 4 ; 1 Reis 6:25 . Veja as notas em Isaías 37:16 ; e notas em Hebreus 9: 5 . “Brilha, adiante.” Manifeste-se. Que a luz venha da tua presença no meio das nossas trevas e calamidade.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 80.

O salmista em sua oração reclama das misérias da igreja. Os antigos favores de Deus são transformados em julgamentos: ele ora por libertação.

Para o principal músico de Shoshannim-Eduth. Um Salmo de Asafe.

Título. ????? ????? ?? ??????? ?? ???????? lamnatseach el shoshanniim eiduth leasaph mizmor. ] O autor deste salmo, sob a figura de uma videira, representa o estado deplorável da nação judaica e implora a Deus, por fim, para se compadecer deles e proteger algum jovem príncipe, a quem ele parecia ter levantado e inspirado com vigor para uma restauração. Veja Salmos 80:17 . Esse jovem príncipe parece ser Josias, pelo caráter do vigor, pela reforma que parece depender dele, Salmos 80:18 e pelo autor rezando para que Deus apareça a seu favor, na face de todas as tribos, que, em sabemos que seu tempo foi reunido em Jerusalém: exatamente naquele momento, provavelmente, este hino foi composto. Outros pensam que foi escrito sobre a invasão da Judéia por Senaqueribe. No entanto, é evidente desde o primeiro versículo que ele foi composto enquanto o templo estava em pé. Ao mesmo tempo, é certo que a mente espiritual verá o todo em um sentido infinitamente superior, como se relacionando com Cristo e sua igreja. Veja as REFLEXÕES.

Salmos 80: 1 . Tu que moras entre os querubins isto é, aquelas duas figuras emblemáticas sagradas que foram colocadas no lugar mais sagrado, no propiciatório; antes do qual o sumo sacerdote espargiu o sangue no grande dia da expiação.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 80: 1 . Dá ouvidos, ó pastor de Israel – ó tu que se comprometeu a alimentar e governar o teu povo de Israel, como um pastor faz o seu rebanho, agora exerce o teu ofício, e resgata o teu rebanho daqueles lobos graves que os devoram e destroem; tu que lideras – Ou lideraste anteriormente; José – Ou seja, os filhos de José, ou de Israel, como ele disse agora. O nome de Joseph, o mais eminente dos patriarcas, por sua dignidade e piedade, bem como o direito de primogenitura, transferido a ele de Rúben, é freqüentemente colocado em todas as dez tribos. Tu que habitas entre os querubins – Essas duas figuras emblemáticas sagradas, que foram colocadas no lugar mais sagrado, no propiciatório, diante do qual o sumo sacerdote espargiu o sangue no grande dia da expiação. Por esse título, o salmista lembra prudentemente e piedosamente as dez tribos de sua revolta de Deus e da vaidade de seus discursos supersticiosos a seus bezerros, em Betel e Dã, e da necessidade de retornar à verdadeira adoração a Deus diante da arca, em Jerusalém, se eles desejavam ou esperavam algum alívio dele. E, por esse título, parece mais do que provável que esse Salmo não tenha sido escrito, como alguns supuseram, na ocasião do cativeiro babilônico, durante e depois do qual não havia arca nem querubins; nem Daniel, nem nenhum dos profetas, se dirige a Deus por esse título. Brilhe – Fora das nuvens, onde você parece se esconder. Mostre seu poder e bondade para e para o seu pobre povo oprimido, diante de seus e de seus inimigos.

Comentário de E.W. Bullinger

sobre Shoshannim-Eduth. O testemunho relativo à festa da segunda páscoa ( Números 9: 5-14 . Compare 2 Crônicas 29: 25-35 ; 2 Crônicas 30:23 . O outro dos dois Salmos chamados é o Salmo 59. Veja App-65.

Comentário de Adam Clarke

Ó Pastor de Israel – O assunto continuou desde o último versículo do Salmo anterior.

Joseph Leadest – Israel e Joseph significam aqui a totalidade das tribos judaicas; todos estavam naquele tempo em cativeiro; todos haviam sido o povo do Senhor; todos, sem dúvida, suplicaram-lhe agora que sua mão castigadora estava sobre eles; e para todo o salmista faz súplica.

Aquela morada entre os querubins – Foi entre os querubins, sobre a cobertura da arca, chamada propiciatória ou propiciatório, que a glória do Senhor, ou símbolo da Presença Divina, apareceu. É por essa razão que o Senhor costuma dizer que habita entre os querubins. Desses seres simbólicos, há um longo e doloroso relato, ou sistema de conjecturas, no Lexicon Hebraico de Parkhurst, de cerca de vinte páginas quarto, sob a palavra ??? carab .

Brilhe adiante – restaure sua adoração; e nos dê agora evidências da tua presença, como nossos pais fizeram no primeiro tabernáculo e depois no templo construído por Salomão.

Comentário de John Calvin

1 Escutai, ó pastor de Israel! O profeta, antes de nomear Manassés e Efraim, menciona José; e por que ele fala mais de José do que de Judá, mas porque era seu objetivo tratar separadamente o reino de Israel, cujo governo pertencia à família e posteridade de José? Tampouco, desde que Deus enviou profetas especiais entre eles, depois que os golpeou com suas varas, não há inconsistência quando, ao mesmo tempo, é acrescentada a oração: Que Deus reunisse o restante para si mesmo. Além disso, para que eles não se iludam confiando em sua adoração espúria, o profeta, aplicando a Deus a denominação daquele que está sentado entre os querubins, os chama de volta à pura doutrina da lei. O propiciatório era uma promessa da presença de Deus, onde ele prometera estar perto de seu povo para ouvir suas orações. Essa forma divinamente instituída, era ilegal para os homens mudarem por seu próprio prazer. Os israelitas são, então, advertidos a voltar ao seu estado original, se esperam encontrar Deus gracioso para com eles. Além disso, pelo título que aqui é atribuído a Deus, expressa seu maravilhoso amor pelos homens, humilhando-se e, por assim dizer, abaixando-se para descer até eles e escolher para si um lugar e morada na terra. , para que habite no meio deles. Bem falando, não se pode dizer que Deus se senta; nem se deve supor que é possível para ele, a quem o céu dos céus não pode conter, ser trancado em um determinado lugar ( 1 Reis 8:27 .) Mas, em acomodação à enfermidade dos homens, ele é representado como colocado entre os dois querubins, para que os fiéis não imaginem que ele esteja longe deles; e, consequentemente, ficar perplexo com dúvidas e apreensões ao se aproximar dele. Ao mesmo tempo, deve-se ter em mente a observação que fiz anteriormente, de que os israelitas estão aqui munidos de uma regra que lhes permite orar da maneira correta, para que possam ser retirados da adoração ao deus fabricado e estabelecidos por eles mesmos em Dan e Betel, e que, rejeitando todas as superstições, eles podem se entregar a ser guiados pela verdadeira luz da fé e seguir a Palavra de Deus.

Comentário de John Wesley

Dá ouvidos, ó pastor de Israel, tu que guia José como um rebanho; tu que habitas entre os querubins, resplandece.

José – Os filhos de José ou Israel. O nome de Joseph, o mais eminente dos patriarcas, está em outro lugar para todas as tribos.

Querubins – Que estavam junto ao propiciatório acima da arca.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *