Estudo de Salmos 106:31 – Comentado e Explicado

Seu zelo lhe foi imputado como mérito, de geração em geração, para sempre.
Salmos 106:31

Comentário de Albert Barnes

E isso lhe foi imputado como justiça – Ver Números 25: 11-13 . Compare as notas em Romanos 4: 3 . O significado aqui é que isso era considerado uma “prova” ou “demonstração” de que ele era um homem justo – um homem temendo a Deus.

Para todas as gerações para sempre – hebraico: “Para geração e geração para sempre”. O registro seria transmitido de uma geração para outra, sem nenhum intervalo, e seria permanente. Esta é uma das ilustrações da declaração tão frequentemente feita nas Escrituras (compare Êxodo 20: 6 ; Deuteronômio 7: 9 ; Romanos 11:28 ) que as bênçãos da religião descerão a uma posteridade distante. Tais casos estão constantemente ocorrendo, e não há legado em que um homem possa deixar sua família tão valiosa quanto o fato de que ele próprio teme a Deus e mantém suas leis.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 106: 31 . E isso lhe foi imputado como justiça – e, embora essa ação possa parecer imprudente, severa e irregular, como sendo realizada por uma pessoa particular e por um padre, e não permitindo aos delinqüentes nenhum espaço para arrependimento, foi, no entanto, aceito e aceito. recompensado por Deus como um ato de justiça e piedade, agradável à sua mente, e procedendo de um sincero zelo por sua honra e pelo bem de seu povo; e Deus deu um testemunho público de sua aprovação, a ser registrado para todas as gerações, e o sacerdócio continuado para Finéias e sua semente em todas as épocas seguintes. De todos os que vêem Números 25.

Comentário de E.W. Bullinger

contado. Compare Números 25:12 , Números 25:13 .

Comentário de John Calvin

31. E essa ação foi imputada. O profeta, ao louvar um indivíduo, acumula reprovação em todo o corpo do povo. Pois deduzimos desse sinal de aprovação com o qual o Espírito Santo condescendeu em carimbar a excelente ação de Finéias, até que ponto a conduta deles deve ter sido. Essa honra também não era reservada apenas para ele, mas sua posteridade era para desfrutá-la ao longo das gerações seguintes. Para, portanto, lançar uma maior censura ao povo, Finéias sozinho é contrastado com eles. Alguns podem estar dispostos a perguntar: como o zelo de um único indivíduo, ultrapassando os limites de seu chamado, pegando uma espada e executando justiça, poderia ser aprovado por Deus? Pois parece que ele se aventurou nessa ação sem a devida consideração. Eu respondo que os santos às vezes sofreram impulsos peculiares e extraordinários, que não devem ser estimados pelo padrão comum de ações. Quando Moisés matou o egípcio ( Êxodo 2:12 ), embora ainda não tenha sido chamado por Deus para ser o libertador de Israel, e embora ele ainda não estivesse investido do poder da espada, é certo que ele foi movido pelo invisível e impulso interno de Deus para empreender essa ação. Finéias foi movido por um impulso semelhante. Ninguém realmente imaginou que ele estava armado com a espada de Deus, mas ele estava consciente de ser movido por uma influência celestial nesse assunto. E, portanto, deve-se observar que o modo comum e a ordem de chamada que Deus adota, não o impedem, sempre que parecer adequado, de despertar seus eleitos pela influência secreta do Espírito para a realização de ações louváveis.

Mas permanece uma pergunta mais difícil: como essa ação poderia ser imputada a Finéias por retidão? (262) Paulo prova que os homens são justificados somente pela fé, porque está escrito,

“Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça”, Romanos 4: 3

Em Gênesis 15: 6 , Moisés emprega a mesma palavra. Se se pode dizer o mesmo a respeito das obras, o raciocínio de Paulo será não apenas débil, mas frívolo. Antes de tudo, vamos examinar se Finéias foi justificado ou não apenas por esse ato. Em verdade, a lei, embora pudesse justificar, de modo algum promete salvação a qualquer obra, mas faz justificativa para consistir na perfeita observância de todos os mandamentos. Resta, portanto, que afirmamos que a obra de Finéias foi imputada a ele por justiça, da mesma maneira que Deus imputa as obras dos fiéis a eles por justiça, não em conseqüência de qualquer mérito intrínseco que eles possuam, mas de sua própria graça livre e imerecida. E, como parece, que somente a perfeita observância da lei (que não é feita em nenhum lugar) constitui justiça, todos os homens devem se prostrar com confusão de rosto diante do tribunal de Deus. Além disso, se nossos trabalhos fossem rigorosamente examinados, eles seriam misturados com muita imperfeição. Portanto, não temos outra fonte senão fugir para se refugiar na livre e imerecida misericórdia de Deus. E não apenas recebemos a justiça pela graça através da fé, mas como a lua empresta sua luz do sol, a mesma fé também torna as nossas obras justas, porque nossas corrupções são mortificadas, elas são consideradas para nós como justiça. Em suma, somente a fé, e não o mérito humano, adquire tanto para as pessoas quanto para as obras o caráter de justiça. Eu agora volto para Paul. E não é de uma única expressão que ele argumenta que somos justificados livremente, e somente pela fé, mas ele assume princípios mais elevados, aos quais ultimamente me referi, que todos os homens são destituídos de justiça, até que Deus os reconcilie consigo mesmo por o sangue de Cristo; e essa fé é o meio pelo qual o perdão e a reconciliação são obtidos, porque a justificação pelas obras não é onde ser obtida. Portanto, ele conclui muito adequadamente que somos justificados somente pela fé. Mas a justiça pelas obras é como se estivesse subordinada (como elas dizem) à justiça mencionada anteriormente, enquanto as obras não têm valor em si mesmas, exceto, e na medida em que, por pura benevolência, Deus os imputa a nós por justiça.

Comentário de John Wesley

E isso lhe foi imputado como justiça a todas as gerações para sempre.

E – Foi aceito e recompensado por Deus como um ato de justiça e piedade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *