Estudo de Salmos 95:7 – Comentado e Explicado

Ele é nosso Deus; nós somos o povo de que ele é o pastor, as ovelhas que as suas mãos conduzem. Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:
Salmos 95:7

Comentário de Albert Barnes

Pois ele é nosso Deus – Não apenas o Deus a quem adoramos como o Deus verdadeiro, mas Aquele que se revelou a nós como nosso Deus. Nós o adoramos como Deus – com direito a louvor e adoração porque ele é o Deus verdadeiro; nós o adoramos também como sustentando a relação de Deus conosco, ou porque o reconhecemos como nosso Deus, e porque ele se manifestou como nosso.

E nós somos o povo do seu pasto – a quem ele reconheceu como seu rebanho; para quem ele sustenta a relação de pastor; quem nos alimenta e nos protege como o pastor faz o seu rebanho. Veja as notas no Salmo 79:13 ; compare o Salmo 23: 1-3 .

E as ovelhas de sua mão – O rebanho que é guiado e alimentado por sua mão.

Hoje, se ouvirdes a sua voz – a sua voz te chama; comandando você; convidando você; encorajando você. Veja esta passagem explicada nas notas em Hebreus 3: 7-11 . A palavra “hoje” aqui significa “o tempo presente”; agora. A idéia é que o propósito de obedecer não seja adiado até amanhã; não deve ser adiado para o futuro. Os mandamentos de Deus devem ser obedecidos de uma só vez; o objetivo deve ser executado imediatamente. Todos os mandamentos de Deus se relacionam com o presente. Ele não nos dá nenhum para o futuro; e um verdadeiro propósito de obedecer a Deus existe apenas onde há vontade de obedecer “agora”, “hoje”; e só pode existir então. Um propósito de se arrepender em algum momento futuro, de desistir do mundo em algum momento futuro, de abraçar o Evangelho em algum momento futuro, é “não obediência”, pois não existe tal mandamento dirigido a nós. Uma resolução para adiar o arrependimento e a fé, adiar a atenção para a religião até algum tempo futuro é uma desobediência real – e muitas vezes a pior forma de desobediência -, pois está diretamente diante do mandamento de Deus. “Se você ouvir.” Ou seja, se existe uma disposição ou vontade de obedecer sua voz; ou, para ouvir seus comandos. Veja as notas em Hebreus 3: 7 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 95: 7 . Hoje, se ouvirdes a sua voz O povo disse: Nós somos o povo do seu pasto e ovelha da sua mão. Deus é apresentado, dizendo: “Desde então você é assim, a partir de hoje não seja como o seu. pais, comportem-se como minhas ovelhas, e não endureçam seus corações. ” É claro, portanto, que a voz de Deus deve começar aqui; portanto, esta sentença deve começar o oitavo verso e ser traduzida da seguinte forma: A partir de hoje, se você ouvir minha voz, não endureça seu coração como em Meribah, como no dia de Massah no deserto; Salmos 95: 9 . Quando seus pais me colocaram à prova, me julgaram, mesmo ao mesmo tempo em que viram meu glorioso ato. Mudge. Observaríamos apenas que a palavra traduzida como pasto, no original, significa também domínio. De acordo com esse sentido da palavra, a outra frase, ovelha da mão, será aqui uma expressão mais adequada, embora figurada: o pastor que governa a ovelha, fazendo-o com a mão, que administra a vara e o cajado pelo qual eles são governados. Ver Salmos 23: 4 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 95: 7 . Pois ele é nosso Deus – Ele não apenas tem domínio sobre nós, como ele tem sobre todas as criaturas, mas mantém uma relação especial conosco. Ele é nosso Deus em um sentido peculiar, e, portanto, seria muito irracional e perverso se o abandonássemos, quando até os gentios se submeterem à sua lei. E nós somos o povo de seu pasto – a quem ele alimenta em sua igreja, com sua palavra e por suas ordenanças, e defende por sua providência vigilante. E as ovelhas de sua mão – Sob seus cuidados especiais e governo. Hoje – isto é, imediatamente ou atualmente, pois essa palavra é usada com frequência. Ou a expressão pode significar este dia solene de graça, ou do evangelho, que o salmista fala como presente, de acordo com a maneira dos profetas; se ouvirdes a sua voz – Se ouvirdes o seu chamado, e obedecesses aos seus mandamentos adicionais, que podem ser acrescentados como uma advertência e advertência necessária aos israelitas, para que eles pudessem entender e considerar que a presença e o favor de Deus não eram absolutamente, necessariamente, e eternamente fixados a eles, como estavam muito aptos a acreditar, mas foram suspensos sob a condição de sua obediência contínua, que, se violados, deveriam ser rejeitados, e os gentios, realizando-o, deveriam ser recebidos por seus pessoas. E esta cláusula pode ser conectada com a precedente, e considerada como expressando a condição de seu interesse em Deus como seu Deus, assim: “Ele é nosso Deus, e nós somos o povo de seu pasto, etc., se você ouvir o seu voz;” isto é, se você for seu povo obediente, ele continuará sendo seu Deus. Ou então a palavra ?? , im, traduzida se, pode ser traduzida na forma optativa, ó que você ouviria a voz dele hoje, dizendo para você: Não endureça seus corações. “Seja como for”, diz o Dr. Horne, “o que segue, até o fim do Salmo, é indubitavelmente falado na pessoa de Deus, que pode ser considerada como se dirigindo a nós, nestes últimos dias, pelo evangelho de seus Filho; pois assim o apóstolo nos ensina a aplicar toda a passagem, Hebreus 3: 4 . Os israelitas, quando saíram do Egito, tiveram um dia de provação e um descanso prometido para sucedê-lo; mas por descrença e desobediência, aqueles a quem foi prometido, isto é, a geração daqueles que saíram do Egito, ficaram aquém disso e morreram no deserto. O evangelho, da mesma maneira, oferece, tanto a judeus quanto a gentios, outro dia de provação neste mundo, e outro descanso prometido para sucedê-lo, que permanece para o povo de Deus no céu. Todos a quem se refere são, portanto, exortados a tomar cuidado, para que não percam o segundo descanso, pois Israel murmurante e rebelde ficou aquém do primeiro. ”

Comentário de E.W. Bullinger

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

Hoje, etc. Compare Hebreus 3: 7-11 ; Hebreus 4: 1 .

Comentário de Adam Clarke

Pois ele é nosso Deus – Aqui está a razão deste serviço. Ele condescendeu em fazer um pacto conosco e nos tomou por si; Portanto: –

Nós somos o povo do seu pasto – Ou melhor, como os caldeus, o siríaco, a vulgata e o etiópico liam: “Nós somos o seu povo e as ovelhas do pasto da sua mão”. Nós somos dele; ele nos alimenta e nos governa, e sua mão poderosa nos protege.

Hoje, se ouvirdes a sua voz – Hoje, não tens tempo a perder; Amanhã poderá ser muito tarde. Deus chama hoje; amanhã ele pode ficar calado. Isso deve começar o oitavo versículo, pois começa o que deveria ser a parte do sacerdote ou profeta que agora exorta o povo; como se ele tivesse dito: Vendo que você está em um espírito tão bom, não esqueça suas próprias resoluções e não endureça seu coração “, como seus pais fizeram em Meribah e Massah, no deserto;” o mesmo fato e os mesmos nomes mencionados em Êxodo 17: 7 ; quando o povo murmurou em Refidim, porque não tinha água; por isso foi chamado Meribah, contenção ou provocação, e Massah, tentação.

Comentário de John Calvin

7 Porque ele é nosso Deus Embora seja verdade que todos os homens foram criados para louvar a Deus, há razões pelas quais se diz especialmente que a Igreja foi formada para esse fim ( Isaías 61: 3 ). O salmista tinha o direito de exigir isso. serviço mais particularmente das mãos de seu povo escolhido. Esta é a razão pela qual ele imprime aos filhos de Abraão o privilégio inestimável que Deus lhes havia conferido ao tomá-los sob sua proteção. De fato, pode-se dizer que Deus fez tanto por toda a humanidade. Mas, quando afirmado ser o pastor da Igreja, significa mais do que ele a favorece com o alimento, o apoio e o governo comuns que ele estende promiscuamente a toda a família humana; ele é assim chamado porque a separa do resto do mundo e a estima com uma consideração peculiar e paternal. Seu povo é aqui mencionado como o povo de seus pastos, a quem ele cuida com cuidado peculiar e carregado de bênçãos de todo tipo. A passagem poderia ter corrido mais claramente se o salmista os chamasse o rebanho de seus pastos e o povo de sua mão; (48) ou, se ele tivesse acrescentado apenas – e seu rebanho (49) – a figura poderia ter sido revelada de maneira mais consistente e clara. Mas seu objetivo era menos elegância de expressão do que pressionar sobre o povo um sentido do inestimável favor que lhes era conferido em sua adoção, em virtude do qual foram chamados a viver sob a fiel guarda de Deus e para o gozo de todas as espécies de bênçãos. Eles são chamados o rebanho de sua mão, não tanto por ser formado por sua mão como por ser governado por ela, ou, para usar uma expressão francesa, le Troupeau de sa conduite. (50) O ponto que alguns deram à expressão, como se ela sugerisse a intenção de Deus em alimentar o seu povo, fazê-lo ele mesmo, e não empregar pastores contratados, dificilmente pode ser confirmada pelas palavras em seu significado genuíno; mas não se pode duvidar que o salmista expressasse o tipo de orientação muito gracioso e familiar que foi desfrutado por essa nação naquela época. Não que Deus tenha dispensado o arbítrio humano, confiando o cuidado do povo como ele fazia com sacerdotes, profetas e juízes e, posteriormente, com reis. Não se pretende mais do que isso ao descarregar o ofício de pastor para esse povo, ele exerceu uma superintendência sobre eles diferente daquela providência comum que se estende ao resto do mundo.

Hoje, se você ouvir a voz dele (51). De acordo com os expositores hebreus, esta é uma cláusula condicional ligada à frase anterior; pela qual a interpretação do salmista deve ser considerada como advertindo o povo de que eles apenas reteriam a posse de seus privilégios e distinções enquanto continuassem a obedecer a Deus. (52) A versão grega se junta a ela com o versículo a seguir – hoje, se você ouvir sua voz não endurecer seus corações , e ela lê bem a esse respeito. Se adotarmos a distribuição dos expositores hebreus, o salmista parece dizer que a posteridade de Abraão era o rebanho da mão de Deus, na medida em que ele colocara sua lei no meio deles, que era, por assim dizer, seu trapaceiro, e assim se mostrara o pastor deles. A partícula hebraica ?? , im, que foi renderizada se , nesse caso, seria bastante expositiva do que condicional, e pode ser renderizada quando, (53) as palavras que a denotam são a grande distinção entre os judeus e as nações vizinhas, que Deus dirigiu sua voz ao primeiro, como é freqüentemente observado que ele não o fez ( Salmos 147: 20 ; Deuteronômio 4: 6 ). Moisés declarou que isso constituía o fundamento de sua superioridade em relação a outras pessoas, dizendo: , “Que nação existe debaixo do céu, que tem seus deuses tão perto dele?” Os escritores inspirados tomam emprestado frequentemente de Moisés, como é bem conhecido, e o salmista, pela expressão atual, sugere quão enfaticamente os judeus, ao ouvir a voz de Deus, eram seu povo, pois a prova não estava longe, consistia em algo que estava presente e diante de seus olhos. Ele pede que reconheçam Deus como seu pastor, na medida em que ouvem sua voz; e foi um exemplo de sua graça singular que ele os abordou de maneira tão condescendente e familiar. Alguns acham que o advérbio é de exortação e liam: gostaria que eles ouvissem minha voz, mas isso faz com que as palavras sejam violentas. A passagem corre bem no outro significado que lhe atribuímos. Visto que eles tinham uma oportunidade constante de ouvir a voz de Deus – já que ele lhes dava não apenas uma prova do cuidado que tinha sobre eles como pastor, ou uma prova anual disso, mas uma contínua exemplificação, não havia dúvida de que os judeus foram escolhidos para ser seu rebanho.

Comentário de John Wesley

Pois ele é nosso Deus; e nós somos o povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Hoje, se ouvirdes a sua voz,

Pasto – A quem ele alimenta e mantém em seu próprio pasto, ou na terra que ele se apropriou.

As ovelhas – que estão sob seus cuidados especiais.

Hoje – Adiante ou atualmente.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *