Estudo de Gálatas 3:6 – Comentado e Explicado

Foi este o caso de Abraão: ele creu em Deus e isto lhe foi levado em conta de justiça {Gn 15,6}.
Gálatas 3:6

Comentário de E.W. Bullinger

acreditado . Grego. pisteud. App-150.

Deus. App-98.

contabilizados . Grego. logizomai , veja Romanos 4: 3 .

para . Grego. eis . App-104.

justiça. Grego. dikaiosune , App-191. Citado em Gênesis 15: 6 .

Comentário de John Calvin

Tendo recorrido a fatos e experiências, ele agora faz citações das Escrituras. E primeiro, ele apresenta o exemplo de Abraão. Argumentos extraídos de exemplos nem sempre são tão conclusivos, mas esse é um dos mais poderosos, porque nem no sujeito nem na pessoa há motivo de exceção. Não há variedade de caminhos para a justiça, e assim Abraão é chamado de “pai de todos os que crêem” ( Romanos 4:11 ), porque ele é um padrão adaptado a todos; antes, em sua pessoa nos foi imposta a regra universal para obter a justiça.

6. Mesmo como Abraão . Devemos aqui fornecer alguma dessas frases como antes ; pois, tendo feito uma pergunta, ele resolveu instantaneamente eliminar todos os motivos de hesitação. Pelo menos a frase “ assim como ” ( ?a???, ) refere-se apenas ao verso imediatamente anterior, ao “ministério do Espírito e de milagres pela audição da fé”; como se ele tivesse dito que, na graça concedida a eles, uma semelhança pode ser encontrada no caso de Abraão.

Deus acreditado . Por essa citação, ele prova aqui e no capítulo 4 da Epístola aos Romanos que os homens são justificados pela fé, porque a fé de Abraão lhe foi imputada como justiça . ( Romanos 4: 3. ) Aqui devemos perguntar brevemente, primeiro, o que Paulo pretende pela ; segundo, o que é justiça ; e terceiro, por que a fé é representada como causa de justificação. Fé não significa nenhum tipo de convicção que os homens possam ter da verdade de Deus; pois, embora Caim tivesse exercido fé cem vezes em Deus ao denunciar o castigo contra ele, isso não tinha nada a ver com a obtenção de justiça. Abraão foi justificado por acreditar, porque, quando recebeu de Deus uma promessa de bondade paterna, ele a abraçou como certa. Portanto, a fé tem uma relação e respeito com uma promessa divina que pode permitir aos homens depositar sua confiança em Deus.

Quanto à palavra justiça , devemos prestar atenção à fraseologia de Moisés. Quando ele diz isso

“Ele creu no Senhor,
e contou-lhe isso por justiça ”( Gênesis 15: 6 ,)

ele sugere que essa pessoa é justa e é considerada como tal aos olhos de Deus. Agora, como os homens não têm a justiça habitando em si mesmos, eles obtêm isso por imputação; porque Deus mantém sua fé como justificada pela justiça. Portanto, diz-se que somos “justificados pela fé” ( Romanos 3:28 ), não porque a fé nos infunde um hábito ou qualidade, mas porque somos aceitos por Deus.

Mas por que a fé recebe tal honra que tem direito a uma causa de nossa justificação? Primeiro, devemos observar que é apenas uma causa instrumental; pois, estritamente falando, nossa justiça nada mais é do que a livre aceitação de Deus por nós, sobre a qual nossa salvação se baseia. Mas, como o Senhor testifica seu amor e graça no evangelho, oferecendo-nos a justiça de que falei, assim a recebemos pela fé. E assim, quando atribuímos à fé a justificação de um homem, não estamos tratando da causa principal, mas apenas apontando a maneira pela qual os homens alcançam a verdadeira justiça. Pois essa justiça não é uma qualidade que existe nos homens, mas é um mero dom de Deus, e é desfrutada apenas pela fé; e nem mesmo como recompensa justamente devido à fé, mas porque recebemos pela fé o que Deus dá livremente. Todas as expressões como as seguintes são de importância semelhante: Somos “justificados livremente por sua graça”. ( Romanos 3:24 .) Cristo é a nossa justiça. A misericórdia de Deus é a causa da nossa justiça. Pela morte e ressurreição de Cristo, a justiça foi adquirida para nós. A justiça é concedida a nós por meio do evangelho. Nós obtemos justiça pela fé.

Daí aparece o ridículo do erro de tentar conciliar as duas proposições: que somos justificados pela fé e que somos justificados ao mesmo tempo pelas obras; pois quem é “justo pela fé” ( Habacuque 2: 4 , Hebreus 10:38 ) é pobre e destituído de justiça pessoal, e depende apenas da graça de Deus. E esta é a razão pela qual Paulo, na Epístola aos Romanos, conclui que Abraão, tendo obtido a justiça pela fé, não tinha o direito de se gloriar diante de Deus. ( Romanos 4: 2. ) Pois não se diz que a fé lhe foi imputada por parte da justiça, mas simplesmente por justiça; de modo que sua fé era verdadeiramente sua justiça. Além disso, a fé não vê senão a misericórdia de Deus e um Cristo morto e ressuscitado. Todo mérito das obras é, portanto, excluído de ser a causa da justificação, quando o todo é atribuído à fé. Pois a fé – na medida em que abrange a bondade imerecida de Deus, Cristo com todos os seus benefícios, o testemunho de nossa adoção que está contido no evangelho – é universalmente contrastada com a lei, com o mérito das obras e com o ser humano. excelência. A noção dos sofistas, que é contrastada apenas com as cerimônias, será atualmente refutada, com pouca dificuldade, do contexto. Lembremos, portanto, que aqueles que são justos pela fé são justos por si mesmos, isto é, em Cristo.

Por isso, também, obtemos uma refutação da negligência ociosa de certas pessoas que fogem do raciocínio de Paulo. Moisés, eles nos dizem, dá o nome de justiça à bondade; e isso significa nada mais do que Abraão foi considerado um homem bom, porque ele creu em Deus. Mentes vertiginosas dessa descrição, levantadas em nossos dias por Satanás, tentam, por calúnias indiretas, minar a certeza das Escrituras. Paulo sabia que Moisés não estava dando aulas de gramática para meninos, mas estava falando de uma decisão que Deus havia pronunciado, e encarou muito bem a palavra justiça em um sentido teológico. Pois não é nesse sentido em que a bondade é mencionada com aprovação entre os homens que somos considerados justos aos olhos de Deus, mas somente onde prestamos perfeita obediência à lei. A justiça é contrastada com a transgressão da lei, mesmo em seu menor ponto; e porque não o temos de nós mesmos, ele nos é dado gratuitamente por Deus.

Mas aqui os judeus objetam que Paulo torturou completamente as palavras de Moisés para se adequar ao seu próprio propósito; pois aqui Moisés não trata de Cristo, nem da vida eterna, mas apenas menciona uma herança terrena. Os papistas não são muito diferentes dos judeus; pois, embora não se atrevam a inventar contra Paulo, evitam inteiramente o seu significado. Paulo, nós respondemos, tem como certo, o que os cristãos consideram um primeiro princípio, que quaisquer que sejam as promessas que o Senhor fez a Abraão foram apêndices dessa primeira promessa,

“Eu sou o teu escudo e a tua grande recompensa.”
( Gênesis 15: 1. )

Quando Abraão recebeu a promessa,

“Multiplicarei multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia que está na praia do mar” ( Gênesis 22:17 ,)

ele não limitou sua visão a essa palavra, mas a incluiu na graça da adoção como parte do todo e, da mesma maneira, todas as outras promessas foram vistas por ele como um testemunho da bondade paterna de Deus, que tendia a fortalecer sua esperança de salvação. Os incrédulos diferem dos filhos de Deus a esse respeito, pois, embora desfrutem em comum com eles os privilégios da Providência, eles os devoram como gado, e não parecem mais altos. Os filhos de Deus, por outro lado, sabendo que todas as suas bênçãos foram santificadas pelas promessas, reconhecem Deus neles como seu Pai. Eles são freqüentemente direcionados, dessa maneira, para a esperança da vida eterna; pois eles começam com a fé de sua adoção, que é o fundamento do todo. Abraão não foi justificado apenas porque ele acreditava que Deus “multiplicaria sua semente” ( Gênesis 22:17 ), mas porque ele abraçou a graça de Deus, confiando no mediador prometido, no qual, como Paulo em outros lugares declara, “todos os promessas de Deus são sim e amém. ” ( 2 Coríntios 1:20 .)

Comentário de Adam Clarke

Abraão creu em Deus – isso é citado em Gênesis 15: 6 ; (Nota); e São Paulo produz, Romanos 4: 3-5 ; (Nota). Abraão, mesmo incircunciso, creu em Deus, e sua fé lhe foi imputada como justificação; e Abraão é chamado o pai dos fiéis, ou dos crentes. Se, então, ele era justificado sem as obras da lei, ele era justificado pela fé; e se ele foi justificado pela fé, muito antes de a lei ser dada, então a lei não é necessária para a salvação.

É notável que os próprios judeus sustentaram que Abraão foi salvo pela fé. Mehilta, em Yalcut Simeoni, página 1, fol. 69, faz a seguinte afirmação: “É evidente que Abraão não pôde obter uma herança neste mundo ou no mundo vindouro, mas pela fé”.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 3: 6. O próximo argumento de São Paulo contra a circuncisão e sujeição à lei é: “Que os filhos de Abraão, intitulados à herança e bênção prometida a Abraão e sua semente, são assim pela fé, e não por estarem sob a lei, que amaldiçoa os que estão sob ela “, Gálatas 3: 6-18 . Beza é de opinião que o sétimo versículo não deve começar uma frase, mas depende do que foi exposto acima, como Abraão acreditava – ver. 7 sabeis, & c.

Comentário de Scofield

Deus

Jeová. Gênesis 15: 6 .

Comentário de John Wesley

Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.

Sem dúvida, na confirmação dessa grande doutrina, que somos justificados pela fé, assim como Abraão era. O apóstolo, tanto nesta como na epístola aos romanos, faz grande uso do exemplo de Abraão: antes, porque de Abraão os judeus fizeram seu grande argumento, como fazem hoje, tanto para sua própria continuidade no judaísmo, e por negar que os gentios sejam a igreja de Deus. Gênesis 15: 6

Referências Cruzadas

Gênesis 15:6 – Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça.

Romanos 4:3 – Que diz a Escritura? “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”.

Romanos 4:6 – Davi diz a mesma coisa, quando fala da felicidade do homem a quem Deus credita justiça independente de obras:

Romanos 4:9 – Destina-se esta felicidade apenas aos circuncisos ou também aos incircuncisos? Já dissemos que, no caso de Abraão, a fé lhe foi creditada como justiça.

Romanos 4:11 – Assim ele recebeu a circuncisão como sinal, como selo da justiça que ele tinha pela fé, quando ainda não fora circuncidado. Portanto, ele é o pai de todos os que crêem, sem terem sido circuncidados, a fim de que a justiça fosse creditada também a eles;

Romanos 4:21 – estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido.

Romanos 4:22 – Em conseqüência, “isso lhe foi também creditado como justiça”.

Romanos 4:24 – mas também para nós, a quem Deus creditará justiça, para nós, que cremos naquele que ressuscitou dos mortos a Jesus, nosso Senhor.

Romanos 9:32 – Por que não? Porque não a buscava pela fé, mas como se fosse por obras. Eles tropeçaram na “pedra de tropeço”.

2 Coríntios 5:19 – ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.

Gálatas 3:9 – Assim, os que são da fé são abençoados juntamente com Abraão, homem de fé.

Tiago 2:23 – Cumpriu-se assim a Escritura que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *