Estudo de Romanos 9:16 – Comentado e Explicado

Dessa forma, a escolha não depende daquele que quer, nem daquele que corre, mas da misericórdia de Deus.
Romanos 9:16

Comentário de Albert Barnes

Então então – Segue-se como conseqüência desta declaração de Deus a Moisés. Ou é uma doutrina estabelecida por essa afirmação.

Não daquele que deseja – Isso não significa que aquele que se torna cristão e é salvo, não escolhe a vida eterna; ou não está disposto; ou que ele é obrigado a entrar no céu contra sua própria escolha. É verdade que as pessoas, por natureza, não desejam santidade e não escolhem a vida eterna. Mas o efeito das influências do Espírito de Deus no coração é torná-lo “disposto no dia do seu poder”; Salmo 110: 3 . O significado aqui é evidentemente que a vida eterna não é concedida porque o homem tinha qualquer disposição ou disposição original para ser salva; não é porque ele começa a obra e está disposto a ela; mas é porque Deus o inclina a isso e o dispõe a buscar misericórdia, e depois a confere à sua maneira. A palavra “vontade” aqui denota desejo ou desejo.

Nem daquele que corre – Isso denota “esforço intenso e intenso”, como quando um homem está ansioso para obter um objeto ou se apressa para o perigo. O significado não é que o pecador não faz um esforço para ser salvo; nem que todos os que se tornam cristãos “de fato” não se esforçam para entrar no reino, ou desejam sinceramente a salvação, pois as Escrituras ensinam o contrário; Lucas 16:16 ; 13:24 . Não há esforço mais intenso e perseverante, nenhuma luta mais árdua ou angustiante do que quando um pecador busca a vida eterna. Tampouco significa que aqueles que se esforçam de maneira adequada e com esforço adequado não devem obter a vida eterna; Mateus 7: 7 . Mas o sentido é,

(1) Que o pecador não faria nenhum esforço. Se deixado em seu próprio curso, ele nunca procuraria ser salvo.

(2) que ele é perdoado, não “por conta” de seu esforço; não porque ele faz um esforço; mas porque Deus escolhe perdoá-lo.

Não há mérito em sua ansiedade, orações e agonia, pelas quais Deus o perdoaria; mas ele ainda depende da mera misericórdia de Deus para salvá-lo ou destruí-lo à sua vontade. O pecador, por mais ansioso que esteja e por mais que se esforce, não impõe a Deus a obrigação de perdoá-lo mais do que o criminoso condenado, tremendo de medo da execução e da consciência do crime. juiz ou júri sob a obrigação de absolvê-lo. Esse fato é de grande importância para um pecador despertado conhecer. Profundamente ansioso, ele deveria estar, mas não há mérito em sua angústia. Ore para que ele deva, mas não há mérito em suas orações. Pode chorar e esforçar-se, mas nisto não há motivo de reivindicação de perdão a Deus; e, afinal, ele depende de sua mera misericórdia soberana, como pecador perdido, arruinado e desamparado, para ser salvo ou perdido por sua vontade.

Mas de Deus que mostra misericórdia – a salvação em seu começo, seu progresso e seu fim são dele. Ele tem o direito, portanto, de conceder quando e onde quiser. Todas as nossas misericórdias fluem de seu mero amor e compaixão, e não de nossos desertos. A idéia essencial aqui é que Deus é a fonte original de todas as bênçãos da salvação.

Comentário de E.W. Bullinger

vontade . Grego. thelo . App-102. Isaque quis, Esaú correu.

Comentário de John Calvin

16. Não é então dele quem quer, etc. A partir do testemunho aduzido, ele tira essa inferência de que, além de toda controvérsia, nossa eleição não deve ser atribuída à nossa diligência, nem aos nossos esforços, nem aos nossos esforços, mas que deve ser totalmente encaminhado ao conselho de Deus. Que nenhum de vocês possa pensar que aqueles que são eleitos são eleitos porque são merecedores, ou porque de alguma maneira obtiveram para si o favor de Deus, ou, em suma, porque tinham neles uma partícula de dignidade pela qual Deus pode ser movido, adote simplesmente essa visão do assunto, que não é por nossa vontade nem por nossos esforços (pois ele se candidatou a um esforço ou empenho) que somos contados entre os eleitos, mas que depende inteiramente do divino bondade, que por si mesma escolhe aqueles que não desejam, nem se esforçam, nem sequer pensam em algo assim. E aqueles que raciocinam a partir desta passagem, que existe em nós algum poder para lutar, mas que nada afeta a si mesmo, a menos que auxiliado pela misericórdia de Deus, mantêm o que é absurdo; pois o apóstolo não mostra o que há em nós, mas exclui todos os nossos esforços. Portanto, é mero sofisma dizer que iremos e correremos, porque Paulo nega que é dele quem deseja ou corre, já que ele não quis dizer outra coisa senão que nem a vontade nem a corrida podem fazer alguma coisa.

Devem, no entanto, ser condenados que permanecem seguros e ociosos sob o pretexto de dar lugar à graça de Deus; pois, embora nada seja feito por seu próprio esforço, esse esforço que é influenciado por Deus não é ineficaz. Essas coisas, então, não são ditas para que possamos extinguir o Espírito de Deus, enquanto a chama acende dentro de nós, por nossa indecisão e preguiça; mas que possamos entender que tudo o que temos é dele e, portanto, podemos aprender a pedir todas as coisas a ele, esperar todas as coisas dele e atribuir todas as coisas a ele, enquanto processamos o trabalho de nossos salvação com medo e tremor.

[Pelágio] tentou, por outro caipira sofistico e sem valor, escapar dessa declaração de Paulo, que não é só ele quem deseja e corre, porque a misericórdia de Deus assiste. Mas [Agostinho] , não menos solidamente do que agudamente, o refutou: “Se a vontade do homem é negada como causa da eleição, porque não é a única causa, mas apenas em parte; assim também podemos dizer que não é de misericórdia, mas daquele que deseja e corre, pois onde há uma cooperação mútua, deve haver um elogio recíproco: mas inquestionavelmente o último sentimento cai através de seu próprio absurdo. ” Então, tenhamos certeza de que a salvação daqueles a quem Deus tem o prazer de salvar é assim atribuída à sua misericórdia, para que nada permaneça sob o artifício do homem. (298)

Tampouco há muito mais cores para o que alguns avançam, que pensam que essas coisas são ditas na pessoa dos ímpios; pois como pode ser correto fazer passagens das Escrituras nas quais a justiça de Deus é afirmada, com o propósito de censurá-lo com tirania? e então é provável que Paulo, quando a refutação estivesse próxima e fácil, tivesse sofrido com que as Escrituras fossem tratadas com zombaria grosseira? Mas esses subterfúgios se apossaram deles, que absurdamente mediram esse incomparável mistério de Deus por seu próprio julgamento. Para seus ouvidos delicados e ternos, essa doutrina era mais irritante do que eles poderiam achar digna de um apóstolo. Mas eles deveriam preferir ter obstinado sua própria obstinação à obediência do Espírito, para que não se entregassem a suas grosseiras invenções.

A “disposição” de Isaac de dar a bênção a Esaú, apesar do anúncio feito em seu nascimento, e a conduta de Rebeca em garantir a Jacó, são exemplos singulares das imperfeições do homem e do poder dominante de Deus. Isaque agiu como se tivesse esquecido o que Deus havia expressado como sua vontade; e Rebeca agia como se Deus não pudesse realizar seu propósito sem a interferência dela, e também uma interferência, de uma maneira altamente imprópria e pecaminosa. Foi a prova da fé, e a fé de ambos parou excessivamente; todavia, o propósito de Deus ainda era cumprido, mas a maneira imprópria em que foi cumprido foi posteriormente visitada com o desagrado de Deus. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Portanto, não é dele quem deseja, etc. – Concluo, portanto, a partir dessas várias instâncias, que a transformação ou continuação de qualquer corpo de homens no povo peculiar de Deus é determinada com retidão; não pelo julgamento, esperanças ou desejos dos homens, mas apenas pela vontade e sabedoria de Deus. Pois Abraão julgou que a bênção deveria, e ele desejou, desejável, que fosse dada a Ismael; e Isaque também desejou, projetou-o para seu primogênito, Esaú; e Esaú, desejando e esperando que fosse dele, prontamente partiu, correu uma caça à carne de veado, para que ele pudesse receber a bênção regularmente: mas eles todos ficaram desapontados – Abraão e Isaac, que quiseram, e Esaú, que correu: pois Deus pretendia originalmente que a bênção de ser uma grande nação e um povo distinto deveria, por mero prazer dele, ser dada a Isaque e Jacó e ser confirmada. em sua posteridade; e para eles foi dado. E quando pela apostasia eles perderam esse privilégio, não foi a vontade de Moisés, nem qualquer obrigação prévia que Deus estivesse sob, mas a sua própria misericórdia soberana, que continuou com eles.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 9:16 . Deus que manifesta misericórdia A misericórdia de Shewing e a obtenção de misericórdia são aplicadas à doação de favores e privilégios extraordinários sobre um povo, cap. Romanos 11:30 . 1 Pedro 2:10 .; e que deve ser entendido aqui, aparece a partir do contexto. Alguém poderia imaginar que esse versículo deveria ter entrado imediatamente após o dia 13; mas a razão pela qual o apóstolo o inseriu aqui, provavelmente foi, para que ele levasse o caso da intercessão de Moisés pelos israelitas em sua conclusão, bem como os dois exemplos anteriores relacionados aos filhos de Abraão e Isaac; pois o exemplo da intercessão de Moisés, primeiro, com relação à sua vontade e desejo sincero, tem relação com os casos anteriores de Abraão e Isaque; e assim chega à conclusão neste versículo; e segundo, com respeito à vontade soberana e ao prazer de Deus, em continuar para os israelitas o favor de ser seu povo peculiar, ele também tem relação em contraste com o caso subsequente de Faraó, Romanos 9:17 ; e assim também chega à conclusão, Romanos 9:18 . Este é um exemplo da brevidade consultiva do apóstolo ao organizar e redigir seus argumentos. A passagem de Romanos 9:14 pode ser parafraseada assim: “E agora, o que diremos a essas coisas? Vamos sugerir que Deus concede privilégios religiosos dessa maneira desigual, àqueles que de outra forma estão em igualdade de condições, é inconsistente com a equidade e justiça? – De maneira nenhuma; Romanos 9:15 . Dei uma resposta geral a essa objeção, cap. Romanos 3: 6, que agora confirmo pelas palavras do próprio Deus a Moisés, Êxodo 33:19, depois que ele declarou que ele pouparia os judeus da antiguidade e os manteria na relação de seu povo peculiar, quando eles mereciam ser eliminados por sua idolatria.Eu , diz ele, fará com que toda a minha bondade passe diante de você, etc. dissera: ‘Mostrarei minhas perfeições de modo a convencê-lo de que sou de natureza benéfica e benéfica: mas saiba que sou devedor de nenhuma de minhas criaturas; meus benefícios e bênçãos são meramente do meu próprio bem nem ninguém, muito menos um povo rebelde, pode desafiá-los como seu devido na justiça r capital próprio; e, portanto, agora poupo os judeus, não porque vocês que intercederem por eles, ou eles próprios têm alguma reivindicação a meu favor; mas da minha própria graça livre e soberana, escolho mostrar-lhes misericórdia e compaixão: ‘ Romanos 9:16 . Concluo, portanto, a partir dessas três instâncias anteriores, que o fato de tornar ou manter qualquer corpo de homens o povo peculiar de Deus, em relação a privilégios espirituais ou nacionais, é retamente determinado, não pelo julgamento, esperanças ou desejos dos homens, mas somente pela vontade e sabedoria de Deus. ForAbraham julgou que a bênção e desejava que ela fosse dada a seu filho mais velho, Ismael; e Isaac também o projetou para o primogênito Esaú; e Esaú, desejando e esperando que fosse dele, prontamente foi à caça de carne de veado, para que ele pudesse recebê-lo. Mas todos estavam frustrados; Abraão e Isaque, que quiseram, e Esaú, que fugiu; pela benção de ser uma grande nação, e seu povo peculiar, Deus, por seu mero prazer, originalmente originalmente destinado a Isaque e depois a Jacó e sua posteridade; e para eles foi dado. E quando pela sua apóstola perderam esse privilégio, não foi a vontade de Moisés , nem qualquer obrigação prévia que Deus estivesse, mas sua própria misericórdia soberana, que continuou o desfrute disso. “Veja Locke e Whitby.

Comentário de John Wesley

Portanto, não é dele quem quer, nem daquele que corre, mas de Deus que manifesta misericórdia.

Isso – a benção.

Portanto, não é daquele que quer, nem daquele que corre – Não é o efeito nem da vontade nem das obras do homem, mas da graça e poder de Deus. A vontade do homem é aqui oposta à graça de Deus, e à corrida do homem, à operação divina. E esta declaração geral respeita não apenas Isaque e Jacó, e os israelitas no tempo de Moisés, mas também todos os filhos espirituais de Abraão, até o fim do mundo.

Referências Cruzadas

Gênesis 27:1 – Tendo Isaque envelhecido, seus olhos ficaram tão fracos que ele já não podia enxergar. Certo dia chamou Esaú, seu filho mais velho, e lhe disse: “Meu filho! ” Ele respondeu: “Estou aqui”.

Gênesis 27:9 – Vá ao rebanho e traga-me dois cabritos escolhidos, para que eu prepare uma comida saborosa para seu pai, como ele aprecia.

Salmos 110:3 – Quando convocares as tuas tropas, o teu povo se apresentará voluntariamente. Trajando vestes santas, desde o romper da alvorada os teus jovens virão como o orvalho.

Isaías 65:1 – “Fiz-me acessível aos que não perguntavam por mim; fui achado pelos que não me procuravam. A uma nação que não clamava pelo meu nome eu disse: Eis-me aqui, eis-me aqui.

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Lucas 10:21 – Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.

João 1:12 – Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,

João 3:8 – O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito”.

Romanos 9:11 – Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,

1 Coríntios 1:26 – Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento.

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Filipenses 2:13 – pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

Tiago 1:18 – Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *