Estudo de Romanos 4:10 – Comentado e Explicado

Quando lhe foi ela imputada? Depois ou antes de sua circuncisão? Não depois, mas antes de ser circuncidado.
Romanos 4:10

Comentário de Albert Barnes

Como está escrito – O apóstolo está discutindo com os judeus; e ele passa a mostrar a partir de suas próprias Escrituras, que o que ele havia afirmado era verdade. O ponto a ser provado era que os judeus, em matéria de justificação, não tinham vantagem ou preferência sobre os gentios; que o judeu não cumpriu a lei que lhe fora dada, como os gentios não cumpriu a lei que lhe fora dada; e que ambos, portanto, eram igualmente dependentes da misericórdia de Deus, incapazes de serem justificados e salvos por suas obras. Para mostrar isso, o apóstolo aduz textos para mostrar qual era o caráter do povo judeu; ou para mostrar que, de acordo com suas próprias Escrituras, eles eram pecadores não menos que os gentios. O objetivo, então, é provar a depravação dos judeus, não a depravação universal. A interpretação deve limitar-se ao porte das passagens sobre os judeus, e as citações não devem ser aduzidas como prova direta da doutrina da depravação universal. Em certo sentido, que será declarado em breve, eles podem ser introduzidos como relacionados a esse assunto. Mas a referência direta deles é à nação judaica. As passagens que se seguem são retiradas de várias partes do Antigo Testamento. O objetivo disso é mostrar que essa característica do pecado não estava confinada a nenhum período específico da história judaica, mas pertencia a eles como povo; que os caracterizou durante toda a sua existência como nação. A maioria das passagens é citada no idioma da Septuaginta. A citação em Romanos 3: 10-12 é do Salmo 14: 1-3 ; e do Salmo 53: 1-3 . O Salmo 53: 1-6 é o mesmo que o Salmo 14: 1-7 , com algumas pequenas variações.

(Contudo, se consultarmos o Salmo 14: 1-7 e o Salmo 53: 1-6 , do qual são tiradas as citações em Romanos 3: 10-12 , seremos obrigados a admitir que sua aplicação original é nada menos que universal. O Senhor é representado como olhando do céu, (não apenas para o povo judeu, mas para os “filhos dos homens” em geral, “para ver se havia alguém que entendeu e buscou a Deus);” e declarou, como resultado de seu escrutínio infalível, “não há” nenhum que faça o bem, não, nenhum “.

É admitido que o apóstolo aplica as passagens ao caso dos judeus, mas é evidente que mais está contido neles do que a única prova da depravação judaica. Eles demonstram a depravação da humanidade e são citados expressamente com essa visão. “Antes, já provamos que judeus e gentios”, diz Paulo em Romanos 3: 9 , “estão todos sob pecado”. Imediatamente, as citações em questão são introduzidas com a fórmula usual, “como está escrita”, etc. Agora que o apóstolo adota suas provas das Escrituras, para estabelecer a doutrina de que judeus e gentios estão todos sob pecado “, não podemos razoavelmente decidir contra ele, limitando sua aplicação apenas aos judeus.

Em Romanos 3:19, Paulo traz seu argumento diretamente para os judeus. Para que eles não escapassem ao seu objetivo, interpretando as expressões universais que ele havia introduzido, de todos os pagãos, deixando-se favoravelmente excluídos; ele os lembra que “tudo o que a lei diz, diz aos que estão debaixo dela”. Não contente em colocá-los ao lado dos gentios em Romanos 3: 9 ; por essa segunda aplicação da doutrina geral da depravação humana, a seu caso particular, ele torna impossível a fuga ou a evasão. O escopo de toda a passagem, então, é que todas as pessoas são depravadas e que os judeus não formam exceção. Essa visão é reforçada pela conclusão do apóstolo em Romanos 3:20 . “Portanto, pelas obras da lei, nenhuma carne será justificada aos seus olhos (de Deus).”

“Se as palavras”, diz o Presidente Edwards, “que o apóstolo usa, não significam total e determinamente uma universalidade, nenhuma palavra usada na Bíblia é suficiente para fazê-lo. Eu poderia desafiar qualquer homem a produzir qualquer parágrafo nas escrituras, do começo ao fim, onde haja uma repetição e acumulação de termos tão fortes, enfaticamente e cuidadosamente, para expressar a universalidade mais perfeita e absoluta, ou qualquer lugar para ser comparado a ele. ” – “Edwards sobre o pecado original, – comentário de Haldane”.

Não há justos – O Salmo Hebraico 14: 1 é, não há quem faça o bem. A Septuaginta tem o mesmo. O apóstolo cita de acordo com o sentido da passagem. O objetivo do apóstolo é mostrar que ninguém poderia ser justificado pela Lei. Ele usa uma expressão, portanto, que é exatamente conforme ao seu argumento, e que concorda com o hebraico: “não há ninguém justo”, d??a??? dikaiosNão, não um – isso não está no hebraico, mas na Septuaginta. É uma forte expressão universal, denotando o estado de corrupção quase universal que existia no tempo do salmista. A expressão não deve ser interpretada como significando que não havia literalmente “um homem piedoso” na nação; mas que a característica da nação era, naquele tempo, que era extremamente corrupta. Em vez de serem justos, como alegavam os judeus, porque eram judeus, o testemunho de suas próprias Escrituras era que eram universalmente maus.

(O desígnio do apóstolo, no entanto, não é provar que havia poucos ou nenhum piedoso. Ele está tratando da impossibilidade de justificação pelas obras, e alega em prova que, de acordo com o julgamento de Deus no Salmo 14: 1 Salmo, não havia justos, etc., em relação ao estado natural ou à condição em que o homem é anterior à justificação.Nesta condição, todos são deficientes em justiça e não têm nada para recomendá-los ao divino. O que as pessoas podem depois tornar-se pela graça é outra questão, na qual o apóstolo não entra, neste lugar. Qualquer número de pessoas piedosas, portanto, pode haver em vários lugares do mundo, o argumento do apóstolo é não é o menos afetado. Isso será válido até no milênio!)

Comentário de Adam Clarke

Como foi então considerado? Em que circunstâncias Abraão estava quando essa bênção foi concedida a ele? Quando ele foi circuncidado, ou antes?

Não na circuncisão, mas na incircuncisão – A fé foi reconhecida a Abraão como justificativa, conforme lemos Gênesis 15: 6 (veja a nota em Gênesis 15: 6 ;); mas a circuncisão não foi instituída até catorze ou quinze anos depois, Gênesis 17: 1 , etc .; pois a fé foi creditada a Abraão por justiça ou justificação pelo menos um ano antes do nascimento de Ismael; compare Gênesis 15 e 16. No nascimento de Ismael, ele tinha oitenta e seis anos de idade, Gênesis 16:16 ; e, na instituição da circuncisão, Ismael tinha treze anos e Abraão noventa e nove anos. Veja Gênesis 17:24 , Gênesis 17:25 ; e veja o Dr. Taylor.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 4:10 . Não na circuncisão, mas na incircuncisão – A fé foi reconhecida a Abraão como justificativa, Gênesis 15: 6, mas a circuncisão não foi instituída até cerca de catorze ou quinze anos depois disso, Gênesis 17: 1-2 ; Gênesis 17:27, pois a fé foi reconhecida a Abraão como justificativa antes de Ismael nascer, pelo menos um ano. Compare Gênesis 15:16 : No nascimento de Ismael, ele tinha oitenta e seis anos de idade ( Gênesis 16:16 .); e na instituição da circuncisão, Ismael tinha treze anos e Abraão noventa e nove anos. Ver Gênesis 17: 24-25 .

Comentário de John Wesley

Como foi então considerado? quando ele estava na circuncisão, ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão.

Não na circuncisão – Não depois que ele foi circuncidado; pois ele foi justificado antes do nascimento de Ismael, Gênesis 15: 1-21 ; mas ele não foi circuncidado até Ismael ter 13 anos, Gênesis 17:25 .

Referências Cruzadas

Gênesis 15:5 – Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência”.

Gênesis 15:16 – Na quarta geração, os seus descendentes voltarão para cá, porque a maldade dos amorreus ainda não atingiu a medida completa”.

Gênesis 16:1 – Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera nenhum filho. Como tinha uma serva egípcia, chamada Hagar,

Gênesis 17:1 – Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

Gênesis 17:10 – Esta é a minha aliança com você e com os seus descendentes, aliança que terá que ser guardada: Todos os do sexo masculino entre vocês serão circuncidados na carne.

Gênesis 17:23 – Naquele mesmo dia Abraão tomou seu filho Ismael, todos os nascidos em sua casa e os que foram comprados, todos os do sexo masculino de sua casa, e os circuncidou, como Deus lhe ordenara.

1 Coríntios 7:18 – Foi alguém chamado sendo já circunciso? Não desfaça a sua circuncisão. Foi alguém chamado sendo incircunciso? Não se circuncide.

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Gálatas 6:15 – De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *